Unicelular

Unicelular TARSIS MAGELLAN
TARSIS MAGELLAN

Resenhas - UNICELULAR

Fabio Pedreira 03/04/2020

Nunca mais você vai ver um banho de praia da mesma forma
Quando uma série de acidentes envolvendo estranhos animais começam a aparecer nas praias do Nordeste e do Rio de Janeiro, a agente Rosa Villar é designada pela ABIN - tipo a CIA brasileira - para investigar. Principalmente para evitar problemas diplomáticos, já que uma das vítimas é um garoto americano.
Durante a investigação Rosa começa a desconfiar que a Biotech, uma grande empresa chinesa, possa estar ligada com esses ataques. Sua investigação acaba levando-a até o Projeto Unicelular, uma espécie de museu para seres unicelulares. Mas parece que por trás dele existem muitos outros problemas para serem revelados.
Dividido em 4 partes, Unicelular trás uma trama que eu só consigo definir como Jurassic Park brasileiro encontra Resident Evil. Mas calma, não tem dinossauros e nem zumbis. Aqui, as criaturas pré históricas são substituídas por criaturas unicelulares e a relação com Resident Evil é devido ao ambiente de tensão constante onde os personagens e o leitor são inseridos, sem saber de onde pode surgir algum perigo.
Perigo esse que não é causado apenas pelas criaturas, pois o livro também é do gênero policial, e existe toda uma trama de assassinato e mistério envolvendo a história. Pode até não ser daqueles difíceis de solucionar, mas ainda assim não tira em nada o brilho.
As duas histórias se amarram de forma natural e faz com que o leitor fique preso. Isso sem contar os capítulos pequenos que ajudam na rapidez da leitura. De bônus o livro ainda conta com algumas mensagens sobre o papel da mulher, religião vs ciência, origem da vida, transexualidade e etc, coisas que não são o foco do livro mas que complementam a história.
Aliás, a edição inteira está linda, e de quebra ainda tem um QR code no fundo, onde você pode usar para entrar no site do museu e acompanhar o Projeto Unicelular de perto.
Ação, suspense, questionamentos e outras coisas, tudo isso você encontrará em Unicelular. E vou te avisando, você nunca mais vai encarar um banho de praia da mesma forma.
ramos1983 16/07/2020minha estante
Obrigado meu querido. Amei a resenha

Fabio Pedreira 17/07/2020minha estante
Vlw Mestre. É nois ?????

edisik 27/10/2023

É um bom livro de ficção que começa bem, mas que infelizmente se arrasta muito em explicações no restante, o que nos deixa cansados e observamos a perda de foco na história. E o final é meio sem empolgação nenhuma.
Henrique Sanches 28/10/2023minha estante
Esse livro tá na minha lista de leitura faz um bom tempo... gostei da sua resenha, bem pé no chão!!!

ramos1983 16/11/2023minha estante
Imagina o que deve ser empolgação pra você. Eu quase infarto no final desse livro com tudo perto de explodir. Não sei o que vc esperava mais kkk

edisik 16/11/2023minha estante
Cadê os bichos comendo todo mundo. Apareceram muito pouco. ???

maria7672 09/11/2022

UAU.
Ok. A primeira vez que vi este livro eu estava caçando algo sem rumo e quando eu vi a capa,NOSSA, me chamou atenção na mesma hora, como se fosse uma chama brilhando entre os livros. De primeira, minha reação foi "MEU DEUS, É NACIONAL!!!".
Agora, focando mais na resenha, eu só posso dizer uma coisa, que livro INCRÍVEL. Acho que nunca li um livro tão rápido em toda a minha vida, embora ainda tenha 16 anos. Adrenalina foi o que mais senti lendo. Achei total fora de outro mundo a ideia do livro, total sensacional e novo. Sem contar que se passa aqui no nordeste, amo essa minha região!
Gritei horrores quando apareceu o meu Estado e meu personagem fav é daqui, RN!
Apenas quero dizer para lerem essa relíquia e que vocês vão PIRAR no final.
Tive vinte infartos e noventa ataques lendo essa obra-prima.
Ramon M. Santos 09/11/2022minha estante
Só por essa sua resenha vou colocar na minha lista p ler ?

