4.37704 4294

Resenhas - A Garota Que Você Deixou Para Trás

Tatianna.Faria 23/07/2016

A garota que vc deixou pra tras
Em "A Garota Que Você Deixou Para Tras" Jojo Moyes, intercala entre a historia de Sophie Lefeire no ano de 1916 e de Liv Halston em 2005. O que une a historia das duas e o quadro que o marido de Sophie pinta dela, antes dele ir para a guerra, a primeira guerra mundial, que anos mais tarde vai parar na mao de Liv,que e um presente do seu falecido marido. Quadro esse que sera motivo de uma luta judicial em Liv e a familia do marido de Sophie,para ver quem ficara com ele. Com uma riqueza detalhes sobre o que se passa em um restaurante durante a guerra e o que acontece na vida de uma jovem viuva, Jojo nos faz viajar entre o passado e o presente.

Emy chan 22/07/2016

interessantemente desgastante
Dividido em duas partes, sendo a primeira indiscutivelmente minha preferida,conta inicialmente sobre uma cidadezinha na França em 1916 na primeira Guerra Mundial que estava sendo oprimida pelos Alemães. Sophie tenta manter a família em boas condições enquanto seu marido parte para a guerra e tudo parece ruir ao seu redor, se envolvendo em vários escândalos que mais tarde se tornariam importantíssimos para o desenvolvimento do livro.Diante de uma das inspeções do exército Alemão, um comandante repara em um retrato seu pintado pelo seu próprio marido e se encanta, porém Sophie não lembra em nada a moça bonita, travessa e sadia que havia sido não à muito tempo. Para encontrar o marido, Sophie iria fazer qualquer coisa.
A segunda parte se passa em Londres, 2006 em uma casa de vidro onde vive Liv, a própria havia sido planejada pelo seu marido anos antes, que infelizmente acabou falecendo. Liv guarda com amor o quadro "A garota que você deixou para trás" (que por um acaso, é o retrato de Sophie) que ganhou do marido como presente de casamento. Após 4 anos sem se envolver com ninguém, Liv encontra um homem interessante, Paul também acaba por se interessar nela; ele trabalha recuperando obras de arte que foram "roubadas" e devolver para a família de direito, e ele acaba tendo que ir atrás de a "garota que você deixou para trás" e entra em choque ao encontra-lo na parede da casa de vidro. Liv luta com todas as forças para manter o quadro consigo e acaba perdendo muitas outras coisas importantes em suas vidas.
Uma leitura muito leve mas que tive dificuldade em manter o interesse, a história acaba se desgastando e eu fui perdendo o interesse gradualmente, um livro que tinha tudo para ser bom mas acaba sendo parado demais, principalmente na segunda parte, mas nos surpreende muito com o final que eu achei até que inesperado, uma leitura emocionante em vários pontos e que nos faz pensar muito no que colocamos como prioridade em nossas vidas, no que damos importância e no que faríamos no lugar dos personagens.

Dayane 04/07/2016

Duas histórias, um quadro, a mesma decisão...
O livro intercala entre a história de duas mulheres separadas por décadas e unidas por um quadro. O quadro é um retrato de Sophie, pintado por seu marido Édouard Lefèvre, que foi convocado para trabalhar no exército durante a Primeira Guerra Mundial. Separados, em meio a tanto sofrimento, Sophie fará o que for preciso para salvar sua família e seu marido.
Tempos depois, temos, na Londres dos anos 2000, a jovem viúva Liv Halston que mora sozinha e vem passando por dificuldades de todos os tipos, além da descoberta de um novo amor. Ambas as mulheres tem de tomar decisões complicadas durante a trama. O que aconteceu com Sophie? O que acontecerá com Liv? A quem pertence o quadro? Do que você é capaz de abrir mão e em nome do que?
História bem mais interessante e bem escrita que em "como eu era antes de você", percebe-se um claro amadurecimento da autora. Porém, como no outro livro, poderia ter sido mais bem trabalhada. Embora as passagens durante a Guerra sejam ótimas, envolventes e originais, durante a história de Liv voltamos aos cliches, dramas desnecessários e sem graça. Tédio.
Mais uma vez, Jojo Moyes surge com ideias ótimas, diferentes e cheias de amor, mas não consegue aborda-las tão bem. Vamos ver se ela chega lá...

