Estação Carandiru

Estação Carandiru Drauzio Varella

Resenhas - Estação Carandiru

BeatrizViana0 09/09/2023

Reflexivo!
A sensibilidade que Dr Drauzio Varella usa ao narrar os fatos e cada personagem, é surreal. Procura ajudar como pode, indiferente dos crimes crimes em questão. Exerce o verdadeiro amor a profissão.

Giovanna.Catharina 06/09/2023

Maravilhoso
Adorei a maneira que o autor escreveu o livro, deve momentos em que eu ri lendo o livro e também fiquei triste pela situação dos presos. As histórias são sensacionais, não vejo a hora de ler o restante dos livro do assunto do Dr Drauzio.

site: #brasileiro #presos #sociologia #cadeia #DrauzioVarella #recomendado

Ana 03/09/2023

Estação Carandiru
Leitura muito enriquecedora e chocante.

Dr Drauzio Varella descreve, de uma forma humanizada, o cotidiano dos detentos no presídio Carandiru e também suas histórias.
Infelizmente, a realidade é dura e a leitura é de uma forma reflexiva e muito triste.

gabe 31/08/2023

De forma imparcial, Dr. Drauzio humaniza e nos mostra que a prisão é destino não só como consequência de decisões erradas mas também (e muitas vezes) destino de uma vida onde as escolhas eram poucas e as oportunidades inexistentes.
Com um relato visceral e emocionante vamos conhecendo as vidas, rostos e trajetórias e conseguimos sentir solidão, dó, raiva, medo. Desde o massacre de 1992 até a demolição em 2002, a cada página virada deixa claro que ninguém passa ileso pelo Carandiru.
Estação Carandiru é mais que um livro, é um lembrete de como sistema prisional é falho com toda a sociedade e que mesmo sem um estado atuante, a própria sociedade se organiza com hierarquias, líderes, regras de conduta. É um bom livro para quem vê a situação pelos dois extremos: a romantização da criminalidade e a desumanização do indivíduo criminoso.

Andreza 29/08/2023

Um retrato muito humano
Sou muito fã do trabalho do Dr. Drauzio ! Sempre que estive por SP e passava pela estação carandiru eu me perguntava sobre o que tinha acontecido lá, sempre tive curiosidade por saber um pouco da história das pessoas que estavam lá dentro. É muito fácil nós diminuirmos a história das pessoas que são marginalizadas e juntá-las em uma categoria que não leva em consideração tudo o que deixou de acontecer ou aconteceu antes do período no qual elas estavam lá, depois que chegaram são apenas os detentos, nem nome mais eles tem.
O relato de Drauzio humaniza, também faz pensar nos pequenos trechos das histórias contadas. É um livro muito visceral e emocionante, tinha vontade de ler há muito tempo, fico feliz que finalmente tive a oportunidade!

Heloyse 27/08/2023

Sensacional
O Dráuzio tem uma narrativa incrível. Sem defender, mas sem julgar, ele apenas conta como foi seu trabalho no Carandiru, e sobre as pessoas que conheceu lá.
Uma pessoa muito sensata e de uma sensibilidade enorme, Dráuzio é demais. Não imaginava que ia gostar tanto da escrita dele.

Izabela 27/08/2023

Um retrato do passado, que infelizmente, reflete o presente
Estação Carandiru não é somente um livro, mas também um marco brasileiro, um lembrete de como o sistema prisional falha, não só com aqueles que se encontram em situação de cárcere, mas com toda a sociedade, impedindo a ressocialização e incentivando a egressão dos sujeitos que por lá passaram.

Mesmo buscando a imparcialidade, Dr Drauzio consegue mostrar como a prisão, na maioria dos casos, é a consequência não somente de erros, mas sim de um passado onde as escolhas eram poucas e as oportunidades nulas.

Na história de cada pessoa do Carandiru, entoada por Drauzio, o coração aperta e assim como o médico, vamos nos sentido mais próximos dos encarcerados. E é após a criação desse vinculo, no final, quando tudo acontece, que a gente consegue entender o porque o massacre que aconteceu em 1992 precisa ser lembrado, já que em pleno 2023 continuamos com o mesmo sistema onde a preocupação é punir e não reeducar.

Ana 25/08/2023

"Não houve mortes entre os policiais militares"
Livro de se arrepiar do começo ao fim. Já conhecia a história do Carandiru, mas foi a primeira vez que li a história de cada um. Vi como são conhecidos, suas famílias, seus crimes, seus arrependimentos. É um livro extremamente forte.

