Samarcanda

Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

Mari Pereira 17/02/2022

Um livro muito interessante, que dificilmente eu leria se não fosse a indicação da TAG.
A história gira em torno dos Rubaiyat de Omar Khayyam. Assim, Samarcanda é um livro sobre um livro, o que é bem legal.
Dividido em quatro partes, as duas primeiras são quase uma fanfic (?) sobre a história de Khayyam e de como ele escreveu seus Rubaiyát. Já as duas últimas partes, as que mais gostei, inclusive, contam como o narrador, Benjamin Omar Lesage, se envolveu com o Rubaiyat e como isso transformou todo o curso de sua vida.
Além disso, o livro traz como pano de fundo importantes passagens da história Persa, o que pode ser muito instigante para quem não conhece muito sobre esse contexto.
E, para que possamos compreender toda a riqueza da obra, o livro nos convida a abandonar o ocindentalismo que muitas vezes enviesa nosso olhar.
Uma boa experiência e uma ótima leitura.
Recomendo!
Marcelo 20/02/2022minha estante
A TAG também me surpreendeu mais uma vez. Adorando o livro!

Margô 03/02/2023minha estante
Estou querendo chegar a este patamar... Mas por enquanto a leitura, está sendo realizada às duras penas...rss. Sabe quando você sabe que tem uma obra valiosa em mãos, precisa ler...mas não dá liga? Pois é... é bem assim!

Mari Pereira 03/02/2023minha estante
Eu demorei um pouco a engrenar, vários cochilos enquanto lia hahaha... mas hora que me permiti mergulhar no universo da narrativa, foi muito legal!

Pra mim, a leitura só fluiu quando eu desencanei de tentar entender tudo, aceitei minha ignorância, e li o livro apenas aceitando os fatos que eram apresentados e o que eu conseguia entender do contexto...

Margô 04/02/2023minha estante
Pronto Mari, já estou usando esta estratégia... rssss. Por incrível que pareça, a ordem hierárquica, os cargos imperiais , nem sei como nominar me confundem bastante, ? grão - vizir, vizir, sultão, príncipe, juiz, sultana, governador...etc e etc. São muito poderosos , e empoderados pra minha cabeça. Bom conversa por aqui para " desanuviar" as ideias...rsss

Mari Pereira 04/02/2023minha estante
Adoro bater papo por aqui também! Sempre aparecem boas dicas!

Menina, a leitura só fluiu depois que eu desencanei de entender tudo. Assumi que parte do encanto do livro é escancarar a arrogância e a ignorância ocidental a respeito da história e cultura de outros povos!

Jussara.Nogueira 04/04/2023minha estante
Estou finalizando e também compartilho as dificuldades, senti falta de um anexo para ajudar a entender tantos vizir, sultão, imperador etc?

Margô 05/04/2023minha estante
Verdade Jussara! Gostei de conhecer algumas práticas relacionadas ao Islamismo, mas confesso que gostaria de glossário ou nota de roda-pé, a leitura iria fluir melhor...por sinal parei! rsssss. Vou retomar!

Margô 05/04/2023minha estante
Ah ...tem uma passagem interessante no livro sobre os comentários da da época em que diziam que aqueles homens usavam haxixe para estes embates, pois enfrentavam a situação sorrindo...ha,ha,ha.

GIPA_RJ 12/02/2018

Esse entrou para a lista dos favoritos
O livro é um êxtase total.
Quando visitei o Irã , aprendi bastante sobre este poeta , astrônomo , matemático , sábio ,Omar Khayyam , e na volta li seu livro Rubayat , mas foi agora com esta ficção histórica de sua vida que pude ver o quão especial ele foi.
A descrição da seita dos assassinos que ocupou por tantos anos a Fortaleza de Alamut também me impressionou bem.
Quando a narrativa avança séculos me pareceu que se tornaria desinteressante , mas então surge outro desconhecido episódio da história Persa que foi a Revolução Constitucionalista do século XX , esmiuçada em muitos capítulos.
Vem então um final surpreendente que com certeza todos os leitores se identificam.
Fica claro para mim que preciso voltar ao Irã e tentar também ir ao fechado Uzabequistao , onde fica Samarcanda.
Leiam que vale muito a pena!
Estante da Adri 30/01/2022minha estante
Estou lendo !
Fazia tempo que eu não me entusiasmava tanto com um livro ! E está me deixando muito inspirada !

GIPA_RJ 05/02/2022minha estante
Isso aí!!

