Eva

Eva Anna Carey

Resenhas - Eva

Desi Gusson 26/01/2014

Uma Eva que não aprendeu com os erros da outra...
A Eva era uma menina que tinha uma vida simples, preto no branco, repleta de verdades inquestionáveis como:

O Rei é bom, mas:
Homens no geral são maus;
Tudo de ruim é culpa dos homens;
Nada, nada do que os homens dizem é confiável;

E regras bem fáceis de serem seguidas, por exemplo:

Mantenha distância de homens;
Não importa o que aconteça, não chegue perto de homens;
Sério, fuja deles;
Evite matilhas de cães selvagens, eles podem almoçar você;
Mas, sério, evite mais os homens;

Porém, apesar de todas as horas gastas ensinado essa criatura coisas assim, adivinha a primeiríssima coisa que ela faz quando fica sozinha?!

Tá, tudo bem, não foi a primeira coisa, mas depois de algumas decisões ruins sem qualquer ligação com gêneros, a Eva encontra um garoto e… faz o favor de se apaixonar por ele.

A questão é, se a autora tivesse sido mais razoável na parte do que as garotas aprenderam a pensar, isso não seria um problema tão grande. Só que até na literatura! Quero dizer, todos eles de repente se tornaram Sauron, Voldemort, Valentin, Presidente Snow e George R R Martin, todos super vilões em qualquer circunstancia. As meninas sofreram lavagem cerebral durante toda a vida e, depois de um incidente nem de longe tão traumatizante quanto a Eva fez parecer (again, minha opinião), ela simplesmente botou isso de lado na primeira oportunidade! (!!!!)

É por isso que meu personagem preferido é o urso
Não sei, eu não consegui entrar no livro, os personagens simplesmente não abriram a porta e, depois de começar com o pé esquerdo, não tive vontade de botar a bendita porta abaixo com machadadas. Coisa que estou acostumada a fazer, diga-se de passagem.

Talvez um leitor afortunado tenha simpatizado mais com a Eva e aproveitado melhor a leitura, mas a todo o tempo eu ficava pensando “O que raios essa menina está fazendo?? Ela quer morrer?? Ela quer matar o Caleb?? Ela quer matar o urso?!!! Por que ela não deixa a Arden ser a personagem principal só por um ou dois livros??” Isso meio que acaba com a leitura da gente.

De qualquer forma, os personagens secundários e as coisas surpreendentes que acontecem com eles valem a pena. Por exemplo Arden, ela tinha tudo para ser uma nada na estória, mas a relação dela com Eva me interessou mais do que o romance de Eva e Caleb. Ah, Caleb por que você tinha que ser tão altruísta? Por que você não podia deixar a Eva se ferrar uma vez ou outra, só para ela aprender a ser mais esperta?

Créditos onde devem ser colocados, eu gostei do enredo de Eva, uma distopia meio Peter Pan, não exatamente óbvia, ainda que irritante, em alguns pontos. Sempre achei interessante ler sobre acontecimentos tão catastróficos que mudassem completamente a face de uma nação. Devo ser meio mórbida, mas na nossa sociedade, tô falando do Brasil, ok?!, não passamos por isso, não faz parte da nosso cotidiano a muitos anos e, ainda que tenhamos tido marcos históricos, nada que se comparasse a uma praga que limparia o país de praticamente todo mundo! Simplesmente não consigo imaginar como seria assim. Vocês conseguem?

Enfim, Eva foi um livro pela metade, uma boa ideia mal aproveitada. Com tudo que li só fiquei com a sensação de pois é, mais um, coisa que me deixa mal, porque não posso amar nem odiar um livro medíocre e eu meio que gosto de ter sentimentos extremos em relação aos livros. Faz sentido?

Para ler essa e outras resenhas na íntegra, acesse

site: www.desigusson.wordpress.com
Milla 14/02/2018minha estante
undefined

Aline 07/05/2016

Minha pequena Eva, Evaaaaaaa....
Janela Literária apresenta a resenha de “Eva”, primeiro livro da trilogia de Anna Carey:

Eu poderia resumir esse livro com a seguinte frase: já li coisas melhores. Sabe quando você começa uma leitura com muitas expectativas (oriundas da sinopse majestosa) e acaba se decepcionando totalmente? Senti essa sensação ao ler Eva. A obra tem uma das melhores e criativas pretensões literárias em termos de roteiro que já vi, mas a construção e a narrativa parecem uma colcha de retalhos de outras obras já publicadas. Se você já leu Feios de Scott Westerfeld, poderia achar que Eva seria uma versão menos detalhada, com ritmo mais rápido, mas em contraponto, com menos emoção que a obra de Scott.

