A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Miranda 17/05/2023

Profundo
É um livro muito intenso, senti coisas muito intensas enquanto lia. 2/3 do livro pra mim perfeito, porque ele é dividido em 3 partes, mas a ultima não gostei e a conclusão do livro foi péssima.
Só dou 4 porque as duas primeiras partes foram instigantes demais e eu não podia parar. Mas o final não recomendo a ninguém kkk

Aniram 14/05/2023

Nossas escolhas pelo olhar dos outros
O que mais chama atenção em A Vegetariana é a escolha de Han Kang de não dar voz à protagonista: a partir das perspectivas do marido, do cunhado e da irmã mais velha, o processo de Yeonghye - uma sul-coreana aparentemente comum - é narrado do momento em que ela decide parar de comer carne até o ponto mais crítico da história, sem que nunca tenhamos a oportunidade de ler direramente dela como se sente. Um livro que permeia debates sobre opressão, abuso, violência, autonomia feminina e libertação.

Luiza 13/05/2023

Confuso?
Um livro interessante, mas não entendi muito bem o propósito.
A escrita te prende mas acredito que seja só isso.

loulou2 08/05/2023

Chocante! apocalíptico ! superou todas as minhas expectativas! a protagonista sofre mais que todo mundo junto!

Ari 04/05/2023

Não é pra mim
Este foi uma indicação do nosso clube do livro!
uma história difícil de ler, algumas partes pesadas pra quem como eu, busca na leitura algo leve para descontrair!

Ireuba 03/05/2023

Eu gostei muito da história e de toda a reflexão que ela trás. É angustiante acompanhar todas as formas de violência que a personagem principal sofre e de como ela aguenta tudo calada, aceitando o papel que esperam dela como uma mulher e como ela é facilmente descartada por não estar cumprindo o papel que ela supostamente deveria cumprir.

Tortorella 02/05/2023

A vegetariana
Talvez esse livro não seja para mim. Eu entendi o conceito de se desprender do que nos torna humano e nos tornarmos algo a mais, e a personagem principal para de comer carne para começar a se desprender da humanidade. Tudo o que vem em seguida gira em torno disso, de se livrar do humano: seja como flores, seja como árvores flamejantes
É um livro extremamente incômodo, ver essa destruição dos membros da família, ver tudo desmoronando e a maneira que desmorona, você questiona sua própria sanidade.
Embora seja um livro que está entre os meus gêneros favoritos, eu não me senti conectada com o livro em si!

zuko. 02/05/2023

Não virem vegetarianos
Não compreendi nada desse livro achei que ia ser uma história completamente diferente. a história é muito boa mad eu queria ter visto o ponto de vista da Yeonghye e esse final em aberto me deixou maluca

Nadia.Duarte 01/05/2023

Um livro beeeemm dos diferentão.
Estruturado em três partes narradas por personagens diferentes, acompanhamos os desdobramentos na vida de Yeonghye após a atitude de parar de comer carne. O que a princípio parecia uma história de fortalecimento feminino, logo virou um relato extremamente pesado de subjugação.
Yeonghye praticamente não tem voz narrativa, somos guiados pelo olhar dos outros sobre sua história.
Me chamou atenção que a autora trabalha com o não dito, deixa de explicitar muitas coisas que estão contidas na trama. Um exemplo do não dito é sobre elementos conjunturais Sul Coreanos. Precisei buscar um pouco de contextualização histórica, então pesquisei sobre a invasão japonesa à península coreana; fez bastante diferença para entender algumas passagens do texto.
Patriarcado e machismo foram os aspectos que mais me chamaram atenção.
Fiquei refletindo muito sobre os limites da autonomia sobre o próprio corpo.
É uma leitura impactante e rápida. Recomendo.

Helenymphaea 30/04/2023

Visceral e perturbador
Me parece muito algo que o Kafka escreveria se estivesse vivo, e se fosse mulher. Tem muitos paralelos com ?A Metamorfose?.

A escrita da Han Kang é extremamente angustiante porque só conhecemos a personagem através do marido, do cunhado e da irmã. Yeonghye é uma mulher sem voz que sempre foi violentada e oprimida pelos familiares e pelo marido.

A forma que Yeonghye encontra de se livrar de toda a violência humana é parando de comer carne e buscando se libertar de sua condição humana. Ao longo do livro, acompanhamos dolorosamente a degradação física e psicológica de Yeonghye nesse processo.

sanwho0 30/04/2023

?Tenho alguma coisa entalada na boca do estômago. Não sei o que é. Mas está sempre aqui.?

Cru e denso, a vegetariana conseguiu criar momentos desconfortáveis na leitura mesmo com uma história tão curta. Yeonghye, ao querer virar planta e abandonar o consumo de carne, acaba abrindo uma fenda grotesca em seus relacionamentos íntimos, mostrando o pior de todos ao seu redor e evidenciando todas as violências que ela e sua irmã sofreram ao longo da vida.

Contado pelos olhos do marido, cunhado e irmã da Yeonghye, acabamos experimentando muitas versões da mesma situação, mas nunca a mais verdadeira, a da própria Yeonghye e isso acaba despertando aflição, o desejo de entender mais o que se passa na mente da mulher que sucumbiu a própria mente que só conseguimos entender parcialmente na última parte da história com a narração da irmã da vegetariana.

Receio que esse livro tem muitos sentidos, também receio que não tenha entendido grande parte deles, mas algo que ficou gravado na minha mente durante toda a leitura foi a violência contra Yeonghye e sua irmã, primeiro com o pai e depois com os maridos, depois o abandono iminente que ambas acabam sofrendo da própria família. É um livro difícil com uma escrita fluida.

karlakarolineguima 29/04/2023

Um livro forte
Nós leva a refletir sobre cultura, sobre o quanto as pessoas que estão ao nosso redor enquanto formamos nossa personalidade pode nos influenciar e nos traumatizar também.

Ayan_lucca 28/04/2023

Abismado
Toda a analogia posta nesse livro me deixa extremamente intrigado, mesmo o livro gerando todo um conflito de entendimento o tema principal do livro nunca é o que pensamos, mas até que ponto iria uma pessoa com uma crença mágica dentro da cabeça?? Não recomendo, porém gostei.

Carol Poupette 28/04/2023

Tenso
Não consigo descrever outra palavra para esse livro além dessa. Fiquei assim principalmente na primeira parte do livro. Não é a literatura que estou acostumada a ler, mas sempre é bom sair da sua zona de conforto.

28/04/2023

É uma história interessante que me deixou bem curiosa, e é bem impactante em certos momentos, principalmente na última parte que é narrada pela irmã da personagem principal, mas acho que não entendi totalmente o significado do livro. Em muitos momentos eu tinha a sensação de só estar entendendo uma parcela muito reduzida da mensagem que a autora queria passar. Basicamente foi uma boa experiência com uma narrativa instigante, mas foi subjetivo demais pra minha cabecinha de vento