A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

PandaLoveBooks 21/02/2022

Uma leitura surpreendente
Um livro com tão poucas páginas para tanta tristeza e sofrimento?!

Esse livro contará a história da Yeong-hye, mas não será ela que contará. Esse livro tem três parte, do marido, do cunhado e a irmã dela. Por causa de um sonho, ela decidir virar vegetariana, com problemas para dormir e junto a sua solidão.

Ninguém perguntou como ela estava, o motivo dela está assim ou tentou ajudá-la.

A ajudar veio, mas veio tarde demais, talvez, talvez, a morte é um caminho e simples.

O marido, que não gostava tanto dela, que não se interessava em nada sobre dela e não tinha preocupação em relação a ela.

O cunhado que queria sua mancha mongólica, seu desejo da arte e sua loucura obscura. Quem era o louco mesmo ?

A irmã, que lutou tarde demais, mas era a única que lutou e amou pela Yeong-hye. No fim, sofreu mais que tudo nessa vida.

Eu acho que a Yeong-hye, sofreu de esquizofrenia, por causa dos sonhos que ela tinha, ela tentou de todas as formas parar esses sonhos, foi aí, que ela virou vegetariana e esses surtos foram acabando com seu psicológico. Sem dizer sobre sua criação tóxica que teve com seu pai.

Acho que todas as pessoas da vida de Yeong-hye, que eu realmente acho que amou ela foi a irmã. Enfim, foi uma leitura ótima e devo agradecer essa recomendo ao Kim Namjoon - BTS.
lexi 22/02/2022minha estante
oi! onde o namjoon falou sobre a vegetariana? em alguma live, entrevista?

PandaLoveBooks 22/02/2022minha estante
Então, ele já foi visto lendo e tal. Eu estou fazendo um projeto de livros lidos dele

Voar Longe 22/05/2020

Visceral e completamente atormentador.
Resenha – A Vegetariana. Han Kang.

Se eu pudesse resumir toda essa resenha em uma palavra seria: Visceral. No mais puro sentido da palavra.
A Vegetariana não é um simples livro, ele é forte, intenso, violento, amargo e bizarro. Te rasga e te joga para outro mundo sem pedir permissão. É pra quem tem estômago.

A Vegetariana, conta a história de Yeong, que ao ter alguns sonhos decide que não quer comer mais carne. O que ela não poderia saber, é o que esta simples decisão poderia gerar tantas consequências para ela e para as pessoas ao seu redor.

A obra que trouxe a Autora Han Kang para o ocidente, “A Vegetariana”, não é um livro simples e gostoso de ser lido, é um livro muito forte, rico em detalhes e variações de tempo. Como disse acima, é um livro pra quem tem estômago, porque as cenas pesadas são muito bem descritas, como se estivéssemos assistindo toda a vida Yeong na nossa frente.
E que vida! .

A construção e a escrita do livro é bem diferente, porque não é somente no tempo presente, ele também brinca pelos parágrafos passando por pensamentos e momentos no passado e no futuro.
Não é um livro simples de ser entendido, mas é uma boa metáfora, e ouso dizer até que artística e teatral, mas triste.

No geral, eu gostei do livro, foi um excelente início para eu continuar lendo os livros da Han Kang, porque ela nos tira da nossa zona de conforto, e nos faz querer ler cada página, tentando juntar os pedaços daquela história que a gente tem que tentar compreender.

Aconselho para você que quer ler algo que você nunca leu na vida, e voltar aqui para debatermos as nossas teorias da conspiração sobre essa obra.

Já quero o próximo livro desta autora. Vamos ver o que mais ela tem para me tirar totalmente da minha zona de conforto.

site: https://www.instagram.com/p/B_8RYBFpX_A/
Wagner269 22/05/2020minha estante
Ta na minha estante ...

