O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Natan M. 05/09/2021

Muito impactante.
Nunca passou pela minha cabeça que o final seria daquele jeito. A história me deixou em crise existêncial e, por isso, não consigo fazer resenha decente. No próximo ano, eu leio de novo.

Devoradora de livros 13/02/2024

Achava que a leitura seria mais complexa, mas que nada! Leitura que flui muito bem, mal via o tempo passar enquanto lia.
O livro é sobre uma invasão alienígena e, apesar de ser um tema recorrente e às vezes caindo sempre em um lugar comum, neste livro é uma história bem interessante, não lembro de há histórias parecidas, mas digo que esse livro vale muito a pena ser lido.

Vini 24/02/2024

O fim da infância
Mais uma grande aventura em meio à ficção científica, e mais uma grata supresa.
Arthur nos apresenta um história instigante que atravessa décadas, para enfim trazer o clímax da narrativa e os objetivos por trás de todo o suspense criado desde o início da leitura.
São livros como esse que criam a atmosfera tão intensa de histórias de sci-fi que reverberam por anos.
Sou amante da ficção científica e gostaria de ler muitos mais livros do gênero do que me arrisco. Mas confesso que o ?O Fim da Infância? foi uma deliciosa aventura.

@PinkLemonade 01/12/2020

Instigante
Livro bom para os que desejam refletir sobre a própria essência do que nos faz seres humanos.
O que seria de fato o ápice da nossa civilização?
O que viria após isso?
O livro brinca com esses conceitos para finalizar de forma interessante.
Para os que gostam de mistério, plot twists e reflexão é um prato cheio.

Nat 18/03/2021

Genial!
Os alienígenas chegam para se tornar protetores da Terra, mas para isso reprimem os seres humanos em diversos campos, como cultura e ciência. Quando o planeta atinge um estado de Utopia, alguns questionam: O que eles vieram fazer aqui?
Esse livro nos faz parar e refletir sobre o quanto vale nossa liberdade e preço que podemos pagar pelo comodismo. É genial!

Carlinha 04/07/2022

Uma obra que honra o gênero
O fim da infância, uma excepcional leitura que deve ser lida com atenção, porque não é apenas uma obra de sci-fi, e sim filosófica.

A história se passa em tempos diferentes, em um deles, a humanidade estava prestes a se destruir (algo que quase aconteceu na Guerra Fria) mas foi impedida pela chegada dos senhores supremos (seres de outro planeta com uma tecnologia e uma inteligência super avançada para nós terráqueos) logo eles se tornam tbm os senhores da terra. Mas eis que surge algumas dúvidas sobre os tais: Quem são eles? De onde vieram? Como são eles? E quais são suas intenções ajudando o nosso planeta e a humanidade? São essas e outras questões que nós e outros personagens começam a fazer. E é assim que os mistérios começam.
Foi meu primeiro contato com Arthur C. Clarker e foi mto maravilhoso e impactante pois me fez refletir diversas vezes. Uma delas surge com o ato dos senhores supremos. Eles nos trazem a sonhada utopia mas em troca nos tiram a liberdade. Será que o homem aceitaria esse preço se tal situação fosse real?!

Aline 25/05/2022

Qualquer coisa que seja completamente inesperada é assustadora.
Jesus amado que viagem é essa véi.
Esse livro é extremamente impactante. É tudo muito filosófico, distópico, utópico, achei muito interessante como o autor tratou sobre esses "Seres Supremos" e tava muito curiosa o livro todo.
A questão de mudar o foco dos personagens me incomodou um pouco, mas entendi que a história em si não era sobre eles, e sim sobre o coletivo e a consciência social, sim sim entendi, mas me impediu de me apegar a história. Além disso, achei o começo MUITO confuso, e demorei pra realmente engatar na leitura, mas no geral, as reflexões, os questionamentos são todos muito importantes.

Beladpaula 21/03/2021

Achei cansativo, mas n deixou de ser interessante!
Um bom livro, mas sinceramente achei bem cansativo, indico e se vc tiver paciência vai conseguir ler e n vai se arrepender
Thayane.Severo 21/03/2021minha estante
Eu tô achando a mesma coisa Hahahaa tô fazendo um mega esforço para terminar

Beladpaula 21/03/2021minha estante
Vale a pena terminar... Mas é difícil msm kkkkkk

Pierri 05/12/2020

Não funcionou muito comigo, não sei bem porque. A maioria das resenhas que li e assisti fala bem desse livro. Pra mim foi complicado, começa até bem, mas não tem um fluxo contínuo na história, não aprofunda nos personagens, muda a perspectiva entre eles, muitas vezes tive que voltar e reler o parágrafo pra entender o que o autor quis dizer. Não abandonei pq não gosto de abandonar livros. A premissa é boa, tem momentos bons, de reflexão, mas não me prendeu o suficiente, nem o final inexperado me cativou. Enfim, li pra completar a meta, esperava mais.

