Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Renataliia 30/12/2023

Que eu não seja uma Ruth e nem um Graça na vida, Amém!
Nunca antes lera algo de Fernanda. Agora, quero mergulhar em suas palavras loucamente! Que livro, meus amigos!

Sem sombra de dúvidas me apaixonei pelo Álvaro. Sei lá, o jeito como aquele velho brocha narra seu caminhar pela orla de Copacabana me fez adorá-lo e querer conhecer todos os seus demais amigos já defuntos. Não é um livro de comédia (apesar de alguns trechos, há graça de atos banais). É um livro muito reflexivo, que faz pensar sobre a vida, amor, família, morte e amigos. A temática central.
Um livro que percorre diversos universos masculinos, cada qual com a sua percepção de vida e prazeres, e que é escrito por uma mulher. Top dos tops.
Cada personagem que surge na trama tem destaque dentro da leitura para vermos diversas óticas sobre um mesmo caso.
Amei.

Ricardo 29/12/2023

A escrita da Fernanda é inegavelmente muito boa, mas a minha experiência não foi muito boa. Talvez se tivesse lido o livro todo numa sentada só seria diferente, mas cada vez que retomava a leitura não conseguia mais associar direito o que tinha acontecido com quem, era uma bagunça de tantos personagens todos com um ponto de vista sobre os acontecimentos. A reta final do livro acabou sendo a versão definitiva que ficou pra mim sobre o que se passou, e achei interessante a parte do Ciro.

Haylla.Lorrana 29/12/2023

Me surpreendeu
Com o vídeo do Paulo Ratz de melhores do ano eu descobri que a Fernanda Torres tem um livro e eu como boa fãzinha de tapas e beijos (e agora os normais) tive que ler o livro da diva que tem série tbm. De início, não achei que fosse muita coisa, mas eu não conseguia parar de ler. Absolutamente nenhum personagem me cativou, nenhum personagem é "gostável" nesse livro, mas eu não consegui parar de ler e nem de pensar nele quando eu parava de ler pra fazer alguma outra coisa. Então, me surpreendeu, poucos livros falam da malencolia do fim, deve ser porque depois que a vida acaba não tem mais o que se pensar, nem o que se dizer, ou sei lá, porém Fernanda controem muito bem, a trajetória da vida e o fim dela, desse grupo de amigos e dos outros personagens também. É um livro que eu certeza vou parar e ficar lembrando dele, por isso é um favoritado.

Tatá 28/12/2023

Excelente leitura. Bem rápida e fluida. Gostei muito da forma como a Fernanda apresenta seus personagens principais não como heróis muito pelo contrário. Como homens de meia idade que já não tem esperança em nada e veem a vida de uma maneira completamente desgastada e distorcida. E a mesma coisa que a vida infringiu neles, eles passam adiante, fazendo aqueles que convivem com eles sofrerem com a imaturidade do homem, que não se conforma em perder a juventude.

Thiggas 26/12/2023

Acho que o que faz o livro ser tão bom é os personagens serem tão bem formandos, não precisava nem contar muito da história deles pra vc já entender como eles eram, e isso acho que é muito por causa da escrita da Fernanda que pra mim foi um dos pontos altos do livro, bom dms

Nati Ozol - @natiozolle 25/12/2023

Desconfortável e genial
A Fernanda Torres entrou na cabeça de 5 velhos asquerosos e fez esse livro pra mostrar o que tem la dentro. Um personagem mais nojento que o outro, mas o que causa mais desconforto é saber que não é só ficção, mas sim, muitos (quase todos?) homens tem essa mentalidade.
Gostei de ler esses pontos de vista (apesar de ter vontade de socar eles), dos entrelaços das histórias, da impressão que um tem da vida do outro, dos 5 pontos de vista diferentes, de começar pelo que morre por último e ir voltando no tempo. E no fim, independente de uma vida de glória ou de fracasso, bem vivida ou frustrada, todo mundo acaba definhando, virando uma massa de carne e sangue que já não funciona mais e se vai, deixando as memórias, e depois nem isso.