Voar Longe 22/05/2020minha estante
Acredito que você irá gostar Wagner. É uma escrita muito original e profunda! Boa leitura e depois me conte o que você achou :D

Carol 30/03/2022

Estranhamento e desconforto
Uma leitura complexa, que me causou grande desconforto e estranheza ao passar das páginas. Durante as descrições dos sonhos da protagonista eu senti até um aperto no peito, um incômodo físico real. Uma pena não ter um capítulo com ela narrando suas próprias experiências.
annereads 30/03/2022minha estante
Sim!!! Exatamente isso

Angelito? 30/03/2022minha estante
Siim, eu achei que a última parte seria ela contando o lado dela sobre o que aconteceu nos dois primeiros e aí veio a irmã dela

ane 06/07/2021minha estante
Adorei sua resenha, descreveu exatamente o que senti com o livro mas não estava conseguindo identificar.

Janaí­na 06/07/2021minha estante
Obrigada :))))

Mari Pereira 04/05/2021

O que é a loucura?
Já tempos tenho ouvido falar desse livro, mas confesso que fiquei com preguiça de ler, pois achei que seria um livro centrado na questão de consumir ou não produtos animais. Acho esse um debate importante, mas já estou bastante cansada dele, daí minha resistência com o livro.
Mas, tive uma grata surpresa ao descobrir que a questão do consumo animal não é o foco do livro (ou pelo menos não é o único foco).
Para mim o livro fala sobre o sofrimento mental e sobre como a sociedade está pouco preparada para lidar com isso.
Usando a metáfora do livro, ficou a pergunta: qual é a linha que nos prende à sanidade? Onde está o limite entre a sanidade e a loucura?
De uma forma muito interessante, o livro aborda essas questões e nos mostra como esse limite é tênue e instável.
Me chamou a atenção também a questão da falta de autonomia que temos sobre nossos corpos, em uma sociedade tão marcada por rígidas convenções sociais. Nos falta autonomia para escolhermos como queremos viver, e, principalmente, para decidirmos como queremos morrer.
No fim das contas, achei o livro muito interessante e recomendo bastante a leitura.
Mariana 04/05/2021minha estante
Bom saber, Mari... É um livro que eu tbm gostaria muito de ler, mas sempre me dá uma certa "preguiça"! rs

Mari Pereira 04/05/2021minha estante
Depois me conta o que achou Mari ;)

Isa 16/04/2020

A Vegetariana
Pra começar, o livro não é sobre vegetarianismo. As questões que levam a personagem a parar de comer carne - ou consumir qualquer coisa de origem animal - não se baseiam em motivos religiosos ou ideológicos. A motivação é completamente pessoal e profunda.

A leitura é intensa. A falta de protagonismo da própria vida, a opressão velada, a falta do poder de escolha ou a falta da liberdade, vivida pela personagem, me causaram desconforto em diversos momentos. Na minha interpretação, o livro é sobre isso. É visceral sua vontade de apenas ser, sem amarras, sem regras. A própria estrutura do livro mostra sua vida de 3 pontos de vista que não o seu. Ela não tem voz na sua própria história. É um livro triste, forte, questionador e que nos faz refletir sobre o que é realmente viver.
Tathy Melander 16/04/2020minha estante
Já coloquei na minha lista de desejados. Bela resenha.

Isa 16/04/2020minha estante
Obrigada! Boa leitura.

Anna 22/04/2022

Realmente eu não entendi qual a mensagem do livro, fiquei perdida na maioria das vezes, sem entender o pq de tudo! Não gostei muito..
Angelito? 28/04/2022minha estante
É a questão de não se encaixar em nada basicamente, então ela quer virar uma planta pra fazer parte de algo. Não sei explicar direito porém é tipo isso

Anna 29/04/2022minha estante
Faz sentido, a parte que eu entendi foi que ela sempre se sentiu presa, não pode se expressar na infância, no casamento não fazia muito questão de falar alguma coisa, uma depressão..

Douglas Finger 12/01/2022

Um filme em forma de livro
Livro gostoso e fácil de ler, com uma historia que prende a atenção do início ao fim. Recomendo essa leitura fluida sobretudo para quem quer começar a se entusiasmar no mundo dos livros, pois terá uma otima companhia! A escrita é completamente cinematografica. Daria inclusive um filmao com ótima fotografia!
Achei que o conteúdo da obra tras importantes reflexões sobre saúde mental, nossos desejos, conceito de realidade e fantasia, entre outras.
Eu, sinceramente, não tinha nenhuma expectativa sobre o livro por isso não me decepcionei. Mas o final achei que deixou muito a desejar, isso digo pra quem esperar uma grande estoria? qualquer outro desfecho, por mais simples que fosse, teria sido um melhor caminho? mas ai fica ao criterio da autora. Mesmo com esse pequeno porem, acho que o livro vale a pena! Alem de ser escrito por uma mulher sulcoreana, essa ficção contemporanea muito lida certamente valerá a experiencia!
Meus Anos Em Livros 02/02/2022minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro! Ele é curtinho e vejo que bastante gente gosta! Vou ver se me aventuro nele ainda esse ano, até pra conhecer a escrita sul-coreana! Nunca li nada de autores dessa nacionalidade! ?

