Mundo de Tinta

Mundo de Tinta Cornelia Maria Funke

Resenhas - Mundo de Tinta - Contos

Dear.Manoel.Neto 09/10/2020

Desvendando mistérios de tinta
Nestes três contos, vamos acompanhar tanto um pouco de como andam as coisas no Mundo de Tinta, após 5 anos, nos preparando terreno para uma trama que será explorada no próximo livro, além de algumas respostas a respeito da origem dos Línguas Encantadas.

?as histórias têm vontade própria, e escrevinhadores como Fenoglio e eu apenas transcrevemos o que elas nos ditam.?

SPOILER - Resumo:

Orfeu

Após ir em direção às montanhas no último livro, aqui descobrimos onde Orfeu chegou, e percebemos que de fato Fenoglio não tem controle ou noção da extensão em que o Mundo de Tinta poder ter. Orfeu atualmente exerce a função de professor, e uma de suas alunas tem o mesmo poder, porém sem precisar pronunciar as palavras e alega que apenas mulheres podem fazer isso, um de seus empregados afirma que bruxas são responsáveis por isso, dessa forma ela começa a planejar como conseguirá encontrar uma bruxa para sua futura vingança, deixando claro que o próximo livro com certeza vai girar em torno disso.

Cinco anos depois

Pelo ponto de vista de Fenoglio acompanhamos um pouco de como estão todos após 5 anos dos acontecimentos do último livro, Quartzo Rosa fala que avistou o homem de vidro de Orfeu ?Brilho de Ferro?. Apesar de não acreditar (ou não querer acreditar) logo de início, Fenoglio logo conta a Dedo Empoeirado, que decide ir junto com ele informar ao Príncipe Negro e ir atrás do homem de vidro.

O livro de prata

Durante os três primeiros livros sempre ficou em aberto a real origem dos Línguas Encantadas, neste conto, finalmente descobrimos um pouco de onde surgiu esses poderes, apesar de não saber quem mandou encadernar ou fabricar o Livro de Prata, quem o fez colocou a magia para que quem o tocasse, adquirisse a habilidade de tornar realidade aquilo que fosse lido, um poder que foi adquirido por 14 homens e mulheres, mas que hoje em dia é passado de geração em geração e o livro mágico, nunca mais se teve notícia, depois de roubado.

Cathy 18/09/2020

Leitura rápida
Só conhecia a história através da adaptação cinematográfica, então encarei o conto como uma oportunidade para conhecer a escrita da autora. E amei. É uma escrita rápida e encantadora. Agora a trilogia fará parte da minha lista para o próximo ano.

O conto se passa alguns anos após a trilogia e aborda a vingança de Orfeu e seu parceiro, Bilho de Ferro. Enquanto planeja como se vingar do Tecelão de Tinta e dos demais personagens, Orfeu trabalha como tutor para as filhas burras de burgueses em uma terra muito distante de sua terra natal. E, para a sua surpresa, encontra a chave para o seu retorno triunfante através de uma de suas alunas.

"A maioria dos ricos daquela cidade via os livros apenas como uma decoração necessária e jamais sentia a mínima tentação de abri-los."

Bia 30/10/2020

Rápido
São contos curtos !!!

Gostei de saber sobre as origens dos Língua Encantada .

Porém só são três contos , era pra ter mais .

Tata 18/03/2021

Eu simplesmente AMO a escrita dessa autora!!!

Faz algum tempo que li a trilogia Mundo de Tinta, e fiquei muito feliz quando li estes contos... PRINCIPALMENTE quando eles me deram a leve esperança de haver uma continuação!!!!

Fiquei encucada com as tramóias do Orfeu... E espero mesmo que ele ESTEJA aprontando alguma, porque assim vai render uma continuação à história (desde que não prejudique o Dedo Empoeirado, É CLARO).

Foi muito bom matar a saudade dos personagens... Tanto que me deu uma vontade enorme de reler essa trilogia magnífica!!

