Minha metade silenciosa

Minha metade silenciosa Andrew Smith

Resenhas - Minha Metade Silenciosa

Matheus Fellipe 10/04/2015

Somente os sons e as palavras ficam presos na minha cabeça...
Minha Metade Silenciosa é um livro especial para mim. Ele me envolveu de uma maneira que eu não conseguia parar de ler, eu ansiava em continuar a leitura para descobrir o desfecho de tudo aquilo.

A história é intensa e envolvente, e é difícil falar qualquer coisa sem soltar um spoiler, por isso vou me abster de falar do enredo, que já está bem descrito na sinopse, e só vou escrever as minhas percepções e emoções, por elas tentarei mostrar um pouco da magnitude da história.

"Minha mãe e meu pai
nunca nos quiseram.
Eu.
Bosten.
Especialmente eu.
Eu era uma lembrança
de tudo o que estava errado.
Mas Bosten veio antes
e pagou por mais tempo." — Pág. 166

A escrita do autor é excelente, depois de ler esse livro quero ler todo e qualquer lançamento* de Andrew Smith. Ele escreveu e escreve sobre assuntos um tanto polêmicos de uma maneira excepcional. Por meio da personalidade e dos sentimentos dos personagens, que são muito bem construídos, conseguimos entender a dimensão de tais temas e o que eles podem causar nas pessoas.

Toda a história é narrada do ponto de vista do Palito, para mostrar como ele enxerga, sente e OUVE o mundo.

Não conseguiria classificar esse livro em nenhum estilo ou assunto específico, pois há doses de suspense e aventura, romance e drama, entre outros. Tudo isso entrelaçado de forma singular e escrito de maneira a nos tragar para o livro.

"Eu sou um acidente.
Acha que eu não sei disso?" — Pág.208

Foi o primeiro livro da Editora Gutenberg que eu li, e a edição me surpreendeu demais. Eles foram muito criativos: como dito na sinopse, o personagem principal possui apenas uma orelha, e a editora colocou apenas uma orelha no livro; a foto da capa é dividida ao meio com um deslocamento na imagem, uma parte em cores e a outra em branco e preto; o garoto da imagem está sentado olhando o mar, o que remete a algumas cenas descritas no texto, em suma, a capa é uma das mais bonitas e mais relacionadas a história que eu conheço, tem tudo haver. A parte interna do livro também foi muito bem pensada, pois as falas dos outros personagens direcionadas ao Palito são justificadas à direita — o que quer dizer que ele ouve as coisas de um lado e elas não tem por onde sair — e as vezes há espaçamentos maiores e menores entre as palavras, para tentar retratar como ele ouvia. A tipografia utilizada é muito boa para ler e não cansa a vista, os capítulos também são pequenos e fazem com que a leitura flua muito bem. Realmente a edição foi primorosa e não tenho nada do que reclamar.

"Somente os sons e as palavras
ficam presos na minha cabeça." — Pág. 293

O livro, portanto, leva 5 estrelas e, assim como o autor, entra para a minha lista de favoritos. Super recomendo a leitura.

site: http://coisasdeumleitor.blogspot.com.br/2015/04/resenha-minha-metade-silenciosa-andrew.html#more

Jussier 07/05/2015

Minha metade silenciosa
Minha metade silenciosa é um ótimo livro do gênero jovens-adultos. Não tem muita apelação em relação aos sentimentos apresentados na narrativa, mas conta de uma forma um pouco crua as circunstâncias que Palito passa e como ele digere as informações e toma as suas decisões. Sexualidade, drogas e problemas familiares são alguns temas abordados no livro. Vamos falar um pouco sobre a história! Stark é um garoto de 14 anos, que nasceu com apenas uma orelha. Este fato parece incomodar mais ele do que as pessoas que estão ao seu redor, tanto, que na verdade o que define Stark entre as pessoas mais chegadas a ele, é a sua característica muito magra e alta, fazendo ele ser apelidado de Palito. Ele e seu irmão mais velho, Bosten, são amigos inseparáveis. Uma das coisas que fizeram eles terem esse laço tão forte, foi a forma abusiva que os seus pais os criaram. Posso dar o prêmio de piores pais de todos os tempos a eles, pois eles merecem muito esse título. No meio da história temos uma reviravolta, uma revelação que muda a vida de Bosten e Palito para sempre. Nada será como antes, mas Palito não desistirá de ter o seu irmão ao seu lado.

site: https://instagram.com/oqueli_/

Garcia 29/12/2019

“Tudo tinha mudado.
Tudo tinha tomado uma dimensão maior.
Tudo era feio.
E eu só estava procurando por alguma coisa que importasse.”

