O Homem Invisível

O Homem Invisível H. G. Wells

Resenhas - O Homem Invisível

viana_ 05/09/2023

O Homem Invisível
O livro é sobre um homem que, gradualmente, entende mais sobre sua atual posição no mundo.

O processo da invisibilidade foi bastante difícil no começo. Assim como seria para qualquer um. Mas ao adquirir certo grau de conhecimento à respeito de si mesmo, o homem invisível age de acordo com a maioria que se imagina nessa mesma situação. Sendo assim, a condição da invisibilidade é aproveitada para cometer crimes e outros atos desonrosos.

H.G. Wells, não necessariamente, faz uma crítica aos seres humanos, em geral, como seres altamente corruptíveis. O homem invisível da obra, Griffin, desde sempre foi um homem problemático. Por isso, Wells imagina como um homem, sem conceitos básicos sobre ética e moral, agiria se não houvessem consequências para seus atos.

Mark_Literário 03/09/2023

O homem invisível começa sua história com a chegada de um exótico homem à uma pousada em uma vila da Inglaterra. Coberto de roupas grossas e faixas por todo o corpo, o homem misterioso começa a chamar a atenção dos moradores da vila devido à seus hábitos grosseiros durante sua estadia na pousada. Quando questionado, para a surpresa de todos, o homem revela-se como um ser completamente invisível, e a partir daí inicia uma trajetória de crimes e ameaças. O livro traz a tona a relação de poder e ética, uma vez que o personagem principal realiza diversos crimes pelo simples motivo de poder realiza-los, mostrando-se um verdadeiro vilão que pouco se importa com as consequências de seus atos. A leitura é simples e o enredo envolvente, cabendo aqui a recomendação de leitura.

Luandro 31/08/2023

Péssimo
Por ser um clássico li ele até o final achando que ele me recompensaria no final, me enganei.
O livro tem uma história muito básica, onde nenhum personagem evolui, um protagonista horrível de acompanhar e um final muito simples.
Já li livros que eu não gostei, porém sei os motivos que fizeram outras pessoas gostarem.
Esse livro eu não consigo, eu não consigo extrair praticamente nada positivo, ele tem um ponto positivo que é a explicação de como ficou invisível onde o autor fez que eu acreditasse que era possível, mas isso se resume a 10 páginas de um livro de 200.
Eu não recomendo, foi um saco ler ele apesar de não ser uma leitura complexa e realmente não entendo como esse livro é considerado clássico.
É um livro de humor sem humor, de ficção científica com pouca ficção científica.
Então minha nota ser 0,5 é lucro pra esse livro

Leticia Novaes 30/08/2023

O Homem Invisível - H. G. Wells
⭐⭐⭐⭐

"Repensei mentalmente todas as coisas que um homem julga desejáveis. Sem dúvida, a invisibilidade tornava possível obtê-las, mas impossível gozá-las quando conseguidas"

Achei de início a história bem interessante, um desconhecido, chega em um pousada durante uma nevasca, todo coberto e com faixas no rosto. Ele não tira as faixas e os casacos nem para comer. Todo mundo em torno dessa pousada começa achar aquilo muito estranho e passa a observar melhor esse desconhecido.

A trama vai desenrolando e acho que ela vai se perdendo um pouco, vai ficando mais arrastada, pois para mim o início foi frenético. Mas no geral, gostei muito da trama, e achei incrível como o autor abordou a ciência aqui, não é atoa que H. G. Wells é um dos gênios da ficção científica.

Foi um livro que me lembrou bastante o Médico e o Monstro! Acredito que se você gostou de um tem grandes chances de gostar do outro.

Amanda 27/08/2023

Mais um clássico da ficção científica que li esperando bem mais do que foi. O protagonista tem uma personalidade no minimo controversa e o livro trouxe uma perspectiva diferente da invisibilidade da que estamos acostumados - o lado negativo e como a história mostra, tem vários. É uma leitura fácil, o enredo é simples e é uma boa introdução a ficção científica, recomendo.

ana.lab 25/08/2023

Li porque me apaixonei pela "Máquina do Tempo", livro do mesmo autor.

