Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Raquel.Serafim 20/01/2024

A história de FIM é centralizada na vida e morte de cinco amigos que vivem em Copacabana. Homens estes que são medíocres, preconceituosos e frustrados. Gosto como a narrativa aproxima nós leitores dos personagens, sei que já trombei com alguns e outros são da minha família. Mas, ainda que num contexto de ditadura, eles apenas se preocupam com suas fantasias sexuais, sem responsabilidade com suas famílias. Esse universo regado a testosterona e drogas é muito bem descrito pela Fernanda Torres.

Mikaella26 20/01/2024

5 canalhas! Ops, amigos!
Iniciei a leitura cheia de expectativas, que foram por água abaixo.
Nunca acompanhei a coluna da Fernanda e a forma de escrita em primeira pessoa, além da forma como eles se comunicam (com 3 palavroes em umas frase de 5 palavras), me deram um bloqueio na fluidez da leitura.
Apesar desse primeiro contato, fui me adaptando e fui ficando curiosa pra saber o depois desses 5 amigos
Cada capítulo narra em primeira pessoa a vida e a morte de cada personagem, sempre seguindo de um a um.
Fui envolvida quase que no fim e de uma forma muito bem construída, tudo vai se encaixando.
Fernanda foi genial na construção dos personagens

Vitor.Tavares 20/01/2024

O FIM DO INÍCIO DE TUDO
Com uma atmosfera carioca, bebendo da fonte dos princípios de Copacabana, Fernanda Torres entrega uma ótima narrativa sobre a vida e morte de um grupo de cinco amigos e toda a trajetória que uniu cada um deles durante a vida que levaram. Aqui o fim vem de forma literal na sua semântica, mas não sem antes mostrar o quão humano um ser pode ser.

Rafael1906 20/01/2024

A chance de narrar o próprio fim.
Assim que nascemos, caminhamos para o fim. Nesse livro conhecemos o caminho que cinco amigos percorreram até o último dia de suas vidas, e todos trágicos, ou não. Diferentes níveis sociais, financeiros, étnicos e sexuais se chocam em histórias de vida com muita liberdade, drogas, sexo, amor e crimes. Todo fim é trágico, até os mais felizes. Fica essa sensação de que nada acaba bem, apesar do caminho percorrido.
O livro é excelente e nos faz refletir sobre o juízo final, que nada mais é que o nosso último dia de vida.

Tainá 18/01/2024

De um humor sarcástico, uma realidade dura, alegre e triste, próxima e distante. Simplesmente real. Cinco amigos, cinco historias, cinco finais. Incrível!

Leticia 18/01/2024

Fernanda torres escreve muito bem. Mesmo não sendo um estilo de livro que leria sem ser por compromisso do clube do livro.
Acho que a msg do livro é clara e me deixou depressiva rsrsrs.
Os personagens e seus fins foram interligados e contados a partir de cada olhar especifico, muito interessante e bem feito.
A enfermeira maria clara teve um fim muito interessante.

Aline 17/01/2024

Que livro! que livro!
Fim é um dos livros mais legais que já li nos últimos tempos, apesar de ser trágico. Como a vida é, o que me fascina e me aflige, na mesma medida. Amigos, carnaval de 60, rio de janeiro, praia, festas regadas a álcool e drogas, mulheres, amores, sexo, ilusões, expectativas, frustração, frustração, frustração. Fernanda elaborou esses personagens com maestria! Retratou perfeitamente a cabeça e a conduta dos homens, ainda tão atual (que pena). A tragédia humana ali em personagens brutos, crus e selvagens. As mulheres dão o nome também, parecem frágeis, mas são fortalezas. A vida acontecendo ali, cada desejo negado, cada frustração aprofundada, amores que não amamos, amores que não vivemos, a ânsia de amar pessoas, casamento, ilusão, mais frustração, muitas ilusões. O fio da vida que vai ficando cada dia mais fino, o tempo, a morte, o fio que arrebenta subtamente, a tragédia do fim.

