O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Marcio Claver 21/02/2022

Fim da Infância
O grande plot da maioria das ficções científicas é, finalmente, o derradeiro contato com seres extraterrenos. Encontro esse que seria pautado na desconfiança, no medo, na ânsia de conhecimento. Ainda no exercício de imaginar, continuemos a reflexão: nós, seres humanos, ignorantes (em partes) de nossa própria terra, como nos comportaríamos como anfitriões de uma nova raça? Uma raça superior, um viajante invejado por desbravar o espaço.

Rodrigo.Rodrigo 23/03/2021

Icônica ficção científica que retrata uma excelente ideia do nosso destino e da imensidão do universo e suas possibilidades.

Reh 29/08/2020

Um livro fenomenal
Minha expectativa era de que seria bom, mas superou tudo o que eu havia imaginado.

O livro é um si-fi sobre política e cultura mostrando a evolução da humanidade durante mais de 100 anos. Não existe um protagonista específico que te prenda, contudo as situações e a curiosidade cumprem esse papel do início ao fim.

E que fim foi esse? A descrição da última cena foi de tirar o fôlego e eu fiquei em choque. Estou sem palavras para nomear a sensação paradoxal de vazio e plenitude que estou vivenciando.

Tudo que quero fazer agora é contemplar pelo resto do dia essa experiência incrível e colocar nas metas de leitura outros livros do Arthur.

Dani 29/04/2020

Conceito interessante, mas a forma narrativa não me prendeu muito já que pulamos entre vários personagens e em grandes espaços de tempo sem muito aprofundamento.
Ainda não sei dizer se gostei do final...
Yan 07/11/2020minha estante
Penso exatamente igualba voce. Tambem achei a narrativa e os dialogos, alem de longos, arrastados e massantes. A premissa é interessantissima mas a execucao dela, ao meu ver, nao foi boa/eficiente.
Ah, e o final acabou e nao foi concluido. Essa foi a impressao que eu tive, por isso nao gostei da maneira como terminou. Foi como se o autor estivesse escrevendo e se cansou ou nao soube como dar fim de fato a sua historia criada e decidiu termina la da maneira como ocorreu.

Obs.: Ja é o segundo livro dele que leio que nao curto porque sua escrita é realmente cansativa e monotona. Definitivamente sua escrita nao casa com meu tipo de leitura.
Ah, e o livro que li dele, anterior a este, foi justamente o 2001: Uma Odisseia no Espaco.

GabrielaDR 16/04/2021

Reflexivo e viajado
A sinopse é muito atraente e gera curiosidade para saber o que vai rolar. O começo é bem reflexivo e até filosófico, o final é brisado e... brisado. Quando eu falo que é brisado não quer dizer que é ruim, mas sim que não é pra todo mundo, coisas viajadas são assim: ou tu ama ou tu odeia. O começo foi a melhor parte pra mim e por mais que eu não tenha odiado o final eu gostaria que seguisse dessa forma que foi apresentada no inicio do livro. Foi bem mais reflexivo acerca dos comportamentos da humanidade e como uma visão de fora faz toda a diferença. Tem mil assuntos pra serem discutidos nesse livro desde xenofobia até o peso da estética. E como eu já havia dito o começo explora bem mais esse lado, que eu amei totalmente, e o final explora mais a parte do enredo. Tem uns mistérios que vão sendo revelados ao longo do livro e todos eles tem uma resolução bem original (e brisada) pelo menos eu achei. Como eu disse não era pra onde eu queria que a história fosse, mas eu ainda gostei. O fato de ser muito original é bom porque ser surpreendida é ótimo e faz a história ser muito mais original, claro que nem sempre é uma surpresa positiva, mas dessa eu gostei.

Portanto, no geral foi um livro que eu gostei inclusive das partes reflexivas (amo livros que me fazem pensar na vida), porém preferiria que eu gostasse menos do começo e mais do final do que o contrário, que foi o que aconteceu. Entretanto, não influenciou tanto na obra, somente sinto que poderia ter sido um 5 estrelas. Um dos primeiros livros do ano que eu gostei muito de ler e pretendo me aventurar em outros livros do autor.

Sccmarx 23/07/2023

Surpreendente
Este livro é incrível, apresenta a história principal com uma série de mistérios que são resolvidos ao longo dos capítulos. Uma ficção bem criada, mas que não é exagerada nem mentirosa (?)

Marjorie Luiza 20/11/2021

Uma leitura de outro mundo (mesmo)
MINHA MENTE EXPLODIU!!! Nenhum livro me provocou tantos questionamentos e atiçou minha curiosidade como esse.
Fui criando milhões de teorias sobre o objetivo dos Senhores Supremos e os seus reais planos para a humanidade, e no final foi melhor e mais inesperado do que qualquer coisa que eu poderia imaginar. Mas essa história vai ainda mais além, fala sobre tudo que é humano, em todos os aspectos. Política, religião, tecnologia, cultura, paz mundial, evolução...TUDO! As discussões levantadas são tão atuais, que é até difícil acreditar que foi escrito nos anos 50, realmente, muito a frente de seu tempo.

