Paraíso Perdido John Milton
John Milton

Resenhas - Paraíso Perdido

Franciely Soares 03/09/2022

Está no meu top 5 livros fav da vida!
A dificuldade pra ler você tem apenas no comecinho, depois flui. Perfeito, perfeito!!!!
Ps: pra quem tem um conhecimento básico da Bíblia é tranquilo

Marília 15/08/2022

Gostei bastante desse livro, pois ele terminou com uma mensagem de esperança. E olha que a vida do autor não era fácil.

Alexis.Sodre 15/08/2022

Usei a versão em traduzida em prosa como um apoio para ler a poesia em inglês, e achei até mais interessante.

Heloyse 13/08/2022

Não sei...
Estou chegando à conclusão que clássicos não são para mim.
Por mais interessante que seja a temática de Paraíso Perdido, muitas vezes senti que estava lendo apenas palavras que não significavam nada.
De toda forma, foi uma experiência única, apesar de não tão agradável.
Larissa.Peri 22/09/2022minha estante
Olá, como vai? Você poderia me dizer se essa edição vem com as ilustrações?

Bruno Marcolino 20/05/2022

Perfeito. Perfeito. Perfeito.

Primeira leitura de um poema épico e foi uma leitura mais tranquila do que achei que seria. A edição da 34 ajuda muito também, ótima tradução e notas.

Simplesmente um livro retratando o livro de Gênesis da forma mais interessante e bem escrita do que a bíblia. Satã aqui rouba a cena demais, tanto que senti falta dele nos últimos livros.

Uma obra prima.

GabyyAlmeida 10/05/2022

Foi difícil
Paraíso Perdido é certamente um livro fantástico, porém, um pouco complexo para leitores "novatos" como eu. Foi um desafio e tanto por causa de sua linguagem.?
Mesmo assim é interessante como o autor conta, de uma forma poética, os acontecimentos do Gênesis como a rebelião de Satã, a Criação do Mundo e a Queda do Homem pela desobediência de Adão e Eva no Jardim do Éden.
Francisco240 10/05/2022minha estante
Sabia que iria amar o livro??

Francisco240 10/05/2022minha estante
Fico feliz por ter gostado dele

GabyyAlmeida 10/05/2022minha estante
Obrigada amigo ?

Myy 15/04/2022

Uma obra bem otimista.
Liberdade, compaixão, punição, autoridade? esses conceitos ficam muito claramente expostos quase que o tempo todo. É uma leitura extremamente rica e que nos traz uma mensagem de esperança no final.

MachadiAninha 28/03/2022

(Um dos) suprassumos do épico
John Milton traz, em Paraíso Perdido, a história bíblica de Gênesis contada sob diferentes pontos de vista, resgatando a fórmula épica de Camões e seus antecessores (e genitores do gênero), os gregos. O poema, dividido em cantos, carrega drama, poesia, emoção. É um texto forte, por vezes cansativo, mas que te enriquece de tanto conhecimento, e enche os olhos de tão belo.

Sem falar na maestria de John Milton em, além de várias referências a obras gregras e até ao próprio Camões, o autor não deixa de imprimir sua personalidade: a ousadia de seus versos é nítida. Nada mais incrível do que ter o ponto de vista do Diabo como um dos principais a maior parte da obra e, de certa forma, querer torcer por ele! (eu juro kkk). As concepções mais afiadas de Deus, as críticas à constituição de Adão e Eva... Fiquei me perguntando se a sociedade e a Igreja conseguiram deixar John Milton em paz depois dessa publicação.

Essa edição em específico traz muitas notas de rodapé para auxiliar na leitura, o que foi bem fundamental para mim. A tradução optou por deixar o português mais próximo possível da linguagem arcaica. Eu demorei mais de um canto para conseguir me acostumar, e por vezes, tive de reler mais de 3 vezes o mesmo trecho para me manter imersa. Talvez não seja uma edição boa para quem nunca leu John Milton antes, mas ainda sim é boa, e depois que você se acostuma, a leitura fica mais leve.

Como o próprio gênero diz: Paraíso Perdido é épico em todas as suas circunstâncias. Milton é épico. Sem mais.

site: https://www.instagram.com/p/CbqDRFHrlFF/
Larissa.Peri 22/07/2022minha estante
Olá, Ana!
Desculpe o incômodo mas gostaria de saber se essa edição tem as mesmas ilustrações da edição da editora 34?

Pedróviz 08/01/2022

Paraíso Perdido
Paraíso Perdido, de John Milton, é uma versão épica da história da criação da humanidade, sua condenação e sua salvação. Todo o enredo é envolvente, mas o trecho que mais me agradou foi a parte final do poema, que traz uma grande mensagem de esperança. Recomendo a leitura.