Luana 17/01/2024

Adorei a escrita da Fernanda Torres, bem fluída e sarcástica. A proposta de descrever o ápice da vida - cinco minutos finais - de alguns amigos é bem interessante. Recomendo a leitura:)

Steffany51 17/01/2024

Realmente, ler esse livro foi um experiência muito gostosa e surpreendente. Sou apaixonada pelo trabalho da Fernanda Torres e nesse não poderia ser diferente, a forma como ela traduz os pensamentos dos homens e consegue fazer com que sejam tão interessantes é incrivel. Gostei muito do enredo de todos e do quanto todos são desprezíveis. O livro é muito bom, mas acho que não é todo mundo que iria gostar dele kkk
Steffany51 17/01/2024minha estante
O livro te faz refletir bastante sobre a morte e em como a vida pode levar caminhos inesperados. Posso dizer que a minha parte favorita foi a da Ruth, uma das minhas tristes também. Vê-la se perder assim por um amor intenso e cruel.

Ricardo.Silvestre 16/01/2024

Os 5 Cavaleiros do Apocalipse
Gostei bastante da forma original como a autora decidiu contar a história destes 5 amigos. Personagens fortes, quase nunca pelas melhores razões, ligadas entre si num enredo cheio de paixão, traições e muito álcool e drogas. Um enredo que só melhora a cada virar de página.
Gostei muito da possibilidade de cada personagem poder contar a sua versão dos acontecimentos, muitas vezes repetindo situações, que podiam levar ao aborrecimento mas que, por outro lado, tornam a trama ainda mais rica e saborosa. E se haviam dúvidas quando ao carácter daqueles homens, no final todas desaparecem.

A autora faz uso de muitas frases curtas o que faz a trama acelerar nas alturas que assim deve acontecer.
Gostei muito.

Tratou-se de uma releitura, com um intervalo de 10 anos desde a 1a, mas que me apeteceu fazer por causa da série lançada agora. Quis relembrar-me de todos eles antes de mergulhar na adaptação à tv. E espero voltar a não gostar de cada um deles.

Mariana 16/01/2024

Esse livro foi um achado maravilhoso. A história se passa no Rio de Janeiro da segunda metade do século XX, e no alto dos meus 23 anos, já me diverti só de imaginar a cidade maravilhosa em uma era pré tecnologia. Nada mais é do que uma cronica de costumes, que traz a história de vida e morte de 5 amigos e suas respectivas vidas (des)amorosas. A narrativa é no formato de fluxo de consciência e os trechos são bem alternados entre personagens e linha temporal (o que inclusive, me fez achar desnecessária a divisão de capítulos que em nenhum momento foi respeitada), o que me faz acreditar que não é um livro para iniciantes.
O que mais me marcou na história foi entrar no universo da mente da parcela da população masculina que é capaz de amar uma mulher por anos, de forma doentia, enquanto simultaneamente é incapaz de manter a monogamia e pertencer somente à ela. É impressionante acompanhar como os homens fazem uma divisão clara entre a mulher casual e a mulher do relacionamento, ao mesmo tempo que se consideram incapazes de viver sem os dois lados da moeda.
Terminei o livro com uma sensação de quero mais, e de que leria mil páginas da vida dos personagens.

Nana Q 16/01/2024

Personagens odiaveis escrita impecável
A escrita brasileira, o humor brasileiro e a ambientação são feitos para nos prender e impressionar com cada ação odiosa dos personagens. Amo

João Malafaia 15/01/2024

Um espetáculo
Fernanda Torres é multifacetada nas artes. Que escrita linda, cada personagem possui um passo narrativo, cada história se complementa, contradiz e completa de forma que eu jamais vi.

Simplesmente perfeito.

Luna 13/01/2024

Realmente o livro é muito bem escrito, eu tava querendo ler algo que se passasse no rio de janeiro e foi mt interessante ler algo nesse cenário do rio, tanto de antigamente, como o mais atual. mas apesar de entender que era a intenção fazer os 5 protagonistas serem odiosos eu não consegui me conectar com nenhum deles e nem com a história. a única coisa que concluí ao final da leitura foi: homens são mesmo podres e o fim sempre chega de uma forma ou de outra, nada que eu já não soubesse.

agora vou assistir a minissérie da globoplay pra ver se talvez com tantos ótimos atores eu simpatize mais com essa história...

Dolfo24 12/01/2024

Dolorosamente real
Um livro que nos faz conflitar entre a dor de estar dentro da mente doentia de personagens fictícios reais até demais e o júbilo de uma leitura agradável, dinâmica, hilária (falando de morte!!!) e muito diferenciada.