A genialidade ainda está presente nesse, mas não consegui me envolver de forma tão fácil como foi no primeiro livro que li desse autor.

A criação de mundo ainda é surpreendente, mas achei a descrição de "ação" confusas e pouco envolventes. Eu geralmente pulava e fazia um trabalho de detetive para saber o que tinha acontecido.

Um ponto que amei: algumas mudanças de capítulo saiam da mudança do POV instantâneo. Saíamos da visão do dono do bar para a visão de uma vizinha que observava a situação pela janela. Achei maravilhoso isso

Guilherme Dehon 25/08/2023

O Homem Invisível...
Primeira experiência com uma obra de H G Wells que tenho, e não sei se foi pela tradução da editora Pé da Letra, mas sinceramente não empolgou.

Parece que não houve uma revisão caprichosa nesta edição, pois há várias palavras com a gráfica incorreta e erros de concordância.

A trama da estória gerou apenas uma leve curiosidade e "picos" de alguma "adrenalina" mas no geral é enfadonha.

Os Capítulo 19, 25 e 26, foram os mais "empolgantes".

Mesmo tendo uma escrita fluída (apesar dessa tradução), precisou mais de 100 páginas para ter algum "gás" a mais, porém ainda assim foi pouco pelo que a ideia da obra prometia.

O mais interessante na estória, é o alerta que o autor nos faz sobre as escolhas que fazemos, mesmo esperando um resultado positivo.

Pois, às vezes, as consequências podem gerar situações pela qual não teremos controle, ficando assim, reféns da sua mercê.

Recomendo a leitura, porém com uma outra tradução.

laraleiixo 07/08/2023

Primeira ficção científica
Neste livro conhecemos um homem que se tornou invisível, e sobre como isso afeta todos ao seu redor.

Ao longo da história descobrimos um pouco como isso aconteceu, as vantagens e as desvantagens, mas a princípio, só sabemos o que acontece através das pessoas que conviveram com ele.

Sobre a edição, além de muito bonita é bem completa. Tem uma introdução bem completa, a história é repleta de notas de rodapé que auxiliam durante a leitura, e no final, conta com uma cronologia do autor.

É uma história curta, envolvente e fácil de ler. Foi a minha primeira leitura do gênero e eu recomendo para todos!

francelps 29/07/2023

Muito bom ver a dinâmica da mudança de comportamento do homem invisível pelo fato de ser invisível
gostei da forma que o autor tentou explicar e tornar a invisibilidade algo possível de ser realizado
um personagem principal detestável kkk mas muito bom

Marcelo 28/07/2023

Adorei a leitura.
Livro que queria ler há muito tempo. O livro é curto e dá para ler em um dia tranquilamente se tiver disponibilidade de tempo. A história tem um ritmo rápido e bem agradável. Basicamente temos um cientista que descobre como se tornar invisível e tenta utilizar a descoberta em benefício próprio sem pesar as consequências e dificuldades que enfrentaria. Ele apresenta traços de psicopatia que aparentemente se agravam após se tornar invisível. Enfim um personagem detestável. Mas o livro é adorável!!!!

Vinicius.Nascimento 26/07/2023

Protagonista insuportável
Achei a história um tanto q entediante, a escrita é boa, da pra passar o tempo, mas confesso q esperava mais

maryelli0 22/07/2023

Se pudesse escolher um super poder, qual seria?
Invisibilidade! Eu diria com toda a certeza, por algum motivo, essa sempre foi a minha resposta. E se for a sua esse livro (talvez) não seja para você. Ele vai destruir por completo sua visão sobre a invisibilidade.
E com muita destreza, H.G vai falar da luta do homem contra sua própria natureza, e como um físico super inteligente se levou pela sua "superidade".