LucasLucena 24/10/2021

O Fim da Humanidade
Apesar de uma ficção científica, aqui não haverá grandes explicações ou teorias, mas a coisa toda acontecendo na prática, as vezes beirando mais ao sobrenatural, uma leitura de como seríamos descobertos pelo universo e até propósito.

O mais interessante é ver como tudo acontece, e como o autor vai aos poucos te prendendo aos detalhes. Parece haver uma certa crítica de fundo ao propósito humano, que é revelada, ao alcançarmos uma utopia, onde tudo já está corrigido e já sem necessidade de intervenção.

A escrita de Clarke é bastante simples e fluída, pode ir sem medo!

Tania 29/03/2021

Reflexivo
Ainda absorvendo as diversas reflexões que o livro desperta no leitor. Merece uma releitura tamanha a profundidade das reflexões.

Sara 25/01/2021

Exemplo de ficção científica
"Um único pensamento se repetia na mente de Reinhold: 'A raça humana não estava mais só. ' "
São muitos os livros cujo plano de fundo é a chegada de alienígenas na Terra, seu impacto sobre a humanidade, suas maléficas intenções e seus planos pra acabar com a humanidade.
"O fim da infância", obra escrita em 1953 por Arthur B. Clarke, foge desse padrão que parece ser intrínseco a obras desse gênero. Ele é um livro contemporâneo e que ultrapassa até mesmo as questões existencialista também típicas de livros de ficção científica.
O cenário é os Estados Unidos durante a Guerra Fria, em meio às pesquisas espaciais e a constante ameaça de um conflito bélico com a União Soviética. Uma humanidade devastada pelas guerras recentes fica amedrontada quando seis naves se posicionam acima de capitais ao redor do mundo, e acima de tudo: não se revelam. A única forma de comunicação dos Senhores Supremos (apelido carinhoso dedicado aos desconhecidos) é através de um só homem: o secretário-geral das Nações Unidas, uma autoridade simbólica.
Aos poucos, a vida humana vai mudando em direção ao tão sonhado progresso, que nunca acaba. Os países são destituídos, os investimentos bélicos acabam, os alimentos são igualmente distribuídos ao redor do planeta e a mesma pergunta permanece: quem são os Senhores Supremos? Qual a verdadeira motivação deles?

Aos poucos, os Senhores Supremos tomam a responsabilidade sobre os seres humanos sem que a humanidade perceba que está doando sua liberdade, sempre em prol do que é melhor pra todos. Somos poupados do trabalho, do esforço de sobreviver. Grupos de resistência são desnecessários e vazios, não há porquê resistir aos Senhores Supremos, mas não há punição a quem o faça. Eles são simplesmente bons.
Mas não se revelam. Não dizem a motivação de suas ações e parecem especialmente interessados nas capacidades da mente humana, assim como impedem que qualquer pessoa desenvolva estudos sobre os planetas e o universo. "As estrelas não são para o homem", afirma Karellen, o principal Senhor Supremo.

Um intenso questionamento sobre a liberdade humana, os custos do desenvolvimento e nossa disposição a sempre obedecer a líderes e forças invisíveis mas que nos instruem diariamente, livro impecável e merece ser lido e relido.

Resenha postada em @estantedascinco.

Carlos398 15/05/2021

Uau
Terminei a leitura e me sinto impressionado com os sentimentos que me causou. Particularmente adoro ficção científica, e a história é muito bem feita, com uma narrativa agradável e que mesmo passando por épocas e narradores diferentes, consegue nos aproximar e entender os personagens.
Esse livro também provoca uma série de pensamentos acerca da própria humanidade, tendo sido um exercício mental sobre as nossas características inatas, sobre quais seriam as consequências de uma vida utópica, e principalmente sobre a fascinação e curiosidade humana acerca das artes e das ciências, em especial também a vontade humana de conquistar as estrelas e sua frustração quando isso é retirado. Para os leitores de O Fim da Eternidade - de Isaac Asimov, é possível encontrar certo paralelo em relação aos desejos humanos da conquista do espaço.
Recomendo muito a leitura de O Fim da Infância, é um livro maravilhoso!

Alexandre 16/03/2021

Já tinha lido esse livro numa edição antiga, então não me surpreendi com a história. Mas reforcei a beleza que estão nestas páginas. É um livro agridoce com um final triste, dependendo do ponto de vista. E, pelo menos pra mim, mostra como somos pequenos.

julia 02/02/2022

Um clássico inquestionável, mas não é o meu favorito do Clarke. Vale a leitura para quem é muito fã de ficção científica.

Roberto.Vasconcelos 21/08/2022

Nenhuma pessoa inteligente se incômoda com o inevitável.
Está foi minha primeira experiência com o autor e me deixou com as pernas trêmulas. Eu estava esperando aquela história padrão de alienígenas encontram humanos como no cinema mas o livro segue um rumo totalmente inesperado que eu nunca teria previsto. O final e as implicações fizeram minha cabeça girar e ainda tô tentando visualizar o que aconteceu. Um livro surpreendente de fácil entendimento e muito interessante, o título foi perfeito pra história , os humanos encontraram o seu lugar afinal.