Douglas Finger 02/02/2022minha estante
Eu também nunca tinha lido nenhum livro dessa nacionalidade! Foi uma otima experiencia? o livro realmente é curtinho e você devora rapidinho! Li em poucos dias e gostei

Karoline ^^ 18/09/2021

A vegetariana
" Eu acredito que os humanos deveriam ser como as plantas." Guiada pelo verso do poeta mordenista Yi sang , a escritora sul-coreana Han kang desenvolve uma narrativa crua, aterrorizante e extranatural através da personagem Yeonghye, uma simples dona de casa sul-coreana sem grandes características e dentro dos padrões femininos ideais de comportamento,que um dia toma uma decisão drástica: parar de comer carne. Essa atitude vai contra os pensamentos e ideais de seus familiares e sociedade. " A veterinária" é uma obra que mostra um gesto complexo, rebelde e até mesmo caótico de ir contra a submissão, controle e a violência feminina.
Thais645 18/09/2021minha estante
Esse livro é sensacional. E o punhado de questões e reflexões que ele suscita faz com que se torne uma obra inovadora e singular no cenário literário . Eu amei. Nunca tinha lido nada dessa autora e, com certeza, quero ler muito mais.

Karoline ^^ 18/09/2021minha estante
@Thais simmm

Tamy 16/09/2021

Não é sobre um tipo de alimentação
A história toda é sobre saúde mental, mas também possui uma grande representatividade de como é a vida de uma mulher. Mostra a sexualização da mulher, o autoritarismo pra todas as ações da mulher, a exigência de que a maternidade seja uma benção para a mulher, a sobrecarga da rotina da mulher e muitos outros assuntos importantes da vida da mulher em sociedade, só que tudo é subjetivo.
Não ganhou 5 estrelas pois a escrita é cansativa, as passagens de tempo são muito confusas e as vezes não da pra saber se é o presente ou o passado e por fim, o final ficou muito aberto e deu a sensação de que a história toda levou a lugar nenhum.
Mesmo assim é muito bom com as críticas subjetivas que faz a vida da mulher.
anicca 16/09/2021minha estante
Entendi que a protagonista era esquizofrênica, por isso os delírios com o consumo da carne e, adiante, sobre "virar árvore". Mas conservadora que é a sociedade coreana, a família tentou domesticá-la a todo custo, sem nunca considerar as necessidades reais dela. Queriam o "melhor" desde que as aparências fossem mantidas. E só.

Tamy 16/09/2021minha estante
Faz sentido o negócio de querer ?domesticar? ela. Enfim a família podre

Isabela 04/06/2021

Talvez seja tudo um sonho...
A Vegetariana é considerado um dos melhores romances contemporâneos e tem toda razão de ser. O livro é extraordinário e único apesar da narração ter me deixado um pouco confusa em alguns momentos.
Através da narrativa de 3 personagens acompanhamos a trajetória da personagem principal, Yeonghye, uma mulher comum que, através da decisão de parar de comer carne a partir de um sonho, muda a sua vida e de toda sua família.
As duas primeiras partes do livro são narradas por homens: o marido de Yeonghye e o marido de sua irmã mais velha, o artista e, para mim, foram as mais difíceis de ler. Ambos os homens são medíocres, machistas e arrogantes e, talvez por isso, seja também a parte mais "agressiva" da história.
Já a última parte é narrada pela irmã mais velha de Yeonghye e é marcada pela intensificação da perturbação de Yeonghye. Nesta parte conhecemos um pouco a irmã mais velha, percebemos como toda a situação impacta sua vida e a grande força e o grande amor que a mantém viva para resolver tudo. Também, recebemos um possível e pequeno "indício" do que pode ter causado a cisão em Yeonghye que a separa da realidade.
É notório o conservadorismo e o paternalismo da sociedade em que o livro se passa e é aí que se destaca a destreza de Han Kang em explorar temas tabus em meio a erotismo, religião e violência.
Recomendo muito a leitura!
Brenda 04/06/2021minha estante
Livro incrível!