Vejam como a premissa é realmente esperançosa: Eva vive em uma espécie de internato e se prepara para se formar e trabalhar na Cidade da Areia. Ali, as meninas são ensinadas a odiarem os homens. O problema é que na véspera da formatura, ela descobre que na verdade, as formandas são parideiras para o Rei. Nesse momento, ela foge e no meio da vida selvagem ela conhece Calebe, um garoto que quebra todos os paradigmas dos ensinamentos da sua escola, pois, ele é doce e gentil.

Uma das falhas da obra é justamente essa quebra de paradigmas com relação aos homens para a protagonista. Eva, que foi criada a vida inteira para odiá-los, cria com a velocidade da luz uma relação profunda com Calebe, o que na minha opinião deveria demorar e ter mais dificuldade para acontecer. Imagina que na sua vida toda, você recebe uma lavagem cerebral e "do nada", ela é quebrada apenas com alguns dias de convivência. Eva me pareceu selvagem e corajosa demais para quem estava enfurnada dentro de um internato ditador, o que de certa maneira, não convence.

Outro detalhe negativo e já destacado acima, é a semelhança da obra com distopias anteriores voltadas para o público jovem adulto, mas sendo feita de modo muito mais simples e com uma narrativa empobrecida. É impressionante como algumas frases de “efeito” são extremamente repetitivas na obra, frases que parecem serem criadas para talvez, provar que existe algum termo poético na história, sendo que na verdade não tem. A história é tão simples, que consegui terminar em um dia. A obra pode ser resumida em perseguições e vida selvagem e não conseguimos ver alguma espécie de grandeza nela, é tudo muito pequeno e despretensioso.

Algo que não consegui entender é a proteção absurda que os personagens têm com a Eva. Ela comete uma burrice imensa no meio do livro, ocasionando um verdadeiro caos e mesmo assim, todos se sacrificam por ela. Ela não parece ser o tipo frágil demais para isso, mas a questão do protagonismo grita muito forte aqui, outro detalhe que realmente não me convenceu em nenhuma hipótese. Apesar de tudo, o livro tem sim algumas qualidades, devo admitir. Gostei das personalidades dos personagens, tanto da simplicidade da protagonista, como da brava e arrogante Arden (sua relação com Eva é bem bacana de se ver), quanto do selvagem e amoroso Calebe. Algumas perseguições e traições também são bacanas de se ler.

O final da história também é interessante e nos cria expectativa para o próximo livro. Resumindo, Eva me decepcionou em termos narrativos, mas eu confesso que estou com expectativas com o próximo e segundo livro da trilogia. Espero que eu não quebre a cara de novo.

site: https://www.facebook.com/janela.literaria.8/

Isabela.Lopes 31/12/2017

Uma distopia muito boa
Esse foi o segundo livro que eu li dessa autora e não me decepcionei. No futuro, uma praga mortal aniquilou a população da terra. Homens e mulheres seguem segregados. Os meninos são mandados para campos de trabalho forçado. As meninas, para Escolas onde aprendem uma profissão chave na reconstrução mundial.

Cecilia.Lechkiv 10/06/2017

Gostei muito desta leitura, o livro é cativante e envolvente. Toda a história se passa em uma realidade bem distante da nossa, onde a maior parte da humanidade foi disseminada por uma praga, e tudo aquilo que conhecemos hoje está completamente perdido no tempo. É interessante pensar como tudo pode mudar de uma hora pra outra…O cenário que envolve esse romance é pautado pela sobrevivência da raça humana , e cada um tem seu papel nesse processo. As mulheres são criadas para uma ” profissão” e os homens para fazer todo o trabalho pesado, será?? A história de Eva começa quando ela resolve fugir do seu destino e então tudo começa mudar, a verdade começa aparecer e é claro um amor nasce.

site: https://sonholiterariosite.wordpress.com

Lorrayne.Fernanda 15/03/2017

Uma Vez Anna Carey
Simplesmente maravilhosa a temática desta trilogia, me vi submersa no universo dos livros , devorava as páginas como uma louca passando a madrugada sem me importar com o sono , amo de coração .

