Eneida Virgílio

Resenhas - Eneida

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mr. Jonas 09/02/2018

Eneida
A Eneida narra a viagem que o herói troiano Eneias leva a cabo desde sua cidade, destruída pelos gregos, até a Itália e a posterior luta e vitória sobre os povos itálicos, o que supõe o estabelecimento na Itália de Eneias e de seus descendentes, que serão os fundadores de Roma.

Winner 16/05/2017

Projeto clássicos em andamento
Sugiro a leitura prévia das obras de Homero, Ilíada e Odisséia. Apesar de ser possível uma leitura independente da obra de Virgílio, a narrativa se assemelha muito a do poeta grego, embora haja uma tentativa de destacar que a cultura latina não sofreu influência da helênica e teve origem no próprio território. Sugiro o uso de recurso para consulta com nomes de guerreiros e suas relações com os principais personagens e geografia da época. Não é uma leitura de fácil digestão, mas os apreciadores de mitologia vão gostar bastante.

Joy 27/02/2016

Uma versão mais simplificada de uma das bases de toda a literatura ocidental.
É uma ótima opção para jovens, mas precisa ter um pouquinho de vocabulário, pois ainda é um pouco rebuscado para alguém que está começando a ler do zero.

Leo 05/10/2014

Tenho um carinho especial por estas epopeias escritas tão brilhantemente há tanto tempo e sentia uma grande curiosidade em relação a esta, pois havia lido as de Homero anteriormente.

Há livros que perduram para além de um Império, para além de uma língua, para além da História. Este é um desses livros. A quem diz que Virgílio ameaçou queimar sua maior obra para as gerações seguintes não lerem aquilo que era uma propaganda e, que havia se arrependido de escrever, ao Imperador Otávio César Augusto e que foi morto por isso.

Especulação à parte, verdade ou lenda, pela sua mente ou pela de Augusto, Virgílio escreveu uma obra que eternizou não um herói, mas uma civilização e um homem: Roma e Augusto.

Eneida é mais do que um livro sobre heróis, é uma lição de história sobre uma época brilhante de Roma. Através da versão de Virgílio sobre as origens de Roma, conhecemos o pensamento, o palco político e entre evasões não muito sutis, vimos ser enaltecido um homem que marcou a História de uma Civilização que muitos quiseram imitar ao longo dos séculos.

Confesso que gosto mais da Ilíada, mas é impossível negar a destreza e a beleza com que Eneida foi escrita. Mais direta e menos cansativa; acaba por ser uma leitura mais fácil que as de Homero.

Para quem não sabem, este livro é antes de tudo um exemplo sublime de como no século I A.C. já faziam boa propaganda política. O sentimento desta obra era dizer aos romanos que Otávio Augusto era o homem que ia dar glória ao Império, o herdeiro de heróis e que com ele Roma ia atingir o seu auge. Não foi muito sutil, mas tendo em conta que os pequenos romanos aprendiam a ler e escrever com esta obra, foi sem dúvida um ato de gênio.

Quanto à história do herói que lhe deu o nome, temos os ingredientes existentes nas suas antecessoras: um herói com destino traçado, uma deusa que vai fazer de tudo para impedi-lo, uma descida aos infernos, uma luta por um novo território, amores impossíveis, perigos repentinos no mar. Mas mesmo assim o poeta conseguiu que Eneida não parecesse uma cópia das outras, mas algo inovador e, tendo em conta as voltas que teve de dar parar criar uma nova lenda, algo original, unindo duas civilizações e heróis mais antigos a novos.

Obviamente, esta é uma obra como poucas. Através de detalhes, simples frases, o poeta está transmitindo as próximas gerações o ideal de um romano, os valores morais de um povo, o respeito aos deuses e a sua história. Ou seja, através de um livro eram educadas milhares de crianças com os mesmos ideais. Onde é que já viram isto?

Este livro tem, além disso, alguns pontos que podem ajudar historiadores a entender algumas pontas soltas, tanto de Roma como da Grécia, em vários aspectos, um deles a sua religiosidade, tento os três patamares do Hades servido de inspiração para a descrição feita por Dante Aligheri na Divina Comédia.

Obra obrigatória para qualquer estudante, apaixonado ou curioso da História, mitologia ou Roma. Este é um dos livros atemporais e sempre vale a pena descobrir o porquê.

Luciano Luíz 09/08/2014

Se você quer saber como é uma viagem pós guerra, então tem de conhecer a obra original que fez tantos autores produzirem versões similares.

ENEIDA, de VIRGÍLIO, é uma pseudo continuação de A ILÍADA (GUERRA DE TROIA) e A ODISSEIA, de HOMERO.

Mais precisamente, Troia. Pois Eneias era um troiano, que vendo sua cidade destruída, resolve fugir e tentar construir um novo destino.

Isso resulta ainda na cidade de Roma (ou assim dá para deduzir, pois de acordo com registros Históricos, o livro deveria conter mais três capítulos que foram perdidos...).

O livro existe em diversas traduções, e estas podem ser em poesia (mais próximo do texto original) ou prosa (adaptado para uma narrativa mais fluente).

