O fim da infância

Arthur C. Clarke

Resenhas - O Fim da Infância

Natan M. 05/09/2021

Muito impactante.
Nunca passou pela minha cabeça que o final seria daquele jeito. A história me deixou em crise existêncial e, por isso, não consigo fazer resenha decente. No próximo ano, eu leio de novo.

Victor.Asaphe 09/09/2021

Gostei bastante, mas...
Me trouxe muitas reflexões sobre como o ser humano facilmente se deixa dominar por alguém dito superior a ele, além de outras questões como o limite da razão, a coexistência de razão e emoção, entre outras coisas. Contudo, achei o final meio confuso, não entendi muito bem. Vale a releitura, mas só Deus dirá se a farei. Gostei devido as reflexões, plot twists e clímax.

lucasandrade 11/03/2020

Frustrante
Comecei o livro com boas espectativas, nada parecido com independence day, mas algo até melhor. A primeira parte aumentou minhas espectativas, mas as partes 2 e 3 foram o declínio das espectativas, assim como o final do livro.

Manu 09/04/2021

Me prendeu até o final pela curiosidade de saber até que proporções iria chegar.
Achei diferente porque a história possui intervalos de tempos bem interessantes e não foca em só um personagem (creio que nem há um personagem principal para a história toda). Os plots se desenvolvem bem, e não chegam a ser inesperados pois apresenta lógica em meio a narrativa.
Em relação a escrita, não me agradou muito, em alguns capítulos a troca de perspectiva acontece de um parágrafo para o outro e é muito brusca, fez com que eu me perdesse nos acontecimentos.
Agora a história é GENIAL, achei muito massa a forma como foi retratado o estudo e conhecimento ao longo dos anos, as mudanças na vida dos humanos, e principalmente a visão dos humanos para com os senhores supremos e vice-versa.

Moisés 08/04/2021

No mínimo decepcionante
Eu fui pra esse livro com muito hype, e pelo que eu já tinha ouvido falar dele eu tava esperando uma coisa completamente diferente do que ele é, então eu fiquei meio frustrado no decorrer da leitura por causa das minhas expectativas.

Eu comecei simplesmente amando o livro, achei q seria um favorito, mas quando começou a segunda parte cada vez menos eu ia me importando com a história, vi muita gente falando que refletiu muito com esse livro, eu n consegui, tiveram algumas coisas que eu achei legal e me fizeram pensar um pouco, principalmente no final, porém não foi nada que me fizesse amaar o livro. Chegou um ponto que a leitura tava cansativa e desgastante já e eu não conseguia me importar com nada, não foi das melhores experiências de leitura mas ainda tenho vontade de ler algo mais do autor.
Brenda 09/04/2021minha estante
Discordo de tudo

Brenda 09/04/2021minha estante
Senhoras e senhores este é o circo do horrores

Moisés 10/04/2021minha estante
Tisque tisque, boa sorte mês q vem

Brenda 10/04/2021minha estante
Amém

hércules 24/05/2023

Alienígenas tediosos
Eu não costumo sentir tédio lendo livros, e isso acontece mais quando não consigo me apegar aos personagens de uma história, e foi o que aconteceu com O fim da Infância.
Baseada em um futuro distópico em que a humanidade se vê colonizada por uma espécie alienígena, Arthur traça sua narrativa de forma, no mínimo, inusitada.
O tempo é algo bastante relativo aqui; o livro tenta abarcar várias gerações, mas não constrói muitos personagens interessantes em nenhuma delas. Aqui não temos cenas realmente impactantes, e mesmo aquelas que são fundamentais para a história não conseguiram arrancar um suspiro meu.
A grande genialidade por trás dessa história é a forma como o autor conseguiu sair de um conto nada promissor para uma história de ficção científica realmente interessante e embasada, principalmente se considerarmos a época em que foi escrita. Mas aquela emoção, aquela ação que tanto esperamos mal vem. Uma história muito bem escrita e esquematizada mas que, incrivelmente, pecou em pontos extremamente básicos.
Blendon Moreira 27/05/2023minha estante
Senti a mesma coisa lendo esse, Hércules :/
Não à toa que levei uns 2 meses pra terminar de ler. Olhava pra ele e já pensava: Zzz haha

hércules 28/05/2023minha estante
nossa e olha que ele não tem nem 300 páginas huahauh a troca de personagem principal foi oq mais pegou, tava gostando do secretário da ONU ai do nada passa cinquenta anos ?

Blendon Moreira 28/05/2023minha estante
Sim!! E algumas partes são bem paradas no meio. Acho que comecei pelo livro errado do Arthur C. Clarke (mas já já vou dar outra chance ??)

jusoaresm 15/11/2021

Maçante
Levando em consideração que a categoria do livro é ficção científica, e eu só tinha lido um livro do gênero, achei a leitura maçante, com detalhes em excesso, que alongavam de forma desnecessária a história num geral, me desanimou em continuar com a leitura, mas estava curiosa para saber o mistério final.

Priscila 07/01/2021

Ficção científica da melhor qualidade. O livro prende a atenção do leitor e desenvolve bem suas ideias, apesar de não construir muito bem os personagens.

Revela um ótimo ponto de vista ficcional envolvendo paranormalidade, ciência e evolução da humanidade.

**Quotes**

"A ciência pode destruir a religião ignorando- a, tanto quanto refutando suas doutrinas."