"Ele já sentia as palavras se agitarem dentro dele, todas as palavras que queriam ganhar vida. Orfeu escutava seus sussurros. Não. Elas grasnavam como corvos, latiam como cães ensandecidos, uivavam feito lobos famintos. Já fazia tempo que ele as ouvia."

Lucy 16/06/2020

Se passa vários anos após a morte de Mo e sua filha Maggie. Não li os livros anteriores da série Coração de Tinta. Mas esse tem 3 contos bem legais. Alguns personagens eu ainda não conhecia, Dedo Empoeirado aparece...
Seria legal se nossas palavras ganhassem vida.

Dóri 06/01/2021

Pior livro!
Outro livro desnecessário onde a autora explora praticamente nada do que aconteceu com os personagens e fez isso em 35 páginas!
Esse nem merecia ser divulgado ou ainda ser impresso, salvo engano só tem ele em e-book e ainda assim são minutos disperdisados nessa leitura sem propósito ou se quer necessidade, poderia muito bem ser o último capítulo do último livro.

Laris 27/12/2013

Mais Mundo de Tinta
Anos após o fim da "Trilogia Mundo de Tinta" Cornelia Funke nos presenteia com "Mundo de Tinta Contos".

Mesmo sendo um livro pequeno, as expectativas eram grandes afinal, faz anos que não tínhamos notícias de nossos amigos de Ombra.
Cornelia, mais uma vez, mostrou porque ela é uma das minhas escritoras preferidas. O que eu tanto amei na Trilogia estava presente nos contos, que foram divididos em três, cada um sob um ponto de vista diferente.

Conto 1: Orfeu
O primeiro fala do Orfeu, o ganancioso plagiador, que foi banido do Mundo de Tinta, mas acaba encontrando um refugio na fria Tyrola, um lugar que não foi incluído em Mundo de Tinta, sendo assim, não foi criado por Fenoglio. Escondido nesse lugar horrível, Orfeu planeja seu plano. O Cara de Queijo quer vingança, principalmente de seu herói de infância, Dedo Empoeirado. Porém, Orfeu não sabe ao certo como vai dar cabo aos seus desejos malignos, uma vez que seu dom de Língua encantada não esta mais funcionando. Dado momento, Orfeu descobre que em Tyrola há uma nova forma de dar vida às palavras sem precisar dizê-las em voz alta: Bruxas.
As Bruxas não estão presentes no Mundo de Tinta; não foram criações de Fenoglio, por tanto estão fora do alcance de suas palavras. Orfeu sabe que elas vão ser a peça chave em sua vingança e decide encontrá-las.

Conto 2: Cinco Anos Depois
O segundo conto já mostra Fenoglio, apreciando seu Mundo de Tinta, 5 anos após os acontecimentos em "Morte de Tinta". As coisas parecem bem e tranquilas ao longo desses anos, mas então veio a noticia que vai desestabilizar a paz de Fenoglio: Orfeu fora visto em uma apresentação de Dedo Empoeirado, provavelmente já com seu plano de vingança em execução. Alarmado, o Tecelão de Tinta vai ao encontro de Dedo Empoeirado lhe avisar do perigo iminente.

Conto 3: O Livro de Prata
O terceiro conto é o mais interessante, pois fala sobre como nasce um Língua Encantada. Um homem (a quem Cornelia não deu nome) encomendou um livro e pediu pra ser encadernado em prata. Oculto na capa prateada, há um encanto que faz com que quem o toque receba a capacidade de dar vida às palavras. Esse livro foi roubado de seu dono original, mas ele o conseguiu de volta. O Livro de Prata deixou um legado de 14 Línguas Encantadas, incluindo Mo, sua filha Meggie e Fenoglio.