30/06/2016

O que está feito, não pode ser desfeito.
Lindo, bem escrito, emocionante e principalmente impossível não se apaixonar, por Sophie, por Liv, vale muito a pena ler te leva exatamente ao mundo da primeira guerra, ao sofrimento das pessoas, a fome. O livro fala essencialmente de perdas e de quem alguém se torna quando a pessoa mais importante da vida dela é obrigada a partir.

Fernanda 22/06/2016

"A questão crucial da fé é que ela precisa ser testada." pg. 308

Silmara.Educadora 17/06/2016

Resenha de A garota que você deixou pra trás

O livro é composto por duas partes, duas estórias. A primeira parte foi a que me tocou profundamente. A Sophie entrou para a lista dos meus personagens inesquecíveis. Uma mulher tão forte e tão à frente do seu tempo!

Em 1916, em meio à primeira guerra mundial, a pequena cidade de St Péronne (situada na França) estava dominada pelo exército alemão. Sophie Levèfre deixara Paris após o seu esposo, Édouard, ter ido para guerra. Sophie foi viver em St Péronne ao lado do irmão adolescente, da irmã e dos sobrinhos pequenos. Precisava ajudar a manter a família em segurança em meio ao caós. Ela e a irmã moravam no restaurante da família que antes fora também um hotel, mas a guerra deixou tudo em ruínas. Um dia, durante mais uma inspeção feita pelo exército alemão no local um novo comandante observou um quadro na parede; e, se interessou pela obra de arte. O quadro fora pintado por Édouard, era um retrato de Sophie. Porém, agora Sophie estava magra e mal tratada pela guerra, nem de longe lembrava a moça retratada.

Sophie é obrigada a servir aos alemães em seu restaurante. Ela recebia provisões e cozinhava para eles todas ás noites. E, durantes estes jantares o comandante não parava de admirar o quadro; e, com isso admirava também a própria Sophie, pois, no quadro ela era bonita e confiante. Sophie só pensava no marido e desejava que ele retornasse da guerra o quanto antes.

Para reencontrar o marido ela não medirá esforços, nem que isso ponha a sua reputação de lado.

Noventa anos depois, em 2006, em Londres, vive Liv, em uma casa de vidro. A casa fora construída pelo seu esposo (engenheiro de sucesso). Mas, havia quatro anos que ele tinha morrido e Liv sentia-se sozinha e estava com problemas financeiros. Olhava sempre para o quadro intitulado como A garota que você deixou pra trás, ela amava o quadro porque havia sido um presente do seu marido; e, ela já o tinha há dez anos. Sempre observava aquela mulher do quadro que parecia ser tão forte.

Liv conhece e se envolve com Paul. Paul tem um emprego interessante: tenta recuperar obras de artes que foram roubadas e devolvê-las para quem é de direito. E, por coincidência, ele estava procurando A garota que você deixou pra trás quando a encontrou na parede de Liv.

Liv não quer devolver o quadro e tentará de tudo para provar que ele não foi roubado. Paul tentará provar o oposto. Descendentes de Édouard desejam o quadro.

Com uma reviravolta incrível e um ótimo desfecho essa estória me encantou. Eu li muito rápido porque desejava saber o que tinha acontecido com a Sophie.

Indico esse livro porque além de emocionar, a leitura dessa estória faz com que pensemos o que faríamos se estivéssemos no lugar dos personagens. Até onde iríamos para salvar quem amamos?

Leia mais: http://livroselingua.webnode.com/resenhas/

site: http://livroselingua.webnode.com/resenhas/

Ariana 04/06/2016

A garota que você deixou para trás
Gostei mais da primeira parte que dá segunda, nos tempos atuais!
Esperava mais desse livro! Gostei mas não o amei.
Mesmo assim a Jojo está no auge da minha lista de escritoras favoritas.

