Júbilo, memória, noviciado da paixão

Júbilo, memória, noviciado da paixão Hilda Hilst

Resenhas - Júbilo, memória, noviciado da paixão

ephemelis 18/04/2023

Hilda não decepciona
Ler Hilda Hilst é sempre uma experiência agradável para mim. Polêmica e apocalíptica na vida real, sua escrita configura o oposto disso: delicada e precisa.

booknj 08/04/2023

"Olha-me de novo."
Para mim, só Hilda conseguiu a façanha de descrever o amor e a paixão em suas variadas facetas; o anseio, a confusão e o medo.

"Morte, minha irmã:
Que se faça mais tarde a tua visita.
Agora nunca. Porque o amor de Túlio
O vermelho da vida, pela primeira vez se anuncia fecundo."

Batista 22/03/2023

Perfeição
Hilda Hilst, como sempre perfeita. Suas poesias são sublimes, densas, e deve-se mergulhar nelas para compreendê-las. Recomendo.

regifreitas 18/03/2023

JÚBILO, MEMÓRIA, NOVICIADO DA PAIXÃO (1974), de Hilda Hilst.

Existem alguns autores brasileiros, até renomados e validados pela crítica, que eu pouco ou quase nada conheço das obras. Josué Montello, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Autran Dourado, são alguns nomes que podem ser mencionados. Em relação a muitos deles, espero suprir essa lacuna ainda este ano. A poeta Hilda Hilst também entra nessa categoria de ilustres desconhecidos a descobrir.

JÚBILO, MEMÓRIA, NOVICIADO DA PAIXÃO foi publicado originalmente em 1974. A obra é dividida em nove partes, nas quais predominam temáticas como o amor, a paixão, a morte e a espiritualidade. Contudo, a última parte, denominada "Poemas aos homens do nosso tempo", acabou me agradando bem mais que as outras. Nela a autora discute questões menos abstratas, talvez (?). São poemas com teor mais social, político e filosófico.

No geral foi uma leitura desafiadora. O estilo da autora é bem diverso do tipo de poesia que costumo ler e gostar. Creio que requereu uma maior capacidade de contemplação e reflexão do que os textos poéticos costumam me exigir. Assim, sinto que não consegui apreender tanto como eu gostaria desta leitura.

Contudo, nem por isso desanimei de conhecer outros trabalhos de Hilda Hilst. E também voltarei a muitos dos poemas que constam neste aqui. Alguns que julgo merecerem uma análise um pouco mais aprofundada.

carlineeeee 28/02/2023

Hm
Mas pedi mais
À lua: que tu sofresses tanto quanto eu.

...

Ao invés de vida
Te mando o gosto
Do meu morrer.

Gabi 20/02/2023

Não tenho título digno
Essa mulher me impressionou, em seus primeiros poemas, principalmente, senti muita vontade de marcar todos, cada palavra. Ela escreve de forma absurda, trouxe uma barca de sentimentos dos quais eu tenho conhecimento. Foi incrivelmente bonito, forte, doloroso, recíproco -em sua grande parte- e sentimentalista.

Carolina Del Puppo 16/02/2023

"Ama-me. É tempo ainda"
Eu devorei esse livro numa tacada só, mesmo sabendo que o certo mesmo seria me deliciar com as palavras pouco a pouco, porque eu estou com fome literária.

Juliana 14/02/2023

Avaliação injusta
Meu primeiro contato com Hilda. Não consigo me conectar com poesias e essa foi mais uma tentativa frustrada, infelizmente.
Alê | @alexandrejjr 14/02/2023minha estante
Ah, mas um dia a poesia certa vai te achar, Ju! Pode ter certeza!

doarda 09/02/2023

Júbilo, memória, noviciado da paixão
"As laranjas têm alma?"
Que livro sensacional, a hilda consegue colocar todos os sentimentos possíveis nos poemas, o amor, a rejeição, o medo, a indignação... E faz o leitor sentir tudo isso. Simplesmente incrível!

vtoria 03/02/2023

Me apaixonei pela Hilda Hilst
O livro é uma coletânea incrível de algumas das poesias da Hilda Hilst.
Senti tudo lendo, e foi renovador sentir junto a cada palavra dessa grande poeta o seu amor pela poesia.
Senti amor, tristeza, rejeição, indignação, senti o que é amar sendo uma mulher e foi esplêndido. Recomendo a todos.

Sandra.Pogalski 29/01/2023

Olha-me de novo.
Meu primeiro livro da Hildinha, acho que é a primeira poeta que eu realmente li. Hilda é pura poesia, profunda e absurda. Livro de rápida leitura mesmo tendo que pesquisar algumas palavrinhas rebuscadas, amei!

@eu_rafaprado 28/01/2023

Hilda Hilst
Eu Sou apaixonado na escrita da Hilda! Sua poesia, meu primeiro contato, me prendeu de uma forma arrebatadora!
Fiz essa releitura para o clube do livro lendo mulheres nacionais, amanhã dia 29 vamos para Casa do Sol para nosso encontro! Muito emocionado.

Nado 27/01/2023

Eu acho difícil fazer resenha de um livro como esse, a leitura pode ser muito subjetiva, sobretudo poemas e poesias. O que consigo dizer aqui é que, por mais que eu não seja familiarizado com esse gênero, Hilda Hilst conversou diretamente comigo em vários desses textos. Destaco os versos de "Moderato Contabile" e "Ode descontínua e remota para flauta e oboé. De Ariana para Dionísio".
Nesses textos Dona Hildinha me atingiu em cheio... parecendo ler meus pensamentos e sentimentos. Senti uma conexão inexplicável com eles.
Grato ao meu amigo Rafa Prado que me apresentou a esses poemas e, em outras ocasiões, à autora.

Renatinha 20/01/2023

Grande Hilda
Primeiro contato com a escrita da diva, e amei. Quero ler muito mais livros dessa maravilhosa escritora brasileira que tivemos o prazer de tê-la em nosso acervo literário...