Um detalhe interessante, é que no fim do conto O livro de prata, há uma menção ao Fenoglio e o livro de prata, cujo aparência lembrava um espelho. No prefacio escrito por Cornelia, ela afirma que esteve viajando nos últimos 5 anos por outro mundo e que fora um espelho que a transportou para la. Estaria ela falando do Livro de prata?
Sem duvidas, esse livro é um grande presente aos fãs dessa maravilhosa trilogia, mas o livro deixa muitas perguntas em branco: Orfeu consegue sua vingança? Como Dedo Empoeirado vai impedi-lo? As bruxas vão ser a nova ameça aos Linguas Encantadas? Essas são só as primeiras perguntas que passaram pela minha cabeça.

Resta esperar (e rezar) para Cornelia nos agraciar novamente com mais Mundo de Tinta.
Carol 28/12/2013minha estante
Na verdade, o espelho a que ela se refere diz respeito à outra série de livros que estão sendo escritos pela autora, a série Reckless :)

Laris 28/12/2013minha estante
Aaah eu nao sabia que era dessa serie, ainda nao a li. Agora faz muito mais sentido o que ela disse no prefacio. Obrigada Alassë ((:

Thaís 13/07/2014minha estante
Será que foi só eu, ou os contos meio que não tem desfecho?? Achei estranho e com um gostinho gigante de mais histórias do meu lindo Mundo de Tinta!

Alice.Justo 27/01/2016minha estante
Andei procurando pelo livro físico e não achei, só tem em versão digital?

Gabriel Dummer 02/02/2021

Vislumbre
Interessante na medida que traz um vislumbre do Mundo de Tinta criado por Cornelia Funke. No entanto, talvez um sentido maior se manifeste em sua leitura àqueles que já leram os demais livros da autora.

Wal 13/10/2020

Contos para quem tem saudade do Mundo de tinta
Amo tudo relacionado ao Mundo de tinta, pois é de longe a minha trilogia preferida.
Foi muito bom poder ler contos que trazem um pouquinho dos personagens depois do fim do terceiro livro. Pude "matar a saudade" de vários deles.

Camirota 12/01/2021

Muitos futuros
Eu imaginava que os contos teriam um final, talvez eu não tenha gostado tanto por ter essa outra ideia antes de ler, o meu preferido foi sobre a origem dos ?Línguas Encantadas? que me fez ter vontade de pesquisar a história e de fato traz um pouco de magia para o mundo real.

Sabendo que um 4º livro será lançado, as pontas soltas e o começo de uma nova história para Orfeu com as bruxas me preocupa e me faz pensar se esse próximo livro não vai ficar ?cheio de coisas? e assim acabe ficando denso...

Só resta esperar o lançamento e ler para tirar as conclusões finais.
Leticia.Silva 12/01/2021minha estante
Acho que n vai ter mais nenhum n

Clarividente 14/02/2021

Para um livro de contos, está muito bom. Porém, os contos têm finais em aberto e eu necessito de um próximo livro pra saber o que acontece!!!! Alguém sabe se a Cornelia Funke vai escrever continuação?

Danniki 29/09/2020

Desnecessário
Mundo de tinta foi um dos poucos livros em série difícil de ler, mas que valeu a pena ler e concluir a trilogia. No entanto, esse conto me deixou um quê de desnecessário. A autora é muito criativa, sabe elaborar uma história, mas eu não vi necessidade desse conto.

Serve para passar tempo, apesar do conto ter apenas 35 páginas.

site: https://www.instagram.com/mundodedanniki/

Jazz 10/01/2021

Mundo de Tinta
Contos rápidos que podem facilmente serem lidos em uma tarde.
Li a trilogia há alguns meses e tive um pouquinho de dificuldade de lembrar os acontecimentos e alguns personagens já que não há uma "lembrança" do que ocorreu.
São contos que claramente preparam terreno para mais um livro com finais em aberto.

Lua 03/05/2020

É um livro lindo!! Pra quem já leu a trilogia do Mundo de Tinta, vai relembrar esse mundo tão bonito e cheio de personalidades fortes que Cornelia Funke criou. Vale muito a pena.

nox 18/09/2020

????????????????????????????????????????????????????????????