Fim

Fim Fernanda Torres

Resenhas - Fim

Jorlaíne 29/11/2023

O livro retrata a relação de homens frustrados em suas relações amorosas.
Os narradores mudam em cada capítulo do livro, mas são todos canalhas.
A leitura incomoda muito e causa repulsa pela forma em que eles lidam com os outros seres humanos.

Roberto.Cassano 29/11/2023

O fim chega pra todos
O livro acompanha os momentos finais de quatro amigos e das pessoas na órbita do grupo, quase todos flutuando pelos cenários da Zona Sul carioca, a praia, Copacabana, indo até um certo lugar na Glória onde muita coisa acontece.

Acompanhamos o amadurecimento e o inevitável empacotamento dos personagens, sobretudo em função de suas pulsões, neuras, realizações e desilusões sexuais e amorosas. É uma turma muito transante, fruto da revolução dos costumes dos anos 50 e 60.

Entre os pontos fortes estão a escrita rápida e ácida, que lembrou bastantes os roteiros de Fernanda Young, muitos interpretados, como atriz, pela própria Fernanda, e o fato de alguns personagens serem absolutamente detestáveis, de pensarem e agirem de forma que muitos recriminarão (outros invejarão). Não tem santo ali, nem o padre, talvez ele, depende. Interessante como algumas cenas são narradas várias vezes, cada hora pelo ponto de vista de um dos participantes.

É uma suruba narrativa da melhor espécie. O único porém é que os causos perdem fôlego ao longo das páginas e os personagens iniciais acabam sendo mais ricos que os outros, que soam como coadjuvantes.

site: https://cassano.com.br/2023/11/29/leituras-recentes-mergulhos-no-futuro-no-passado-e-em-copa/

Kelly456 28/11/2023

Surpreendente seria se eu não amasse! Inacreditável a forma como a Fernanda conseguiu trazer vida a esses personagens, eu escutava o sotaque carioca, visitava as ruas e paisagens durante a leitura, não foi a toa que devorei em 2 dias.
É um livro adulto, poético que representa a vida como ela é! E nos mostra como escolhas influenciam a nossa vida, do início ao Fim.
Estou pronta para assistir a série e no meio da leitura já comprei "A glória e seu cortejo de horrores". Já era fã da Fernanda como atriz e agora como escritora estou apaixonada! lerei todos que ela lançar.

Jonathan54 26/11/2023

Um livro sobre o Viver
Um livro incrível, com personagens demasiadamente humanos e condenáveis, machistas, bem o retrato do tempo em que viveram. Uma leitura que nos traz reflexões interessantes sobre a vida e o envelhecimento, a complexidade das relações humanas, sobre a amizade e a finitude. Cada personagem narra o momento de sua morte, mergulhados em lembranças, nostalgias, saudades, dores, raiva, remorsos, revoltas e resignação. E você sente com a leitura? leiam!

Renata Vaz 24/11/2023

Um acontecimento
Procurei esse livro assim que surgiu a série no Streaming. Precisava ler antes de assistir e, foi uma grata surpresa. Me lembrou Nelson Rodrigues, mas sem o ranço que tenho por seus personagens. Enfim, valeu muito a leitura.

Barbara857 22/11/2023

O livro conta as histórias de 5 amigos no RJ, suas aventuras e desventuras principalmente no amor, e suas mortes. Pra mim, pessoalmente, foi uma leitura marcante em muitos momentos, mas também tem vários pontos em que a história fica mais envolvente. Durante a vida jovem e adulta há muito mau caratismo, egoísmo, condutas questionáveis, enfim, um enredo que traz certa dinâmica mas que também não cria muito vínculo. Na narrativa da velhice dos personagens os temas são abordados de forma bastante real e crua (e cruel também), o que pra mim foi o mais relevante e que trouxe mais reflexões.

"Me recuso a começar tudo de novo, perdi a ilusão necessária para reinventar os dias".

