Pulp

Pulp Charles Bukowski

Resenhas - Pulp

Ivan Picchi 27/11/2009

como assim, não sabe o significado de canastrão?
MERD@

COMO ASSIM, NUNCA TINHA LIDO ALGO DESSE TAL DE BUKOWSKI

Moça, preciso de todos os livros dele agora.

Vai, cala a boca e pega todos gostosa.

Não leia se for uma feminista em potencial!

Mas leia, se quiser rir e imaginar cenas automaticamentes, sem nenhum controle!

Praticamente igual a ler um gibi, so que com um roteiro decente

Ou indecente, no caso.

top 10 livros

top 10 autores

Subcultura? é a onda do momento \o;
Ivan Picchi 07/11/2010minha estante
porra skoob, pare de pular as linhas

pqp

Tatiane Buendía Mantovani 28/05/2012

Primeira novela que leio do velho safado, até então, tinham sido somente contos. Livro curtinho, li inteiro na espera pelo atendimento médico (tá fiquei umas cinco horas naquele raio de hospital!)
Este tem o clima daqueles filmes noir, de detetives para quem sempre acontecem as coisas mais inusitadas, num ritmo vertiginoso. Nosso querido Nick Bolane deve ser o campeão. Todos os ingredientes do Bukowiski: bebida, femmes fatales (outras nem tanto), cavalinhos, peidos, perseguições a bordo de um Fusca que pede penico ao atingir os 120 km/h, hemorróidas, bares, brigas, absurdos como alienígenas e até a Dona Morte.

"Gente chata da porra. A Terra está cheia deles. Propagando mais gente chata. Um espetáculo de horror. A terra botando chatos pelo ladrão."

Lari 28/09/2021

Eu não sei o que pensar. Vou tentar digerir mais a história do livro e depois eu volto para falar a minha opinião.

Luciano Luíz 10/10/2014

PULP foi a última jornada do velho BUK.
Uma aventura de detetive com o melhor do humor desse escritor que produziu uma das melhores obras da literatura norte-americana de todos os tempos.
Aqui você vai encontrar alienígenas, situações de corrupção, violência física, verbal e emocional. Foi uma despedida em grande estilo.
Apesar de ter produzido apenas seis romances, alguns livros de contos e crônicas, uma quantidade enorme de livros de poesia fazem a obra não parecer ter fim. Mas só é uma pena que com relação aos poemas, pouco tenhamos disponível aqui no Brasil.
PULP não é uma despedida, mas um começo viciante caso você jamais tenha lido nada do velho safado que escrevia melhor que qualquer outro, colocando a realidade (e muita fantasia) de um jeito que muitos outros autores tentaram imitar, mas nunca conseguiram se igualar.

Nota: 10

L. L. Santos

Ricardo 21/09/2012

O último romance do Bukowski!Algumas resenhas que li desse livro, na verdade, a maioria das resenhas, o descreve como um dos livros mais fracos do Bukowski. Mas não acho isso; ao contrário, depois do Misto Quente, acho esse o melhor livro dele. É, com certeza, dos romances do Velho Safado, o mais diferente, o mais fora do padrão, mas talvez por isso mesmo seja um dos melhores. Não que o jeitão de sempre do Bukowski de escrever não seja formidável, mas é bom o ver percorrer um caminho um pouco diferente do habitual.O final é realmente de partir o coração.

Ton 26/01/2021

Um testamento do velho rabugento e safado
Bukowski não seria definido como a pessoa simpática do mundo se baseado em suas obras.
Mas sem dúvidas é o mais sincero.
Com um olhar sem panos quentes sobre a sociedade dos anos 60 até os anos 90, Bukowski é essencial. Principalmente no mundo de hoje onde tudo é artificial e superficial, a "navalha na carne" de Bukowski se faz essencial.
Pulp não é primeira obra de Bukowski que leio.
Também não será a última.
Também não é minha predileta apenas pelo contexto da obra.
Mas, se somar junto o contexto que Pulp foi sua última obra e concluída pouco antes de morrer... ai essa obra se torna um testamento e um desfecho maravilhoso a sua vida. Afinal: "Todo mundo estava fodido. Não havia vencedores. Só vencedores aparentes. Todos nós corríamos atrás de nada. Dia após dia. Sobreviver parecia ser a única necessidade."

Yury 15/10/2012

Sobre Pulp
Mulheres, brigas, bebidas, alucinações, bebidas, casos bizarros e mais mulheres. Essa é a vida de Belane, um dos melhores detetives de Los Angeles - segundo o próprio. Fim de carreira... cinquenta e tantos anos, cheiro de umidade e sempre acompanhado de seu calibre 32, o detetive ainda é procurado pelos mais estranhos sujeitos querendo resolver casos mais estranhos que os próprios. Ninguém melhor que o sacana do Belane. Afinal, pagando bem, que mal tem?

Jefferson 14/11/2012

Velho Buko
É impossível ler esse livro e não imaginar o velho Buko rindo enquanto o escrevia. É uma obra prima e passível de arrancar boas gargalhadas. O jeito como o autor descreve a morte, ou melhor, a Dona Morte é muito incrível, pois de qualquer forma iremos encontrar essa mulher de vestido vermelho ou preto, linda, gostosíssima como o livro a descreve (não necessariamente igual como o livro a descreve). Além do mais, todos nós buscamos um "pardal vermelho", uma coisa que não sabemos se existe, mas que nos vai completar de alguma maneira.

