Eneida

Eneida Virgílio

Resenhas - Eneida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Gabriella440 07/07/2023

Virgílio conta a história de Enéias, filho de Afrodite e sobrevivente da guerra de Tróia, destinado a formar Roma.
Considerei a linguagem mais difícil que em Iliada e Odisseia, porém estou muito mais acostumada aos nomes gregos que os romanos, o que dificultou um pouco a minha leitura.

Beatriz 29/06/2023

A Eneida de Virgílio, publicada em 19 a.C. não poderia faltar entre os clássicos já lidos por mim, porém senti muita dificuldade de ler esse, dificuldades essas que não senti nem com Ilíada ou a Odisseia. Não sei se foi questões da edição, tradução ou o personagem Eneias que não me cativou.

DTG 29/06/2023

O melhor da edição é a capa!
Decepcionante. É a melhor forma de descrever a edição de 2019 da Martin Claret.

A capa dura e a ilustração do livro prometiam, mas a clássica história ficou perdida em meio a tantos rodapés. A ideia deles era deixar claro o que estava no texto corrido, mas de tantos que são, quebram a leitura a tornando maçante. Leitura arrastada e chata.

Quem tem esta edição precisa decidir se vai neste ritmo tartaruga ou se avança pelo contexto, deixando de absorver tudo que a história tem a passar.

Sugiro procurar outra editora e tradução do livro.
Nebbastous 17/01/2024minha estante
Tá cara, mas a resenha é pra ser sobre a obra, para de falar merda

Mauro 16/02/2023

A primeira fanfic da História!
Este livro pode ser considerado a primeira fanfic escrita da história. O autor pegou um personagem menor que existia na Ilíada de Homero, Eneias, e criou toda uma história envolvendo o personagem fugindo de Tróia, até conseguir chegar à Península Italiana, para unir-se aos latinos para fundar Roma.
A primeira parte da história tenta emular a viagem e as estórias da Odisseia, enquanto a segunda parte buscar imitar o cerco e a guerra de A Ilíada. Mas nada consegue ser tão bom quanto Homero, li inclusive a tradução de um mesmo autor, para que não fosse culpa da tradução.
Não gostei muito, apesar de ter sido interessante ler depois das obras homéricas.

NicholasJade 17/01/2023

Homero fez melhor.
Francamente, eu estava certo em tanto relutar de ler a Eneida. Virgilio estava certo quando, ao concluir o livro, ter desejado atear fogo nele. É simplesmente horrendo.
A tentativa de recontar às avessas a história de Homero, Virgilio nos entrega o pior protagonista possível, Eneias, que é tão poderoso, tão astuto, tão? forçado e em que NADA dessas qualidades tão latidas ao longo da narrativa se provam.
Eneias nunca será poderoso como Aquiles, ou astuto como Odisseu, ele é só atirado de um lado pro outro, cumprindo seu ?fado? sem em momento nenhum ter uma iniciativa própria, tudo fica na conta de Juno e Vênus.
Não bastasse a tortura para o leitor que é aturar o Eneias, os fatos da Odisseia recontada estão completamente desordenados, não condizem em tempo, espaço ou geografia. Moral da história: romano é burro.
Então chegamos ao sexto canto, o mais absurdo, aquele que prova que artista não serve pra escrever o que querem que ele escreva, porque nada poderia ser mais tosco que aquela forçação de barra para incluir Júlio César e Augusto na época como uma revelação do velho pai do Eneias.
Não sei nem o que comentar daquela escaramuça que em nada se assemelha a uma guerra digna como a Ilíada, completamente confusa, sem origem plausível, simplesmente forçada para dar a Eneias um pretexto para ser o Cara?? que ele nunca foi.
Estou pouco me importando para o fato de ser um livro de milhares de anos, é péssimo. Augusto estava muito louco para achar isso algo plausível. Não superou a Ilíada, tampouco a Odisseia.
Eneias não tem e nunca terá os impactos dos nossos clássicos heróis gregos, ele não passa de um grotesco fracasso.

Tarciso.Rodrigues 27/12/2022

Um clássico, em resumo
A Eneida, de Virgílio, é objeto para infinitas teses, uma pequena resenha não faria justiça à obra. É um clássico, em todos os sentidos. A obra influenciou poetas notáveis, em obras fantásticas, como Dante Alighieri e sua Commedia, há provérbios e frases populares que têm sua origem nela, e há o uso magistral do humor ácido e do sarcasmo, em poesia, sem o qual, talvez, fosse este apenas um longo poema enfadonho.

Influenciado pelas obras homéricas, divide-se em duas partes, uma odisseica e outra iliádica, nas quais o poeta atribui uma origem mitológica e heroica ao Império Romano.

Uma leitura complexa, difícil, mas valiosa.