Edito esta resenha para incluir o seguinte questionamento: por que motivo tantos leitores simpatizam com Lúcifer nessa história? Não será isso bastante sintomático das escolhas que as pessoas andam fazendo para suas vidas? Preocupante.
Dan 31/01/2023minha estante
Gosto do Lúcifer do Milton, e muito! Rsrsrs Acredito porque seja a personagem mais complexa da obra. A densidade psicológica dessa personagem é incomum.

Pedróviz 01/03/2024minha estante
Em matéria de Lúcifer, o que eu mais gosto é do Lucifer Sam.

Lorem 13/12/2021

"Melhor ser livre no inferno, do que servir no Paraíso"
Um amigo meu recentemente me disse que falar sobre o Paraíso Perdido é assunto sério.
E realmente eu entendo, é um livro bem debruçado e estudado, tanto pela complexidade estrutural da obra, como pelo marco que ela foi. E John Milton estava cego quando o criou, não podemos esquecer.
Eu digo que John Milton abriu precedência para um fenômeno que até hoje acontece na indústria artística: criar um vilão tão complexo, que ganha nossa simpatia.
Não acredito que era a intenção do autor nos fazer ter simpatia pelo rebelde Lúcifer, mas cá estamos nós, não é mesmo?
Na tentativa de representar um vilão digno que ir contra Deus, ele criou um Lúcifer com sentimentos que a gente pausa a leitura e pensa: olha, eu nem ia dizer nada, mas ele tem um ponto...
Talvez seja meu lado agnóstico falando alto, mas vim para ler algo e encontrei uma coisa ainda melhor.
Mais do que a obra de arte indiscutível, ou vejo esse livro como o maior exemplo de quando os personagens tomam o controle da narrativa, ao ponto de você criar acidentalmente simpatia até mesmo por Satanás.

Vitor Dilly 23/11/2021

Explicação
Os humanos tiraram desse mundão
Sem minha autorização
Sem minha permissão
E nada fizeram em retribuição
Nada em contribuição
Por isso a sua expulsão.

Fim.

Jônatas Iwata 18/11/2021

No final das contas, como a maioria das interpretações cristãs da Bíblia, é um livro otimista. Passei a leitura inteira tentando entender a decisão da igreja católica de banir a obra, mas é justo no livro XII que o Milton consegue retomar todas as ideias e conceitos de sua escrita lindíssima e volta-las para o que seria, em sua visão, a subversão da fé e instituição cristãs no século XVII (consequências naturais, segundo ele, do pecado original e da reaproximação humanidade-Deus causada pela morte de Cristo). É uma gigantesca e poeticamente forte propaganda protestante, engajante provavelmente devido ao quanto seu autor acredita no que procura propagar: liberdade, compaixão, punição e autoridade também mas, principalmente, redenção.

Francisco240 18/10/2021

?É melhor reinar no inferno do que servir no céu.?
E assim se inicia um dos mais belos poemas épicos do século XVII, que tem um tom crítico não tão pesado, porém é um livro de fôlego.
Realmente essa foi uma das leituras mais cansativas e recompensadoras do ano, por se tratar de um poema épico escrito em 1667, me demandou um esforço danado e acabou por se tornar um dos meus livros favoritos!
Tendo como pano de fundo a mitologia criacionista cristã ou as primeiras partes do livro de Gêneses.

MisaoTR 12/10/2021

Um clássico que merece leitura
Já tive indicações de ser um bom livro, mas só temos a ideia e noção quando o temos em mao. Principalmente esta versão com imagens do Gustave Doré.

Uma história que não tem preocupação de spoilers, é a história religiosa de Adão e Eva, Deus e Lúcifer, Éden e outros mundos. O que me cativou que Milton naoficou apenas preso na explicação da Bíblia, pois ela também tem citações de outros pateons, até mesmo para a história de Adão e Eva. Também temos uma outra visão de Lúcifer (Satã na obra), pois vemos seus pensamentos e os acontecimentos de sua vida celestial e como rei do inferno, afinal, por que não ver de outras formas como ele foi criado ou "cuidado"? O personagem Satã, teria apenas um ponto? Uma história?

Um ponto peculiar que senti desconforto foi a tradução antiga, que muita coisa foi perdida quando comparadabao inglês, o que fico feliz dessa versão bilíngue, pois podemos olhar ambas os versos e ter uma ideia até melhor pelo inglês, então ind8co, assim como eu fiz, ter um tradutor e dicionário ao lado.