Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

Tatiane.Moscardi 17/06/2023

Dr. Dráuzio soube conduzir as histórias de uma maneira delicada, teve algumas histórias bem divertidas, outras tristes e um tanto trágicas.

O que passava na minha cabeça era, como o ser humano se adapta a ambientes, por piores que eles sejam.

O massacre então, o Dr. Drauzio soube descrever de uma tal maneira, que pude me sentir dentro do Carandiru naquele momento.

annacsfraccaro 07/06/2023

Estação Carandiru: Reflexões
É uma leitura muito rápida, por mais que seja uma leitura pesada.
Comecei a ler esse livro por indicação de um professor e digo que foi uma grata surpresa.
É um livro para refletir ??que a gente pune o crime, mas não sabemos o motivo que ele ocorre, que o sistema judiciário e carcerário do Brasil não quer achar a motivação do crime, o que importar é punir.
É interessante ver que essa história de polícia e ladrão é muito mais uma invenção, até porque não é porque você é polícia que você é o certo/bonzinho, nem tudo é preto no branco.
Muitas coisas faltam no Brasil, e uma delas é descobrir porque as pessoas cometem crime.
Drauzio foi impecável nesse livro, trouxe outra visão sobre tudo.

mariana 07/06/2023

Tô há um ano pesquisando covid no sistema prisional e sempre foi muito claro como o céu que o sistema carcerário brasileiro é bizarramente falho e a mentalidade brasileira sobre tal é degradante de uma forma assustadora.

esse livro é muito bom para mostrar para os leigos que direitos humanos não são coisa de vagabundo ou gente que defende bandido, mas sim algo necessário para tratar o meio social que TODOS NÓS estamos inseridos.
ótimo ver um médico tão conhecido e respeitado falar sobre isso com tanta propriedade e respeito. deveria ser leitura obrigatória!!! não é profundo como uma ferramenta de estudos sociológicos, antropológicos ou políticos mas com certeza faz você ter uma baita dimensão do que está sendo abordado

Karol 07/06/2023

Necessário
O melhor exemplo de como a leitura amplia horizontes, traz ovas perspectivas e nos engrandece como seres humanos. Cada pessoa tem sua história, seus crimes, suas penas, suas benesses, suas desgraças. Drauzio traz tudo isso de uma forma simples e cativante, mostrando as mazelas, as misérias e as dificuldades que uma história marcada pela criminalidade pode trazer. Leitura necessária.

Anna1782 07/06/2023

Oq eu aprendi com estação carandiru:
- cigarro vicia mais que maconha e crack
- o porquê dos bandidos não simpatizarem com estupradores
- o sistema prisional é falho
- o motivo de existirem visitas íntimas
- crimes são sempre por amor ou dinheiro

Dumalis 06/06/2023

É um sentimento estranho?
?No dia 2 de outubro de 1992, morreram 111 homens no pavilhão Nove, segundo a versão oficial. Os presos afirmam que foram mais de duzentos e cinquenta, contados os que saíram feridos e nunca retornaram. Nos números oficiais não há referência a feridos. Não houve mortes entre os policiais militares.?

Esse livro mexeu com minha mente em vários sentidos, mas principalmente mediante a capacidade do homem de ser cruel? Independente de polícia ou ladrão, esse livro mostra que pra ser cruel só precisa ser gente. Como posso ser feliz em um mundo como esse?

Joyce.Rabello 04/06/2023

Pesado
"-O a situação do país, doutor, ter que pagar para morar na cadeia."

sem sombra de dúvidas o livro mais fora da caixinha que li até então, que o carandiru ficou conhecido pelo massacre isso é óbvio mas as histórias que o drauzio trouxe é de amolecer o coração, como a justiça brasileira faz tudo a torto, como nunca chegam no ponto x do que levou cada um ali a cometer o crime que o condenou, é um livro que te leva a refletir todo o conhecimento que você tem sobre a polícia e o sistema carcerário, infelizmente, 31 anos depois e nada foi mudado.

cafeína_ebórea 03/06/2023

Eu amei esse livro!! É isso, a escrita do Drauzio flui de uma forma incrível e sempre me deixava curiosa com o desenrolar da história. É quase impossível não comparar com o filme, mas, posso dizer que, para mim, ambas as obras são maravilhosas por retratarem a realidade dos presos na Casa de Detenção de São Paulo.

Math 31/05/2023

Carandiru
Fiquei impressionado com a escrita do Drauzio. Sem dúvidas um livro que vale a pena ser lido por todos, fácil leitura e importante mensagem.

Mari 29/05/2023

História do Carandiru
Estação Carandiru é um desses livros atemporais que vai permanecer relevante e atual muitos anos depois, pois as mazelas do Brasil continuam a mesmas. O dr. Drauzio Varela narra histórias que ouviu durante seu tempo de trabalho como médico no Carandiru, sem julgamentos e parcialidade. Não há uma tentativa de justificar as atitudes dos detentos, nem a intenção de vilaniza-los, eles apresentados apenas como pessoas que são tão falhas quanto qualquer outra pessoa.
Me chamou atenção o fato do presídio ter seu próprio código de conduta e ética. Alguns crimes são imperdoáveis até para aqueles que são considerados bandidos violentos.
O que mais gostei foi a oportunidade de ler o início da política de redução de danos no Brasil. Você pode ler relatos sobre estratégias de redução de danos na prática e é interessante.

FabiSaLi 27/05/2023

Necessário
O livro devia ser obrigatório até em vestibulares. Entender realidades que não são a sua, entender o outro por mais que seja um criminoso e entender que todos merecem direitos básicos.
Adorei a leitura, apesar de ser dolorosa às vezes.
Super recomendo

Brunna.Luisa 25/05/2023

Sempre me interessei em livros que falam sobre crime e criminoso, Carandiru me mostrou mais uma faceta desse universo.

Carandiru nos mostra o outro lado, mostra o condenado na cadeia e seu dia a dia.

Confesso que esse livro me tirou algumas risas, me deixou angustiada e surpreendida.

A escrita do Dr. Drauzio é maravilhosa, ele conseguiu passar um pouco do que viveu dentro do presídio de uma forma humana, contando sua vivência e as histórias dos presos

Ana Paula 23/05/2023

Mesmo sabendo da história ainda é doloroso
Saber da história do carandiru não é novidade, essa narrativa já chegou a mim por várias meios, mas esse livro trouxe um olhar diferente sobre a história, o olhar do dr. Drauzio sob aquelas vidas apenas por ser a sua essência, seres humanos, que contém história, passado, familiares, amores, vitórias e derrotas, tudo que lhes poderiam ser de direito por existir, mas que em outros meios viraram apenas números, estáticas de um estado com uma polícia e política genocida.
foi muito interessante conhecer tantas histórias e como elas se cruzavam, como ali dentro daquele confinamento estruturas políticas que independiam das praticadas no resto do país se erguiam e se movimentavam. esse livro é história!!

Orochi Queen 22/05/2023

Não tem resenha suficiente que supere a leitura, apenas leia
Confesso que em muitas histórias deu risada da malandragem e dos acontecimento da cadeia, na página seguinte já estava chorando e na outra com raiva daquelas pessoas, afinal não existem muitos santos na cadeia.

Mas a escrita do Dr. Drauzio passa essa sensação, ele não julga, questiona e também não se ilude, apenas conta essas histórias que mereciam ser contadas.