A Vegetariana

A Vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Graziela 01/04/2024

Estranho
Um livro esquisito, cansativo.
Uma mulher decide deixar de se alimentar de carne, e é recriminada por toda família.
Fala sobre a repressão às mulheres, que não percebem sua falta de liberdade.
Quando a personagem vai contra a ordem geral, não é respeitada e acaba internada numa casa psiquiátrica.
Livro bem cansativo.
Não recomendo!

marxisa 01/04/2024

"do mesmo modo de que sua vida nunca tinha sido sua"
Um livro brutal, condizente com o patriarcado e as suas consequências nas mulheres, que vivendo uma violência diária, acabamos por nos distanciar de nós mesmas, chegando até mesmo a loucura.
O livro por passar 2 dos seus 3 capítulos a partir da visão masculina, deixa tudo mais impactante. Acabei me revoltando mais ainda com a realidade tão dura que é ser vista como um nada, apenas um meio para um fim, uma escrava sem valor, tudo isso já visto na primeira parte.
Senti que o segundo capítulo decaiu a qualidade da obra, mas talvez tenha perdido um ponto importante para toda a trama, talvez a objetificação da mulher? Já que até mesmo diante do homem mais desconstruído, o cunhado olha apenas para a protagonista quando se interessa sexualmente por ela. Mesmo assim, sinto um buraco nessa segunda parte, pior capítulo mas melhor que muitos livros que já li.

gisellyyy 01/04/2024

Complexo, bizarro e incrível
Acho que aqui, o maior erro que alguém pode fazer é tentar encontrar sentido ou procurar explicações lógicas para os acontecimentos. essa história é pra causar desconforto e estranheza, até mesmo a forma como ela é contada é "estranha", sem obedecer regras e meio desorganizada, e acho que combinou. foi uma leitura muito fluida pra mim pois o tema foi me interessando cada vez mais.

o processo de desumanização da Yeonghye. a liberdade em resistir, em não continuar condenada a uma vida humana como a dela. os diferentes pontos de vista mas nunca um da personagem principal. muitos detalhes da cultura e sociedade coreanas sendo apresentados de forma implícita.

eu comecei o livro sem saber o que esperar, e devo admitir que me surpreendeu em muita coisa. no decorrer das páginas muitas informações ficam nas entrelinhas, inclusive algumas críticas sociais. o final do livro me deixou um pouco chateada porque eu esperava algo impactante e não tão simples, embora eu ache que foi coerente com a vibe dele. no geral, eu adorei, foi uma leitura muito interessante e diferente de tudo que li até agora

Gláucia 27/03/2024

Leitura surpreendente e estranha
"A vegetariana" conta a história da jovem Yeonghye, que após ter estranhos sonhos, decide não mais comer carne, o que desperta a preocupação de toda a família. Com uma linguagem fluida e a partir dos pontos de vista do marido, do cunhado e da irmã mais velha, acompanhamos as mudanças da excêntrica protagonista. Além de trazer temas como vegetarianismo, violência e saúde mental, o livro provoca reflexões acerca da complexidade das relações com suas responsabilidades e culpas, a fragilidade da mente humana e sobre ter ou não escolhas, por mais estranhas que elas pareçam, como a própria vida também.

Bianca 25/03/2024

Uma das minha maiores decepções
Eu esperei muito tempo para ler esse livro e tinha altas expectativa para ele, porém todas elas foram frustradas.

O primeiro defeito começa na organização e escrita da autora, onde não a sentido, não existe uma ordem cronológica estipulada, não se sabe se está lendo algo que aconteceu no passado ou no presente.

O livro tenta trazer reflexões, mas todas elas são rasas demais para lembrar.

Um dos pontos principais do livro não foi explicado ( por que os sonhos apareceram), a irmã da protagonista apenas traz especulações sobre esse fato.

No livro existem 3 capitulos com diferentes narradores, o único "bom" foi o 1° narrador, por que ele deixa claro seus pensamentos.

O final me surpreendeu, mas não por conta de um plot twist ou se um final maravilhoso e sim porque acaba como qualquer outra frase, não tem nada que deixe explícito o final.

