Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

mayagraciele 22/07/2023

Eu não sabia o que esperar quando comecei a ouvir o audiobook. Eu achei que seria uma história sobre os anos em que o Dr. Drauzio Varella passou trabalhando no Carandiru, mas é muito mais do que isso. No começo do livro somos apresentados as dependências físicas do presídio, suas alas, quem era alocado em qual pavilhão, como era o funcionamento e quem era responsável pelo que. Depois que sabemos como tudo funciona, começamos a ser apresentados aos habitantes do local.
Ver ele narrando as histórias dessas pessoas, você começa a se lembrar que essas pessoas também são seres humanos, que foram parar no sistema carcerário por diversos motivos, mas que eles tem histórias e vidas antes de serem presos. Não senti em nenhum momento que o autor queria passar a impressão que essas pessoas eram vítimas ou inocentes, sempre que uma nova pessoa era apresentada também sabíamos o crime que o levou até ali. É interessante ver que mesmo em um presídio, com a fama de violento como o Carandiru, havia um senso de normalidade, uma rotina. Mas também com momentos de violência e brutalidade. Tudo contado de forma maestral, simples, direta e de fácil compreensão. Ouvir tudo narrado pelo autor, melhorou ainda mais a experiência.

Maria13308 21/07/2023

Leitura de extrema necessidade para não deixar que essa tragédia caia no esquecimento.
A narrativa do Drauzio faz com que você se interesse muito pelas histórias dos personagens.

Kamyyyy 19/07/2023

Eu não tenho palavras para descrever a experiência que eu tive durante a leitura, mas meu deus, que livro!
Capítulos curtos, linguagem simples, uma leitura super fluída, personagens interessantes e carismáticos - mesmo que estejamos nos referindo à criminosos -, ficamos ansiosos para saber a história de vida de cada um e como eles ajudaram a experiência do doutor no tempo dele na Detenção.
Ele consegue ser educativo, engraçado e trágico ao mesmo tempo.
Que livro do c4r4lho!!!!

Gil 17/07/2023

Estação carandiru
O tio Drauzio conta um história visceral. Particularmente, mente acho que deveria ser leitura obrigatória nas escolas.

Magá 17/07/2023

Sem palavras
Um dos melhores livros que eu já li em toda a minha vida. Da cadeira vemos o retrato do Brasil como um todo. Me fascinou a escrita clara dos relatos dos detentos, toda a dor e sofrimento misturados com a linguagem própria de cada entrevistado. Contudo, eu não estava e nem nunca vou estar pronta para a descrição do massacre. É mais do que qualquer sinônimo de crueldade pode expressar e a impunidade de todos os envolvidos me revira o estômago.

Bruna Maria 17/07/2023

Reflexivo
É interessante acompanhar o carinho pelo qual o Drauzio tem por essa parcela marginalizada. Mais interessante ainda é o sentimento conflituoso que ficamos quando nos deparamos com a descrição do crime da pessoa descrito no capítulo. O livro é do jeitinho que eu gosto: fazer pensar e refletir pra além das páginas. Vale a pena demais.

giovannaggardini 11/07/2023

Arrebatador talvez seria uma boa definição. acho que nunca tinha lido algo que retratasse a realidade de uma forma tão crua e direta assim!! a maneira com que o autor conduz as narrativas faz com que seja difícil parar de ler, mesmo que o que esteja sendo descrito seja cruel, repugnante. não sei como demorei tanto para ler!! começando o segundo da trilogia desde já.

Fernanda808 09/07/2023

Drauzio é o melhor humano do mundo
Boa demais essa faceta de escritor do Dr. Drauzio Varella. Não sabia que ele tinha sido médico voluntário do sistema carcerário, bonito ler como ele tratava os detentos de uma forma humanizada, diferente de muitos PMs. É engraçado ver que por mais bagunçado que a prisão seja, ela ainda tem suas regras. Adorei conhecer a histórias de alguns dos prisioneiros e agora sempre que eu pegar a linha Jardim Miriam vou ficar me perguntando se as pessoas ali estão traficando cocaína.

Lenon 04/07/2023

Apenas relatos.
Um bom livro,leitura tranquila. Mas se frusta quem busca nesse livro uma reflexão por parte do autor a respeito do casarão e seus bastidores. O conteúdo do livro é 100% composto por história contadas pelo Dr. Drauzio Varela a respeito dos presidiários, isso e nada mais. É claro que em alguns casos você faz reflexões, mas são reflexões baseadas nas histórias, não reflexões baseadas nas reflexões do autor.
O livro é legal, leitura fácil. Recomendo para quem tem curiosidade de saber alguns contos dos presídios e presidiários e para quem gosta do tema.