Marcelo 20/02/2022minha estante
Também estou adorando. A TAG me surpreendeu mais uma vez!

Mariana 01/03/2022

Grandioso
Samarcanda é um grande romance histórico, com cenários incríveis da Pérsia e extremamente rico em dados culturais.
A primeira parte do livro é dividida em dois capítulos que contam a história do grande matemático, poeta e filósofo Omar Khayyam e de seu lendário livro, que depois seria conhecido como Rubayat - que na verdade é o nome do gênero de poesia por ele adotado.
Quem tem amor aos livros vai ficar tocado com a narrativa, que busca reconstruir o surgimento da obra de Khayyam e de como o livro teria sido perdido e reencontrado no decorrer dos séculos.
Esses primeiros capítulos destacam ainda dois outros personagens históricos poderosos, o vizir Nizam Al-Mulk e Hassan Sabbah, fundador da seita dos Assassinos, e que me ajudaram a entender um pouco mais sobre o atual Irã.
Como essa primeira parte se passa na Idade Média, ficou um pouco difícil saber o que de fato é História, o que foi baseado em lendas e o que foi inventado pelo autor. Mas assim são os romances históricos e não vejo grandes problemas, já que o cinema, mesmo, faz isso o tempo todo...
A segunda parte do livro nos transporta para 8 séculos depois e tem um tom mais político ao tratar da Revolução Constitucional do Irã. Confesso que nesta etapa a narrativa e os personagens não me agradaram tanto quanto na primeira e acabei diminuindo um pouco o meu ritmo de leitura. Mas é inegável o trabalho de pesquisa do autor e a grandiosidade de sua obra! Recomendo muito a leitura.
Carolina.Gomes 02/03/2022minha estante
Não conhecia, Mari! Gostei.

Mariana 06/03/2022minha estante
Foi o livro da TAG do mês passado, Carol!

Diego Vertu @outro_livro_lido 07/09/2022

A mais bela face que a Terra já mostrou ao sol.
Samarcanda é um livro que explora a vida do polímata Omar Khayyam. Sendo uma ficção histórica o livro acompanha a peregrinação de Omar por todo o oriente médio. Ao ganhar de um juiz um caderno na cidade de Samarcanda Omar escreve seus Rubaiyat (poesia em 4 versos) enquanto registra os versos, Omar encontra personagens históricos: Xás, Vizir e até o fundador de uma série de assassinos.
Séculos depois Benjamin Lesage faz uma busca sobre o Rubaiyat que é dado como desaparecido, levando Benjamir fazer uma viagem ao oriente médio a procura do livroo. Em sua viagem de volta Lesage está a bordo do famoso Titanic junto com o livro de Omar.
Achei o texto primoroso, tornando-se um documento com pontos fiéis à história do oriente médio. Confesso que tive dificuldade na leitura e a achei bem arrastada. Não me conectei muito com as personagens e as vezes tive a impressão que alguns relatos não levaram a nada. Tinha grandes expectativas mas acabei me frustrando. Guardarei o livro para quem sabe uma releitura pra quando tiver mais preparado.
Bia França 20/11/2022minha estante
Também esperava mais...

Bianckah 09/03/2023

A leitura foi arrastada e tive dificuldades em persistir em vários momentos. Mas valeu a pena para conhecer a cultura do Oriente. A história de Omar e o Manuscrito foi a parte que mais me prendeu.
Margô 05/04/2023minha estante
Esta minha leitura é a mais repleta de surpresas que já vivenciei...rss. Ora me faz afastar da leitura, ora leio com atenção... até que de repente, trava! Aí o que faço. Deixo de stand by pra

Candido Neto 17/03/2022

Dois livros diferentes.
O livro se divide em quatro partes, as duas primeiras se passam nos séculos onze e doze;a outra metade na transição do dezenove para o vinte.
A Pérsia, sua ciência, sua política e sua historiografia recontada de forma romanceada, usando um livro de poesia como foi condutor.
Bom não é, é ótimo.
Aventura, parece muito um livro de aventuras. Mas é a romantização de acontecimentos passados, é tão bem escrito que parece que tudo é imaginado.
Nem tudo é ficção.
Luciano498 05/04/2022minha estante
Estou na metade do livro. Concordo com o que tu escreveu, parece que estou em um delírio poético. Maravilhoso.

