O fim da infância

Arthur C. Clarke
Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Roberto.Vasconcelos 21/08/2022

Nenhuma pessoa inteligente se incômoda com o inevitável.
Está foi minha primeira experiência com o autor e me deixou com as pernas trêmulas. Eu estava esperando aquela história padrão de alienígenas encontram humanos como no cinema mas o livro segue um rumo totalmente inesperado que eu nunca teria previsto. O final e as implicações fizeram minha cabeça girar e ainda tô tentando visualizar o que aconteceu. Um livro surpreendente de fácil entendimento e muito interessante, o título foi perfeito pra história , os humanos encontraram o seu lugar afinal.

Marcio Claver 21/02/2022

Fim da Infância
O grande plot da maioria das ficções científicas é, finalmente, o derradeiro contato com seres extraterrenos. Encontro esse que seria pautado na desconfiança, no medo, na ânsia de conhecimento. Ainda no exercício de imaginar, continuemos a reflexão: nós, seres humanos, ignorantes (em partes) de nossa própria terra, como nos comportaríamos como anfitriões de uma nova raça? Uma raça superior, um viajante invejado por desbravar o espaço.

Adrian 13/04/2021

Simplesmente avassalador.
"O Fim da Infância" é um clássico que merece seu lugar na história por compor uma história completamente singular pro gênero de ficção científica da época. O romance escrito por Arthur C. Clarke a mais de meio século atrás ainda é capaz de fazer o leitor se questionar a respeito de sua função no universo e todas as concepções filosóficas que abrange o fato de nossa constante evolução. É uma obra que todo e qualquer amante do gênero deveria ler e se encantar pela riqueza de detalhes que a utópica e fascinante história de Clarke apresenta em sua obra.

Igor.Camilo 29/09/2020

Ficção Científica de muita qualidade!
Pra mim, esse livro foi uma viagem e tanto!
Foram tantos conceitos e reflexões ao longo da leitura que eu me pegava pensando "é por isso que eu amo ficção científica!"
Leitura recomendadíssima para leitores veteranos de sci-fi ou de primeira viagem, vale muito a pena!
Jands 29/09/2020minha estante
Aquelas resenhas que atiçam ainda mais nossa curiosidade. Massa. ?

Igor.Camilo 30/09/2020minha estante
Pois leia, Janderson. Espero que goste ?

Jacky 06/06/2021

Perfeito
Foi meu primeiro contato com o autor e meu primeiro livro de sci-fi.
Gostei muito do livro! Em algumas partes ficou um pouco cansativo, em outras confuso mas apesar disso eu gostei muito da leitura e pretendo ler mais coisas do autor.
Queria que o autor tivesse falado mais sobre os senhores supremos e o que ocorreu depois com a mente suprema, ficou com um gostinho de quero mais rs.
Super recomendo a leitura!

Welber 06/01/2023

Gostei
Livro interessante, final totalmente inesperado e uma história bem amarrada, algumas coisas sitadas poderia ser um pouco mais detalhada já que são coisas fictícias mas a história poderia ficar um pouco longa, no mais gostei da leitura.

João Pedro 20/01/2023

Uma obra arrebatadora
Arthur C. Clarke não é tido como um dos mestres de ficção científica atoa, O fim da infância foi publicado pela primeira vez em 1953, e é tido como uma clássico absoluto do gênero sci-fi.

Eu ainda estou digerindo e refletindo sobre essa história... Que obra incrível!

Passarela 29/05/2020

uma obra sobre a sociedade
eu nunca tinha lido um livro de ficção cientifica, e que grande erro que cometi, esse livro é tão gostoso de ler, cada palavra é interessante e divertida. Eu pensei que sairia pensando em grandes fatos cientificos, e sai, mas ainda mais que isso, sai refletindo sobre estruturas na sociedade que nunca tinha reparado, abrindo assim meus olhos para criticas e mudanças, e qualquer coisa capaz de fazer isso é preciosa. E QUE PLOT TWIST FOI ESSE, DEUS É MAIS.

Rauny.Campos 24/04/2021

Um baita sci-fi!
Uma história incrível! Será melhor aproveitada se entender o contexto da época em que foi escrito: ápice da guerra fria, onde o relógio do fim do mundo chegou mais próximo da sua hora fatídica. O meio fica um pouco arrastado mas no final fica entendido o motivo.
Jotape 24/04/2021minha estante
Meu problema com esse livro foi a questão dos personagens, de não ter nenhum em foco o livro todo, criando zero vinculo entre o leitor e eles, mas isso também faz sentido levando em consideração a época e a intenção do livro. Como sci-fi funciona muito bem mesmo.

Rauny.Campos 26/04/2021minha estante
Eu me apeguei ao senhores supremos mesmo hahah
Mas confesso que o final me bugou a cabeça

Isabella Lodetti 07/12/2021

Faz dois dias que terminei a leitura e ainda não consegui digerir completamente tudo o que li e as coisas das quais esse livro me fez refletir e avaliar sobre nossa sociedade, a forma como vivemos e todas as problemáticas à nossa volta.
Confesso que quando terminei, quando li a última frase eu fiquei assim: "Que? Realmente terminou assim?", e sigo com esse sentimento, pois pensava/esperava que terminasse de outra forma. Porém, mesmo sentindo isto, eu compreendo totalmente o motivo de terminar daquele jeito e por um lado até gosto, pois me leva a mais questionamentos.

Olha, é um livro que fala sobre várias questões, que às vezes pode ficar sim meio confuso entender os caminhos que o autor está levando a gente, mas eu adorei. É super válida a leitura, achei muito construtiva.

Nati Sampaio 01/10/2023

Um livro totalmente diferente do que eu estava esperando! Fui surpreendida positivamente.
Adorei como tudo se encaixou e o autor amarrou todas as pontas no final. Gostei muito da proposta do autor, dar críticas em relação as religiões? Gostei da escrita e da forma como ele direciona a história.
Mas confesso que em alguns momentos eu acabei ficando um pouco entediada. Gostei do final e da aparência dos Senhores Supremos.

Recomendo.

David 26/02/2020

Uma delícia de livro para quem é fã de sci-fi!
Apesar de ser um livro escrito em 1953, salvo pequenos detalhes, envelheceu muito bem. Muito envolvente e surpreendente, até quando pensava que não tinha mais novidades para oferecer, surprise!
Excelentes reflexões sobre possíveis caminhos evolutivos da humanidade, como efeitos das revoluções tecnológicas, educação científica e cultura da não-violência.

Leitura recomendadíssima!

Poly 31/03/2023

A filosofia por trás das boas distopias
Tão atual que é difícil acreditar que foi escrito na década de 50, a verdade é que me encanta, como os escritores da ficção científica clássica conseguiram escrever universos tão modernos sem dimensionar onde a tecnologia estaria hoje.

A proposta do autor é um universo em meio à guerra fria da corrida aeroespacial, a humanidade recebesse uma visita extraterrestre.

Esses visitantes não só nos visitam, mas começam de maneira pacífica e gradativa a nos governar resolvendo todas as nossas questões. Acabam com a desigualdade social, nos presenteiam com tecnologia avançada ?

Em um mundo onde todas essas questões estivessem resolvidas o autor vai propor reflexões: e agora o que a humanidade tem pra fazer? Quais são os interesses por trás desses benfeitores?

Dividido em três partes, através de três grandes saltos temporais o autor busca responder nos deixando grandes perguntas e reflexões. Como os saltos temporais são bem grandes, não dá pra se apegar a personagens, mas ainda sim a caminhada vale muito a pena!