Silo

Silo Hugh Howey

Resenhas - Silo

Emerson 16/02/2021

Mentiras podem ser fatais. A verdade também.
"Mortes escondidas com mortes, mantendo em segurança os segredos entre elas."

Em Silo somos jogados em um mundo onde o ar não é mais respirável. Para sobreviver, a humanidade criou os silos e vivem há muitos anos embaixo da terra. O silo é uma sociedade dividida em andares, - 144 ao total - e reflete nas diferenças sociais entre quem vive nos andares superiores e os que moram nos andares inferiores. Como forma de punição, existe a limpeza, uma sentença de morte. A pessoa é mandada para fora do silo e tem que limpar as lentes que mostram o mundo lá fora, mas o oxigênio só dura tempo suficiente para essa tarefa e logo depois a pessoa morre com ar tóxico do mundo devastado. As coisas mudam quando algumas pessoas começam a descobrir os segredos que a TI guarda e quando alguém mandado para a limpeza consegue sobreviver.

O autor te mantém imerso no mundo que ele criou. Cheio de personagens cativantes e humanos, mas não se apegue muito a eles, pois podem estar mortos no próximo capítulo. A narrativa é extremamente descritiva, mas isso não me incomodou, só me fez entrar mais fundo nesse mundo distópico e claustrofóbico. Silo é o primeiro livro de uma trilogia e foi primeiramente lançado de forma independente na Amazon. Uma leitura recomendadíssima.

"O que nós fazemos define quem somos."

Luiza.Silva 22/04/2021

Que livro tenso!
O começo é bem lento, pois há a apresentação do Silo, como tudo funciona e encaminhou para o história da protagonista. Isso corresponde as duas primeiras partes, as quais são bem introspectivas, por isso você acaba se conecta com os personagens rapidamente ao ver aquele mundo distópico pela sua perspectiva.
A partir da terceira parte é que o enredo desenrola. Pequenas peças vão se encaixando, perguntas proibidas são feitas e a verdade se torna mortal.
Dai pra frente é só tensão, você fica roendo as unhas pra saber como tudo vai se desenrolar.
O final dá um sopro de esperança, porém nesse mundo, não creio que dure muito.

Fabio 28/04/2021

Uma experiência ruim
Bom, eu acho interessante livros com temas pós apocalípticos, porém esse é uma leitura q eu não recomendo. Foram 6 meses pra eu consegui ler esse livro e não me prendeu de nenhuma forma. E principalmente o desfecho do final foi uma das piores partes pq não houve nenhuma emoção... enfim. Talvez eu continue lendo a série pra vê se melhora, mas até aqui não teve nada de interessante

Rafael Silva 17/10/2021

É uma trilogia..e eu só descobri quando acabei de ler...
Trama de suspense que no início parece bem confusa, com algumas reviravoltas e alguns trechos até meio monótonos. Porém, após determinados capítulos o suspense ganha força, teorias começam a brotar na cabeça do leitor e você se perde na leitura torcendo para vários personagens diferentes e pensando em como a será o desfecho da história.

Ansioso para ler o segundo livro chamado "Ordem" e o terceiro chamado "Legado".

mikakuamoto 18/04/2023

Para aqueles que ousam ter esperança
Já tinha lido esse livro alguns anos atrás, mas decidi reler ele pois quero assistir a adaptação da AppleTV e não lembrava muito da história.
O que senti foi que estava lendo ele pela primeira vez, não lembrava de todos os personagens e fiquei muito triste com a partida de alguns.
Não sei até que parte do livro a adaptação vai mostrar, mas já estou pensando em reler os outros livros da séria também...

Fe 20/10/2022

A história é incrivel e super detalhista, mas acontece TANTA coisa que uma hora você fica de saco cheio. Poderia ter sido dividido em dois livros facilmente.

Ruan 13/12/2022

Silo é um livro intenso, repleto de reviravoltas e segredos. Em suas páginas encontramos uma realidade distinta e ao mesmo tempo semelhante à nossa própria. Mentiras permeiam os andares do silo, e algumas delas parecem tão necessárias à construção quanto o concreto nas paredes.
Hugh Howey desenvolveu uma trama complexa que nos leva além da ficção. Não seríamos nós como as personagens do silo? Contamos mentiras quando a verdade é dura, inventamos histórias a fim de manter certa estabilidade. Parafraseando Henry Mencken: 'É difícil acreditar que um homem está a dizer a verdade quando você sabe que mentiria se estivesse no lugar dele'.
Juliette, a personagem principal, é temperamental, age de acordo com suas convicções, o que nem sempre a ajuda. Bernard é um homem do tipo mais comum, faz o necessário para manter a Ordem e sobretudo seus interesses. Lukas e Solo são os personagens mais queridos, com os quais é possível ter certo apego.
Silo é uma grande obra, completa por si só. Suas sequências, Ordem e Legado, às quais cumprem um papel chave no decorrer da história vêm para para complementar a narrativa, contudo não me vejo lendo-as, o que não diminui em nada o valor da Silo em si.