Isabela 04/06/2021minha estante
Muito!

isabellebessaa 05/04/2021

Leitura extremamente válida!
Há tempos esse livro estava na minha lista de leitura, e eu nem lembrava mais qual a premissa da história, mas me veio esses dias o desejo de lê-lo.
A narrativa discorre acerca de uma mulher que decide virar vegetariana não por amor aos animais ou por problemas de saúde, mas devido a sonhos que atormentam suas noites. Ou seja, uma decisão tomada pelo seu inconsciente. Talvez por isso a personagem causa tanto incômodo para seus familiares, justamente por tomar decisões seguindo seu desejo, sendo que antes era bastante submissa.
A partir disso toda a trama se desenrola em situações incômodas, desconfortáveis e violentas tratadas com certa naturalidade e letargia.
O livro me lembrou bastante também o texto "Infamiliar" de Freud, onde aquilo que antes era familiar, tratado como corriqueiro para a personagem, torna se estranho de uma hora para outra. Além disso, a forma como a saúde mental é tratada aqui demonstra como a loucura pode ser produzida por um contexto e não por um marcador biológico.
Gabriela 05/04/2021minha estante
Amei sua resenha e já tô com mais vontade ainda de ler esse livro.

isabellebessaa 05/04/2021minha estante
Adorei kkk espero que goste

Isabela 20/05/2021

Gostei muito do livro, mas gostaria de ter lido um capítulo só com a narração da personagem principal.
Simetriana 20/05/2021minha estante
Oi! Acho que foi interessante ela não ter botado a personagem pra ?falar? em momento algum, nem mesmo como narradora de seus pensamentos, reforçando ainda mais que ela era feita exatamente como isso; um ?algo? e não alguém.

Isabela 27/05/2021minha estante
Olá! Eu entendo que a autora tentou representar com a personagem um transtorno de despersonalização, que pode ser devido a uma depressão profunda. Acho interessante a autora mostrar como os indivíduos ao redor dela reagem a isso, mas acho que seria mais enriquecedor se ela colocasse mais apontamentos da própria personagem, mesmo que fossem dissociações (como os sonhos).

@mthsfm 21/07/2021

Nos sonhos, tudo parece real.
A vegetariana começa com um suspense competente e bastante intrigante, se desenrola em uma narrativa bizarra e incomodativa (ainda intrigante) e enfim perde força no seu último terço. É uma história a respeito de sanidade e como os relacionamentos - familiares, principalmente - podem interferir na saúde psíquica de um indivíduo.

Honestamente, não é uma escrita fabulosa, tampouco possui uma narrativa extraordinária. Mas é um livro que possui seus pontos altos e com momentos que dificilmente você esquecerá. Vale a leitura, principalmente caso seu propósito seja sair da sua zona de conforto (mais precisamente: quando você quer experimentar o desconforto).
Nizzyy 21/07/2021minha estante
Que chique sua resenha adorei

@mthsfm 22/07/2021minha estante
Obrigado Nizzyy.

Mariane 09/07/2021

Melhor livro da vida! Amei tudo nele, a história, a escrita, muito diferente! Quero ler mais livros coreanos.
lleiram 11/07/2021minha estante
AHhhhhhhhhhh!! Estou pra ler esse livro, Mariane!! Dizem que a tradução que fizeram em inglês (de onde traduziram para o português), foi muito boa, com as adaptações feitas cuidadosamente. Que bom que gostou, faz eu ter ainda mais vontade de ler haha
A literatura coreana é muito, mas muito boa mesmo, uma pena não termos muitos tradutores nem editoras trabalhando com esse material :/
Um outro livro que falam muito bem é um suspense chamado O Bom Filho de You-Jeong Jeong

Mariane 17/07/2021minha estante
Que demais! Obg pela dica, vou procurar!