Nati Amend @livrosdanati 29/04/2020

Surpreendente, inovador e sanguinário.
Um verdadeiro surto. Não há melhor forma de descrever a minha experiência com essa leitura. Unicelular é a aposta nacional da editora Martin Claret, uma ficção científica escrita por @tarsis_magellan que fez muito sucesso na plataforma Wattpad e agora chega em uma edição impressa à altura de sua trama impecável.

O livro começa de uma forma eletrizante, com criaturas misteriosas devorando e infectando seres humanos ao redor do arquipélago de Fernando de Noronha. Não sabemos o que elas são, do que são feitas ou, muito menos, como elas foram parar ali. Só sabemos que o perigo é real e urgente.

A agente da ABIN, Rosa Villar, é quem vai investigar estes acontecimentos bizarros de maneira sigilosa. A partir daí, começa um thriller científico repleto de ação, espionagem, segredos industriais e mortes. Muitas mortes.

É incrível poder conhecer uma obra de si-fi contemporânea tão bem desenvolvida. O livro apresenta tudo o que mais gosto neste gênero literário, envolvendo terror biológico, intrigas políticas e muito suspense, e tudo isso dentro de um contexto brasileiro.

Este é um daqueles livros que te prende do início ao fim e te tira o sono à noite instigando a ler sempre um pouquinho mais. Até certo ponto, é sim uma leitura complexa, que apresenta diversos personagens e explora conceitos e termos científicos. Mas isso em momento atrapalhou no desenrolar da trama pra mim. Se você não tem o hábito de ler narrativas neste estilo, pode tranquilamente “pular” a leitura destes nomes ou explicações. O livro também possui material complementar, disponível no QR Code da edição.

Não gosto de comparar enredos, porque parece que limita uma obra a ser similar à outra. Mas pensando no estilo de leitores que irão curtir esta aventura, eu poderia citar que é uma mistura de Jurassic Park com o nostálgico Arquivo X — no sentido das investigações criminais envolvendo experimentos científicos e atmosfera de horror. Surpreendente, inovador e sanguinário.

site: https://www.instagram.com/p/B_ihRfIDk6n/
ramos1983 16/07/2020minha estante
De um fã de Jurassic park para outro: ?

Bárbara 16/04/2020

Surtando de tão bom!
E se houvesse um Jurassik Park brasileiro mas, no lugar de dinossauros, houvesse uma tecnologia que permitisse existir seres unicelulares gigantes, imersos em tubos repletos de ágar, numa espécie de parque temático?

Em fevereiro de um ano, em praias cearenses, Adam, uma criança australiana, sofre um acidente. Para a mídia e para o restante da população, o garoto foi atacado por uma água viva, e precisa de socorro imediato para conter as queimaduras, tão graves que causaram necrose em um dos braços. Simultaneamente, a quilômetros de distância, uma mestranda de biologia sofre um acidente na ilha de Fernando de Noronha. Catarina teve uma anafilaxia, reação alérgica grave, e precisa de socorro médico no continente.

Tais casos chamam a atenção da ABIN - Agência Brasileira de Inteligência. Rosa Villar é a agente, designada para investigar a Biotech, indústria farmacêutica chinesa, cujo projeto principal funciona na ilha de Trindade, e que possui parceria com o governo brasileiro em determinadas pesquisas.

Além de Rosa, Alex e Éder - professor e colega de Catarina, também decidem investigar. Todos eles, além de uma museóloga, um especialista em parques temáticos e outros convidados, têm a chance de conhecer em primeira mão a Iniciativa Unicelular, que abriga um museu peculiar. À medida que o passeio avança, Rosa passa a descobrir que há um projeto escuso, ainda mais perigoso.

Rosa é uma agente competente, e não há como não perder o fôlego ao acompanhá-la nas descobertas durante 4 dias, em que cada segundo importa e pode ser a diferença entre a vida e a morte.

O enredo é ágil e interessante, e não há como largar o livro! É impossível deixar de imaginar até onde a ganância humana pode nos levar. E as consequências são inevitáveis, muitas vezes, mortais.