Bea 26/05/2016

A garota que você deixou para trás
Por volta de 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, a cidade de St Péronne, na França, é invadida pela Alemanha. Todos os cidadãos devem ceder aos soldados alemães o que lhes for pedido, os alemães passam a confiscar bens valiosos, talheres, cortinas, cobertores e rações, deixando os franceses da cidade praticamente sem nada.
Sophie Lefèvre é uma das moradoras da cidade que gerencia o bar Le Coq Rouge com sua irmã, Hélène. Com a quantidade cada vez maior de alemães na cidade, o novo Herr Kommandant vai ao bar exigir que Sophie passe a servir os seus soldados todas as noites, e durante sua passagem, ele vê o quadro de Sophie, pintado por seu marido Édouard, que fora mandado para ser soldado na guerra.
Cada passagem do Herr Kommandant pelo bar, ele fica mais absorvido pelo quadro e pela imagem da moça que Sophie um dia fora. Ele passa a conversar com Sophie sobre arte, sobre sua vida e passa a gostar da moça cada vez mais.
Um dia, inesperadamente Sophie recebe a notícia de que seu amado Édouard agora estava numa prisão de soldados. Desesperada, ela tenta um acordo com o Herr Kommandant, para libertar o amor da sua vida da morte certa, oferecendo-lhe o quadro em troca da liberdade do seu amado. Acontece que o acordo não acontece como Sophie esperava.
Muitos anos depois desses acontecimentos, Liv, uma moradora de Londres da atualidade, viúva de um rapaz que morreu à seis anos e que ainda não seguiu em frente após a morte de seu ex-marido, de quem ganhou "A garota que você deixou pra trás", o retrado de Sophie Lefèvre. Por obra do destino, ela conhece Paul, um rapaz que trabalha para uma empresa que recupera obras roubadas. Eles se apaixonam e então, quando Paul vai a casa de Sophie, descobre que a garota por quem se apaixonara é a dona do quadro que lhe foi atribuído como "roubado" e que terá que ser devolvido aos donos.
Liv, disposta a continuar com o quadro que ama, vai em busca de pistas para provar que o quadro não fora roubado e que lhe pertence legalmente e acaba conhecendo a história de Sophie e descobrindo que o que mais vale não são os bens materiais e sim, as pessoas que mais amamos.
É um livro emocionante e com um desfecho incrível!

Veja mais resenhas em: instagram.com/nostalgialiteraria

Duda 24/05/2016

legal
E estilo a MENINA QUE ROUBAVA LIVROS só que muito detalhado e uma historia que passou na secunda guerra mundial mais eu a conselho a lerem
Emy chan 22/07/2016minha estante
na verdade, foi na primeira Guerra Mundial que o livro se passou

Ally Silva 24/05/2016

Livro mais ou menos...
Tinha começado a ler faz tempo, e só agora (um bom tempo depois) que vou tentar terminar... Livro chato, história que não prende o leitor, cansativa, longa... Tantos personagens que me perdi, vou ler só pra saber o fim mesmo, não gostei...

Jo 16/05/2016

Segundo livro
Segundo livro que li da JoJo e esperei muito talvez seja esse o motivo que não tenha gostado tanto do final . Gostei da narrativa ,de como as coisas se desenrolaram mais achei o final bem morno . Pooooorem indico

Simone 25/04/2016

Espetacular!
Falar deste livro chega a ser algo surreal, pois os textos de Jojo Moyes passaram a ser os que mais amo e eu nem precisei ler muito dela, pois apenas com "Como eu era antes de você", ela me ganhou por inteiro. Afinal de contas, além de escrever de forma magistral, a autora consegue levar coração em cada vogal ou consoante escrita.

Eu iniciei a leitura esperando o pior e SIM, o pior acontece, porém de forma bem diferente do que foi enveredado na outra leitura. Em "A garota que você deixou para trás" é apresentado uma trama dividida em duas partes, ou seja, em duas épocas, onde os protagonistas sofrem da mesma forma, porém em situações diferentes. Antes, Sophie fora julgada e condenada por colaborar com seus opressores; quase um século depois, Liv é julgada e tem dedos apontados em sua cara por duvidarem do seu caráter, pois todos pensam que ela é uma ladra e que quer ganhar em cima de uma obra de arte.

Confira a resenha completa copiando e colando o link abaixo:

site: http://simonepesci.blogspot.com.br/2016/02/falando-em-garota-que-voce-deixou-para.html

Helen 25/04/2016

Amei esse livro!
Eu não sabia sobre o que era, não tinha lido nenhuma resenha mas o livro me conquistou.
São duas histórias relacionadas, a primeira em 1916 durante a 1ª guerra mundial e a segunda se passa em Londres, em 2006.
O livro gira em torno de um quadro, pintado por Edouard para sua esposa Sophie, quase um século depois comprado por Liv e seu marido.
Há mistério em torno do destino dos primeiros personagens e você fica se perguntando o que aconteceu a eles e torcendo por um final feliz.
O final é meio óbvio mas mesmo assim você vibra em saber que no final tudo se ajeita.