Samarcanda

Samarcanda Amin Maalouf

Resenhas - Samarcanda

Daniela Botelho 24/02/2022

Uma joia
O livro tem uma linguagem que vai mudando conforme muda o tempo em que se passa a história. Só isso p mim é de um talento artístico impressionante. A história em si é um mergulho em uma outra cultura, com relatos de diferentes alianças entre os personagens. Adorei o livro e fiquei com vontade de ler outras coisas do autor.

Nelise 25/02/2022

Incrível
Na primeira parte do livro, Samarcanda conta a história de Omar Khayamm, poeta, matemático e astrônomo que viveu na Pérsia (atual Irã) entre os séculos XI e XII. Em sua trajetória, escreveu um livro chamado Manuscrito de Samarcanda, onde reuniu seus poemas. Já na segunda parte do livro, nos séculos XVIII e XX, Sr. Lesage, um admirador de Omar Khayamm, recebe a a notícia de que o Manuscrito ainda existe e embarca para a Pérsia com o objetivo de encontrá-lo.

A escrita de Amin Maalouf é poética e encantadora. A história, que uni elementos da ficção e da não ficção, gera, sobretudo, um imenso interesse no Oriente, tão complexo e diverso mas ainda tão desconhecido aos ocidentais.

Andrea170 26/02/2022

Magico
Leitura magica que nos leva da Persia medieval ao Titanic embalados num manuscrito de poesias de Omar khayyam. Verdadeira viagem histórica.

Mariana 16/02/2022

Vale cada página !
Uma leitura desafiadora, mas que vale cada página. Amin Maalouf nos permite viajar pela Pérsia, e de maneira formidável conta sua história ao longo do tempo, nos expõe as poesias de Omar Khayyam, as belezas das cidades do oriente, nos explica sua cultura e suas revoluções. E o final, ah, que maravilha quando gostamos de um livro e o autor nos presenteia com um final deslumbrante, inesperado e bem elaborado. Super recomendo essa aventura.

@eleeoslivros 18/02/2022

pena que não da pra dar 1000 estrelas para esse livro.
não esperem um livro de leitura fácil. é cansativo as vezes, mas no final, E QUE FINAL!

Bianca 15/02/2022

RUBAYAT
Eis uma estória sobre um livro envolto em lendas, que hoje descansaria nas profundezas do mistério. Metaliteratura de forma poética. Como fio condutor de outras histórias, tal obra nos envereda por caminhos da História da Pérsia. Hoje Irã. Ficção histórica da aplaudir: com delicadeza nos conduz às reflexões sobre a incoerência de dogmas e censuras de senso crítico, frivolidades da vida e fragilidade da democracia perante aos interesses e conchavos politicos. Favoritado!

baracho.rodrigo 14/02/2022

Interessante
Uma viagem a Pérsia e à um tempo que olhando profundamente, não é tão diferente do agora.
A sociedade evoluiu bas questões de tecnologia, mas será que evoluímos nas relações humanas? É quanto sociedade somos melhores para criar pontes entre culturas distintas do que éramos a 1 mil anos atrás?
Super recomendo a leitura, a terceira parte achei mais chata, mas não tirou a beleza do todo.

"Por vezes um homem se apresenta neste mundo expõe sua fortuna e proclama: sou eu.
Sua glória dura o tempo de um sonho desfeito, logo a morte se apresenta e proclama: sou eu."

Renata.Mieko 13/02/2022

Maravilhoso
O livro me surpreendeu do início ao fim.
Uma história extremamente envolvente que te faz querer saber o que acontece e um gostinho de quero mais.

ekundera 13/02/2022

?Precisei matar, mas não me transformei em matador por isso?
A partir de eventos históricos, o livro reconstrói o cenário em volta da trajetória do ?Rubaiyat?, importante caderno de poemas persas escrito no século 11. A primeira metade de ?Samarcanda? centra-se na figura do autor do ?Rubaiyat? e no contexto em que ele viveu, marcado por conflitos entre povos e intrigas palacianas, bem ao estilo Game of Thrones. São muitos os personagens que apareceram a todo momento, deixando a gente até atordoado com tantos nomes novos a todo momento. Já a segunda parte da história foca em outro momento histórico, a virada do século 19 para o 20. O narrador finalmente aparece e ele tem grande interesse em resgatar o Rubaiyat que conhecemos na primeira parte. Envolvendo-se na efervescente cultura persa, o protagonista vai nos apresentando uma nação com muitos contrastes e anseios. A história cresce bastante a partir da segunda metade do livro, deixando a gente sem fôlego em alguns momentos. Uma leitura riquíssima e primorosa.

Vanessa2114 25/05/2024

Estou sem palavras. Um livro muito bem construído, que envolve o leitor desde o início. A História é misturada à ficção de forma magistral. Em certos momentos, os conflitos históricos na região tomam uma importância tão grande, que parece que esse é o foco do livro, mas de repente somos arrebatados pelo ficção novamente. Como acabei de ler, estou tão impactada e ainda tão ligada ao enredo, que qualquer coisa que eu fale além disso, poderia dar spoiler. Portanto, me limitarei até aqui.

Alberto 12/02/2022

Bom divertimento, ensina um pouco da história do Oriente num relato cheio de ação e cenários exóticos
É um livro imaginativo, eficiente em captar e manter a atenção do leitor. Os personagens são interessantes, ainda que um tanto rasos, e a ação é envolvente e constante. Os cenários são exóticos, pois é uma obra de época e se passa num Oriente semilendário. O protagonista é mais bem desenvolvido, os demais personagens um tanto esquemáticos. Não é Shakespeare nem material para Nobel, mas é um livro bom de ler, divertimento acima da média que tem o mérito de abordar um protagonista fora do padrão em cenários e situações incomuns para o leitor brasileiro. Recomendável também por ensinar um pouco da história de povos que normalmente desconhecemos, por em evidência fatos pouco estudados por aqui, e tratar de meandros da política real de uma forma romanceada interessante. Vale a leitura.

nico 10/02/2022

Livro simplesmente incrível, estou sem palavras.

Temos uma história envolvente do começo ao fim e que, pra mim, foi muito legal conhecer essa cultura que eu nunca havia tido acesso antes.

A gente cria um amor pelo Omar e pela vida e filosofia dele e com certeza faz você ficar curioso sobre a vida dessa importante figura.

Livro essencial para ler durante a vida!

05/02/2022

Samarcanda é um livro intenso e profundo que prende ou solta, sem meios termos. Para mim, no momento, ele soltou, mas eu tenho plena consciência de que não é o livro o problema. Talvez, não seja meu momento de ler algo tão grandioso. A história em si é sensacional. Mistura a Pérsia antiga com a moderna em uma narrativa cheia de poesia e amor. É um livro lindo demais . Recomendo e se a leitura não fizer muito sentido ou não prender, deixe ele na estante e revisite-o daqui um tempo.