Lari.Diaz 26/08/2016

"Onde se esconder quando nenhum lugar é seguro?"
No livro Eva, mais um Young Adult distópico, temos um vírus mortal que dizimou quase toda a população mundial. Separou famílias, derrubou líderes. Dezesseis anos depois, o mundo é um lugar perigoso, onde a jovem Eva vive uma existência disciplinada, confinada em uma das Escolas mantidas pelo governo. Dentro dos muros bem guardados, meninas convivem com a promessa de um futuro brilhante como profissionais da Nova América.

Só que num dia (antes da sua "formatura"), a Eva descobre o verdadeiro propósito de estar naquela Instituição e o destino terrível que as aguarda. Então a única saída que ela encontra é fugir da Escola, do único lar que ela conhece. Ela começa uma jornada em busca da mítica Califia, que parece ser um refúgio para jovens orfãos em busca de abrigo.
O mundo fora da Escola é selvagem, rebelde, sem leis e perigoso. Sendo o maior perigo dele: os homens.

Na nova ordem, eles são o inimigo. Com exceção do Rei, que vencendo a tendência natural de seu sexo para a violência reergueu a nação. Mas nada é o que parece. E de repente a Eva se vê descobrindo muitas coisas, muitas mentiras que contavam a ela na Escola são descobertas e junto com Arden, uma outra garota da Instituição que também fugiu, elas terão que tomar suas próprias decisões e viver com as consequências.

Eva é um livro bem rápido de se ler, dá pra terminá-lo em um dia. A leitura é bem fluida e são poucas ás vezes em que a narrativa se torna arrastada. Eu gostei muito da protagonista, apesar de em alguns momentos querer dar uns tapas na cara dela.
O tema do livro é bem batido, e com elementos que já vimos antes em vários outras histórias do gênero. Mas como eu gosto de clichês, o foco no romance não foi algo que verdadeiramente me incomodou. E Eva tem bastante romance, tipo 99% do livro, então não recomendo se você não gostar de uma história de amor.

Mas apesar disso, a autora soube criar um pano de fundo muito bom. Pano de fundo esse que Anna Carey deveria ter explorado melhor.
Durante a leitura tive a sensação de que ficou faltando muita coisa, como se a autora tivesse escrito um romance YA e jogado a distopia ali. Tem muitas coisas que ficaram sem respostas e eu gostaria de saber mais dos motivos do Rei. Queria saber o porquê dessa segregação toda em relação aos meninos e meninas, a autora até dá uma explicação no começo mas ainda sim não fez sentido pra mim. Espero que seja algo a ser explicado no segundo volume!

Não preciso nem dizer que me apaixonei por quase todos os personagens masculinos que aparecem no livro ne? Principalmente pelo Benny, que é um dos orfãos que a Eva encontra no meio de sua viagem para Califia. Ele é uma criança muito, muito fofa!
Aliás, todos os garotos com quem a Eva conviveu por um tempo (fugindo das tropas do Rei, pois ela é MUITO importante pros planos dele), tem uma personalidade marcante.

É aí que entra o seu interesse amoroso, o nosso mocinho da história, Caleb. O Caleb tem praticamente a mesma história de Eva, tirando o fato de que meninos como ele são levados para campos de trabalho forçado e não para Escolas para aprender o "ofício". Ele, assim como os outros, é um rebelde fugitivo. Ele salva a Eva e Arden e as leva para o esconderijo.
A forma como os dois se envolvem é muito doce, lindo. Me fez suspirar, de verdade.
Ao mesmo tempo que que Eva tenta colocar na cabeça que ele não é confiável, que é perigoso (por ser um homem), ele vai lá e prova para ela que não é verdade e que se importa com ela.

