Emperor Of Thorns

Emperor Of Thorns Mark Lawrence

Resenhas - Emperor of Thorns

Fran 18/01/2024

Acredito que o grande problema do livro foi tratar muito do passado, pouco dando atenção aos acontecimentos do presente. Não diria que foi algo desnecessário, já que o passado realmente acabou trazendo pontos significativos para a história, mas me parece que alguns deles poderiam ter ficado no livro anterior, distribuindo os fatos de maneira mais consistente e dando mais espaço para mostrar o agora.

Talvez graças a isso, vários pontos que pareciam importantes para a trilogia acabaram insuficientemente desenvolvidos e até meio esquecidos. Entre eles, fica o destaque para a trama do Rei Morto, uma grande decepção e com um plot twist que não surpreende em nada. Mais uma vez, algo que poderia ter sido melhor trabalhado anteriormente.

A história termina com uma sensação de vazio, e não existe muito mais a dizer.

Sammy 21/09/2023

Nossa...
Pois é, nossa porque eu realmente não sabia o que esperar dessa livro.
Toda essa série foi me envolvendo aos poucos que agora que terminei, queria mais.
Jorg se mostrou mais maduro, mais inteligente e mais esperto.
Tomando decisões que seu futuro pedia e como pedia.
Ele termina essa série provando para si próprio que mereceu o lugar onde chegou.

Sophia Sophia ;) 13/06/2023

Runho
Essa trilogia foi exatamente o que eu imaginava que seria: desagradável. Maravilhosa perda de tempo.

Carolina1869 30/04/2023

O amadurecimento do personagem de Lawrence
Neste segundo volume da Trilogia dos Espinhos, Jorg toma o castelo que tanto desejou governar, mas o ambicioso sanguinário assassino não pretende parar por aí. Agora como um jovem de 18 anos tem à porta de seu palácio um exército prestes à atacá-lo no dia de seu casamento com Miana.

Quando você sai do volume anterior (Prince of Thorns), pode ser que não tenha se apaixonado completamente pelo personagem, mas a história te faz querer ir para o próximo, onde ele realmente vai te cativar e ganhar com força. A trama do livro acontece em duas linhas temporais, uma logo após Jorg ter saído da peregrinação e outra, 4 anos depois de sua conquista que é o dia do seu casamento. O livro se desenvolve na verdade em MUITO POUCO tempo.

Além disso, existem algumas partes no livro do diário de Katherine, e nos apresenta uma perspectiva diferente da quantidade de informações que o personagem nos trás. Algumas informações só se desenrolam no fim do livro, outras logo que são colocadas em pauta, mas tudo isso vai tecendo uma trama que te faz com certeza desejar o último livro (e se desesperar um pouco, por que só tem mais um).

Recomendação: leitura para maiores de 18 anos.

Mike Wazowki 23/04/2023

Emperador?. Mas será
No final parece q não vai fechar a conta
Muita coisa pra acontecer
Por que sua jornada até lá é bem contrária
A história volta antes dos acontecimentos do segundo livro se entrelaçando q da até vontade de pegar e ler os dois ao mesmo tempo
Mas ele acaba
Épico

Pavani 22/04/2023

Enfim, chegamos a conclusão da trilogia dos Espinhos, e foi uma jornada complicada tanto para Jorg quanto para o leitor.

Pensei em abandonar a leitura após o primeiro livro, mas acabei cedendo e persisti, ainda bem.

Apesar do teor ser pesado relacionado as atitudes dos personagens, acredito que com o tempo "relevamos" algumas situações para ver qual o rumo da história.

Terceiro livro tem algumas situações Deus Ex Machina, conclusão foi meio fraquinha, mas para quem tem curiosidade de ler uma dark fantasy, tem tudo aqui, acredito que não se arrependerá.

Bruninha 08/04/2023

Emperor of Thorns
"Emperor of Thorns" é o terceiro e último livro da trilogia "The Broken Empire" escrita por Mark Lawrence. A história é ambientada em um mundo pós-apocalíptico, onde o império é composto por uma série de reinos em conflito, e segue o personagem principal, Jorg Ancrath, em sua busca pelo poder supremo.

O livro começa com Jorg se preparando para o Congresso para que haja a possibilidade de um imperador ser votado (é o trigésimo terceiro, então as pessoas não têm muita esperança). O Rei Morto também está a caminho. Tem também os flashbacks, que são a base da série, dessa vez mostrando o que aconteceu depois que Jorg visitou as terras do avô, e eles nos trazem até os dias atuais, e você também pega parte da história do ponto de vista da Chella, que foi muito interessante. A história foi excelentemente escrita e foi fantástico ver três livros dignos de história se unirem nos capítulos finais. Tudo acaba muito bem. O final não foi o que eu esperava, apesar de ter uma noção de quem era o Rei Morto.

A escrita de Mark Lawrence é fascinante. Ele tem esse jeito de te envolver na trama com personagens interessantes, mesmo quando todos são horríveis. Fiquei viciada nessa série como um todo. Foi fácil de ler e muito envolvente. Houve partes em que eu não queria largar o livro, mas quando chegou aos capítulos finais, não queria que terminasse.

