A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Debora 14/05/2019

Livro na moda
Livro da moda no momento, a primeira polêmica sobre ele é que parece que a tradução foi mais do que isso, corrigindo problemas da versão original. Mas isso é só fofoca editorial.
Apesar da leitura ser um pouco "estranha", com a história saindo de uma cultura com a qual o Ocidente tem pouquíssimo contato, interessante notar os arranjos familiares e relações dessas pessoas, mas, principalmente, tentar entender de onde sai tanta desesperança e morte do desejo enquanto pulsão vital. O livro acabou suscitando uma boa discussão.

Jô Santos 08/01/2020

Sobre o que significa ser humano nos dias de hoje
Uma história sobre como nossa existência torna-se vazia na rotina dos dias. Como somos forçados a aguentar, e guardarmos todo o sofrimento dentro de nos. E quando enfim desabamos, somos guiados no caminho da loucura, como uma forma de nos afastar da monotonia dos dias, da humanidade, que tanto nos corroe. É isso que a personagem principal faz, tentando lidar com a violência que marcou sua infância afasta-se do mundo, se torna pacífica, se refugia em seu silêncio, até que desaba em seus sonhos marcados por sangue. Então passa a lutar para afastasse dessa violência que permeia e pergunta o seu ser. Afastando-se também da humanidade que a faz sofrer, como humana apenas sofreu, então tentar se tornar planta, livre da dor, livre dos pensamentos que a corroem.
Muitos citam essa história como uma narrativa sobre sexualidade, mas para mim a sexualidade, narrada principalmente na segunda parte, surge como um vício, um fetiche em que o personagem se derrama e se dissolve, fixando-se nesse desejo a tal ponto de esquecer todo o resto. Mergulhando em algo que parece da cor a sua vida, mas que apenas o leva ao ápice do vazio que já habitava-o.
Cada personagem aqui mereceria uma análise, pois seus traços trazem muito de nossa sociedade atual. A vegetariana é uma narrativa do nosso tempo, tão atarracado de coisas e vazio de significado, nos fazendo perguntar o que significa ser humano e o que nos leva a viver um dia de cada vez.

Lusia.Nicolino 09/01/2020

A fantasia e a loucura de cada um nunca é uma realidade solitária
Interessam-me muito os autores orientais, os clássicos, como Yasunari Kawabata, Natsume Soseki, Dai Sijie e os mais jovens, os contemporâneos, os que vão surgindo para deixar seu legado. E foi com grande expectativa que aguardei a vez de ler Han Kang que estava há algum tempo na fila.
E eu adorei! A história, contada em três partes, com três diferentes narradores, conta a transformação de Yeonghye de mulher pacata, quase submissa a um marido sem graça em uma mulher que não come mais carne, mas não só isso. A razão que a leva a essa atitude e o que essa decisão desencadeia nos leva para um universo ao mesmo tempo distante e perto da realidade do nosso dia a dia.
Para mim, se o livro tivesse terminado na primeira parte, narrada em primeira pessoa pelo marido, teria sido o melhor conto de todos os tempos! Mas, Kang segue adiante e nos entrega a segunda parte, narrada pelo marido da irmã de Yonghye, um artista visual com comportamento bem distante do que se idealiza para o papel de marido em uma família tradicional sul-coreana.
E, finalmente, a terceira parte, narrada pela irmã mais velha de Yeonghye, que com um senso de responsabilidade exacerbado, fica com ela o tempo todo e sustenta a ruína de seu próprio mundo. Engole seus momentos de desespero em nome do filho pequeno.
Yeonghye só tem voz em primeira pessoa ao narrar seus sonhos, nascidos do leve realismo fantástico da autora.
A fantasia e a loucura de cada um nunca é uma realidade solitária, como enxurrada, arrasta muita gente.
Certamente não é o tipo de livro que fará o editor inserir na capa um selo de mais de cem milhões de cópias vendidas, apesar de ser tratado com Best Seller e, talvez, exatamente por isso, vale muito a leitura!

Quote: "O tempo, que é uma torrente tão justa que chega a ser cruel, levou em suas águas aquela vida tão certinha, construída ao redor da paciência."

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

Beatriz.Benvenuti 22/01/2020

Leitura não cansativa
Pra falar a verdade nem sei se gostei do livro. Só comecei a ler por causa do título, por que sou vegetariana. Mas a história é triste e ao mesmo tempo interessante. E no decorrer da leitura vc pensa que vai acabar dessa maneira, e por fim é desse modo. É bem previsível. Mas gostei pq a leitura não é difícil.

Bruna Oliveira 04/02/2020

Interessante.
História com três narrativas dos personagens principais. Me surpreendi é bem instigante.
A leitura flui muito rápido pelo fato da autora ser bem direta.