Stark tem 13 anos, 1,82 de altura, não possui uma orelha e é conhecido como Palito. A altura e a magreza não são os motivos dele sofrer bullying pelos colegas de escola, mas sim o espaço vazio ao lado de sua cabeça. Bosten, seu irmão mais velho, faz de tudo para defender Stark de qualquer agressão física e verbal, porém, em casa a situação é diferente e os pais abusivos não contribuem com o bem-estar dos filhos adolescentes.
Esse é um livro triste sobre um garoto com baixa autoestima que precisa lidar com as dificuldades de ter crescido em um ambiente hostil e sem afeto. Stark, que prefere o apelido Palito ao nome de batismo, se acha uma aberração e só possui o apoio e amor do irmão para que consiga viver cada dia de sua vida.
Tudo muda quando, em uma briga entre o irmão e o pai, Bosten resolve fugir de casa e deixa Stark desamparado. Sua única referência de bondade simplesmente desaparece e ele não suporta a ideia de viver naquela casa sem sua presença. Palito sai em busca do irmão e nessa viagem lida com situações que o fazem amadurecer sua visão de si e finalmente descobrir que sua aparência não é um problema para pessoas que gostam dele por quem ele é.
O autor não tem medo de colocar temas espinhosos no decorrer da narrativa. Bullying, relacionamentos abusivos e abuso de drogas aparecem com frequência, além dos maus tratos sofridos em casa, ambiente esse em que não há espaço para o amor, existem apenas regras a serem seguidas.
É um livro bem escrito, trata de temas super pesados e entrega situações realistas, porém, o final é meio apressado, existem algumas pontas soltas e o desfecho é simples de mais. É um livro muito bom, mas poderia ter mais 50 páginas para que tudo fosse concluído. 4/5.

site: https://www.instagram.com/p/B6oJI0UJw72/

Thayse 08/09/2015

Sobre amizade, coragem e esperança.
Minha Metade Silenciosa conta a história de Stark McClellan, conhecido como Palito, um garoto de 14 anos, alto, magro e com apenas uma orelha. Como é de se esperar no meio da vida adolescente, a deformação de Palito faz com ele sofra bullying constantemente. Como se não bastasse, Palito e seu irmão Bosten vivem em um lar hostil e sofrem constantes abusos de seus pais. Seu irmão mais velho é única referência amorosa que Palito possui, sendo seu grande amigo e protetor.

Após um trágico acontecimento, Bosten decide fugir e acaba deixando Palito sozinho pela primeira vez na vida. Palito sente a falta do irmão como a falta de um pedaço seu e decide encontrá-lo custe o que custar.

O livro é narrado em primeira pessoa, na visão de Palito. O fato de estar “na cabeça” de Palito influenciou a forma da escrita do autor, que se utiliza se espaçamentos e alinhamento para indicar a forma como Palito escuta. Você vai achar estranho no início, mas isso vai te ajudar a não esquecer quem Palito é.
Adorei todos os personagens do livro, mas Palito é o meu favorito. Mesmo sendo obrigado a viver em um mundo de bullying e abuso, Palito não é um menino chorão. Ele aceita as coisas como elas são e continua vivendo sua vida da maneira que aprendeu. Ele é um garoto bom, mesmo com exemplos paternos tão ruins.

Apesar de quase sempre viverem debaixo de julgamento e sofrimento, Palito e Bosten também encontram pessoas boas no decorrer do caminho, pessoas que lhes dão o amor que jamais pensaram que receberiam, e sem exigir nada em troca. Minha Metade Silenciosa é o tipo de história que apesar dos obstáculos nos dá um gostinho de esperança.

