Dia de Folga

Dia de Folga John Boyne

Resenhas - Dia de Folga

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

andrealog 12/10/2022

A guerra é sempre guerra
Como é o Natal de quem está longe de casa? E se esse ?longe? for um front na Primeira Guerra Mundial? Num relato curto, passados mais de cem anos a gente percebe que Natal é sempre especial independente de o de você estiver

Ana Claudia 07/01/2021

Um conto ambientado na Segunda Guerra Mundial onde o protagonista tenta lembrar, em meio ao fronte de guerra, que está na época de Natal.

@biblioteca.da.alma 05/12/2020

Esperava mais
Por se tratar de um conto de natal, e por eu ter lido outro livro do autor e amado, eu fiquei esperando mais desse conto e acabei me decepcionando. Ok, o cenário é de guerra, o clima natalino seria difícil de ser abordado, mas acho que ele se ele praticamente não foi abordado, então não deveria ser um conto de natal. Além disso, não consegui achar direito o clímax ou objetivo da história, embora ela seja legalzinha.

Edit: descobri que o conto é um spin off do livro, portanto não adianta ler sem saber a história, que não tem graça kkkkkkkkkkk

Ericka 01/09/2020

Um conto breve que nos leva a transitar entre lembranças carregadas de sentimento e a brutalidade do campo de batalha.

Maria Luiza 29/09/2021

Um pequeno conto rico em detalhes e que nos prende a cada momento. Quando termina você fica com vontade de ler um livro inteiro com aquela história.

Insta: @neilson_jr 11/12/2020

Criticazinha sobre a guerra. Achei bem raso, mas valeu como entretenimento leve.

Josy de Paulo 13/09/2019

Gostei não.

JoiceAlfonso 28/05/2019

Dia de folga, noite de fim
O breve conto mostra uma singela parte dos traumas da guerra pelos olhos do jovem Hawke, que passou o dia ansioso para apenas poder usar as meias novas que sua mãe lhe enviara.
É véspera de Natal e seu batalhão tem um dia de folga, mas Hawke não quer dormir ainda, pois acordaria no meio da noite. Através de um rápido passeio acompanhamos seus pensamentos do que está por vir, assim como lembranças da guerra que vivem e também de sua família, das ceias de Natal e toda uma perspectiva de vida sem imaginar tamanha destruição pela frente.

É um bom conto, com um final magistralmente triste e lindo. Gostaria apenas que tivesse mais algumas poucas páginas, para poder me afeiçoar mais aos personagens.

O que me desagradou é que 42% do e-book são propagandas de lançamentos da editora. E eu entendo que ele é disponibilizado gratuitamente para uso dessas propagandas, mas achei um exagero completo.

Resenha feita para o ig literário @aruivalendo

Leila de Carvalho e Gonçalves 01/03/2019

A Véspera De Um Natal
John Boyne, autor do best-seller ?O Menino do Pijama Listrado?, volta a abordar a guerra no conto ?Dia de Folga?. Neste caso, trata-se da Primeira Guerra, ao apresentar a véspera de Natal de um batalhão inglês em algum ponto da Europa.

Centrada na figura de Hawke, um soldado exausto da dura rotina e dividido entre desertar ou continuar combatendo, uma fina ironia paira sobre o texto que é uma contundente defesa pela paz e um certeiro ataque a hipocrisia dos conflitos bélicos.

Apresentando como metáfora uma meia nova para representar a inadequação das personagens a um recomeço após conviver com a realidade das trincheiras, o conto é linear, narrado em terceira pessoa e apresenta uma linguagem sem excessos que conduz a uma epifania que encerra a narrativa de um modo trágico mas ao mesmo tempo cercado de inesperada beleza.

Finalmente, ele segue na contramão de um fato bastante difundido: a Trégua de 1914. De acordo com registros históricos, na véspera do Natal do referido ano, soldados alemães e ingleses cantaram juntos músicas natalinas em suas próprias trincheiras. No dia 25, eles resolveram largar as armas, abandonar seus postos para confraternizar. Trocaram a comida, beberam vinho e até organizaram um jogo de futebol. Encerrado o Natal, o conflito prosseguiu, mas durante algumas horas o esporte superou as divergências.

Nota: Optei pelo e-book que recomendo.

Laiza 23/02/2022

Noite de Natal, só que não
Um soldado saindo da floresta... Apesar de ser um pouco grosseiro no início, é permitido sê-lo porque fala de guerra. Somente algumas nuances do conflito é entendida durante o capítulo curto, mas bem escrito.
Não conhecia o autor, apesar de ter best-sellers, mas uma grata surpresa conhecê-lo por este breve texto!

Léo 04/04/2022

Uma história sobre descobrir o que faz sentido. Se que nos faz ser amigos faz sentido, se a comemoração com a família do no Natal faz sentido, se a deserção faz sentido, se a guerra faz sentido, se o tempo lutando faz sentido. Pungente, como todo livro de John Boyne.

Deghety 10/12/2015

Simples, mas leva a reflexão
A princípio pensei se tratar de algo especial em um conto de Natal numa guerra, mas não é mais do que um dia de folga que não diminui as mazelas em meio ao caos que as estúpidas guerras trazem aos combatentes e povos ligados direta ou indiretamente.
O autor retratou passagens da infância e adolescência do personagem Hawke para demonstrar que eram homens comuns, foram crianças comuns e que foram resignados a conviver em meio às atrocidades de um campo de batalha.
É um conto simples, em um dia de Natal que poderia ser um dia qualquer, um dia de verdade nua e crua, "nada de novo no front"'

Nat 25/12/2014

10 páginas que falam sobre um dia de folga de um soldado durante a guerra. Cita o nome de personagens de O Pacifista. Leve e delicado. Gostei!

Elis 17/12/2021

A guerra é devastadora
É véspera de Natal e nas trincheiras da guerra em um dia de folga só sobra o cansaço, o horror e as lembranças de natais melhores. O desejo: que tudo acabe.

Este é um conto de Natal diferente. É o Natal da ausência. No faz lembrar a sorte que temos. Para muitos, não há nem lembranças nessa época do ano.

Vale a leitura!

Graciano 26/03/2014

Bem fraco
Por ser uma história bem curta talvez a contextualização seja precária, ate de mais. A quantidade, e nome, de personagens também me pareceu desapropriada para um conto deste tamanho.
Mas talvez o mais desnecessário seja uma certa referencia a sexualidade. Podem até dizer que o tema era recorrente entre jovens em período de guerra, mas o foco da história não é esse.
Na verdade baixei o livro por se tratar da segunda guerra (ou primeira? não fica 100% claro ou eu deixei escapar algum detalhe), e por que outros livros do autor foram bons.
Decepcionante.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6