Bruna 04/05/2020

Surpreendente!
A decisão de tornar-se vegetariana resulta em uma série conflitos entre Yeonghye e seus familiares. Apesar do enredo ser direcionado a essa mudança pessoal, a protagonista é a personagem que menos tem voz durante a obra, que é dividida em três partes narradas por personagens diferentes. O romance, aos poucos, evidencia a relação entre a repulsa da personagem por alimentos de origem animal e uma vida inteira passada como submissa a homens abusivos, além de nos mostrar como essas opressões promoveram a desconexão da personagem com a própria humanidade.

otxjunior 04/05/2020

A Vegetariana, Han Kang
Prosa poética ou algo ficou perdido na tradução? Eu gosto de pensar que ela simplesmente estava virando uma árvore, o que passou longe no debate após a leitura no clube do livro que faço parte. Achei também com muitos recursos já cansados da literatura contemporânea. Livro modinha?

Aline221 05/05/2020

Agoniante
O livro vai de uma descrição perturbadora a outra. A escrita em si é interessante, mas não parece chegar em algum lugar. A construção das personagens e o estilo da narrativa merecem atenção especial.

Larissa 05/05/2020

O título do livro se refere a protagonista, Yeong-hye, que certo dia, após acordar de um sonho, decide parar de comer carne. Ela mesma nunca chama isso de vegetarianismo, e sua aversão a qualquer alimento proveniente de animais tem raízes em antigos traumas sendo somente o prenúncio para o declínio de sua sanidade como um todo. Mas além dos sonhos, não vemos nenhum dos acontecimentos de sua perspectiva. O desenrolar da história é narrado pelos membros de sua família, onde causou reações distintas.

Nós somos apresentados a ela através da indiferença de seu marido. Antes vista por ele como a esposa ideal que não causava problemas, logo se torna um inconveniente e motivo de vergonha. Sua família corrobora essa visão, e conforme sua condição se agrava, os protestos e intervenções vão se tornando mais agressivos.

Enquanto isso, seu cunhado à enxerga com desejo e fascínio, objetificando-a como sua musa inspiradora. Conforme a introspecção e excentricidade de Yeong-hye vão atingindo níveis alarmantes, ele se utiliza dessa vulnerabilidade.

Os homens ao seu redor tem pouco interesse em seu bem-estar e em suas vontades e escolhas. O único narrador que tem uma visão próxima e busca compreendê-la é sua irmã, que carrega a culpa de traumas em comum e a enxerga com compaixão. Ao mesmo tempo ela sente inveja, vendo a atual condição de Yeong-hye como uma saída, uma forma de libertação.

É um livro frio e desconfortável e com certeza essa é sua intenção. Não te dá respostas e a história tem um tom quase que sobrenatural, apesar de nada dessa natureza acontecer de fato. É o estranhamento de sentir algo fora do lugar em sua vida regrada. É o desconhecido de viver fora do senso comum. O assustador não é uma criatura mística, mas ver a pessoa ao seu lado aos poucos escapar da realidade.

Parte do estranhamento também com certeza vem de diferenças entre a minha cultura e a da Coreia do Sul, com muitos acontecimentos e relações sendo exageros deliberados de situações que ocorrem realmente.

Penso que teria sido um excelente filme, com uma atmosfera de estranheza que o cinema coreano conseguiria retratar muito bem. Os visuais intensos da história também poderiam ter causado um impacto maior dessa forma.

site: instagram.com/mulhertristedeterno

juandbooks 07/05/2020

tiveram muitas partes do livro que as frases ficaram presas em mim, tenho certeza que eu teria dado uma nota muito maior se fosse narrado apenas pela irma (que eu mais me identifiquei e onde consegui ver verdade e amor, um triste e bonito relato de depressão) ou ate pela protagonista e pela irmã. a segunda parte não me incomodou mas não me acrescentou muito. a primeira parte é tao sexista e nojenta que quase me fez largar o livro (entendo que a autora quis mostrar esse lado desse homem mas acho que ja possui muitos livros que nos mostram isso nas visões desses homens nojentos)

Raíssa 22/05/2024

Estranho
Um livro que me deixou angustiada em diversos momentos, um livro pesado que trata de questões sérias, mas acho que faltou mais da personagem principal, mais dela falando dela mesma. Só sabemos dela pelos outros e pelos sonhos, acho que essa foi a intenção da autora, mas fiquei um pouco decepcionada.

Luana.Rayalla 10/05/2020

não é bom mas também não é ruim
o livro tem uma escrita muito boa. a divisão que fez também achei bem legal. Contudo me senti uma idiota porque se o livro tem uma critica social eu não consegui pegar, infelizmente. Só posso dizer que o livro é bastante estranho e o final para mim me despertou: "serio é isso? aff"