No geral, acho a série The Broken Empire excelente. É uma série de fantasia bem escrita com um protagonista principal atraente, mas totalmente horrível. Foi revigorante ler uma série com um personagem principal que era um completo anti-herói e, em qualquer outra história, provavelmente seria o vilão principal. Se você quiser tentar algo um pouco diferente, não posso recomendar esta série o suficiente. É perfeito? Não, mas nada é. Vale a pena ler? Sim. Certamente é e estou ansiosa para ler as outras séries de Lawrence, porque tenho a sensação de que elas serão igualmente boas.

O final é particularmente emocionante, e Lawrence consegue amarrar todas as pontas soltas da trilogia de uma forma satisfatória e surpreendente. Além disso, o livro aborda temas profundos, como a natureza da redenção, a ética da liderança e as consequências do poder.

No geral, "Emperor of Thorns" é um excelente livro, que combina ação, intriga e profundidade emocional em uma trama bem elaborada. Se você gosta de fantasia épica, com uma boa dose de violência e humor negro, este livro é uma escolha certeira.

Mariana113 13/02/2023

Trilogia que mais demorei para ler.
Acho que o motivo para ter demorado para ler, foi que toda hora você fica tentando justificar as ações do protagonista. Ações que que do ponto de vista moral, são questionáveis. Mas bem práticas. Entendo pq chamam O Jorg de anti herói.
Livro com frases que te fazem pensar.
Achei algumas partes um poouco confusas, tipo a questão da religião e tal.

Não esperava esse final.

Acertei quem era o Rei Morto.

jane 30/01/2023

Fim
A trilogia é bem legal mas acho que o autor errou a mão nesse final, realmente não gostei, acho que poderia ter sido super ultra melhor mas fazer o que.

Teo 28/01/2023

Um ótimo encerramento
Devo admitir que não gostei nem um pouco de prince of thorns e decidi dar uma segunda chance com o king of thorns que acabou me dando esperanças para essa trilogia já que o achei simplesmente incrível.

Essa segunda chance que dei para a trilogia me trouxe bons frutos. Esse terceiro livro se mostrou no mesmo nível que seu antecessor. Aprofundando ainda mais o protagonista me fazendo gostar bem mais dele ao invés de odiá-lo como foi no primeiro livro e também nos mostrou bem mais desse mundo interessa que é o império como um todo.

Quero dar um adendo que ao contrário do king of thorns ele não tem um clímax estrondoso com uma batalha épica e uma incrível miragem do protagonista, aqui nos tivemos algo mais rapido e pequeno. Muitos veriam isso como um problema, mas acho que com todo o desenvolvimento que o Mark Lawrence colocou para o protagonista no segundo e nesse livro me fez pensar que esse final acabou condizendo mais com o personagem.

Essa trilogia que começou literalmente no ódio e acabou se tornando algo muito prazeroso no final. Acho que muitas pessoas também deveriam dar uma segunda chance para essa trilogia apesar do hate que ela sofre e ler pelo menos até o segundo livro para tirar as suas conclusões.

Felipe Paranhos 08/01/2023

Excelente final de trilogia
Não vou escrever muito para não cometer a gafe de dar spoiler.
Leiam a trilogia toda. Vale muito a pena.
No terceiro livro vc entende melhor o universo e os personagens, numa profundidade e personificação intensa que te faz querer voltar para esse mundo e seus habitantes constantemente.

Lucas Rey 12/12/2022

Parabéns por ter chegado até aqui.
Se você chegou até aqui, meus parabéns, principalmente por não ter deixado o "haterismo", que o brasileiro tem com o autor, te pegar. E com certeza valeu a pena, não é mesmo?

O final da Trilogia dos Espinhos foi, no mínimo, extremamente satisfatório. O final do personagem principal foi, ao mesmo tempo, inteligente/inovador, mas que sabíamos também que não poderia ter sido de outra forma.

O livro me deixou com aquele sentimento de melancolia por tudo que aconteceu desde o Vol.1 até agora. É muito bom quando livros te envolvem dessa maneira. Tem muita coisa insípida por aí, que não te causa nada além de um entretenimento temporário durante a leitura, o que não foi o caso dessa trilogia.

Confesso que eu não sou muito chegado em trilogias ou séries. Sempre preferi ler coisas com começo, meio e fim. Sem precisar me comprometer em continuar lendo aquela história, ainda mais quando falamos de fantasia, pois os livros tendem a ter muitas páginas. Mas foi uma maravilha ter dado a oportunidade de ler a Trilogia do Espinhos. Os três livros são de altíssima qualidade. Muito empolgantes.

Recomendo demais a leitura. E mesmo não sendo fã de trilogias, estou já me preparando para pegar a trilogia do mesmo autor que acontece no mesmo universo: Trilogia da Guerra da Rainha Vermelha.
Gabriel.Marques 16/12/2022minha estante
Eu amei essa trilogia. Acabei o último agora

Gabriel.Marques 16/12/2022minha estante
Pena que a trilogia da Guerra da Rainha Vermelha nao tem o 3º impresso aqui no brasil ?