Juju 12/02/2022

História incrível
Maaaaas tive momentos de leitura fluida e momentos de leitura arrastada. É bem denso de história, sentia nos romances um respiro. As mulheres, apesar de poucas, são fodas. Elas não são bem aprofundadas, mas todas tem o controle da própria história, não estão a mercê dos homens. A parte de Omar Khayyam me envolveu mais do que a segunda parte. Pra mim o defeito aqui é uma certa sensação de parecer um resumo, personagens demais em poucas páginas (já nem lembro metade dos nomes).
Queila - Meu vício literário 14/02/2022minha estante
Tô começando e to perdida! 50 págs e a sensação é que não entendi nada. Hahaa

Lucy 20/02/2022

O Céu é o jogador, e nós, apenas peões.
É a realidade, não uma figura de linguagem.
Sobre o tabuleiro do mundo Ele nos põe e dispõe
Então nos deixa, de repente, no poço do nada.
Omar Khayyam
Ricarda Caiafa 20/02/2022minha estante
Esse livro está na minha lista pra esse ano!!!

Paulina.Godtsfriedt 18/05/2024minha estante
Marcia, obrigada por sua incrível resenha! Estou lendo e estou na segunda parte. Algo fez com que eu perdesse o ritmo da leitura e não conseguisse mais me localizar. Sua resenha mesmo tendo spoiler pra mim foi esclarecedora para continuar a leitura.

Margô 08/06/2023

Sarmacanda.
Confesso que li Samarcanda à duras penas. Foi o único livro da TAG que não me vi envolvida com o roteiro como costuma acontecer.
Não me conectei com todas as questões políticas, de reis, Xás, Vizires, que, quer queira ou não, marcam todo o contexto da obra.
A velha Pérsia lutando pela autonomia política com velhos governantes que se atrelam aos seus poderes , independentes da obrigação de render votos de submissão à Rússia e Inglaterra.
Sem dúvida a escrita é impecável. Me encantei pelo poeta Khayyam, e o Rubayat... até acho que se todo o enredo fosse em torno da sua essência, e trajetória de vida , teria me agradado mais.
A obra faz jus ao curador "Guga"! É muito a cara de um jornalista que analisa as relações políticas internacionais...sem dúvida. Afinal, que fez Benjamin na sua passagem pelo oriente ? Pois, pois... o Rubayat é apenas o plano de fundo. Ou não?
Bem o final foi surpreendente! O naufrágio do Titanic, e outras revelações sobre os passageiros. Jamais imaginaria encontrar essa história épica imersa na leitura do Samarcanda!
Taí, gostei . Foi um sopro de leitura interessante após as longas intrigas políticas em torno da Pérsia.

Considero que este livro pode interessar a um grupo muito específico. Não indicaria de uma forma geral...
Foi uma leitura difícil. Mas enfim, concluí.
Margô 11/06/2023minha estante
Gostaria de conhecer outras opiniões sobre Sarmacanda? Quem poderia falar algo?

dayse.muniz.33 16/02/2022

Eu já curtia o Guga Chacra, e essa indicação só me fez aumentar a vontade de sentar com ele e trocar uma ideia. Que livro, que narrativa impecável. Clímax do início ao fim!
GIPA_RJ 17/02/2022minha estante
eu nao sabia que ele havia sido reeditado. Li em inglês há uns 5 anos atrás , pois estava esgotado no Brasil. Agora , vejo as pessoas curtindo minha antiga resenha e entendi o porquê.

#Anafox 16/04/2024

Que tal a saga de um livro, que atravessa séculos e impacta a vida de diferentes pessoas? Eis o Rubaiat, de Omar Khayyam. Acompanhamos a primeira parte, em que o autor conta a história de Omar e, séculos depois, a do americano Benjamin, no encalço do Rubaiat e no meio das tramas políticas em Teera.
Adorei essa aproximação com o antigo Irã e regiões próximas, que hoje são outros países.

nico 10/02/2022

Livro simplesmente incrível, estou sem palavras.

Temos uma história envolvente do começo ao fim e que, pra mim, foi muito legal conhecer essa cultura que eu nunca havia tido acesso antes.

A gente cria um amor pelo Omar e pela vida e filosofia dele e com certeza faz você ficar curioso sobre a vida dessa importante figura.

Livro essencial para ler durante a vida!

Renata.Mieko 13/02/2022

Maravilhoso
O livro me surpreendeu do início ao fim.
Uma história extremamente envolvente que te faz querer saber o que acontece e um gostinho de quero mais.