Bíblia Sagrada

Frank Charles Thompson

Resenhas - Bíblia Sagrada

Ane 09/10/2021

Suspeita para falar...
Eu quero compartilhar um pouco da minha experiência com a Palavra de Deus.
Era meu aniversário e um dos meus presentes foi uma bíblia que meu amigo me deu, uma edição fiel que continha os hinos da harpa cristã. Antes de completar 14 anos e receber esse presente eu já vinha lendo Gênesis, porque eu achava que deveria começar literalmente pelo começo. Terminei e foi bom, mas faltava vontade par eu continuar lendo, até que Deus usou a minha líder e ela sugeriu que lêssemos Mateus. Eu fui a única que segui sua sugestão e o mérito não é meu, é de Deus. Ele despertou em mim a necessidade de conhecê-lo, que é suprida pela palavra. E ali eu conheci Jesus. Eu devorei o livro do evangelho segundo Mateus e de lá para cá entendi que a bíblia é alimento, fonte de vida. Não vou dizer que foi fácil encontrar interesse, na adolescência, por Levítico ou Números, mas Ele me ajudou. O Espírito Santo me sustenta até hoje e se eu me sinto capaz de viver, viver para Deus, é pelo poder da palavra.

Observo em mim que estou sempre em transformação, tendo o meu caráter moldado, minha mente prioriza as coisas do alto, sinto algo lavando o meu "coração", minhas palavras já não são vazias, me importo em falar dEle e estou, gradualmente, o conhecendo mais. Por isso sou suspeita para indicar a Bíblia Sagrada, mas faça esse favor a você mesmo. Leia com a ajuda do Espírito de Deus e deixe Ele te dar o entendimento.

Considero o hábito e amor pela palavra um presente que Deus me deu, acima do presente que é poder ler outros livros.
Ell_Marcelle 09/10/2021minha estante
Que linda! Deus abençoe!

Maria 20/07/2021minha estante
Que benção ler isso! Estou na caminha, não to nem perto de terminar a Bíblia, mas o pouco que li, ta me transformando, ter intimidade com Deus, conhece-lo VERDADEIRAMENTE, não só pelo o que os outros falam, é simplesmente surreal??

Rebeca Bezerra 17/07/2020

O LIVRO, entre livros
Não dá pra opinar sobre este livro, ou resumi-lo à apenas mais um livro sagrado. A sua profundidade e complexidade demonstram a sua relevância, que perpassa a história da humanidade. Escrita em diversos tempos e por várias pessoas, representa simplesmente a Palavra de Deus. O Verbo se fez carne e através da palavra, fez-se também este guia divino.

A Leitura corrida de todos os livros que a compõem é desafiadora, mas é gratificante. Após o panorama geral, partimos a uma nova jornada para entender como estes livros se conectam e dialogam entre si. Afinal, acredito que aquEle que é onisciente, não só revelou o conteúdo, mas também foi responsável pela junção e organização.

Apesar disso, a Bíblia não pode ser rotulada como uma mera antologia, pois esta, é mais que um livro, é um presente divino, uma dádiva, um quebra-cabeça de infinitas peças, que pode ser apreciado e montado de diversas formas diferentes, onde cada peça é igualmente importante. Mesmo lendo este por completo, a imagem final deste livro , assim como o grande quebra-cabeça, ainda não me parece tão clara, por isso que se devo conhecer melhor as peças que o compõe.

Sendo assim, pode se dizer que matérias como sociologia, geografia, economia, história, filosofia, poesia, música, psicologia fé e espiritualismodo foram todas fundidas à uma crença em um único Deus soberano. O resultado desta equação tão complexa traz a Bíblia Sagrada como resultado.
Joquebede.Guedes 21/07/2020minha estante
Belíssima resenha!

Elton 04/05/2014

É um conjunto de livros, escrito e reunido por muitos autores ao longo do tempo, onde um suposto deus todo poderoso e tirano cria homens do barro e mulheres de costelas. Esse mesmo tirano expulsa o homem e a mulher de um paraíso por terem comido uma maçã e mais tarde resolve afogar todos os seres que havia criado. Porém encontra um de seus criados, muito velho por sinal, e resolve salvar-lhe a vida. No entanto este tem que construir um barco capaz de abrigar pelo menos um casal de cada espécie de animal vivente.
Durante toda primeira parte, ou velho testamento, esse ser mitológico se comporta como todos os outros deuses se comportaram: cheios de ódio, escravizando pessoas, inferiorizando mulheres, estuprando e matando. Sendo que tudo isso é feito com o propósito de salvar uma pequena tribo, pela qual não se sabe realmente o motivo, ele escolheu para ser grandiosa.
A parte dois, ou novo testamento, mostra um ser diferente, supostamente benevolente, que para provar sua benevolência, ou simplesmente expiar seus próprios pecados, não se sabe como, se gerou dentro de uma mulher e depois resolveu fazer algumas pregações e se matar em uma cruz, a fim de redimir pecados incitados por ele. Sinceramente, algumas partes até que são legais. Mas ainda assim prefiro mil vezes O Senhor dos Anéis, e isso é claro, por que ainda não li os últimos livros das Crônicas de Gelo e Fogo.
Érica 19/04/2015minha estante
Publica isso, gasta menos papel.

