Júbilo, memória, noviciado da paixão

Júbilo, memória, noviciado da paixão Hilda Hilst

Resenhas - Júbilo, memória, noviciado da paixão

livrosmortificados 15/01/2023

VI
"Tudo vive em mim. Tudo se entranha
Na minha tumultuada vida. E porisso
Não te enganas, homem, meu irmão, Quando dizes na noite, que só a mim me vejo.
Vendo-me a mim, a ti. E a esses que passam
Nas manhãs, carregados de medo, de pobreza,
O olhar aguado, todos eles em mim, Porque o poeta é irmão do escondido das gentes
Descobre além da aparência, é antes de tudo livre, e porisso conhece. Quando o poeta fala
Fala do seu quarto, não fala do palanque,
Não está no comicio, não deseja riqueza
Não barganha, sabe que o ouro é sangue
Tem os olhos no espirito do homem
No possível infinito. Sabe de cada um
A própria fome. E porque é assim, eu te peço:
Escuta-me. Olha-me. Enquanto vive um poeta
O homem está vivo."

Sayuri 15/01/2023

Livro muito bom, precisa estar realmente focado em alguns poemas, fui levada a pequenas e grandes viagens ( de vivência) durante a leitura

paloma 02/01/2023

Este foi o meu primeiro contato com Hilda Hilst e talvez por isso em alguns momentos não me pareceu uma leitura de fácil compreensão. Tive que voltar e reler alguns textos com mais calma, com mais atenção e aí sim a mágica aconteceu. Confesso que criei muitas expectativas para essa leitura e nem todas foram atendidas. Mesmo assim, não é difícil identificar a genialidade. A autora nos apresenta um jogos de palavras, sentidos, intensidade e ao mesmo tempo que soa complexa, é crua.
Não é fácil fazer uma transição de temas com tamanha maestria, e isso podemos perceber nessa obra, que foi muito bem organizada e nos apresenta amor, a entrega, temor, a morte e a política.
Destaquei muitos trechos, alguns:

" Ama-me. É tempo ainda. Interroga-me.
E eu te direi que o nosso tempo é agora."

"Eu te pareço louca? Eu te pareço pura? Eu te pareço moça? Ou é mesmo verdade Que nunca me soubeste?”

Recomendo a leitura!

Fernanda 29/12/2022

Ainda não conhecia
Queria ler poesia, algo que me deixasse mais leve depois de uma história arrebatadora, e que possibilitasse descansar de todo o estudo para um TCC.
Encontrei Hilda na estante, não conhecia sua poesia, seu trabalho, fiquei encantada.

Pris 26/12/2022

Um dos melhores livros que já li, o que me faz questionar porque demorei tanto tempo pra ler. É Hilda.

Jessica1248 24/12/2022

Não tenho hábito de ler poesia, mas dos livros que li, esse foi o que mais gostei! Adorei que a autora é brasileira! Recomendo!

gabriel.a.brumatto 22/12/2022

Hilda Hilst em todo o seu júbilo.
Bem, vamos falar um pouco sobre Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão (título lindíssimo inclusive), livro de poesias escrito pela Hilda Hilst, uma das maiores autoras que este país já teve a honra de presenciar. Neste livro, Hilda despeja todo o seu talento, a sua escrita criativa, ácida e desconstruída, formando lindos poemas, com mensagens maravilhosas, lirismos espetaculares, e personagens divertidos e profundos.
Aqui está um de meus poemas favoritos:
?????????????????????????????????????????????????????

Do tempo
As enormes mandíbulas
Roendo nossas vidas.
??????????????????????????????????????????????????????

Só por este poema, já podemos ver o quão lindo este livro é. Recomendo à todos a leitura.

Thayssa.Tannuri 19/12/2022

Meu primeiro contato com a Hilda, caí de paraquedas, sem saber nada e nem por onde começar, mas creio que não importa por onde se comece: Hilda é amor à primeira lida.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Talvez eu deva voltar a este
Primeiro contato com Hilda Hilst, e sua poesia, ora melancólica, outra ardência amorosa, mostrando o valor de uma poeta e sua escrita.
Em certos poemas, principalmente os que se referiam a Túlio, me senti desvirtuado, mas penso ser minha falta de tato com a poesia.

Soraia 22/10/2022

Poesia não é meu gênero favorito, mas procuro ler pelo menos um exemplar ao ano.
Em 2022 o eleito foi este, que me pareceu bastante romântico e ao mesmo tempo crítico.
A linguagem é acessível, mas como todo livro de poesia, há uma variedade grande de palavras não utilizadas com muita frequência nos demais gêneros, o que faz com que um dicionário seja utilizado em alguns momentos.
A leitura é rápida e leve. Faz bem à alma.

Soraia 22/10/2022

A leitura é rápida e leve. Faz bem à alma.

Carolina 02/10/2022

Tudo vive em mim. Tudo se estranha Na minha tumultuada vida.
As poesias de Hilst sempre impecáveis. Me encanta a forma como essa mulher consegue nos cativar com os teus versos. A forma crua e potente que ela retrata o amor, como traz peso no sentimento e ao mesmo tempo que você se sente mergulhada nessa intensidade.

Ana 10/09/2022

O poeta inventa viagem, retorno, e sofre
Primeira obra que leio da Hilda e gostei muito! Ela permeia por várias temáticas e conseguiu me tocar muito com a profundidade de cada poesia. Confesso que o vocabulário pegou um pouco pra mim, tive que pesquisar várias palavras pra conseguir entender o contexto de alguns poemas mas não deixou de ser enriquecedor. Foi um prazer conhecer a singularidade de Hilst!

Mavi 21/08/2022

a única paisagem, inumerável, única a seus olhos
hilda é extraordinária, esse livro é perfeito e me impressiona como ela consegue transitar entre amor, devoção mística, morte e política. tudo fica tão natural.

"meu precioso tempo não pode ser perdido com os poetas"

irmão do meu momento: quando eu morrer
uma coisa infinita também morre. é difícil dizê-lo:
MORRE O AMOR DE UM POETA
e isso é tanto, que o teu ouro não compra,
e tão raro, que o mínimo pedaço, de tão vasto

não cabe no meu canto.

sempre será minha poetisa favorita