Iracema

Iracema José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Iracema


1357 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


Cristiane 17/10/2023

Bom
Um clássico que vale a pena ser lido, sem dúvidas. Porém, não é nada de extraordinário, apesar da complexidade presente na escrita.
Em muitos momentos me irritei com a maioria dos personagens, mas nada que me fizesse abandonar a leitura.
De um modo geral é uma leitura agradável, e que flui rapidamente... bem mais do que eu imaginava no início da leitura.
Porém, devo ressaltar que não chega nem aos pés da obra "Senhora", do mesmo autor.
comentários(0)comente



nina 11/10/2023

Um mito de origem americano
Li pra faculdade e assim, como literatura de diversão e tal eu não gostei, mas eu não sou muito fã da literatura brasileira de 1800 e 1900 como leitura pessoal.
de qualquer forma, estudar iracema foi ótimo. o josé de alencar é um autor fantástico de estudar porque ele sabia bem o que tava fazendo.
iracema não é uma história de amor de 2 dimensões igual todo mundo acha. é um mito de origem do ceará, do brasil, da américa latina e de todos os países colonizados por europeus. esse livro tem tantas camadas e foi construído por metonímias muito inteligentes.
comentários(0)comente



xrayana 09/10/2023

Já havia tentado ler Iracema algumas vezes, e sempre sofri um baque gigante por não estar acostumada com a escrita do autor. Desta vez resolvi insistir um pouco mais, não só por valer nota, mas também porque acho importantíssimo ter conhecimento sobre uma obra tão essencial para o país, e no final acabei gostando!

Recomendo a leitura, mas apenas se você tiver tempo e um dicionário!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mile46 01/10/2023

Curta e rápido de ler
Iracema, assim como em outros romances de Alencar, é uma indígena forte, que se apaixona pelo homem branco e precisa defendê-lo, a leitura é super rápido, poética.
comentários(0)comente



Rafaela1550 01/10/2023

Livro poético e descritivo da natureza brasileira (especificamente do Ceará), nos retratando muito bem a submissão do indígena ao português. Porém deve se ter em mente que a escrita do José de Alencar é bem rebuscada e idealizada.
comentários(0)comente



Maria9002 29/09/2023

Literaturas ??
Livro legal
Li por q tinha vontade, mas sei q em algum momento eu vou ser obrigada a lê-lo novamente (Vestibulares??)
Eu não sei muito bem sobre o período histórico q foi escrito esse livro (acho q foi o romancismo), mas lembro q era um tipo de propaganda nacionalista do governo brasileiro da época?acho q era isso mesmo.
É bem legal, é interessante por conta do vocabulário português antigo e indígena misturados, e muito emocionante!
Tinha partes da história q eu realmente me senti tocada pelo sofrimento de Iracema. E eu não sabia q seria aquele personagem q iria de arrasta, pensava q seria de outro.
Leiam o livro, é bem bom para aprender um pouco sobre a construção da cultura e da literatura brasileira .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
meschiffler 10/10/2023minha estante
ufa, nem vou ler




Matheus Finamor 25/09/2023

Iracema, a história da lenda do Ceará escrita por Alencar
O romance indianista de José de Alencar mistura a natureza com os sentimentos dos personagens, sempre utilizando da natureza como método de comparação, afinal na época em que foi escrito estavam buscando a criação de uma identidade nacional, então a valorização do indígena e da natureza vieram a calhar. Alencar detalha tudo com sutileza e beleza, fazendo o relacionamento de Iracema e Martim ser bem explorado ao mesmo tempo que as tribos, de Iracema e a que o Martim era, de certa forma, próximo, se enfrentam. O final me surpreendeu, mesmo sendo um clássico, eu não sabia o final do livro, fazendo a história fictícia da criação do Ceará ser bem explorada, bem escrita e com um ótimo final.
comentários(0)comente