Amanda.Gomes 20/01/2023

Me surpreendi mesmo a leitura sendo longa o desenvolvimento foi bom e teve muitoooooss detalhes fiquei indignada com tanta mentira e nossa todos os personagens muito fortes adoro ver essa revolta contra o governo

kally5 10/03/2023

Surpreendente!
Eu estou muito feliz por ter achado esse livro, ele é MUITO bom!
ele foca mais no mistério, no suspense, que eu amo de paixão, o autor sabe muito bem o que ele ta fazendo, além de escrever de um jeito muito bonito.
eu não esperava que tivesse partes tão tristes, me fez pensar muito na nossa sociedade e no que o ser humano esta disposto a fazer por medo?
pra quem ama mistério e ficção científica, tenho certeza que vai ser uma leitura incrível! a cada capítulo era um segredo desvendado com outro segredo aparecendo, muitas reviravoltas, e o melhor de tudo, todas elas fazem sentido, tem coerência!
super recomendo, com certeza um dos melhores livros do ano!
Izzie 14/03/2023minha estante
amiga, pode me dizer se tem romance ou hot? e quais são os gatilhos??

Homero 20/03/2023

Cheio de altos e baixos.
Uma Distopia pós apocalíptica de uma sociedade vivendo presas em um "Silo"

Inicia eletrizante, depois uma calmaria, seguida por uma grande guinada e logo depois outra calmaria, para encerrar muito bem e com boas perspectivas.

O muito é uma grande curiosidade que me gerou como leitor, mas os personagens não são muito bem trabalhados, um romancezinho mequetrefe sem química e diria até que desnecessário, faz o livro descer um degrau.

Mas por fim, a sensação foi positiva, com mais momentos bons do que cansativos. Logo continuarei a trilogia.

Só Sobre Livros 06/05/2014

Passividade e questionamento
Confira resenha no blog

site: http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2014/05/passividade-e-questionamento-renata-lima.html

Mari 26/10/2014

Resenha: Silo
A história se passa no futuro onde a Terra, ou o que sobrou dela, não é mais habitável aos seres humanos e a única chance de sobreviver é estando dentro de um enorme abrigo subterrâneo de 144 andares: O Silo.

O Silo é a única esperança para todos os sobreviventes na Terra, já que o ar lá fora é totalmente nocivo. O único contato que os habitantes têm com o mundo exterior é pelas câmeras externas que mostram o que acontece lá fora, só que essas câmeras precisam ser limpadas de vez enquanto e esse "evento" é conhecido lá dentro como: A Limpeza.

A Limpeza é a maior punição para qualquer infrator dentro do silo, é como se fosse uma pena de morte. Você é expulso do silo e ainda tem que fazer a limpeza das câmeras. O que é mais instigante é que as pessoas mesmo sabendo que vão morrer fazem a limpeza. (Quem se importa com a limpeza de câmeras quando sabe que vai morrer em segundos? Todos, todos mesmo, os que já saíram fizeram a limpeza direitinho...

Eu sei por que elas limpam, por que dizem que não vão limpar, mas limpam.

Lá dentro todos têm que seguir regras e são proibidas de falarem o que pensam, onde tudo é controlado e a comunicação entre os habitantes de setores diferentes é muito fraca. De vez em quando surge aquela pessoa questionadora que contraria as ideias do regime, mas antes mesmo que possa contagiar os outros com sua rebeldia é enviada para a limpeza para nunca mais voltar.

É neste contexto que a história começa... O xerife Holston começa a investigar o motivo de sua esposa Allison ter pedido para sair do Silo (algo que jamais havia acontecido), mas depois de três anos de sua morte, ele também é enviado à Limpeza.

Então o delegado Marnes e a prefeita Jahns partem em um busca de um novo xerife, com isso descem todo o silo em busca de uma mulher chamada Juliette.

Juliette é uma mulher das profundezas do silo, local chamado de Mecânica e tem pouco mais de trinta anos. Ela aceita o cargo e se muda para o topo de silo, mas logo se vê cercada de mentiras, indagações e segredos que ela nunca havia imaginado.

Hugh Howey criou uma trama intensa e inteligente. Um distopia sensacional! E ao mesmo tempo diferente das outras histórias distópicas que eu já havia lido, ela é mais madura e engenhosa. Todos os personagens são bem construídos e possuem seus próprios dramas. A narrativa deste livro é muito boa, daquelas que te prende ao livro até o final e te deixa ansioso pela continuação!

Status: Aguardando necessitadamente pela continuação!

Beijos e até a próxima!

site: http://insaciavelmenteapaixonada.blogspot.com.br/2014/10/resenha-silo.html

Flavia 31/05/2015

Gostei muito do livro, ele começa meio devagar, mas quando pega o ritimo a leitura se torna muito agradável, ansiosa pelo segundo

Nathi 19/08/2015

Interessante
No começo é um pouco cansativo, mas de repente a história fica muito interessante. No final, um gosto de quero mais.