Priscila.Colucci 22/11/2023

Genial.
Divertido, bem humorado e sem o peso de uma morte onde todos viram estrelinhas no céu.
Todas as vezes que falamos do "fim", vem uma infinidade de que deus o recolheu, ninguém entende os desígnios de deus e mesmo com a certeza de que a morte faz parte do ciclo da vida. Nasce, cresce, estuda, trabalha, fica bobo, se casa, se reproduz e morre. Ainda somos bem hipócritas! Já dizia: Machado de Assis: "Está morto: podemos elogiá-lo à vontade". Aqui não vemos a santificação com o fim da vida.
Temos dificuldade de ver a finitude das pessoas que amamos. Amei a leitura!

Tulio.Gama 21/11/2023

Tão carioca...
Sinceramente, a atriz Fernanda Torres não me atraía atenção. Há diversos filmes e séries que admiro e gosto e que ela estrela, mas a figura dela em si não costumo celebrar.
Já ela como escritora, é outra história. Humor bem sudestino, caricaturas de gêneros são matérias que se apropriou para compor uma divertida e trágica narrativa, que é esperta (focos alternados, fluxo de pensamentos) e destemida. Para quem não esperava muito (no máximo, esperava uma leitura leve de humor banal), tive uma muito grata surpresa.

Rakelzinhaa 20/11/2023

Fim...
Que leitura agradável, particularmente sou fã da autora desde a minha infância, confesso que só li o livro agora após assistir os 4 primeiros episódios da série, ato falho, pois já tinha comprado o livro em 2017, cheguei a doar o livro sem ler e agora baixei o e-book... A leitura foi fluída, despretensiosa, e a narrativa me agradou muito.... Como já tinha visto parte da série antes de ler o livro, gostei muito que os pensamentos dos personagens no livro se transformassem em diálogos na série, ficou muito bom.
O livro possui alguns clichês, mas nada que o torne ruim, pelo contrário a leitura é rápida e instigante...
Cada um tem sua opinião, e essa é a minha...
Me diverti muito lendo o livro...

Thi 19/11/2023

O Fim... a vida de 5 amigos, entre altos e baixos.. apenas a vida em si.. com suas alegrias e arrependimentos... no fim, cada um vive à suas escolhas.

Lice 19/11/2023

...
Todos os personagens são detestáveis, mas é até poético a forma como os homens arrastam essas mulheres que eles escolheram pro fundo do poço. No fim, só a Rita é realmente feliz.

Denise282 19/11/2023

Amizade,relacionamento conturbados,amor,família,prostitutas,drogas ,á vida boêmia de um grupo de amigos ..... Uma vida com muitas histórias trajetórias e diferentes,mais com o mesmo FIM

stormsetwinds 18/11/2023

Fim
O livro tem algumas passagens meio arrastadas e desinteressantes mas em nenhum momento me arrependi da leitura.

Me vi meio assombrada pela conduta dos personagens e entrei num turbilhão de deprê conforme a trama encerrava e foi feita a abordagem do relacionamento Ruth e Ciro (que meu Deus, só pode ter sido castigo)!

É um livro real e cínico, bem a cara da Fernanda. Você vê que tem bastante os trejeitos dela ali... Mas é interessante ver a mudança do tempo, a construção de cada personagem e seus defeitos.

A Torres tem um "escrever" tão masculino que beira o roleplay, indo na onda dos termos tiktokianos, parecem que as personagens femininas foram "written by a man" e não por uma mulher. A história toda é uma exposição feia, cínica, crua... Um torture porn de gente medíocre, baixa, imperfeita e nojenta. Até o Neto, que deveria ser o melhor entre toda a trupe, depois desse show de degeneração, parece indigno de simpatia.

Aliás, é para ter simpatia por algum deles? Acho que não foi o caso.

Queria ter tido uma narrativa mais aprofundada do desfecho da Ruth, essa personagem foi uma das mais injustiçadas da trama e me deu certa agonia ver o narrador meio que "culpando" com a narrativa de que ela estava passando por isso porque não entendia o jeito quebrado que o Ciro "amava"... Enfim... Uma loucura.

Cleber 15/11/2023minha estante
Gostei muito do livro tbm! Espero que a série seja tão boa quanto o livro.

Barbs_ 12/11/2023

Quem será o próximo?
Vi que lançou uma série sobre esse livro então comprei para ler. A história é sobre um grupo de amigos, onde detalha suas alegrias, decepções, amores, juventude e a velhice. Cada memória é contada pelos personagens, cada um a sua maneira. É engraçado e trágico ao mesmo tempo.