O amadurecimento da personagem no decorrer do livro foi um dos pontos fortes pra mim, ela começa a história como uma garotinha obediente, que está acostumada a ser a melhor da turma, a certinha. E então estando nesse mundo completamente diferente do que ela se lembrava, ela tem que fazer decisões difíceis para conseguir sobreviver. Sobrevivência é a palavra chave, com certeza.
E nessa jornada dela pela sobrevivência, pela liberdade, ela encontra pessoas ruins mas também pessoas boas que a ensinam o verdadeiro significado do amor, da amizade e da esperança.
Quando a gente pensa que ela será pega e tudo vai acabar, TUM! Somos surpreendidos.

Como a autora Lauren Kate já diz na capa Eva é "uma visão original do que significa amar" e concordo com ela.

O final desse livro me deixou triste pra caramba. Com o coraçãozinho apertado. Estou louca para ler o Uma Vez, o segundo volume, e acompanhar mais a Eva e o Caleb e todos os desafios que ainda terão pela frente.

May Scruz 23/01/2014

Um início promissor
Eu comprei esse livro sem muitas expectativas, afinal de contas o que mais temos é opção para distopias.
O que mais me chamou a atenção foi a capa, tenho que admitir.

Achei que este seria um mais do mesmo, mas a surpresa foi bem positiva.
A leitura é rápida e fluida, o livro te traz questionamentos muito bacanas, que é a parte que eu mais gosto de distopias.
A proposta é diferente do que eu tenho visto em livros do gênero.
Achei que o livro é bem rápido, a escritora não fica de lenga lenga.
A personagem principal não é tãão badass, mas não é uma mala, nem é bobona.
Na verdade é totalmente plausível que ela não seja badass já que ela é erudita, foi educada para ser uma pessoa estudada e para temer e não confiar no sexo oposto.

No cenário temos um monarca, assumidamente um monarca.
Geralmente vemos déspotas disfarçados de "democratas".

Eu simplesmente adorei os personagens, a interação e o desenvolvimento da história.
Essa escritora me parece bem corajosa e desapegada rs

(...) A caminho da porta, pisei em uma pilha de papeis verdes ...
Peguei um deles, no qual estava escrito 100, o rosto severo de um senhor impresso nele, e percebi, subitamente, que aquilo era uma cédula de dinheiro velho. Amassei a nota e joguei no chão , deixando-a em meio à poeira novamente.(...)

site: http://ensaiodemonomania.blogspot.com.br/2014/01/resenhando-livro-eva.html

Hellen @Sobreumlivro 20/10/2015

Acompanhe outras resenhas pelo ig @sobreumlivro
Quando uma praga se alastra por todo o mundo, os poucos sobreviventes tentam desesperadamente seguir em frente. Estamos na Nova América, no século XXI.
Eva é uma sobrevivente. Foi parar numa escola de órfãos, depois que sua mãe morreu. É a mais inteligente e será oradora da turma na formatura, quando, dois dias antes, uma garota conta que, não, ela não será a artista que tanto deseja, ela será uma parideira.

Ela e todas as outras garotas não terão a chance de realizar seu sonho, porquê o futuro de já foi traçado. Elas foram criada para povoar o mundo. Elas serão mães de crianças que, provavelmente, nunca verão.

Eva é o primeiro livro da trilogia da autora Anna Carey. Com uma trama e personagens bem planejados, é um romance distópico muito bem escrito. Fiquei encantada com muitos personagens que aparecem durante a história, e a maneira como a autora escreve me encantou.

O mais legal dessa leitura para mim, foi a maneira todo a autora descreveu o cenário. Ela pegou peças da sociedade atual e jogou em um mundo desolado. Foi tão majestosamente bem escrito que chega a ser plausível para o futuro.

site: https://instagram.com/sobreumlivro/

Rister 02/10/2015

Envolvente
Sinti o livro ao chegar no terceiro capitulo. Com o passar da leitura a sua realidade passa a ser a de EVA,Anna Carey

Léo 10/07/2014

Um delicioso romance regado de inocência
Quem me conhece sabe que sou vidrado em distopias. Esse gênero é, de longe, o meu tipo de leitura favorito. Quando soube que a Galera Record havia comprado os direitos, ansiei pela publicação e quando o livro finalmente saiu, corri pra garantir o meu e já comecei a ler, cheio de expectativa. Pena que minhas expectativas não foram supridas. O livro é completamente diferente do que eu havia imaginado, mas conseguiu me surpreender ainda mais.

