A vegetariana

A vegetariana Han Kang

Resenhas - A Vegetariana

Chanel 18/07/2020

Minha primeira leitura sul-coreana e admito estar impressionada. A leitura flui bem, apesar do conteúdo ser perturbador em algumas partes.

Henrique Fendrich 18/07/2020

Se a primeira parte do livro fosse um texto independente, eu concluiria que era um dos melhores contos já escritos no século 21. A narrativa em primeira pessoa do esposo da vegetariana é bem envolvente, há um ótimo jogo com as tensões da história e creio que o capítulo tem uma boa unidade e funcionaria perfeitamente de maneira isolada, inclusive com o mesmo desfecho usado pela autora.

Ocorre que não se trata de um conto e nem a história acaba nessa primeira parte. Nos outros dois capítulos, muda-se a voz narrativa e muda-se o enfoque, o que, para mim, significou também que a história já não era tão boa. Em nenhum momento a história ficou “ruim”, mas eu realmente fiquei lamentando que tudo não tivesse se encerrado naquela maravilhosa primeira parte.

No mais, entre as possibilidades que o livro oferece, está a de perceber que o equilíbrio psíquico das pessoas “normais” não é muito superior ao de quem não é.

Babi 18/07/2020

?Eu acredito que os seres humanos deveriam ser plantas.?
-Yi Sang

Uma leitura que te faz refletir sobre diversas questões, e uma delas é como sobre os traumas do passado podem influenciar sobre quem você é. Sobre respeito, amor e responsabilidade.

paolalalala 22/07/2020

Para quem tem estômago
"A Vegetariana" é considerado um dos melhores livros da literatura sul-coreana contemporânea, e não é para menos, Han Kang apresenta uma protagonista inicialmente simples, básica até demais, mas que cresce absurdamente junto com a narrativa. É um livro muito forte e cru, com uma linguagem sempre direta ao ponto, o que causa desconforto e incomoda mesmo os menos impressionáveis.
Han Kang divide seu romance em três partes, cada uma pelo ponto de vista de um personagem diferente, mas nunca pela sua protagonista. A visão externa acerca de Yeonghye é sempre desconfortável, julgadora e estranha, só nos é oferecido aquilo o que pensam sobre ela. Mesmo assim, conseguimos nos colocar no lugar da protagonista de uma maneira que suas emoções se tornam as nossas, e o desespero da vegetariana se torna cada vez mais real.

Nicole 22/07/2020

Uma experiência incrível, em que apesar dos absurdos que as vezes aconteciam eu sentia aquilo que eles tava, sentindo. Amei a primeira página, a forma como o livro foi dividido, o jeito como cada narrador realmente soava como uma pessoa diferente. As críticas são bem feitas e dá pra relacionar a muitas e muitas coisas. Eu tenho dois poréns: 1) acho que a sinopse pode fazer as pessoas esperarem algo diferente, pra mim ela é mais relacionada a primeira parte; 2) de algum modo eu me senti cansada lendo, foram necessário 3 dias pra ler pq a carga emocional era demais

Nicole 22/07/2020

Carla 23/07/2020

esse foi meu primeiro contato com a literatura sul coreana, apesar do conteúdo forte e desconfortável em algumas partes, a leitura flui bem.

Leila Ohana 25/07/2020

Não é o que parece..
Eu havia me interessado pela leitura por conta do título e por uma ou outra indicação. Mas nada iria me preparar para uma historia sobre relações conjugais, relações familiares e, é claro, relação com a comida, como no título. A protagonista torna-se vegetariana, mas é só a ponta do iceberg. Eu acharia o final pouco relacionado com a história em si (se fosse escrito por um autor ocidental). Mas, depois de ler alguns livros de autores orientais, fez todo o sentido para mim.

Laura.Rafaela 29/07/2020

Intenso
Perturbador e intenso! Apesar de não dar repostas, deixa diversos questionamentos. Até que ponto aceitamos ser o que nos foi imposto sem nada questionar? Até que ponto somos de fato nós mesmos ou apenas assumimos as projeções das nossas relações.

Natalia 03/08/2020

A vegetariana
Conta a história de uma moça que começa de uma hora para a outra a parar de comer carne por causa de um sonho, o triller mostra como tudo na vida dela a levou a esse estado.

Karina Vitória 04/08/2020

Impactante
É o tipo de livro que você começa a ler e não para até chegar ao fim. A história é um conjunto de coisas e circunstâncias que estão relacionados entre si, vai muito além do não comer carne. É também sobre liberdade nas próprias escolhas e em seu corpo.

Camila 09/08/2020

Sobre dor e violência
Talvez esse romance seja, acima de tudo, sobre como as pequenas violências se tornam grandes, principalmente na vida de uma mulher em um país conservador. E se nos tornássemos plantas, quem sabe não sentiríamos essa dor e não nos tornaríamos mais bondosos? Termino esse livro com um buraco em meu peito, podia ser eu e podia ser você, no lugar da Yeonghye.