Juliana 24/12/2022

Pegar para ler um livro assim é uma grande jornada, não só pelo tamanho, pela temática, linguagem, ou ainda a tradução do Carlos Alberto Nunes, que, apesar de brilhante, não é feita para ser especialmente fluida para o leitor do século XXI.

Que a Eneida é grandiosa eu não preciso falar, cada verso de uma beleza singular, a parte bélica quase barulhenta, a morte da Dido um primor, não à toa é a maior ou uma das maiores obras da literatura ocidental.

Me joguei muito na leitura, que foi para uma disciplina da graduação em letras - latim. Li em voz alta vários trechos (o que torna tudo ainda mais épico), falei com pessoas sobre, apresentei seminário. Enfim uma jornada que exigiu bastante fôlego.

Jessé 23/12/2022

Eneida.
Eneida é o segundo poema épico que leio, e até o momento está como o meu favorito. Mas não apenas isso, Eneida é também uma das minhas melhores leituras da vida.

Se você gosta de uma bela aventura, cheia de Deus, seres mitológicos, batalhas, amores, tragédias, e tudo escrito belamente, esse livro é pra você. Eneida é uma leitura essencial, que você deve se presentear pelo menos uma vez na vida.

Não vou ficar falando de minúcias sobre a história, pois deixo isso para os estudiosos de Virgílio. Mas deixo minha forte recomendação pra você se aventurar nessas paginas.

E assim pessoal, sempre vejo pessoas falando que Eneida é uma leitura difícil, ou que não é pra todos. Inclusive já vi pessoas no YouTube fazendo o desserviço de elencar motivos pra não ler Eneida.

Meu conselho; não deem ouvidos a isso, e permitam-se ter o prazer de ler essa obra. Não fiquem vendo resenhas, críticas, ou qualquer opinião alheia por aí. Tenham o prazer de ler um livro e tirarem suas próprias conclusões. Depois de ter lido, até acho válido procurar outras opniões para troca de ideias, mas antes disso, não pessoal!

E não encarem o livro como algo difícil ou ardoroso, mas entre na leitura sem preconceitos, de mente aberta, de braços abertos. Encarem Eneida como um livro, e não como algo impossível.

Eu espero de coração, que todos vocês possam ter uma experiência maravilhosa com esse livro, da mesma maneira que eu tive.
Carolina.Gomes 25/12/2022minha estante
????????

Natália Ranhel 26/11/2022

Muito importante ter a oportunidade de ler essa obra, mas reconheço que foi um dos livros mais difíceis que já li e com o qual tive mais dificuldade em me conectar.
Não consegui decorar os personagens, com isso foi muito difícil acompanhar a história. Terminei sem saber ao certo se compreendi a obra.

Higor 10/09/2022

"1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER": LIVRO 07
Tida como uma das maiores obras latinas, "Eneida", de Virgílio carrega célebres e importantes louros, inclusive, desbancando livros anteriores e mais famosos, como "Ilíada" e "Odisseia" em sérias e importantes listas de melhores livros da humanidade, o que é um pouco curioso, se não precipitado, quando se lembra que o próprio se apropria dos cantos de Homero para dar vida às suas próprias entonações.

É particularmente difícil, para ser sincero, encarar "Eneida" sem se desassociar de Homero; não porque Virgílio se beneficiou disso com a intenção de plagiá-lo, obter fama ou algo do tipo, afinal, o autor já era famoso quando da escrita de "Eneida", com suas famosas "Bucólicas" e "Geórgicas". A associação ao suposto autor das célebres "Ilíada" e "Odisseia" se deve, principalmente, por Virgílio buscar um personagem troiano, justamente apresentado em Ilíada, para contar seus atos heroicos e aventuras.

Antes de qualquer leitura, é importante frisar que "Eneida" foi, antes de tudo, uma encomenda: o imperador Augusto queria uma epopeia aos moldes dos poemas épicos de Homero, mas que enalteceriam a glória romana. Supostamente, o poema deveria se igualar ou superar os poemas gregos, além de, claro, cantar a grandeza de César, Roma, do Império e do seu poderio.

Logo, "Eneida" se trata de um poema, sim, com alto poder linguístico, artístico e poético, mas ainda assim uma propaganda política!

Pois bem: "Eneias" é um troiano que, ao fugir de Troia no fatídico dia de sua derrocada, envereda pelo Mar Mediterrâneo, até alcançar seu objetivo final, que é fundar Roma. Tal fundação não é por acaso, até porque ainda em Ilíada é narrado que Eneias seria fundador de grandes cidades, e os deuses reforçam tais profecias, então tratá-lo como protagonista seria totalmente palpável e questão de tempo.