Lorrainy 23/03/2024

Vegetariana por causa de um sonho...
"A Vegetariana"! Esse livro é uma obra surpreendente da escritora sul-coreana Han Kang. A história é intensa e mexe com a gente de um jeito que é difícil explicar.

Olha, o livro conta a história da Yeong-hye, uma mulher comum que decide se tornar vegetariana de uma hora para outra. Só que essa decisão desencadeia uma série de eventos e conflitos que afetam não só ela, mas também as pessoas ao redor. É uma jornada intensa sobre identidade, desejo, controle e o peso das expectativas sociais.

A narrativa é dividida em três partes, cada uma contada do ponto de vista de um personagem diferente. E isso é demais porque a gente consegue ver como a decisão da Yeong-hye impacta cada um deles de formas bem diferentes.

A escrita da Han Kang é incrível, ela consegue explorar as emoções e os conflitos dos personagens de uma maneira profunda e visceral. E a forma como ela aborda temas como liberdade, repressão e o papel da mulher na sociedade é simplesmente poderosa.

E olha, o livro levanta um monte de questões sobre identidade, violência, loucura e até mesmo arte. A gente fica pensando nas escolhas dos personagens e como elas refletem as pressões sociais e familiares.

Mas ó, não é um livro fácil, não. Ele mexe com a gente de verdade e pode ser meio pesado em alguns momentos. Mas acho que essa é justamente a intenção da autora, sabe? Ela quer que a gente se sinta desconfortável, que questione nossas próprias crenças e valores.

Enfim, "A Vegetariana" é uma leitura impactante que fica na cabeça da gente por um bom tempo depois que terminamos. É desses livros que a gente termina e fica pensando nele por dias. Super recomendo pra quem curte uma leitura profunda e cheia de camadas.

Karolina 22/03/2024

É um livro perturbador, mas profundo e real. Conta a história de uma mulher que começou a ter pesadelos sangrentos e depois disso, adquire repulsa contra carne. Contudo, acho importante dizer que o livro não trata do vegetarianismo em si, mas sim do que ele significa para a protagonista. No decorrer do livro, entendemos que aquela mulher passou por diversos traumas e abusos, o ato de deixar de comer carne e posteriormente, deixar de se alimentar, é uma súplica da personagem, que não aguenta mais viver e clama por liberdade. O fato de que no livro há três perspectivas diferentes e nenhuma é a da personagem principal pode frustrar os leitores, mas para mim simboliza o silenciamento da protagonista em toda a sua vida. É uma obra impressionante, você com certeza irá ficar chocado e tocado.

Andrea170 20/03/2024

Opressão
Leitura ao mesmo tempo estranha e perturbadora. Difícil de digerir. A protagonista é oprimida por todos a sia volta e não comer carne, depois não comer nada, é uma tentativa desesperada de ter autonomia pelo menos sobre o própria corpo num processo de desumanização.

malusguidugli 18/03/2024

Pesado
Achei a proposta do livro bem interessante, mas foi uma leitura muito incômoda pra mim.

São 3 capítulos grandes, cada um sob a perspectiva de um familiar da protagonista, Yeonghye. Nunca temos a visão dela, apenas alguns flashs. Achei interessante, apesar de incômodo, pois mostra como as outras pessoas ditam a vida dela e quem ela é ou deveria ser. As violências que Yeonghye sofre são explícitas e me senti aflita durante toda a leitura.
Apesar de grandes, os capítulos não possuem subdivisões e os tempos se misturam: uma hora estamos lendo o presente e no parágrafo seguinte pode ser algo do passado sendo relatado. Não me lembro de ter lido algo com estrutura semelhante, então me causou um pouco de estranheza.

Não é uma história apenas sobre vegetarianismo/veganismo. Mostra como a mudança de uma mulher em uma sociedade conservadora é vista como absurda e doentia.

kkkkkaren 16/03/2024

Um livro com a psicologia em foco. Acompanhamos a ?desumanização? da personagem, com todos os traços típicos das dificuldades mentais e sociais que ela enfrente. Ter um pai veterano de guerra trouxe sequelas muito profundas na família.