O abuso sexual, a sexualidade e o uso de drogas são temas tratados de maneira muito sutil. Confesso que gostaria que o autor tivesse explorado mais os temas, falando abertamente sobre tais questões.

Dá pra perceber que a edição do livro foi pensada com muito carinho. Para começar, o título brasileiro dá mais significado a história que o título original, que é somente “Stick” (palito em inglês). Além da diagramação, espaçamento e alinhamentos diferenciados para representar a audição de Palito, o livro propositalmente não tem a orelha direita, assim como o personagem. Legal, né?

Um livro para ler, reler, indicar pra família, amigos e desconhecidos. ENFIM, amei amei amei!

site: https://horaadocha.wordpress.com

João 08/11/2015

Simplesmente um livro fantástico!
Palito é um personagem carismático,que faz o leitor se encantar com ele da primeira página à última página do livro.
Excelente leitura!

Amani.Cruz 06/03/2020

Uma família desestruturada e bullying. Este livro nos ensina que com amor, fé e esperança, até as piores histórias terminam bem.
É preciso também, acima de tudo, confiar nas pessoas certas.

Andressa 01/12/2015

Simples e tocante.
Quando você lê alguma resenha sobre, acha logo que será um livro com mais uma história de um adolescente que não tem alguma parte do corpo, complexado, sem amigos e vida social, com problemas de pertencimento. E quando você começa a leitura, percebe o quanto estava enganada. Uma história linda de amor entre irmãos contra comportamentos abusivos de pais e colegas de escola. Como eles agem perante essas situações? Ai você terá de ler para descobrir. Livro com narrativa simples, mas muito comovente. É um tema muito delicado de ser abordado, pois mexe com a "santidade" dos pais, mas que Andrew descreve com louvor.

Renata.Rodrigues 21/02/2016

É inteiramente cativante
Meu contato com o livro foi através da loucura de uma pessoa que queria jogar todos os livros que ele tinha fora. Minha tia, pegou todos os livros pra ela e me emprestou alguns. Me interessei por esse, simplesmente, pelo título. Só fui entender o real significado do título depois de ler algumas páginas.
Conta a vida complicada de dois adolescentes nos EUA, e mostra como o bullying é forte por lá. Acontece que o foco do livro não é o bullying, este é apenas o ponto de partida.Trata-se da vida de um menino que tem apenas uma orelha e auto-estima muito baixa e também de seu irmão mais velho que tenta proteger o caçula das outras pessoas do mundo. Possui um desfecho inimaginável.
Um livro cativante que prende do início ao fim, embora o foco seja dois adolescentes não há nada de bobo, é tudo muito interessante. Todos os personagens são marcantes, cada um com sua história bastante singular.

Jaguatirica 03/08/2022

"As coisas mudam. Às vezes, as coisas se consertam"
Que jornada...
Este livro é uma preciosidade tão linda. É uma história de traumas, dores, abusos, medo, dor e marcas profundas. Dois irmãos que cresceram em um lar abusivo e sequer entendiam o que significava serem amados, só tinham um ao outro, Bosten e Stark (Palito) contra o mundo.
O livro é narrado por este, Stark, o mais novo dos irmãos que, aos 13 anos, faz a gente se apaixonar por sua humanidade. Stark é tão humano em meio a tanta merda ao seu redor que faz dessa história, tão bruta, algo "digerível". Há momentos engraçados e leves e há coisas horríveis que vemos pelos olhos desse garoto. É no amor de amigos e da tia, Dahlia, que eles descobrem o que é família, afeto e carinho.