Lilian Andrade 24/12/2023

Asco
Taí uma leitura que foi aos trancos no início. O nojo aumentava a cada descrição dos personagens. Homens com sua alta carga de machismo e egoísmo, burgueses que vivem numa bolha horrenda de luxúria e escárnio. Voltei ao ritmo depois de encarar a leitura como sarcasmo e ver o fim deprimente de cada um. É uma leitura dura, cheia de abusos que dói na alma de qualquer mulher. Impossível sentir empatia por qualquer personagem deste livro.
Luciana 04/01/2024minha estante
Concordo, muito me surpreende ter sido escrito pela Fernanda Torres

Diego Piu 24/12/2023

O mérito de uma escrita fluida eu não posso tirar da Fernanda Torres, de quem sou fã enquanto atriz, mas essa história não me conquistou... Personagens esteriotipados demais, em especial os secundários. Algum alívio cômico aqui e outro acolá (o que é até esperado), porém eu não consegui desenvolver qualquer simpatia pelos 5 amigos da trama...

Williany 24/12/2023

O fim através de uma escrita brilhante
Humor ácido e ágil, sem superficialidade; crueza enlaçada com poeticidade; vozes narrativas que se encontram e desencontram nos momentos perfeitos; personagens humanos demais, história humana demais. valeu a pena desde a primeira página.
agora imagina apresentar tudo isso ao leitor em seu romance de estreia, lançando mão de uma escrita brilhante. fernanda torres como escritora é, realmente, uma grata surpresa. leiam FIM!

Mari M. 23/12/2023

Um livro sobre o poder de auto destruição
Uma história que não prometeu nada e entregou tudo. Entregou personagens odiosos, mas mesmo assim interessantes, gente de carne, ossos e pecados. Entregou tudo, menos pudor de mostrar o lado mais visceral do ser humano, mesmo que podre por dentro. Gostei da forma narrativa, onde tudos são ciclos, as histórias interconectadas e o início sendo o fim e vice-versa. Ansiosa para assistir à adaptação.

Digas de León 23/12/2023

"Fim" é um livro muito bem escrito. Palavras bem escolhidas, perspicaz, esperto, atrevido, bem humorado... Fala sobre morte, não de uma maneira poética e transcendental, mas meio "carioca". Não sei, um misto de marra com deboche. Tudo muito "Copacabana". Não é uma leitura das mais agradáveis. Tudo e todos são tão apáticos e antipáticos que não se tem apreço por nenhum personagem. Ninguém se gosta e ninguém é gostável. Sua única vontade é que todos esses babacas "batam a caçuleta" de uma vez pra você poder pular para um próximo livro, um livro que seja mais gostoso.

Mari 23/12/2023

Irreparável
Como o livro homônimo (gostoso demais usar essa palavra no qual a série é baseada, "Fim" é de uma qualidade e sensibilidade ímpar. a Fernanda Torres é uma artista completa, tô completamente fascinada. sem dúvidas foi o livro que mais me marcou esse ano, porque dialoga num nível muito íntimo com a forma que eu lido com a existência. foi gostoso (sofrido, chorei) de assistir e mais ainda de ler. é meio antirromântico, pessimista, na medida em que é extremamente sensível com a delícia de viver e com o ciclo de vida e morte. mostra esse movimento de que o caminhar da vida é um bombom com recheio amargo, ou um bombom amargo com recheio doce. a delicadeza na brutalidade da vida, na sujeira do dia a dia.
pensar sobre a velhice, a infinitude de caminhos até lá, e especialmente sobre as relações que fogem a idealizações, sejam românticas, sejam amizades. embora tenham algumas diferenças muito importantes entre o livro e a série, elas se revelam de uma forma muito suave, e é perceptível o arranjo de escolhas para deixar a narrativa mais fluida, criar empatia instantânea com os personagens, na direção de ligar os pontos que só o fluxo de pensamento presente no livro consegue.

gabcravoecanela 19/12/2023

Confuso
Leitura objetiva simples de se entender porém me perdi nos detalhes dos personagens e tive que fazer uma releitura tomando notas