Sakurazuka 01/08/2021

"Nenhuma pessoa inteligente se incomoda com o inevitável."
Simplemente fantástico, que leitura perfeita que escrita e que imaginação. Você pensa que vai ser de um jeito é de outro, acha que é isso e é outra coisa completamente diferente. Sem dúvida uma das melhores leituras do ano.

Renan 18/03/2020minha estante
O spoiler que tomei agora kkk

Thalyta.Gomes 18/03/2020minha estante
Kkkklkkk desculpa. Mas o desenvolvimento é interessante, assim como todos os porquês por trás das atitudes que os senhores supremos tomam

Nanna 28/07/2021

"As estrelas não são para os seres humanos." Será que não?
Na guerra fria, quando se preparavam para desbravar o mundo fora da Terra. Eis que o mundo fora da Terra chega a nós!
O que eles querer? Não fica muito claro no começo, mas percebemos que as coisas mudam sob o governo dos Senhores Supremos, deixando várias dúvidas na cabeça do terráqueos. Principalmente pelo fato de os Seres Supremos se recusarem a se mostrar.

O livro é interessante do começo ao fim... a gente só segue...
Na Terra não há mais violência, nem desigualdade... Mas, com essa dita melhoria, algumas coisas também foram perdidas... como a liberdade.
Querendo ou não, a ciência não tinha mais pra onde evoluir, os humanos não estavam mais tão curiosos e estavam proibidos de saírem da Terra.

O livro é completamente diferente de tudo que já li, primeiro pq há uma rotatividade de personagens, por se passarem gerações de forma rápida. Isso não é problema e até deixa a estória mais rápida e fluida, frisando so aquilo que realmente importa.
E o que mais instiga é tentar entender pq o Senhores supremos estão aqui ? Quem os enviou?

E tem uma mistura de misticismo, com mente humana. É uma viagem muito louca. kkk

E eu não vou dizer que o final é de quebrar a cabeça, mas, é algo que não se espera...
Muita gente não gostou, mas eu adorei.
Tanto que refletindo até agora sobre as decisões tomadas por certo personagem.

Enfim, recomendo.

FalaLud 19/04/2020

Até que ponto a ciência responde nossas perguntas?
Incrível como a ficção científica pode ser tão existencialista quanto um livro filosófico. Uma história envolvente que me surpreendeu, me fez refletir, me questionar. Mas o principal questionamento que ficou pra mim foi: Até onde a espécie humana tem maturidade pra entender alguns aspectos que nem a ciência consegue de fato explicar?

Bia 21/03/2021

Encantada com a história
Primeiro livro de ficção científica que leio e estou simplesmente apaixonada nesse gênero, que história intrigante, com um suspense desde a primeira página, fiquei com um milhão de teorias, e que final esplendoroso, com certeza se tornou favorito da vida!!

Matheus 18/07/2021

É um bom livro, porém...
"O fim da infância" é um bom livro de ficção científica.

Dividido em três partes, o romance conta a história da chegada de uma raça alienígena à Terra, evento que inaugura uma nova ordem mundial e tranforma o planeta Terra num Estado unificado, sem fronteiras ou federações.

A segunda parte do livro narra os dedobramentos da chegada destes Senhores Supremos (ou "Overlords"), os quais assumem o controle político do planeta, dando fim à maior parte das tragédias humanas, como guerras, preconceitos, ataques terroristas e, em especial, ao cenário de disputa pelos recursos básicos de sobrevivência, elemento característico do sistema capitalista.

Nesse contexto, somos apresentados a personagens humanos e à forma como se adaptam a tais mudanças. Os sentimentos mais primitivos de nossa raça, como o medo, a curiosidade, o orgulho e a insatisfação são abordados nessas figuras que crescem num mundo onde todos têm certeza de que os humanos não são a única raça inteligente do universo, muito menos "a mais inteligente".

As duas primeiras partes do livro são muito instigantes, porém, devo confessar que não gostei da terceira.

Em síntese, a terceira e última parte do livro foca no desmoronamento desta utopia terrena em razão de um "passo evolutivo" que a humanidade dá. As crianças terrenas, repentinamente, passam a ter poderes sobrenaturais, anunciando o fim da humanidade como a conhecemos.

Até então, tudo bem.

O problema é que não gostei da forma como isto se desenvolveu, foi como se o autor me expulsasse do universo que ele vinha construindo. A mudança foi tão rápida e literal que não consegui comprar a virada da trama, o que tornou todo o resto do livro desinteressante para mim.

A trama envolvendo o personagem Jan foi a mais interessante e a que salvou os últimos dois capítulos do livro. A viagem intergaláctica do curioso personagem trouxe de forma muito interessante a abordagem da viagem no tempo pós-Relatividade, e foi super legal constatar como esta obra inspirou outras do gênero, como o filme "Interestelar".

É uma leitura interessante e recomendada. As três estrelas refletem muito mais a minha experiência pessoal com a obra, talvez você aproveite muito mais do que eu!