Camila de Almeida 22/09/2023

Sinopse da editora:
"Uma das histórias de amor mais aclamadas da literatura brasileira, Iracema, de José de Alencar, apresenta o romance do herói branco com a linda virgem dos lábios de mel. A bela índia Iracema detém o segredo da Jurema, que lhe cobra virgindade. O valente guerreiro português Martim tem a missão de fiscalizar a costa cearense contra invasões estrangeiras. Desse amor proibido nasce o primeiro mestiço, símbolo do povo brasileiro.
Obra mais conhecida da literatura romântica nacionalista de José de Alencar, Iracema é uma aventura épica recheada de lirismo poético.
Esta edição traz o prefácio de Diana Navas, pesquisadora e autora com diversos livros e artigos publicados em revistas especializadas."

Incrível como a pureza da língua indígena tornou a obra de J. Alencar melodicamente poética. Um clássico da nossa literatura.
comentários(0)comente



Dani 22/09/2023

Desafiador mas não muito envolvente
Confesso que de início foi uma leitura desafiadora. Um tanto por conta do estilo de escrita e um tanto pelo vocabulário. Mas passado alguns parágrafos e capítulos, eu me dei conta de que era mais uma questão de hábito, então passei a apreciar mais o jeito do autor escrever.

Não acho que a história me envolveu tanto assim, apesar da minha surpresa em ver conflitos e combates. Senti uma certa monotonia em certos pontos e em certas ocasiões eu me dispersava. Voltava eu relendo as linhas "lidas". Isso com certeza contribuiu pra que eu levasse mais tempo nesta leitura do que o necessário.

Acho que no final, a experiência em si compensa. Como eu disso no início, foi uma leitura desafiadora. E desafios podem ser instigantes e compensadores.
comentários(0)comente



Tay.Luz 21/09/2023

Mais um clássico brasileiro
Vejam bem, aqui vai uma opinião de alguém que deseja ler os clássicos da literatura e tem pouco conhecimento da literatura em si (apenas o básico do ensino médio). Pelo que me lembro esse livro faz parte do período do romantismo e visava dar um caráter mais nacional a literatura, com o índio como grande herói e símbolo do país. Então José tem uma grande ideia porque não criar uma mocinha indígena de romance? Com características quase angelicais e perfeita em aparência ?
Pois bem ele usa essa personagem para ilustrar o nascimento do Ceará ( quando na verdade ele narra a colonização e ?domesticação? dos povos indígenas pelo homem branco). No meu exemplar do livro vem uma carta do próprio autor explicando o processo de produção da obra, me chamou atenção o seguinte trecho: ? Sem dúvida que o poeta brasileiro tem de traduzir em sua língua as ideias, embora rudes e grosseiras, dos índios; mas nessa tradução está a grande dificuldade; é preciso que a língua civilizada se molde quanto possa á singeleza primitiva da língua bárbara; e não represente as imagens e pensamentos indígenas senão por termos e frases que ao leitor pareçam naturais na boca do selvagem??
Aqui fica claro, pra mim que o autor pouco se importava com a cultura indígena, mas o que era realmente relevante era criar uma nova personalidade ?branca? mas com a skin indígena para os personagens do seu livro.
A leitura foi muito lenta, engatando em algumas partes da história, muito pela linguagem da época e em parte porque os termos indígenas não eram explicado na própria leitura mas nas notas de rodapé, seria interessante se o autor tivesse colocado Martim assim como nós no papel de aprendiz da cultura e da etimologia das palavras indígenas, facilitaria o entendimento e a leitura seria mais progressiva sem tantas consultas. Pra quem busca compreender a literatura brasileira o livro é um ótimo exercício.
comentários(0)comente



jurdangf 20/09/2023

Vish
Homem branco estragando a vida de pessoas, cade a novidade ai.
estudei mt sobre esses contos de usar os índios e os brancos como herois bla bla bla
comentários(0)comente



1357 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |