Memórias de um Sargento de Milícias

Memórias de um Sargento de Milícias Manuel Antônio de Almeida

Resenhas - Memórias de um sargento de milícias

Flávio Fucks 09/07/2023

Livro curto com uma ótima adaptação
Ótimo clássico, te faz familiarizar-se com a realidade da vida no Rio na metade do século XIX, onde ainda existia a monarquia.

Isadora908 05/07/2023

Um livro que prende
Um livro muito bom, que te prende na história, que te faz querer saber todos os detalhes sobre a história do menino, que vai crescendo ao longo da história. O início é um pouco chato, mas depois vai fluindo

Sara 04/07/2023

Memórias de um sargento de Milícias
Um livro que não gostei nem desgostei, não fede e nem cheira, sabe? Li por causa da escola e confesso que achei que ia ser pior porque tem alguns livros antigos da literatura nacional que não me descem mais esse até que foi legal.

Apz 27/06/2023

Eu li o HQ mas não achei aqui, então coloquei esse mesmo. Li sem pretensão alguma e achei super leve, engraçado, cômico? Não sei se o livro sem ser HQ é tão fluido, mas a história é legal então de qualquer jeito recomendo :)

Henrique Fendrich 22/06/2023

Um clássico que li ainda com 17 anos e que me lembro de ter gostado bastante. Eu já estava mais ou menos acostumado com a linguagem dos anos 1800 depois de ter lido grande parte do Machado. Se começasse por esse livro, provavelmente sentiria mais. Mas gostei do livro.

Rosana.Montenegro 13/06/2023

Memórias de um Sargento de Milícias
Aventuras e desventuras de Leonardo Pataca, garoto malandro que não quer nada com trabalho, só vida boa. Depois de muitas confusões, acaba sendo preso, mas sua madrinha arranja um jeito de o libertar.
Leonardo, agora um sargento de milícias, com a herança do Pardinho que havia morrido, desposa seu amor da adolescência, Luizinha, e por fim, toma juízo e torna-se um adulto respeitável

Belluci0 12/06/2023

Li para a escola
Gostei da história, o escritor traz uma nova forma de protagonista para o romantismo, espero que essa leitura seja útil para minha prova.

Ramon 10/06/2023

...
"Espiar a vida alheia, inquirir dos escravos o que se passava no interior das casas, era naquele tempo coisa tão comum e enraizada nos costumes, que ainda hoje, depois de passados tantos anos, restam grandes vestígios desse belo hábito"

KevinV026 09/06/2023

Milícias de um sargento de memórias
Li esse livro no contexto de estudar o romantismo do século XIX, contexto histórico do livro. Esse aqui é quase um livro realista na verdade. Nele há muitas críticas e ironias as primeiras fases do romantismo porque esse livro é da terceira fase, o pré-realismo.
O autor desse livro, Manuel António de Almeida, morreu muito jovem. Ele ainda foi um importante personagem na vida do Ilustríssimo Machado de Assis, visto que era chefe ou companheiro dele no Ministério da Fazenda (não era esse nome mas vamos considerar dessa forma). Assim é perceptível ver muitos aspectos como a conversa com o leitor, ironia sutil e escancarada, e por fim o comportamento dos personagens que são até bem verossímeis.
Sobre o livro em si: ele tem 2 tomos. Basicamente o primeiro é mais referente ao período onde Leonardo filho era menor de idade ou bem jovem. Já no segundo tomo há o desenvolvimento das principais atitudes de Leonardo filho.
Leonardo pai também tem uma importância nessa história? Sinceramente eu não observei a grande importância dele, talvez poderíamos ver ele como uma grande alusão a realidade dos romancistas que escreviam nas primeiras fases do romancismo. Dessa forma, Leonardo filho demonstra um pouco essa mudança de fase.
O final é interessante e bom. Não sou muito fã de romantismo, mesmo assim, o livro como um todo cativa bem o leitor por mostrar mais sobre a classe media-baixa do Rio de Janeiro do que seus aristocratas.
No fim cale a pena a leitura, principalmente dessa edição que dá contextos e comentários sobre a obra durante a leitura, alguns são irrelevantes mas a maioria ajuda muito no entendimento geral do livro.

Carolina 06/06/2023

Clássico
É uma delícia de leitura, um dos livros de literatura brasileira mais fluidos e engraçados que já li. Me ajudou a sair da ressaca literária :)

Lucas do Vale 05/06/2023

As diabruras de Leonardo
Este livro vai contar a história do Leonardo um criança que nasceu de pisada e beliscadas. Seus pais saíram Portugal vc e se conheceram na vinda ao Brasil, mas o amor dura pouco porque Leonardo descobrique sua esposa o traiu e fugir. Seu filho, o Leonardo (filho) , a nossa personagem principal
vai ser eriado por seu padrinho. Assim vamos ver o crescimento dessa personagem super travesso.
A comédia é o ponto alto desse livro. Não tem como você não rir e se divertir com as travessuras de Leonardo e apesar das suas diabruras você vai torcer e amar essa personagem. Além disso, historicamente falando é interessante pois o autor vai nos relatar os costumes e a arquitetura e formas ou do Rio de Janeiro ihno início do século xix .
Mas, devo dizer que meu ponto baixo está ligado ao contexto histórico que eu
vivo. Vou explicar, por ter sido lançado como um folhetim o ritmo do livro é lento, devo
dizer que demora para avançar a história, com parte desnecessárias, mas como expliquei acima, essa questão do livro acontece pelo seu contexto e pela forma como foi publicado originalmente.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Chato chato chato chato chato chato chato chato chato algo que eu não sei por que eu li mas enfim falta de coisa melhor

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0
Tef.Rodrigues 30/05/2023minha estante
Por que deu 5 estrelas? ?

Tatiane.Nogueira 30/05/2023minha estante
porque me atrapalhei kkkk vou arrumar valeu por mencionar

Anna 26/05/2023

Sargento de milícias? O que é isso?
Eu gostei bastante do livro, pra minha surpresa. Eu comecei a ler com todo aquele preconceito de que livro nacional, principalmente livro antigo, é ruim e blá-blá-blá. Então eu não entendi nada do primeiro capítulo porque eu tinha bloqueado tudo por causa desse preconceito, mas depois eu reli com a mente aberta e pasmem: O livro é muito agradável!
Claro que não é um livro que eu favoritaria, mas superou as minhas expectativas.
O narrador conta a história do Leonardo como se fosse uma grande fofoca, o que eu achei sensacional.
Adorei o fato do narrador dar pequenos spoilers sobre o que vai acontecer no futuro da história, porque te deixa curioso.
A única coisa que reclamo é que achei o final muito rápido. Do nada ele virou policial, disso foi pra sargento, se apaixonou de novo pela Luisinha e virou Sargento de Milícias, que até agora não sei o que diabos é isso, mas vida que segue?