Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

gihsenash 27/08/2023

Engraçadinho.
O livro me arrancou boas risadas, mas também me peguei muitas vezes rezando pra que ele acabasse porque, meu deus, pensa num escritor que gosta de ficar nas redundâncias.
Não esperava que fosse tão legalzinho assim, mas nada que tenha me deixado totalmente surpresa. Gostei, recomendo.

Sarah 20/08/2023

Memórias de um sargento de milícias
O único livro de romance nacional antigo (um clássico) que eu gosto. Que livro bom! É literalmente uma novela, adoro que os capítulos são curtos, os personagens são interessantes e cada um tem sua personalidade o mundo não é idealizado e tem diversos detalhes da época antiga do Brasil!

Que livro maravilhoso, um dos meus preferidos, me víciou a ler todo dia!! Que obra de arte, pena que o autor só tem esse, se não iria atrás dos outros livros pra ler!!

Marisxtz 20/08/2023

Sargento de milicias
Na minha opinião esse é um dos melhores livros clássicos da literatura brasileira, acontece bastante coisa no livro dando aquele gostinho de quero mais.

Henrique767 16/08/2023

Leonardo nada, D. Maria protagonista
Coelhinho meu professor de português que leitura agradável. (Chorei tanto) escrever aquele programa de Tv sobre esse livro foi um dos momentos épicos da minha vida.

Livro incrível, personagens apaixonantes, leitura fluida.

euaninh.a 16/08/2023

É um clássico atemporal
Apesar de toda a linguagem rebuscada eu gosto muito do recado do livro, é uma prova de que o futuro repete o passado. O personagem principal super baba ovo de político e ultranacionalista aprende no final que é cada um por si e acabou. A leitura é bem tediosa, terminei com muito esforço.

lililu 16/08/2023

Até que eu gostei, viu
Eu gostei bastante do livro, cheio de reviravoltas, com histórias e personagens muito bem elaborados.
Apesar de ser um livro um pouco confuso, eu achei bem interessante.
O final é muito legal quando ele fala que poupara o leitor de finais tristes.
Amei o livro

Hilton 14/08/2023

O que começou como um obstáculo para ler os meus outros livros para que eu pudesse fazer uma prova acabou se tornando uma leitura prazerosa no fim. o livro é véio e mesmo assim é engraçado, de linguagem simples e cheio de comentários do autor. dentre outros fatores, ele me inspirou a ler outros livros da época.
recomendo para quando a leitura não parecer uma obrigação.

juvkaran 12/08/2023

Eu achei o livro muito envolvente. é uma trama bem divertida que é estilo as novelas da globo, sendo que antigas. a cada capítulo parece que acontece uma reviravolta diferente e só deixa a leitura mais divertida. a escrita pra mim foi um pouco complicada, mas é questão de costume

Ibson1 30/07/2023

Memórias de um sargento de milícias
Não deixaria de recomenda-lo pra ngm, tem capitulos curtos (acho q td Mundo gosta) e a cada capitulo você mantem a curiosidade de saber oq está por vir. Com ele, nos familiarizamos com o Brasil do século XIX, desenvolvemos sentimentos pelos personagens, e, sem explicaçoes sobre a historia de fato, apenas DIGitO, LEIAM!

Iria.Collar 30/07/2023

Leitura agradável. Não lembro exatamente dos detalhes por questão de tempo, mas lembro que não foi uma leitura cansativa, pelo contrário, agradável e leve.

Cazuz0 30/07/2023

O primeiro malandro da literatura brasileira
Esta obra remonta ao período do romantismo no Brasil (séc. XIX), trata-se de um romance de costumes, que é um ponto extremamente positivo desta leitura, pois é muito agradável conhecer os costumes, os aspectos culturais de um período que se passa durante o Brasil colônia, de D. João VI. Aspectos estes que são as festas, a religiosidade e a ética, que é questionada no livro ao evidenciar o apadrinhamento, os favores, etc. É importante ressaltar que os personagens principais, incluindo o protagonista Leonardo, apresentam duas facetas éticas. Em certo momento alguém sempre comete algum deslize.

Falando em deslizes, é interessante observarmos que o comportamento de Leonardo, de criança e jovem endiabrado, ilustra perfeitamente o que conhecemos por malandro, que é um personagem tipo do Brasil, um tipo de personagem que espelha muito bem este tipo social brasileiro. O protagonista é um anti-herói.
Tendo falado tudo isso, dá pra perceber que de romantismo esta obra não tem nada. Ela se afasta muito do que os romances românticos da época transmitiam. É, de fato, uma obra muito bem humorada, escrita para o povo, de fácil leitura e compreensão. A forma com que as relações amorosas são tratadas no livro, beiram o realismo, são ilustradas de maneira muito real e sem idealizações.

Sobre a dinâmica dos capítulos, é muito interessante a forma com que a narrativa se desenrola. Cada capítulo fala um pouco sobre algum episódio, alguma aventura na vida dos personagens principais, não focando somente na história do protagonista. O narrador também interage bastante com o leitor, trazendo aquela sensação gostosa de conversa.

JAlia 27/07/2023

Achei top
Eu li I livro por obrigatoriedade da escola e com interesse nos vestibulares e me surpreendi!
O livro e interessante e muito legal por trazer consigo um anti herói como protagonista.
Recomendo!

Sorrenti 20/07/2023

"Dizem todos, e os poetas juram e tresjuram, que o verdadeiro amor é o primeiro; temos estudado a matéria, e acreditamos hoje que não há que fiar em poetas: chegamos por nossas investigações à conclusão de que o verdadeiro amor, ou são todos ou é um só, e neste caso não é o primeiro, é o último. O último é que é o verdadeiro, porque é o único que não muda. As leitoras que não concordarem com esta doutrina convençam-me do contrário, se são disso capazes."

Safira 12/07/2023

O livro é divertido, no começo eu me perdi várias vezes, depois eu fui me envolvendo com a pegada do livro e a forma do autor narrar, que por várias vezes conversa com o leitor. Eu consegui fazer toda uma atuação cômica na minha cabeça enquanto o lia.