"...as crenças de um homem eram uma questão privada, desde que não interferissem na liberdade dos outros."

"A Utopia, por fim, estava aqui; a atração do novo não havia sido, ainda, assaltada pelo inimigo supremo de todas as Utopias: o tédio."

"Nenhuma Utopia jamais poderá dar satisfação a todo mundo, o tempo todo. À medida que suas condições materiais melhoram, os homens aumentam suas expectativas e vão ficando descontentes com os poderes e posses que, antes, pareciam estar além de seus sonhos mais loucos. E, mesmo quando o mundo exterior lhes tiver concedido tudo o que é possível, ainda permanecem as inquirições da mente e os anseios do coração."

"Nenhuma pessoa inteligente se incomoda com o inevitável."

caio.cidrini 10/06/2023

Uma ficção científica transcendental
O primeiro ponto que me chama atenção é a inversão de expectativa em relação aos alienígenas do livro. Diferente de muitas obras de ficção científica como A Guerra dos mundos, Duna e Star Wars, os extraterrestres não são beligerantes e nem as mazelas da colonização estão em cheque. Aqui, é uma espécie de alien cordial que apesar de sobrepujar leva o ser humano ao seu apogeu longe de guerras e destruição. Há críticas ao militarismo e egoísmo humano, mas o ponto central do livro é transcendental. Ao superar desavenças, miséria, fome, ignorância e outras questões que basicamente são a luta pela sobrevivência, a humanidade vive sua consciência plena. Acredito que Clarke estava inspirado pelas sementes da Nova Era e seu esoterismo que germinariam nos anos 60 e 70, visto que o livro é de 1953.

Contudo, o que mais gostei foi a estrutura não convencional do livro. O autor abre mão de um romance tradicional com protagonistas e o desenvolvimento deles. A obra é composta por três partes com histórias e figuras diferentes, além de saltos temporais significativos que montam um quebra-cabeça da presença extraterrestre e da Terra ao longo dos anos. É como se a personagem principal fosse a própria humanidade. E isso de maneira nenhuma dificulta ou torna a leitura ingênua ou atravancada. A narrativa é fluída num ritmo ideal. Portanto, não espere apego a nenhum personagem uma vez que quase não há profundidade neles e observe sempre o retrato panorâmico da história. Além disso, o suspense/referência ao visual dos alienígenas é uma baita sacada!

Pedro.Pereira 29/01/2021

Não possuo palavras para descrever-lo em sua totalidade.
Um livro que a cada página que se passa mais se quer continuar lendo, a escrita de Arthur C. Clarke foi uma das melhores experiências que eu tive como leitor, fluida, instigante, inteligente.
A escrita possui um ritmo incrível para a história que se propõem entregando pontos de apenas deixar o leitor cada vez mais curioso.
Xabriel 17/03/2021minha estante
Parabéns! É muito bom terminar um livro.
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Andressa S. 16/05/2021

Quem tem Kindle Unlimeted sabe o drama que é garimpar um livro decente na plataforma. Amazon, me ajuda a te ajudar! Na minha busca mensal por livros que façam jus aos R$ 19,90 que deixam a Amazon cada vez mais rica e eu cada vez mais pobre, encontrei um Clássico da Ficção Cientifica que encantou gerações... Maaaaaaaaaaaaaas, vamos com calma!

?O fim da Infancia? é um livro que bombou nos ig?s literários nas ultimas semanas, basta uma pequena pesquisa no seu insta para ver que pelo menos 30% dos seus amigos consumiram esse conteúdo no ultimo mês. Ficção cientifica não é um gênero que eu leio com frequência, mas me deu vontade de ler sobre uns ETs, com licença!

Confesso que o inicio do livro foi difícil, a pressão para ser ?Cult? é insuportável e sinceramente gente, quantos clássicos são de fato bons? Nem sempre um queijo velho é gostoso, tem gente que tem intolerância a lactose. Fugindo da temática do livro acho importante os leitores entenderem de uma vez por todas que leitura não tem regra! Não existe um manual do que é bom e excepcional, as vezes o que é mágico para uma pessoa é insuportável e incoerente para outra. Então parem de encher o saco alheio, se você ama clássicos: Parabéns! Se você gosta de livros contemporâneos: Parabéns também! Ler é uma expressão pessoal e sua predileção por gêneros é PESSOAL, então seja feliz e respeite o outro.

bianoog 27/07/2020

Foi um pouco confuso em alguns momentos, mas trata-se uma ficção científica que te prende do início ao fim. Proporciona algumas reflexões acerca do que o mundo (e universo) guarda e nos oferece ao longo da nossa existência. Vale a leitura!

Doug 01/06/2021

Não sei o que achei do livro.
Leitura bem fluída porém tem termos difícil. O livro tem momentos legais porém tem momentos difícil que fala muito de política, Na minha opinião livro vale pena.
Laryssa.Rabelo 01/06/2021minha estante
Também senti isso, ao mesmo tempo que achei que estava entendendo, eu já não conseguia entender nada

Doug 01/06/2021minha estante
E verdade vc entendeu o final ?

Laryssa.Rabelo 01/06/2021minha estante
Sendo sincera, hoje já nem me lembro muito bem do final, na época fiquei tentando pensar onde o livro queria chegar e pra mim ainda é um incógnita. Rs

Doug 01/06/2021minha estante
Valeu obrigado