Crescendo em um lar cheio de regras, repressões e torturas físicas e psicológicas eles não foram abraçados ou acarinhados. Poderiam ter crescido iguais aos pais, dois monstros, mas eram o oposto disso. Bosten, que veio primeiro, sofreu mais e, por trás do menino selvagem, brigão e duro na queda havia quem chorava escondido e escondia traumas pesadíssimos. Stark, apesar do bullying que sofria, da falta de amor e etc, chorava e não tinha medo de se expressar, aprendeu a dizer não e não odiava ninguém; é um menino muito sensível e nisso está sua força. Aprendemos com Palitoso que o mundo é bruto e é um sertão deserto e silencioso de caos mas que também pode ser gentil. O quanto eu chorei com esse livro! O quanto desejei proteger esses meninos! O tanto que agradeci por Dahlia ter aparecido!! Que mulher linda, que ser humano fascinante, repleta de bondade, compreensão e doçura! Uma leoa.

É um livro de superação pela força do amor, sem dúvida alguma. O final foi esperado e isso é bom. A gente nota que os meninos estão crescendo e vão sobreviver. Bosten, em especial, vai demorar mais a se recuperar, mas o livro te dá esperança.

Lindo livro! Li por conta da resenha de um moço no Skoob então só tenho a agradecer.

IsaMads 03/08/2022

E estamos indo para o mar
Creio que essa foi uma das leituras mais doidas que já li. Livros que abordam temas como infância e família são bem importantes para mim.

O que mais me pegou na narrativa foi o fato dos meninos terem "amor e carinho" de todos ao redor deles, menos de quem eles mais precisavam que eram os pais. E como essa falta de amor paternal foi suprida, em grande parte, pelo amor fraternal que os meninos tinham.

A maneira que eles se apoiam e ajudam é linda e angustiante ao mesmo tempo porquê me pegava pensando como seria se eles não tivessem um ao outro.

Quando os meninos vão para a casa da Dahlia, só queria que nunca mais voltassem para Point No Point e esquecessem que um dia já foram de Washington.

A Dahlia foi a verdadeira mãe deles em poucas semanas: deu amor, carinho, compreensão, beijos, abraços e falou que amava eles.

Infelizmente, o amadurecimento do Stark foi muito precose mas foi emocionante acompanhar; principalmente quando ele descobre que a deformidade dele tem nome e a partir daquele momento é como se de fato ele passasse a existir e ser "normal".

O livro foi maravilhoso, incrível e emocionante, mas senti falta do desenvolvimento do Bosten, em certo ponto ele é esquecido e só volta a ter relevância na história quando o Stark vai buscá-lo em L.A mas já é o final do livro... Queria ter visto mais sobre ele.

Recomendo demaiss a leitura.
Thaís 03/08/2022minha estante
Gosto muito desse livro também

IsaMads 03/08/2022minha estante
Esse é o tipo de livro que queria que tivesse uma continuação... mas ao mesmo tempo teria medo do que o autor inventaria :')

Netto.Fabricio 20/02/2023

Puplicado em 2014, minha metade silenciosa conta a história de stark mcclellan um garoto de apenas 14, um garoto alto e magro, que tem o apelido de palito, mas sofre bullying mesmo porque é " deformado", já que nasceu apenas com uma orelha. Seu irmão mais velho, Bosten, o defende em qualquer situação, porém nem mesmo juntos consegue se proteger de seus pais abusivos, que os castigam violentamente quase todos os dias. Ao enfrentar as dificuldades da adolescência estando em um lar hostil e sem afeto - com o agravante de se achar uma aberração - stark tem na amizade e no apoio do seu irmão sua referência de amor, e é com ela que ambos sobrevivem.
Um dia porém, um episódio faz azedar terrivelmente a relação entre Bosten e o pai. Para fugir de sua ira, o rapaz se vê obrigado a ir embora de casa, e desaparece no mundo. Stark precisa encontrar seu irmão, ou nunca se sentirá completo novamente. A busca se transforma em um ritual de passagem rumo ao amadurecimento, no qual ele conhece gente má, mas também pessoas boas.

Gabriel1083 20/02/2023

Incrível, me estressei, emocionei, amei, é cativante e muito sentimental, sem deixar de ser realista, isso é o ponto alto, tratar os assuntos de forma realista, cético e lindo.

Thai 26/08/2016

[...] E não há amor em minha casa, somente regras.

