Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Nati Rocha 13/12/2023

Mediano
Sempre ouvi muitos elogios ao livro, mas achei bem regular. É uma boa história, onde passado, presente e futuro se misturam e ditam o fim.

Anna2702 12/12/2023

A morte dos misóginos de Copacabana

Não tem plot, é focado no desenvolvimento dos 5 amigos do RJ em 1968. Retrata a visão dos homens sobre a vida, amor, sexo. Apesar da linha do tempo meio confusa, da pra acostumar.

4/5
SArgio101 16/12/2023minha estante
Concordo

Larissa2493 10/12/2023

Esperava mais
Assisti primeiro a série q lançou recentemente, gostei mt e corri pra ler o livro. mas fiquei meio decepcionada. muita coisa eles mudaram na adaptação pra série q na minha opinião deixaram a história bem mais interessante.
no mais quando fui atrás de ler já sabia q a história tratava de um grupo de amigos hétero e de toda problemática em torno das relações deles, mas no livro o machismo e a misoginia são bem mais destrinchados de uma forma q chega a incomodar as falas, os termos? enfim. a obra é boa mas por escolha dessa vez preferi a adaptação pra série!

Alexandre 10/12/2023

Fim. A única certeza. Fato.

Conscientes de que a vida não se assemelha a um conto de fadas, todos sabemos. Não é verdade? Que viver de acordo com as regras e padrões de um casamento "perfeito" estabelecidos pela sociedade não é fácil, também é do conhecimento geral, não é mesmo? Então, por que continuamos a romantizar as coisas? O livro "Fim" pode ser essencial para aqueles que desejam ser provocados antes do desfecho. Leia! Estou assistindo à série agora.

Helena.Yara 10/12/2023

Sobre o livro
O livro de Fernanda Torres nos faz refletir sobre como a vida termina e as escolhas que fazemos no caminho. Foi o primeiro livro que li da autora e se agradou bastante sua escrita

Valeria 08/12/2023

Fim
Fernanda Torres é uma contadora de história incrível, a leitura é fluída e e fácil.
Não foi um livro que me marcou ou que me fez gostar de alguém, embora eu acredito que ela não escreveu para alguém gostar dos personagens. Mas são histórias de pessoas comuns, reais e nada adoráveis mas que caminha para o fim do qual ninguém escapa.
O ponto alto do livro é realmente a forma como a Fernanda escolheu contar essas histórias e as camadas de todos os personagens é muito interessante.

Carolina1059 08/12/2023

Fim
Com uma narrativa bem construída m, o livro retrata a história de cinco amigos, as aventuras e desventuras deles juntos, os amores e partidas de cada um deles.

Tico Menezes 06/12/2023

Um ensaio sobre a embriaguez na inconsequência
Sem a pretensão de ensinar algo ou transmitir uma mensagem específica e profunda, Fim é um amontoado de contos entrelaçados no baú que abrimos ao procurarmos saber da história de um parente com quem tivemos pouco contato. Fernanda Torres escreve MUITO bem e esse foi um ótimo primeiro contato com sua obra.

Repleto de personagens asquerosos, machistas e imorais, o livro convida o leitor a um tour pela nojeira humana, desde o físico ao psicológico. Esses homens inconsequentes que protagonizam nossa leitura são colegas de trabalho que tivemos, parentes com quem não desenvolvemos vínculos, primos e profissionais que contatamos ao longo da vida e de quem pouco sabemos. São homens comuns e atemporais. E apesar das observações sagazes da autora, não há um senso de superioridade na narrativa, a sacada é justamente relatar essas vidas, esses pensamentos e sentimentos, sem demonizar ou glamourizar. São vidas e nós, em todos os nossos vícios e virtudes, as julgamos conforte o virar das páginas.

Cristian Monteiro 06/12/2023

Puro suco de carioquês, Fernanda cria uma narrativa interessante, ágil, sarcástica, tratando de relações cotidianas, problemas de relacionamentos reais e nunca deixa cair no banal, apesar das loucuras e da putaria (quem nunca?) ela não perde as angustias e a melancolia de vista.

Raissa Carolina 04/12/2023

Uma decepção
Esperava mais do livro, uma escrita mais fluida, mais envolvente. Mas o que li foi uma história lenta, caricata e cansativa. Cada capítulo é narrado por um dos cinco amigos no dia da sua morte, além de capítulos narrados por esposas e outros personagens. A ideia é interessante, mas achei as histórias ruins, meio sem nexo em alguns momentos, um tanto machistas e com falas bem preconceituosas ao longo de toda narrativa. Aquelas falas que geram desconforto e vergonha alheia, sabe? Personagens escrotos, com comportamentos nojentos sendo justificados? não gostei!

Maria.Thereza 01/12/2023

Eu amei demais ! A narrativa eh cheia de sarcasmos , eh nua e crua e as historias apesar de tristes sao maravilhosas ? doida pra ver a serie agora !

Dyego 30/11/2023

Intenso e por vezes confuso, Fim é uma leitura que flui muito bem. Em alguns momentos, me perdi porque as narrativas dos personagens se entrelaçam de forma um pouco bagunçada. Os personagens são fortes e reais, com vários momentos angustiantes.

Marcela 29/11/2023

Fernanda Torres gênia
Fim, não é um livro em que vc vai se apegar aos personagens, a grande maioria deles são grandes escrotos rsrs, não tem nenhum plot Twist, nada de grandioso acontece, são histórias do cotidiano. E como pode a gente engolir o livro, e não querer largar até terminar? Fernanda Torres tem esse dom de envolver contando essas histórias, nos fazer refletir sobre a finitude da vida e sobre como nossas escolhas nos encaminham para esse fim, é o destino de todos nós.
São muitos personagens, confesso que fiquei perdida com os nomes, mas acho que isso não implica na experiência final de leitura. Gostei muito.