LeonardoGS89 16/01/2018

Pulp é uma mistura de conto sem-pé-nem-cabeça com uma realidade-inventada, leitura super rápida e muito divertida.
Gostei muito de ler Pulp. É uma leitura que a gente encontra de tudo um pouco: linguagem debochada, irreverente.
O livro traz uma história simples, mas com trama intrigante, pois traz elementos surreais como alienígenas e símbolos enigmáticos, entre eles a morte.
Colocando como herói do livro (ou melhor, anti-herói), o atrapalhado, alcoólatra, misantropo Nick Belane. Sujeito boêmio, vive no submundo e lida com pessoas violentas e envolvidas com o crime.Ele próprio tem um temperamento explosivo, agindo sempre de maneira defensiva e com uma resposta na ponta da língua para tudo, além de muito enrolão, conduz seus casos de maneira totalmente bizarra e nada profissional. Ele enrola seus clientes, diz que o caso está indo muito bem, pede adiantamento, mas na verdade ele não tem a menor ideia do que está fazendo. Belane tem um escritório decadente, sujo, com goteiras, além disso, com o aluguel atrasado, ele praticamente não tem trabalho.
Ao longo da trama, vamos vendo que há ligações entre todos os casos investigativos.

allanzanetti 26/03/2017

Leitura prazerosa
"Pulp" é bastante divertido, com o cativante detetive Nick Belane se envolvendo em casos inusitados e lidando com eles de maneira peculiar, utilizando uma linguagem um tanto cômica. As personagens não são menos inusitadas, haja vista que tem uma Dona Morte bonitona e até mesmo alienígenas na história. Bukowski se despediu em grande estilo com o livro e, se existir alguma justiça, encontrou o seu Pardal Vermelho também.

Ernane 28/02/2014

Pulp o melhor dos romances policias americanos
O velho Bukowski nos deixou uma obra prima dos romances policiais uma verdadeira odisséia marginal. Eu estou falando do livro dos detetives de segunda categoria Pulp esse pequeno romance de quase duzentas paginas é um verdadeiro ensinamento de o que é o mundo na sua maldita essência e o que buscar dele quando se sabe que está perto da morte.
Nick Belane um detetive que não tem o charme de Marlowe ou o intelecto de Holmes é de longe um dos personagens mais reais que já foram criados no mundo dos romances policias, e por conta disso, ele se torna um romântico, talvez, um solitário na maioria das vezes. Nick Belane um ser humano cansado da vida e do mundo não é um bom detetive poucos batem na porta de seu escritório, mas ele tem uma coisa que poucos detetives têm; um senso de humor lúcido meio ao perigo. Ele vai apostando na vida e nos cavalos como sempre para esquecer de que ele teria que acabar com alguns casos ainda não resolvidos.
Alienígenas, charlatões, uma mulher que trai o marido, portas arrombadas, poucos tiros e muitas mais muitas doses de sarcasmo e pernas cruzadas. Esse livro não se trata de mais um livro que você tem que ler por que é um romance policial que tudo se explica no final, e sim, de algo que te deixa na dúvida se tudo aquilo faz sentido no fim ou se a vida acaba quando uma mulher de nome Dona Morte sussurra no seu ouvido e diz que você conseguiu resolver o caso do Pardal Vermelho. O velho safado já é conhecido por ser cômico em seus livros, mas nesse livro eu garanto que ele fez o melhor final possível para uma velha piada dos romances policias americanos.

site: http://www.diariovapor.blogspot.com.br/

Evandro 05/05/2014

Pulp
Está é a ultima obra do Bukowski e eu acredito que, enquanto ele escrevia Pulp, ele sabia que ele estaria chegando ao "fim da linha".

O contexto de Pulp gira em torno do detetive, cinquentão, chamado Nick Belane, um homem que se auto-considera o melhor detetive de L.A. Mas nem tudo é confiança neste homem, ele possuí momentos de depressão, reflexões entre ele e a sociedade a sua volta, sobre o fracasso dos relacionamentos conjugais. Ele é um homem solitário, que vai de bar em bar para tomar um "pileque", porém, sempre acaba entrando em confusão.

Existe muito de Bukowski em Nick, porém, acredito que existe muito de Nick dentro de Bukowski. Talvez Nick seja um sonho de Bukowski. Quem sabe? Só encontrando a Dona Morte e o Pardal Vermelho para saber.

Thomas 17/07/2015

Em seu último romance, Bukowski faz uma homenagem às histórias policiais das antigas revistas de polpa. Perfeita homenagem! "Pulp" tem tudo que um romance "noir" precisa: um detetive malandro e imoral, homens perigosos e mulheres sedutoras, entre outras coisas. Um dos melhores romances que o velho safado escreveu. Entre uma ida ao hipódromo e um copo de vodca, acompanhamos Nick Belane tentando resolver casos que podem parecer impossívels. No entanto, nada é impossível em "Pulp", onde há alienígenas, escritores que se recusam a morrer e até a própria morte, que, aliás, está bem gostosa.

"Pulp" está ao nível de grande romances do "noir", como "O falcão maltês", de Hammett, e "O longo adeus", de Chandler.