É um texto recomendado para quem tem um bom domínio de mitologia, e principalmente para quem já leu a obra de Homero.

Para quem gosta de fantasia, é uma ótima pedida.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/pages/L-L-Santos/254579094626804
Rafaela.Araujo 25/01/2017minha estante
undefined

Lista de Livros 24/12/2013

Lista de Livros: Eneida, de Virgílio
(...) “Meus próprios males
Me ensinaram a ser compadecida”.
“Por que o silêncio a quebrar me obrigas?
E a concentrada dor mostrar com vozes?”
“A fortuna é de audazes”.
Mais em:

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2010/06/eneida-virgilio.html

Katita2013 01/12/2013

Se.....
Nos anos 200 depois de Cristo, um poeta Romano decide compor também ele uma poesia Épica para exaltar o Imperador Romano e a história de Roma. Virgílio, que tinha lido a Ilíada e a Odisseia, decide pegar um personagem da Ilíada, Enéias, que tinha sido salvo da morte por Posêidon e o transformar em herói da sua Epopeia, e o fundador da disnatia dos antecessedentes de Roma. Na minha modesta opinião, eu ousaria afirmar que Virigilio alcançaria maior gloria se tivesse ousado mais. Digo isso porque na maior parte da Eneida é quase um plagio das obras de Homero; existem passagens que são copias quase fiéis tanto da Ilíada quanto da Odisseia. Mas não obstante, vemos o talento de Virigilio quando ele se lança na narração própria sua. Não deixa nada a desejar a Homero. É só uma pena que ele tenha gasto tanto tempo a adaptar cenas completas de Homero, em vez de ter se lançado completamente na originalidade.

Nat 14/12/2012

O poema que narra a história mitológica dos romanos, criado por Virgílio para mistificar o império. Na “cronologia” dos poemas épicos ocidentais, Eneida vem logo em seguida a Ilíada, pois narra a história dos sobreviventes da guerra de Tróia e seus descendentes, e a forma como eles criaram as bases para um império maior que o grego. Os derrotados vencem os vitoriosos. Mesmo sendo mais difícil de ler (já li tanto sobre mitologia Greco-romana que enjoei), esse livro é ótimo. Muito recomendado.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com.br/2012/12/eneida-de-virgilio-dl-2012.html

Fabio Shiva 13/12/2012

a parte 3 da Ilíada e da Odisseia...
Não há como falar desse grande clássico da literatura mundial sem mencionar a “Ilíada” e a “Odisseia” de Homero, que foram sua grande inspiração. Tanto que dos doze capítulos da “Eneida”, os seis primeiros são uma imitação da “Odisseia” e os seis seguintes bebem diretamente da “Ilíada”.

Vamos usar uma analogia cinematográfica: imagine que você assiste um filme maravilhoso (“Ilíada”), e depois vem a continuação, que consegue a proeza de ser ainda melhor que o primeiro filme (“Odisseia”). Tempos depois, surge uma terceira parte da saga, com outro diretor, só uma pequena parte do elenco original... mas mesmo sabendo que não será tão bom quanto os dois primeiros, você está lá na primeira fila, pois quer viver novamente aquelas emoções, mesmo que com menos intensidade...

Esse era o meu desejo ao ler a “Eneida”, o de reviver ao menos um pouco o maravilhamento que experimentei lendo a “Odisseia” principalmente, e em segundo lugar a “Ilíada”. Ninguém discute que o épico de Virgílio é bem inferior aos de Homero. Ainda assim, a “Eneida” é um grande clássico, uma das principais obras literárias da humanidade, que inspirou entre tantas outras “A Divina Comédia” e “Os Lusíadas”!

Ou seja, não há demérito algum para a “Eneida”, e sim um mérito estupendo para as obras de Homero. Mas o que é que torna Virgílio menor? O que há de tão especial na “Odisseia” e na “Ilíada” para que tenham alcançado essa grandeza assim tão alta?

Desde que me tornei consciente dessa questão, ela tornou-se o foco principal de minha leitura.

Uns dizem que Virgílio não possuía vocação épica, tendo escrito a “Eneida” sob encomenda, com o propósito explícito de cantar a glória do Império Romano. E que tinha que se bater contra a dureza do latim, menos apropriado para feitos heróicos que o flexível grego de Homero.

Pode ser, pode até bem ser.

Mas em minha opinião, a “Eneida” é menor principalmente por ser uma história inventada!

Ao passo que (em minha opinião) a “Ilíada” e a “Odisseia” são relatos poéticos de eventos que de fato aconteceram!

Acho assombroso as pessoas travarem contato com a cultura da Grécia antiga, essa que foi a matriz da própria Civilização Ocidental, e descartem como pura mitologia o que está escrito nos livros de Homero. Pouco adiantou a Troia histórica ser descoberta e redescoberta: deuses interagindo com os humanos, só pode ser invencionice!