Maranganha 27/02/2011

Apologia Estética da Religião
O homem moderno odeia religiões. Tudo o que se refira a qualquer um dos ismos vigentes causa-lhe asco. Budismo, cristianismo, islamismo, xintoísmo etc. Interessante como, para a Cultura Ocidental, os elementos culturais cujos argumentos mais nos ocupamos em derrubar sejam, ao mesmo tempo, os que mais influenciaram a cultura e a história. Gerações de pensadores vêm discordando de livros como a Bíblia, mas milhares de artistas no decorrer da história lhe são devedores em termos de estrutura literária em uso. Claro que parte do modo de contar histórias com que nós temos contato é o que veio do mundo clássico, mas a Bíblia ainda é objeto de fé e recusa, o motor que põe a energia do sistema estético para rodar. Falando bem ou mal, falamos dela.

Talvez o maior problema acerca da Bíblia na modernidade seja o fato de que, muitas vezes, não nos atentamos para o fato de que ela é literatura. É um conjunto de textos escritos em gêneros textuais variados em que boa parte utiliza-se de uma linguagem poética. Como trata-se de um livro que passou muito tempo sendo escrito, passando pelas mãos de vários autores, ela é, com frequência, um livro mal compreendido. Ser utilizada por gerações de fiéis para ratificar a violência não elimina esse fato. Se tomarmos uma parte dela, como os Salmos, veremos que seus objetivos não são matar e destruir, mas louvar e religar. Mas, como os Salmos são poemas em determinado povo, dentro de determinado contexto histórico, então eles levam em sua linguagem elementos que constituem o momento e a cultura judaica de quando foram feitos. Aquela mesma cultura violenta que matou e destruiu, e que também perdoou e sincretizou-se com os povos vizinhos. Um povo que agia, pensava e falava como qualquer outro povo com os quais eles tinham contato. Os Salmos foram feitos para serem cantados diante desse público exigente de judeus, e, portanto, seu formato e seu tema se ajustaram ao modo como eles criavam sua cultura. Podemos inferir então que a Bíblia se preocupava com a resposta do leitor.

Obviamente a literatura bíblica era um retrato da mitologia bíblica. A mitologia como conhecemos hoje, e como conceituamos de forma pejorativa, é uma injustiça, já que a mesma não passa de um conjunto de narrativas de fundo religioso que explicam as coisas. A mitologia é um sistema muito amplo e complexo, pois a Bíblia é complexa. Ela utiliza-se dos mesmos arquétipos que as demais culturas, apenas trocando os heróis e deuses por profetas e anjos, e tirando o foco das crenças politeístas para um sistema monoteísta típico. Os animais mágicos de outras mitologias, como o Touro de Enkidu ou o Ganso dos Ovos de Ouro aparecem sempre como arquétipos sociais, representativos de algum elemento social em questionamento ou ratificação em um sistema de crenças. É como ocorre com o caso da burra de Balaão, que o adverte a não prosseguir. Deus dá a voz a ela, e ela dialoga com seu dono. Exemplos da Serpente do Paraíso e da Besta do Apocalipse seguem no mesmo sentido.

A Bíblia é um livro complexo, mas voltemos aos Salmos. A presença de um único Deus dotado de todos os poderes de todos os deuses e ainda mais um pouco era um conceito novo e estranho para as culturas do levante. O eu-lírico filtra o autor, mas ambos envolvem-se com o contexto, o que difere esses poemas dos modernos. Basta lembrar que outras tradições poéticas euroasiáticas seguiam o mesmo processo de comprometimento sócio-histórico do autor e do eu-lírico, como os mantras (Índia), os gathas (Pérsia), as odes (Grécia) e os carmina (Roma). A voz do poeta era o stablishment social, comprometido não somente com a elaboração da narrativa, mas com a elaboração da própria realidade de crenças nas quais viviam os demais membros daquela sociedade. O Salmo bíblico é um exemplo de total equilíbrio entre o eu-poético e o poeta.

Tomemos o Salmo 139, do rei Davi, como exemplo (na Bíblia católica, é o Salmo 138):

Senhor, vós me perscrutais e me conheceis.
Sabeis tudo de mim, quando me sento ou me levanto.
De longe penetrais meus pensamentos.
Quando ando e quando repouso, vós me vedes,
observais todos os meus passos.
A palavra ainda me não chegou à língua,
e já, Senhor, a conheceis toda.
Vós me cercais por trás e pela frente,
e estendeis sobre mim a vossa mão.
Conhecimento assim maravilhoso me ultrapassa,
ele é tão sublime que não posso atingi-lo.
Para onde irei, longe de vosso Espírito?
Para onde fugir, apartado de vosso olhar?
Se subir até os céus, ali estareis; se descer à região dos mortos,
lá vos encontrareis também.
Se tomar as asas da aurora,
se me fixar nos confins do mar,
é ainda vossa mão que lá me levará,
e vossa destra que me sustentará.
Se eu dissesse: "Pelo menos as trevas me ocultarão,
e a noite, como se fora luz, me há de envolver".
As próprias trevas não são escuras para vós:
a noite vos é transparente como o dia
e a escuridão, clara como a luz.

