Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

baracho.rodrigo 14/02/2022

Interessante
Uma viagem a Pérsia e à um tempo que olhando profundamente, não é tão diferente do agora.
A sociedade evoluiu bas questões de tecnologia, mas será que evoluímos nas relações humanas? É quanto sociedade somos melhores para criar pontes entre culturas distintas do que éramos a 1 mil anos atrás?
Super recomendo a leitura, a terceira parte achei mais chata, mas não tirou a beleza do todo.

"Por vezes um homem se apresenta neste mundo expõe sua fortuna e proclama: sou eu.
Sua glória dura o tempo de um sonho desfeito, logo a morte se apresenta e proclama: sou eu."

Bianca 15/02/2022

RUBAYAT
Eis uma estória sobre um livro envolto em lendas, que hoje descansaria nas profundezas do mistério. Metaliteratura de forma poética. Como fio condutor de outras histórias, tal obra nos envereda por caminhos da História da Pérsia. Hoje Irã. Ficção histórica da aplaudir: com delicadeza nos conduz às reflexões sobre a incoerência de dogmas e censuras de senso crítico, frivolidades da vida e fragilidade da democracia perante aos interesses e conchavos politicos. Favoritado!

Vanessa2114 25/05/2024

Estou sem palavras. Um livro muito bem construído, que envolve o leitor desde o início. A História é misturada à ficção de forma magistral. Em certos momentos, os conflitos históricos na região tomam uma importância tão grande, que parece que esse é o foco do livro, mas de repente somos arrebatados pelo ficção novamente. Como acabei de ler, estou tão impactada e ainda tão ligada ao enredo, que qualquer coisa que eu fale além disso, poderia dar spoiler. Portanto, me limitarei até aqui.

Aninha 27/02/2022

Samarcanda
Uma viagem ao passado. Cultura, poesia e amor. Uma história que começa em Samarcanda e termina com o naufrágio do Titanic em uma linha do tempo impecável. Repleta de informações histórias. Grata surpresa da Tag Livros

@eleeoslivros 18/02/2022

pena que não da pra dar 1000 estrelas para esse livro.
não esperem um livro de leitura fácil. é cansativo as vezes, mas no final, E QUE FINAL!

Carol Jusvi 20/02/2022

Um mergulho no oriente
Comecei a ler essa obra desavisada, não sabia que se tratava de uma ficção histórica. A primeira parte do livro conta a história de Omar Khayaam, célebre poeta nascido em Samarcanda, amigo íntimo de muitos outros personagens históricos do oriente, uma grata surpresa que permite aos leitores mergulharem um pouco mais em uma cultura que conhecemos tão pouco. A segunda parte narra a busca e o resgate do manuscrito deixado por Omar, 800 anos depois de sua morte. O livro entrou para a lista das minhas obras favoritas. Como crítica, nos últimos trechos da obra me incomodou um pouco a narrativa dos Estados Unidos como parceiros ?desinteressados? da Pérsia, os mocinhos contra os vilões russos.

Paulo Henrique 21/02/2022

Interessante
Esse livro me agradou, por trazer dados reais para dentro do contexto. No começo se tem uma história sobre o ruabyat e seu autor e na última parte o narrador passa a ser o centro das atenções, contando o que foi feito do rubayat. O que me agradou muito foi poder conhecer mais sobre a cultura persa, mais precisamente do Irã.
Leitura prazerosa e interessante.

Adriana Scarpin 22/02/2022

Sempre dava uma revirada nos meus olhinhos quando, entre 2015 e 2018, via algum meme sobre como os historiadores iam explicar no futuro o que aconteceu no Brasil naquele período, quem diria isso não tinha o mínimo de perspectiva histórica do mundo e nem do próprio Brasil, já aconteceram reiteradas vezes coisas mais complexas desde sempre, pega qualquer pedaço de história da Roma Antiga ou da Pérsia e verás.
A TAG desse mês enviou um livro que se constrói como ficção histórica através da história do Irã, metade do livro se passa no período em que viveu Omar Kayyam (Samarcanda é o nome da cidade em que nasceu) e em que nasceu a famosa ordem xiita dos assassinos. Fazendo uma elipse temporal gigantesca, ruma-se na segunda metade para a virada do século XIX para o XX, em que a história da Pérsia ainda está numa repetição infinita do espéculo da Idade Média, com golpe político atrás de golpe político.
Ficção histórica não é o tipo de livro que usualmente pego pra ler, mas gosto em geral deles, especialmente quando têm essa coisa tão viva adequada aos acontecimentos históricos, na segunda metade o protagonista estava tão bem enquadrado quanto o Indiana Jones em seus filmes, que, pra variar, também perdeu uma relíquia histórica para as forças das circunstâncias.

#

Carolina 23/02/2022

Envolvente
Diferente de tudo que já li! É uma ficção histórica que nos leva em uma jornada surpreendente pela Pérsia antiga e recente. Adorei aprender mais sobre a região da oriente de forma tão envolvente.

Jefrodris 24/02/2022

Elos do Oriente de acordo com o Oriente
Com cada leitor/a a sua experiência de leitura. Diria uma viagem... E esta obra versa sobre a história da busca de um livro. O que querem os livros? Propor uma viagem? Por onde? Entre tempos e espaços na terra das mil e uma noites. Por esse caminho, estruturando-se nessa busca, a narrativa provoca o Orientalismo e sugere outros imaginários do Oriente. Agora é o Oriente de acordo com o Oriente: trocas, contatos, tensões entre povos e culturas, tanto dentro como fora, num movimento de elo e sugestão de que é possível viver em harmonia por meio dessa ponte. Um gesto de releitura, uma viagem.

Flavia 24/02/2022

Samarcanda
O livro retrata em sua primeira parte todos os personagens envolvidos na escrita do manuscrito de Samarcanda.
Depois entra na parte onde ele foi reproduzido já ocidente e uma busca pelos escritos originais.
Em toda a narrativa são detalhados episódios históricos que iam se desenrolando ao longo da vida de inúmeros personagens.

Daniela Botelho 24/02/2022

Uma joia
O livro tem uma linguagem que vai mudando conforme muda o tempo em que se passa a história. Só isso p mim é de um talento artístico impressionante. A história em si é um mergulho em uma outra cultura, com relatos de diferentes alianças entre os personagens. Adorei o livro e fiquei com vontade de ler outras coisas do autor.

Nelise 25/02/2022

Incrível
Na primeira parte do livro, Samarcanda conta a história de Omar Khayamm, poeta, matemático e astrônomo que viveu na Pérsia (atual Irã) entre os séculos XI e XII. Em sua trajetória, escreveu um livro chamado Manuscrito de Samarcanda, onde reuniu seus poemas. Já na segunda parte do livro, nos séculos XVIII e XX, Sr. Lesage, um admirador de Omar Khayamm, recebe a a notícia de que o Manuscrito ainda existe e embarca para a Pérsia com o objetivo de encontrá-lo.

A escrita de Amin Maalouf é poética e encantadora. A história, que uni elementos da ficção e da não ficção, gera, sobretudo, um imenso interesse no Oriente, tão complexo e diverso mas ainda tão desconhecido aos ocidentais.

Andrea170 26/02/2022

Magico
Leitura magica que nos leva da Persia medieval ao Titanic embalados num manuscrito de poesias de Omar khayyam. Verdadeira viagem histórica.