Luana 14/03/2024

Desconfortável, nojento e delirante? mas bom.
Bom porquê me fez sentir cada palavra como se aquilo fosse real, e intenso.
Realmente foi uma leitura intensa. Houveram momentos onde eu não queria mais olhar pro livro para conseguir digerir o que eu tinha acabado de ler, e outros momentos onde eu ficava enojada. O que me fez continuar foi a curiosidade, e a forma como os pensamentos da protagonista foram escritos. É uma história intrigante e curiosa.

Jovana11 12/03/2024

Existe uma vida antes e após ler esse livro.
Cru e angustiante.

É como eu descreveria "A Vegetariana" da autora sul-coreana Han Kang.

A narrativa acompanha a Yeonghye, que para de comer carne devido a sonhos que vem tendo. Porém, apesar da narrativa girar em seu redor, sua trajetória toda é narrada pela perspectiva de familiares e suas respectivas versões dela . Primeiro o marido, depois seu cunhado e então sua irmã.

Na visão do marido ?que para mim foi o ponto alto do livro? podemos ver o começo da mudança de comportamento e a reação dos familiares com essa mudança e diversas vezes podemos ver o descaso da família com suas vontades. É deixado muito claro que todos jogam a culpa de seu definhamento no "vegetarianismo" adotado por Yeonghye, todos aflitos por ela não estar se comportando como a filha e esposa submissa que eles estavam acostumados.

Mesmo que a segunda e a terceira parte tenham me decepcionado, também tiveram seu peso pra eu gostar tanto do livro. A segunda parte causando desconforto pelo tabu e o fetiche e também por mostrando novamente o descaso com os corpos e mentes das mulheres.
Já a terceira parte trás várias reflexões sobre solidão, culpa e papeis na sociedade e, pela primeira vez, uma visão carinhosa sobre a Yeonghye. Sendo reconhecida não como a esposa maçante ou um puro objeto de luxúria, mas um ser vivo e uma pessoa que vale a pena sentir afeto.

Considerações finais.
Não gostei de como tomou o rumo da história, mas achei o livro sensacional. Uma narrativa que mostra uma mulher que se reinventou e se destruiu tentando se desprender do sufocamento. Mostra o peso do patriarcado e uma anulação e repressão bestial.

Bia Miranda 12/03/2024

Desconfortavelmente brilhante
?A vegetariana? com toda certeza não é um livros para todos. É uma leitura indigesta do início ao fim, em que o leitor sente repulsa, nojo, desconforto e um misto de sentimentos a todo momento, ao mesmo tempo que fica preso na história.

A protagonista Yeonghye paradoxalmente não possui protagonismo em nenhum momento, tanto figurativamente no modo de escrita do livro, visto que sua história ao longo dos três capítulos é contata pela visão de outros (seu marido, seu cunhado e sua irmã), quanto na sua própria vida, onde apenas é um objeto na mão de seus parentes: uma filha indesejada, uma esposa por comodidade e uma cunhada objetificada sexualmente

A escrita de Han Kang é tão perspicaz que você se sente imerso na confusão mental dos personagens, assim como nos faz refletir sobre o triste papel da mulher na sociedade asiática

Nayara Moraes 11/03/2024

Cirúrgico.
Que livro bom!!! No começo, parece que vai ser só uma crise de identidade, onde o ato de parar de comer carne irá resolver tudo, mas o longo do livro você percebe que essa foi só uma forma de se soltar das amarras familiares e sociais. Tudo o que ela quer é ser livre e achar seu lugar no mundo, porque claramente não é seguindo os passos da sua família.

Marcia 08/03/2024

Não é sobre não comer carne...
Com este nome, pensei que teria alguma lição sobre não comer carne. Ledo engano.Foi como entrar em um inconsciente paralelo. Tantas questões! Han Kang mete o pé na porta e não tem medo de errar. Cenas fortes. Conflitos em ebulição. Família e loucura. Sexualidade. Uma narrativa psicológica profunda e que me fez pregada no livro. Um dos melhores livros que já li! Se você está preparado, não se arrependerá!