Stark é um garoto magro e muito alto para sua idade, por isso é chamado de Palito. Como se não fosse o bastante, ele não tem uma das orelhas, o que contribui para todo o bullying que ele sofre.
Seu braço direito é Bosten, seu irmão mais velho que o defende de tudo e todos e com quem tem uma relação muito boa.
Os pais de Stark e Bosten parecem não gostar muito dos dois, pois sempre usam a violência para castigá-los por qualquer coisa. Ter pais abusivos foi o que aproximou os dois irmãos.

"Às vezes, na nossa casa, era como se eu e Bosten fôssemos como insetos em papinha de bebê. Eu me movia com cuidado para onde quer que fosse. Não conseguia ouvir nada que eu mesmo fazia, mas me perguntava o quanto eu deixava o mundo deles barulhento, já que eles tinham duas orelhas e tudo."

Em um feriado de Páscoa, Stark combina de passar uns dias na casa de Emily, sua única amiga. Mas seus pais acabam com o plano quando resolvem mandar os irmãos para a casa de uma tia que eles nem conhecem, na Califórnia.
Os dois são contra a ideia mas não podem fazer nada a respeito, já imaginando o quão horrível será a viagem.

"Eu mal sabia quem era tia Dahlia, fora o fato de que ela é irmã da minha avó, e que estávamos sendo mandados para ela como se fôssemos cartões-postais vagabundos que você manda para as pessoas de que não gosta muito, e aí elas passam a gostar menos ainda de você."

Depois que chegam na Califórnia e conhecem a tia Dahlia, eles percebem que ela é uma pessoa muito legal e que a viagem talvez nem fosse tão horrível assim.

"- Palito...?
- O que?
- Você alguma vez já pensou em...
Bostem começou a perguntar alguma coisa, mas eu o cortei.
- Não, Nunca.
Porque eu sabia o que ele ia dizer, e, sim, eu pensava naquilo o tempo todo: como seria viver longe dos nossos pais. E ele sabia que eu pensava nisso. Não era necessário falar."

Na Califórnia eles conhecem os irmãos Evan e Kim e rapidamente se tornam amigos por terem tanto em comum. Lá eles aprendem a surfar e fazem passeios super divertidos, o que faz com que logo se apeguem uns aos outros.

"Podíamos ver a tristeza nos olhos uns dos outros. De alguma forma, eu acho, aquilo era uma coisa boa, porque significava que realmente éramos amigos e que talvez Bosten e eu tivéssemos encontrado um lugar que nos aceitasse. E era um lugar que só tinha uma regra, até onde eu sabia, e era uma regra fácil de seguir: amem-se uns aos outros."

Depois que voltam para casa, algo de ruim acontece e Bosten foge sem deixar pistas. É quando Stark decide botar o pé na estrada e ir atrás do irmão. Mas como nada é perfeito, a viagem não sai como o planejado e o menino se mete em um problema muito grande.

***

Primeiramente, todo meu amor pelo Stark. Que menino incrível!
Depois posso falar dessa capa linda e título que me conquistaram. Além do livro só ter uma das orelhas, como o personagem, e eu achei isso incrível.

Bom, eu me emocionei muito com a história desses dois irmãos, pois é algo tão real que tudo isso poderia ter acontecido na casa ao lado da minha e eu nunca teria percebido. O culpado disso tudo é o autor que foi incrível com o desenvolvimento dos personagens e de como ele narra os acontecimentos de uma forma tão forte.

O que me fez não dar nota 5 foi o final que me decepcionou bastante. Eu esperava algo mais emocionante ou muito triste e foi só 'ok', sabe? Não me convenceu, mas não deixa de ser uma história LINDA!

site: curaleitura.blogspot.com

Ester224 19/02/2023

Merece mais reconhecimento!
Comprei em um sebo alguns anos atrás e me lembro de ter devorado ele em menos de um dia! É um livro com temáticas sensíveis como abuso e violência, mas também de superação. Vale a pena ler!

Heloisa 09/08/2022

Pesado em sua leveza
O livro tem uma construção lenta e ótima, trás para visão de um adolescente se descobrindo toda uma confusão seja da própria vida ou das pessoas que o rodeiam. O final achei um pouco corrido, mas tudo antes disso foi ótimo.