Julianne.Santiago 24/08/2023

Ninguém passa ileso pelo Carandiru
Eu não vi o massacre de 92, era muito pequena, mas é como se eu tivesse visto. De 92 até 2002, quando o Carandiru foi desativado, era corriqueiro vermos reportagens sobre a maior casa de detenção do país. Para quem cresceu em São Paulo na década de 90, como eu, o Carandiru sempre foi assunto durante os jornais, entre os vizinhos, nas escolas e revistas. Ninguém em SP passou ileso ao Carandiru.

À vista era uma cena de solidão, dó, raiva e medo. Se olhássemos para cima, conseguíamos ver as pernas penduradas nas janelas. Na rua, principalmente nos fins de semana, sempre havia uma grande fila de mulheres e crianças, com muitas sacolas, e dor nos olhares.

Lembro como se fosse hoje o dia da demolição. Estava eu, ainda criança, sentada à frente da TV, esperando o momento em que tudo aquilo viraria poeira. A casa de detenção pode ter virado pó, mas quem viu ou viveu aquilo, não há demolição que apague da memória.

Drauzio Varella, com certeza é um dos homens mais corajosos que já vi. Muita gente não trabalharia no Carandiru nem se pagassem muitoooo dinheiro, e o cara foi lá como voluntário, ganhou o respeito de todos, fez seu trabalho e escreveu esse livro como realização de uma longa e difícil trajetória.

Tenho certeza que não foi fácil para ele, e com certeza ele não saiu de lá o mesmo que entrou, mas quero acreditar que ele saiu melhor. Melhor profissional, melhor homem, melhor humano.

Nouzaíra 24/08/2023

É um relato chocante da realidade de homens atrás das grades, são muitas histórias que até ler não tinha ideia. Vale a pena a leitura.

larissa 23/08/2023

Forte e ótimo de ler
Gostei muito desse livro. Sempre tive o interesse de saber mais sobre o Carandiru, e o Drauzio escreveu sobre ele com maestria.
A maneira que o Dr. traz os relatos te faz se sentir dentro da Cada de Detenção. Em muitos momentos, os relatos são fortes, em outros, são repugnantes e um pouco nojentos, aqueles de revirar o estômago.
O que gosto desse livro é que mostrou como os detentos possuem uma vida (as vezes não é a melhor de todas, mas não cabe a nós julgar, como o Doutor mesmo falou, existem juízos preparados para isso), e o motivo de cada um chegar lá.
Teve pontos que achei muito curiosos, como por exemplo, a organização dos pavilhões e quantidade de presos em cada um, e o sistema da Casa de Detenção, que é complexo, como uma cidade mesmo, cada um tem sua tarefa e, aqueles que não tem, devem respeitar o funcionamento do local.
É claro, o livro traz nos últimos capítulos, o massacre do Carandiru. O Dr. aborda em poucas páginas o fatídico dia, mas, apesar de breve, é extremamente pesado e revoltante.
Por fim, realmente indico esse livro, é bom de ler, a escrita é fácil e as histórias são importantes.

Bianca221 22/08/2023

Primeiro livro que li do Dr Drauzio, conhecia pouco sobre o Carandiru, achei pesadíssimo o livro, sem romantizar o sofrimento da cadeia, o sofrimento das famílias, livro de muita verdade?

Ari 22/08/2023

Sensacional!
Assisti primeiro ao filme e agora terminei o livro. Incrível a sensibilidade do Drauzio sobre esse assunto tão delicado, que querendo ou não, nos faz observar com outros olhos (longe de qualquer viés político).

Luiza144 19/08/2023

Acho que é um livro muito necessário pra refletirmos sobre a sociedade e a forma que, mesmo sem um estado atuante, a própria sociedade se organiza com líderes, hierarquia e tal. É o que aconteceu no Carandiru, em outros presídios e favelas do país. É um bom livro pra quem vê a situação pelos dois extremos: a romantização da criminalidade e a desumanização do indivíduo criminoso.

Infelizmente, choca e entristece saber que as coisas passadas nesse livro são fatos reais. Porém, não deixa de ser a realidade dos dias atuais. No mais, recomendo o livro pra quem tem estômago e mesmo pra quem não tem, pois é necessário. O Dr fez um ótimo trabalho e me impressiona suas habilidades como escritor, além de médico. Nota 5 pra essa obra.

Fernanda.Mancini 16/08/2023

?Só podem contar o que se passou daí em diante, como diz o dr. Pedrosa: - A PM, os presos e Deus. Ouvi apenas os presos.?.
Termino esse livro querendo ser amiga do Dr. Drauzio pra ouvir mais histórias. Muito bom livro.