Os doze cantos de "Eneida", então, se dividem em duas partes, o que faz com que tenha mais uma associação a Homero, retornando ao teor crítico e rivalizado em ambos: os seis primeiros cantos narram as viagens e problemas enfrentados no mar até chegar a Itália, lembrando "Odisseia", enquanto os seis cantos restante tratam de narrações sucessivas de guerra entre os troianos e os lácios, remetendo a "Ilíada".

Lembrando que, "Ilíada" não pretende contar toda a extensão da Guerra de Troia, prendendo-se a 51 dias do novo ano da guerra, que durou dez anos. "Odisseia", por sua vez, narra as aventuras de Odisseu, que, após a Guerra de Troia, levou cerca de dez anos para retornar a sua casa, em Ítaca. Por conta do hiato de tempo entre os dois livros, por exemplo, não há o relato integral do evento mais conhecido da guerra, que é o famoso cavalo de Troia. Há breves referências em "Odisseia", mas sua aparição concreta se dá, justamente, em "Eneida".

O que Virgílio faz, e com louvor, é amarrar as pontas de Eneias, um troiano em fuga, para o primeiro dos romanos, sem deixar, claro, de confrontar com os tantos mitos já existentes acerca da fundação de Roma, como o de Rômulo e Remo.

Como não poderia deixar de ser em tantos poemas da época, os deuses são personagens ativos no livro, principalmente Vênus/Afrodite, mãe de Eneias, Juno/Hera, rival de Eneias e Júpiter/Zeus, deus supremo que acompanha os desdobramentos de Eneias, afinal, as predileções e ódio dos deuses aos gregos e aos troianos ainda permanecem.

Sem afastá-los, mas colocando-os juntos, em pé de igualdade, "Eneida" deve ficar ao lado de "Ilíada" e "Odisseia" como as grandes epopeias da Antiguidade, afinal, Homero serviu de inspiração para Virgílio, e o próprio inspirou livros canônicos, sendo o mais famoso "A divina comédia", de Dante, tornando-o, inclusive, personagem de seu livro, mas não somente este, mas também "Orlando Furioso", "Paraíso Perdido" e "Os Lusíadas".

Este livro faz parte do projeto "1001 livros para ler antes de morrer", que está mesclado com "O livro da literatura" para eventuais alterações necessárias. Acompanhe os livros anteriores:

LIVRO 01 - A epopeia de Gilgamesh
LIVRO 02 - Ilíada
LIVRO 03 - Odisseia
LIVRO 04 - Fábulas de Esopo
LIVRO 05 - Teatro Grego
LIVRO 06 - Dao De Jing

site: https://projetoseleituras.blogspot.com/

Cintia295 04/09/2022

Disparado o livro mais difícil que já li, e que com certeza terei que reler, isso pq achei que seria meio de boa depois de Iliada e Odisseia, me enganei feio.
Gostei do livro, mas sei q não absorvi metade do livro.
Foi bom acompanhar a saga de Enéias os Deuses como sempre "ajudando".

Paula.Juca 28/07/2022

Virgílio é magistral...
Não tenho nem alçada para dizer da obra. O livro que mais gostei foi Enéias e Dido (foi triste) e a descida de Enéias ao mundo dos mortos para encontrar com seu pai Anquises. Sem contar no primeiro livro que temos os desdobramentos da guerra de Troia e o cavalo que é posto dentro da cidade e de como Troia cai na mãos dos aqueus.

Marion 03/05/2022

Herói Troiano
Enéas, o herói troiano, sempre segue a vontade dos deuses apesar dessas não serem as suas vontades. Sua epopeia vai da Grécia para Roma

Antonio.Junior 02/05/2022

O Maior Monumento da Literatura Ocidental
Termino essa releitura, agora em outra tradução, simplesmente maravilhado. Virgílio é a base de toda a cultura ocidental, e embora tenha se utilizado das epopéias homéricas como modelo, a Enéida consegue superar, com maestria, suas antecessoras em todos os aspectos. É muito mais que a junção da Ilíada e a Odisseia (como muitos costumam afirmar por aí). Virgílio elevou o gênero das epopéias ao limite. Vou mais longe ainda; afirmo que revolucionou os versos, revolucionou a palavra, revolucionou a beleza. Cabe ao príncipe dos poetas, cabe ao "dulcissimo padre", a autoria da maior obra literária ocidental.

Camila0831 30/04/2022

Leitura épica da construção do povo
Ler a Eneida após a Ilìada e a Odisseia tornou mais fácil perceber o quanto o poema latino bebeu das fontes helenas. Realmente, se feita nos dias atuais seria facilmente confundida com uma fanfic ou mudados os detalhes do enredo para passar por obra inédita. Mas os tempos são outros, a forma como se via a literatura também e o texto de Virgílio, além de belamente escrito, nos permite uma leitura épica da construção do povo e da cultura do que será a grande Roma.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6