Fostes vós que plasmastes as entranhas de meu corpo,
vós me tecestes no seio de minha mãe.
Sede bendito por me haverdes feito de modo tão maravilhoso.
Pelas vossas obras tão extraordinárias,
conheceis até o fundo a minha alma.
Nada de minha substância vos é oculto,
quando fui formado ocultamente,
quando fui tecido nas entranhas subterrâneas.
Cada uma de minhas ações vossos olhos viram,
e todas elas foram escritas em vosso livro;
cada dia de minha vida foi prefixado,
desde antes que um só deles existisse.
Ó Deus, como são insondáveis para mim vossos desígnios!
E quão imenso é o número deles!
Como contá-los? São mais numerosos que a areia do mar;
se pudesse chegar ao fim, seria ainda com vossa ajuda.

Oxalá extermineis os ímpios, ó Deus,
e que se apartem de mim os sanguinários!
Eles se revoltam insidiosamente contra vós,
perfidamente se insurgem vossos inimigos.
Pois não hei de odiar, Senhor, aos que vos odeiam?
Aos que se levantam contra vós, não hei de abominá-los?
Eu os odeio com ódio mortal,
eu os tenho em conta de meus próprios inimigos.
Perscrutai-me, Senhor, para conhecer meu coração;
provai-me e conhecei meus pensamentos.
Vede se ando na senda do mal,
e conduzi-me pelo caminho da eternidade.

Não estou aqui para fazer apologia ao Cristianismo, mas para ressaltar o caráter filosófico desse hino ao conhecimento de Deus. O rei Davi, salmista, medita sobre a onisciência de Deus, que conhece os segredos da criação, que é onipresente e que sonda os mistérios mais obscuros da geração e do destino do homem. De uma maneira muito clara, o Salmo 139 ressalta o caminho comum tanto no Budismo Indiano como no Taoísmo Chinês, partindo da ontologia para a prática. No poeta há um compromisso ontológico muito forte com o Ser Absoluto e, depois, com a natureza que ele criou. Por fim, há um compromisso social, como podemos perceber na terceira parte do poema. Desconsiderar o valor poético de um poema como esses é desconsiderar seu valor cultural diante de poemas mais recentes.

Aninha S.R 22/05/2009

sem dúvida o livro mais importante da história da humanidade...

@julianapena.books 06/05/2009

Essencial...
Esse é essencial à todos os seres humanos da terra! ♥

Rouxinol 24/05/2009

Deus
"O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão passarão"

(Mateus 24:35)

O Livro da vida. Ontem, hoje, e será para sempre!

@julianapena.books 15/08/2009minha estante
Amém! :)

Cardoso 28/01/2010

Bom o que dizer, creio eu que ela por si só jah diz tudo, sou uma garota religiosa por mais que as vezes não paresa xD
acredito, confio e amo a Deus e sua palavra acima de tudo.
Acreditem ou não ele ja me ajudo e consolo muitas e muitas vezes.

Saindo um poco do lado religioso, ela uma grande fote de pesquisa historia, contendo, datas, lugares, pessoas e historia(grande maioria ja foram confirmadas de sua existencia)!

Joelma Jô 07/03/2010

BÍBLIA SAGRADA
Estarei em constante leitura da Bíblia Sagrada. Um livro cheio de sabedoria, fé e amor!! MEU ESCUDO CONSTANTE CONTRA TODO O MAL.
Abençoado o homem que entrega seus caminhos nas mãos de DEUS!
ENTREGUE VOCÊ TAMBÉM SUA VIDA E SEUS CAMINHOS NAS MÃOS DE JESUS! ELE TE AMA! LEIA A BÍBLIA SAGRADA!

Paulinha 14/03/2010minha estante
Assim como eu! em constante leitura!

Junior 24/03/2010

O melhor livro de todos eles!
Pois é aquele que qualquer um pode ler, ñ importa como você esteja, leia a biblia pois com Deuus tudo é possivel e com esse livro você se sentirá Deus bem pertinho de você!

Aline330 27/05/2024

Segunda leitura completa da Bíblia concluída com sucesso, dessa vez li em ordem cronológica.
Esse livro não tem pontas soltas, só tem a base de toda literatura ocidental e cenas "absolute cinema".
E vamos de iniciar outra releitura ainda esse ano.

Albert 16/04/2012

Formadora da moral e dos valores do ocidente
Formadora da moral e dos valores do ocidente, a Bíblia Sagrada é a fonte mantenedora dos princípios que moldam nossa civilização atual.
Além de seus princípios de sabedoria, a Bíblia Sagrada é um rico compêndio de relatos históricos e fonte de inspiração literária.
Indubitavelmente, é o livro mais vendido do mundo pela sua importância fundamental não só pra vida espiritual, mas também para a cultura e o conhecimento da humanidade.

OtonilmaPimenta 21/03/2012

Leitura Diaria
Este é um livro que não pode ser colocado em estantes por muito tempo. Sua leitura é vital, pois é pão e agua que alimenta.