(aliás é muito significativo que na obra de Virgílio as interações entre os deuses e os homens sejam bem mais discretas que nos textos de Homero... pois mais de mil anos separam as duas narrativas)

Da mesma forma tratamos a antiga cultura do Egito. A era dos faraós é dividida em duas partes, o reinado dos deuses faraós e o reinado dos faraós humanos. Pois então, o que fazemos? Tratamos a segunda parte como história e a primeira como pura mitologia! Que outra atitude esperar de nossa “civilização”, que após o primeiro contato com as relíquias do Egito antigo, na falta de outra ideia para ganhar dinheiro com as múmias, resolveram triturá-las e vendê-las como tinta!!!!! É por isso que até hoje existe a cor “marrom múmia”!

Quanto ao “Mahabharata”, colossal épico da Índia (com mais de 15.000 páginas de sabedoria e beleza inestimáveis), também não passa de mitologia!

As tabuletas da Suméria, as mais antigas de que se tem notícia, também contam a história de uma batalha, assim como o “Mahabharata” e a “Ilíada”. Trata-se de uma guerra nuclear entre os “deuses” que criaram a humanidade, da qual evidências físicas foram encontradas (uma camada de vidro a centenas de metros de profundidade no deserto de Gobi, indicando que há milhares de anos ali ocorreu uma detonação nuclear). Essas tabuletas também trazem uma descrição detalhada de nosso sistema solar, com até a composição e coloração de planetas como Urano, Netuno e Plutão, que só foram “descobertos” por nossa civilização a partir do século XIX! É claro que tratamos isso também como pura mitologia, né?

Fala sério!

Quem diria que eu iria encontrar vestígios dos Anunnaki na “Eneida”!

***

Aproveito para convidar você a conhecer o livro O SINCRONICÍDIO:

Booktrailler:

Blog:

LEIA AGORA (porque não existe outro momento):

Venha conhecer também a comunidade Resenhas Literárias, um espaço agradável para troca de ideias e experiências sobre livros:
Regente Deo 11/03/2013minha estante
A grandeza do tema impressiona profundamente; o tom elevado e sua apresentação sublimada tornam-se mais salientes graças ao delicado espírito contemplativo do autor, à sua simpatia em relação à humanidade sofredora e à sua sensibilidade diante da natureza. Sem dúvida alguma, é uma belíssima obra. Sua resenha é instigante, meus parabéns pela bela escolha de palavras ao declarar sua paixão por esta obra.

Fabio Shiva 11/03/2013minha estante
Valeu pelo belo comentário!

Antonio.Junior 26/07/2021minha estante
Lá vou eu comentar sobre uma resenha de 9 anos atrás.
Ora, primeiramente Virgílio não deixa nada a desejar de Homero. Não colocaria Homero de nenhuma maneira como superior a Virgílio (mesmo Homero ainda sendo minha preferência), é até injusto esse tipo de comparação visto que os dois autores alçaram diferentes objetivos. Colocaria os dois em um grau de igualdade, já que Virgílio fez na Eneida o que Homero não conseguiu na Iliada e na Odisséia que foi o equilíbrio perfeito entre o épico e o lírico, ainda que Homero seja inegavelmente superior no quesito narrativo. A poesia lírica de Virgílio é sublime (E incomparável até os dias de hoje) por isso esse incrível grau de beleza em sua obra.
De resto, ótima resenha.

Fabio Shiva 28/07/2021minha estante
Olá, Antonio!
Valeu pelo comentário e pelas reflexões!
Grande abraço!

Wilton 28/11/2012

Eneida
Leitura difícil. Linguagem muito hermética. As notas de rodapé não esclarecem. Não há o seguimento de uma coerência sintática, ou seja, as palavras se apresentam soltas sem a concatenação entre os termos da oração e do período. Isso torna o texto acessível apenas aos iniciados. Pelo menos, esta é minha opinião.

Lorena 07/10/2012

"Li" entre aspas
- Trecho do post que escrevi no meu blog (http://estranhomundodaloh.blogspot.com.br/2012/10/desafiando-mim-mesma-iii-eneida.html#.UHIRRpjA8rM)

Eu pude visualizar algumas cenas, gostei de algumas passagens, e, de fato, ele desenha um herói verdadeiro, corajoso e bravo, que toma tudo pela frente. Ele queria fundar Roma, sagrar-se um conquistador. Mas os pormenores da saga de Enéias, ainda não pude de todo decifrar por entre as linhas bem desenhadas de Virgilio. Sei que ele é um gênio só pela capacidade de escrever um livro inteiro em verso, sem escorregar e se atrapalhar. E fazer sua obra perdurar.

O resultado? Bem, eu podia publicar aqui mais uns vinte "Desafiando a Mim Mesma" só com "Eneida". E ainda não teria sido capaz de abranger toda a grandeza da obra. Portanto, posso dizer que meus olhos encontraram as palavras de Virgilio ao longo das páginas, mas ainda preciso comer muito arroz com feijão para acompanhar literalmente o que ele criou.

Marco Back 28/10/2011

Eneida
Essa historia é sobre um cara chamado Enéias, ele é um guerreiro que luta pela sua cidade protegendo dos inimigos, essa história também fala sobre batalhoẽs de Eneias espera seus inimigos atacarem sua cidade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6