Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Nathalia Polito 21/05/2023

Eu gostei mais de prisioneiras
É um livro que realmente te tira da zona de conforto, mostra ao leitor um ambiente não conhecido por muitos, cheio de dor, descaso e esquecimento. Drauzio nos faz conhecer diversos detentos, seus crimes e não obstante, nos traz um pouco de humanidade em cada um deles ( mas eu gostei mais de prisioneiras )

Nauã 03/05/2023

Lê-lo é o maior barato
Narrativa interessante e entusiasmada do dr. Drauzio Varella. Acredito que ela tenha se divertido muito na construção do livro, porque lê-lo é também o maior barato. O doutor acertou em cheio: informa, conscientiza, emociona e nos prende do começo ao fim.

Christiane.Leite 02/05/2023

O livro Estação Carandiru de Drauzio Varella é uma obra poderosa que retrata a realidade vivida pelos detentos e funcionários do maior presídio da América Latina, o Carandiru. O livro é habilmente escrito, com uma narrativa envolvente e personagens complexos. O autor capta a natureza humana em um ambiente brutal e desumano. A mensagem principal do livro é a necessidade de mudar a forma como lidamos com a questão da justiça criminal no Brasil e Varella conseguiu transmitir essa mensagem de forma convincente. Algumas seções são um muito descritivas, mas a falta de conclusão para alguns dos personagens e acontecimentos pode deixar o leitor um pouco insatisfeito. No geral, Estação Carandiru é uma leitura essencial e emocionante que deve ser lida por todos que desejam uma compreensão mais profunda da situação da justiça criminal no Brasil.

Elani Araújo 01/05/2023

Forte mas muito fácil de ler
A leitura é fluida, Drauzio consegue nos transportar para o Carandiru, mostrando todas as agruras, mas sem nos fazer criar empatia, sem nos dizer se é certo ou errado. Apenas escreveu o que viu e ouviu.

Caroline1385 01/05/2023

Bem imersivo!
O livro em si é muito bem escrito, apesar de conter quase 300 páginas eu li bem rapidamente, é bem imersivo, me imaginei naquele lugar enquanto estava lendo e realmente viver naquilo devia ser de fato viver no inferno, o final foi bem forte e achei que retrata muito bem a história do massacre.

_BeaMarin_ 27/04/2023

Esse livro tem o seu lugarzinho nos meus favoritos.
Drauzio escreve uma leitura fácil, sem aquelas coisas de palavras técnicas onde somente quem é da área ou que tem ao menos um entendimento de palavras técnicas podem ler.
acessível e imersivo em um universo que muitas pessoas não conhecem.
vale muito a pena a leitura.

Irisinha 25/04/2023

É incrível como o Dráuzio Varella escreve bem.

A coisa que mais gostei no livro foi o autor sempre relembrar quem eram os personagens, então a cada nova história que se tinha participação de algum personagem anterior era lembrado quem era ele.

As histórias são profundas e causa um sentimento confuso de raiva e talvez compaixão. Assisti o filme antes e agora estou curiosa para poder ir ao parque e museu Carandiru, para poder saber mais dessa história tão profunda.

mirandasts_ 19/04/2023

Humanamente desumano.
De longe um livro duro, de perto ainda mais. ler os relatos da cadeia, do motivo pelo qual estavam lá, ler os relatos de travestis com vida sofrida e de homens torturados pela polícia nos apresenta uma visão nova sobre o sistema carcerário quando uma grande facção ainda não havia se levantado e, o mais importante, vemos o porquê ela se levantou.

thai 17/04/2023

Universo Carandiru
Mais que qualquer livro de fantasia, a realidade me transporta para locais que nunca imaginei.
Estação carandiru foi uma bela surpresa. Com um súbito desconhecido, ler esse relato escrito por Drauzio Varella foi uma das melhores coisas que poderia ter feito. Diferente dos livros aos quais estou habituada, esse conta um pouco do dia a dia - já acabado - do antigo presídio popularmente conhecido como Carandiru.
Sendo residência para mais de 7 mil presos, esse pedaço de universo teletransporta seus habitantes para outro mundo. Com suas próprias leis, regras e ditos, o Carandiru regia-se quase pelos seus habitantes, o que mostra, até, a falta de apoio policial por conta do baixo investimento.
Drauzio nos encaminha pela sua íntima visão a qual foi apresentado durante os anos em que pôde cooperar com o funcionamento desse ?mini-mundo?. Por pavilhões e pessoas, somos apresentados a universos feitos de carne, osso e luta.

Layanna 16/04/2023

Queria mais e mais?
Sou uma fã confessa do Drauzio.
Tudo, exatamente tudo que ele escreve me encanta e me concentra?

Gosto da forma que ele detalha tudo, recomendo a leitura.

Rayane.Carvalho 06/04/2023

Necessário!
Este livro fugiu totalmente das narrativas dos que costumo ler, já tinha ouvido falar da história em si e do massacre mas a experiência de ler algo que foi de certa forma presenciado por alguém é indescritível.
Sempre me interessei bastante por séries, filmes que descrevem esse cenário do sistema carcerário brasileiro, pois vemos mesmo de fora que é algo mal desenvolvido e mal projetado. Mas nesta história as sensações são até assustadoras.
Drauzio soube trazer detalhadamente e de uma forma muito didática todo aquele ambiente!

joania 05/04/2023

Estação Carandiru: O ser humano é descartável no Brasil.
Em Estação Carandiru, o autor Drauzio Varella relata, de forma impessoal e com uma linguagem simples, sua experiência como médico voluntário na Casa de Detenção de São Paulo, apresentando o sistema e as histórias das pessoas que o vivem diariamente por de trás das celas.

É difícil escrever uma resenha que faça juz ao que eu senti lendo esse livro. Ler Carandiru foi adentrar em um outro mundo, completamente diferente do que vivemos por fora dos muros altos. Foi um misto de sentimentos, desde o riso pelos personagens e suas histórias inusitadas, à tristeza pelos protagonistas, pelas famílias, pela crueldade do crack, da AIDS, do próprio sistema, da vida que eles (sobre)viviam, mas, o que perseverou, foi a revolta.

Não é preciso que o autor imponha sua opinião perante aos fatos narrados, o que ele não faz, apenas a realidade nua e crua já é o bastante para qualquer um entender como o sistema judiciário brasileiro é falho: Na teoria, um local de ressocialização; na realidade, um inferno, na qual é possível notar o processo cruel de desumanização, que chega ao estopim nos momentos finais do livro. É impossível não sentir a mínima empatia, poupando os julgamentos pessoais e tentando enxergar o coletivo: sabemos quem ocupa o sistema prisional brasileiro, infelizmente.

Realizar essa leitura me fez enxergar o mundo com uma visão mais ampla, me fez refletir sobre facetas da minha realidade, da realidade como um todo. Foi um livro denso, apesar de curto, a versão narrativa do que é cantado em "Diário de um detento" dos Racionais MC's, explicitando uma justiça que, parafraseando os já citados, trata o ser humano como descartável. Leitura não somente recomendada, mas acredito que obrigatória.

vitu 03/04/2023

Como dito pelo autor, sobre o massacre do Carandiru existem três versões. A versão narrada pelo autor deixa o leitor atento a cada detalhes do dia a dia dos prisioneiros. Durante a leitura foi possível adentrar em cada cela e pavilhão da prisão.

MarianaR94 03/04/2023

Maravilhoso! Eu amei o livro, a narrativa do Dr. Drauzio é muito envolvente. Muitas passagens tristes e revoltantes.