Nessa distopia, uma epidemia atingiu a população mundial, matando 98% dela. Médicos tentaram criar uma vacina contra essa doença, mas até os vacinados eram contaminados, muitas vezes morriam até mais rápido. Esse caos deixou inúmeras crianças órfãs. Eva, nossa protagonista, é uma dessas crianças. Depois que a mãe adoeceu, Eva foi entregue a um grupo de pessoas que levava as crianças saudáveis para longe da cidade, longe da contaminação.

Eva, aos cinco anos, foi levada para uma escola especial para meninas, onde deveria ficar por doze anos. Nessa escola ela recebeu uma excelente educação e tudo do bom e do melhor. Também lhe foi prometido que quando se formasse se mudaria para a Capital e poderia exercer a profissão de seu agrado, que no caso de Eva é ser artista. Um dia antes de sua formatura, Eva confronta Arden, uma menina encrenqueira, pensando que esta queria sabotar a festa de formatura. Porém, Arden conta para Eva que está fugindo, que na verdade tudo que prometem a elas é mentira, que o futuro das meninas após a formatura é passar procriando, pois o rei precisava repovoar o planeta e pra isso mantinha as meninas presas em um prédio, gerando um filho após o outro.

No começo Eva duvida de Arden, mas depois que descobre a verdade, ela percebe que deve fugir o mais rápido possível. Com a ajuda de uma professora ela consegue escapar na calada da noite, mas precisa deixar suas amigas para trás. Sua professora lhe conta sobre a existência de Califia, um acampamento para refugiados, e diz que Eva deve seguir pra lá.

No caminho para o acampamento, Eva reencontra Arden e também conhece Caleb, um fugitivo que vive com outros garotos em um complexo subterrâneo. O problema é que Eva foi criada temendo os homens e acha que qualquer pessoa do sexo masculino é má por natureza. Só que Caleb desperta algo dentro da menina e ela começa a descobrir que nem tudo que ouviu na escola é verdade.

O livro é maravilhoso. A ingenuidade de Eva em muitos momentos não me deixou caracterizá-la como uma garota de quase 18 anos, mas como uma criança de 12. Acho que a capa teve um pouco de influência nisso, mas sem desmerecer, pois é linda. É um pouco estranho ver a forma como Eva desconfia dos homens e sua dificuldade em mudar de opinião. Os homens foram injustamente julgados nesse livro!

Os personagens foram muito bem construídos. De longe minha personagem favorita é a Arden. No começo ela é um pouco arrogante, mas depois se mostra alguém diferente e suas tiradas sarcásticas enriqueceram a narrativa.

A escrita de Anna Carey é leve e bem sutil. Ela nos deixa à vontade durante a leitura e apresenta os fatos aos poucos, sem ser rápida ou lenta demais. Essa leitura foi muito prazerosa, um livro que você pode ler para relaxar após algo mais tenso.

Acho que a única coisa que me decepcionou nesse livro é que não teve tanto foco na doença. O plot da narrativa é o autoritarismo do governo real e o modo como trata os meninos órfãos, fazendo-os passar por terríveis situações. O romance foi bem construído, pois Eva e Caleb cresceram em mundos opostos, e o modo como Anna criou a paixão entre eles foi muito bem feito.

Estou ansioso pela continuação e recomendo Eva a todos!

site: http://www.segredosentreamigas.com.br/2013/12/ta-na-estante-eva-165.html

Esther.Noroefé 28/04/2024

Ganhei um spoiler horrível de como termina essa saga e agora eu quero chorar em posição fetal por uns dias

Naty 07/12/2014

Bem simples, mas legal
Esse livro é aquele no qual eu diria caber perfeitamente o conceito de mais ou menos. Achei o cenário criado pela autora interessante mesmo apenas sendo meio mal explorado, mas também acho que para criar qualquer tipo de história deve ser analisada a criatividade que o autor teve para cria-la e posso dizer que com alguma ajuda a história poderia ter sido melhor.
Acho também que para quem está começando a leitura de distopias e não quer nenhum baque pode se aventurar no livros, mas não prometo grandes emoções.