Lucas 03/07/2023

Começo é meio lento , pois tem um teor mais explicativo sobre os pavilhões. De resto, o livro flui bem e , acima de tudo, é um livro necessário para entender como funciona a sociedade brasileira.

Eduarda.Segatti 30/06/2023

Um fofinho
Meu deus como o drauzio é um fofinho, meu deus top1 pessoas do mundo vejo como figura paterna. O livro é muito legal, porém é meio pesado...

brunatwt 29/06/2023

Cada página é surreal de tão envolvente, cru e extremamente envolvente. Uma leitura necessária e importante para todos.

paulinasouzal 24/06/2023

Real e forte!
A narrativa de Drauzio te faz ficar viciado na história contada e com vontade de devorar o livro de uma só vez? mas, como um livro forte que é, não consegui e não aconselho lê-lo numa sentada só. tratando-se de uma narrativa real, Drauzio em nenhum momento romantiza a vida na cadeia ou dos detentos com quem compartilhou histórias durante sua estadia voluntária no Carandiru.

Os acontecimentos narrados chocam por mostrar a verdade nua e crua vivenciada por grande parte dos brasileiros, em especial aqueles vindos de periferias e pobres. uma vida traiçoeira, sem amizades, sem confiança e sem perspectiva de futuro, Drauzio mostra, através de relatos contados pelos próprios detentos, que a vida bandida é sem futuro.

O trecho final, em que se cita o Salmo 91, após o relato do massacre de 92, por um dos detentos,
me fez ficar pensativa.

Todos deveriam ler este livro ao menos uma vez na vida!

Isabely.Terra 21/06/2023

Um relato de impacto
Estação Carandiru é uma experiência que te leva a diversos sentimentos. Dr Drauzio nos leva, como leitores, a uma visão intimista, humana e sincera de como era a vida dentro de, o que era, o maior presídio da América Latina. Desde descrições e explicações sobre os pavilhões e sobre as divisões internas, o livro vai caminhando cada vez mais internamente dentro daquele sistema, vai aos poucos te tirando da cegueira e ganhando espaço, no mesmo ritmo que o autor foi ganhando a confiança dos internos.

É um livro que te coloca em um dilema moral constantemente. Enquanto você lê você pensa e reflete incessantemente sobre tudo o que é relatado sobre crimes e delitos. Ao mesmo tempo em que se depara com uma constante de destrato do sistema para/com aquelas pessoas, que apesar de delatores ainda são pessoas. E, a partir da voz de Drauzio Varella, são mostradas histórias humanas, histórias reais e vividas. É, definitivamente, um grande exercício de empatia.

Quanto ao ritmo, ele te pega e te envolve. A cada detalhe e relato me senti mais interessada em continuar lendo, em saber mais sobre o que leva pessoas a entrarem nessa teia e como elas, naquela posição, veem o sistema do qual fazem mais parte que qualquer um de nós. É um livro que te causa dúvidas e curiosidades, daquelas que, provavelmente, vão ficar remoendo pra sempre, porque são respostas que ninguém de fora poderia proferir.

Dr Drauzio fez um trabalho belíssimo. Escrever sobre presídios não é fácil. Ainda mais um com a bagagem do Carandiru, é necessário se ter um tato e uma voz para que se conte aquelas histórias. A parte final do livro, que são os capítulos sobre o massacre, são inquietantes, te colocam em uma posição de agonia enquanto se vai acompanhando o que foi confidenciado ou doutor.

Em suma, é um belo livro reportagem. Que é crucial para qualquer um que deseje uma visão intimista sobre aquela época naquele lugar. Sobretudo, é para ler sobre pessoas, e para pensar sobre pessoas.

mcaja 19/06/2023

Cativante
Recomendo que leiam com a mente aberta. Como diz o dr Drauzio, a sociedade já tem juízes para julgar. Li depois de assistir e ouvir inúmeros conteúdos sobre o Carandiru e senti que o livro foi bem retratado no filme. O jeito que o dr escreve e conta as histórias é muito cativante. Da pra ter uma noção de como era o sistema carcerário no Brasil.