Só tenho uma certeza: você PRECISA ler este livro! É um techno-thriller surpreendente!

site: http://www.instagram.com/leiturasdebarbara
ramos1983 16/07/2020minha estante
Que bom que surtou! Rs obrigado por ler

@viajantedaleitura1 04/06/2022

PING - soou o bip.
Primeiro foi um pescador, acostumado ao mar e suas peripécias. Quando viu a coisa se contorcendo e sibilando na sua rede __ aquela que lhe trazia o sustento todos os dias__ recuou pálido __ Um monstro marinho? __ Não teve tempo de assimilar o que via.
PING
Segundo foi um garoto na beira da praia. Seu riso brincalhão foi interrompido quando notou a coisinha subindo pelo seu braço. Uma capsula oval rosada__ uns 30 cms talvez? __dezenas de filamentos gelatinosos que não faziam mais cócegas...queimavam. A mãe notou algo errado quando o choro do garoto se sobrepôs ao barulho permanente das águas do mar.
PING
Terceiro... O Pesquisador e professor interrompeu sua aula enquanto visitava Fernando de Noronha com seus alunos. Uma de suas alunas se contorcia __ a mais descontraída__ Ele achou que a jovem estava brincando. Desprendendo a bola oval azulada do rosto, não parecia mais uma brincadeira. Haviam outras bolas iguais __sementes? __ não importava, a jovem estava sufocando.
De onde haviam aparecido tais seres estranhos?
PING
A Iniciativa Unicelular tomou forma de um Museu gigantesco no meio de uma ilha.
O Professor e Pesquisador, assim como a agente da Agência Brasileira de Inteligência, de repente se viram numa gigantesca jaula de metal e concreto onde micróbios alterados pela ciência e tecnologia dominavam__ E onde muito mais coisas obscuras e antiéticas esgueiravam pelos tanques escuros de ágar-ágar.
PING
Eles estavam em toda parte.
PING PING
Já não estavam mais trancados.
PING PING PING
E eram letais...
ramos1983 09/06/2022minha estante
Kkkkkkkk

Kalyne @oreinodaspaginas 30/04/2020

Surreal
Unicelular foi um daqueles livros que me fisgaram logo de cara. Assim que li a sinopse me senti extremamente curiosa com essa perspectiva de uma empresa chinesa comandando algo que parecia ser secreto no Brasil.
Ao adentrar na história e conhecer o que havia por trás da Iniciativa Unicelular, eu fiquei alucinada, chocada e impressionada. Tarsis trouxe aos leitores uma situação no ramo da biologia que me deixou fascinada. Se você já assistiu aos clássicos filmes da franquia Jurassic Park ou leu o livro homônimo escrito por Michael Crichton e gostou dessa história, saiba que Unicelular traz um universo semelhante ao desse clássico, porem com uma tecnologia que permite a existência de seres unicelulares gigantes, imersos em tubos repletos de ágar-ágar, em uma espécie de parque temático.
Abordando temas na área da biologia, tecnologia e a origem da vida na terra, Tarsis também entra no quesito serviço secreto, e traz a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) em um papel de extrema importância para o desenvolvimento da narrativa com sua agente Rosa, uma mulher incrível que me deixou impactada com sua coragem e inteligência.
O cenário que a história traz ao leitor é repleto de curiosidades biológicas e possui uma riqueza de detalhes grandiosa. As conspirações envolvendo a Iniciativa Unicelular e o suspense em relação as mortes, me deixaram louca de curiosidade em chegar ao fim do livro e descobrir todos os segredos. A cada plot twist eu só conseguia admirar a criatividade do autor e tentar me preparar para o que viria a seguir.
Unicelular é um techno-thriller (subgênero da ficção científica) fantástico, bem desenvolvido e que me cativou. Amei o desenrolar dos fatos, a escrita do Tarsis e o desfecho de todo o caos. Não posso deixar de ressaltar sobre o empoderamento feminino que esse livro traz, foi algo lindo de ler.

site: https://www.instagram.com/oreinodaspaginas/?hl=pt-br
ramos1983 16/07/2020minha estante
Maravilha! Rosa terá mais outras aventuras :)

Nalí 25/06/2020

Estranhos incidentes estão ocorrendo no litoral brasileiro por seres não identificados. Mas quando uma criança estrangeira de férias com a família em uma praia isolada é vítima de uma dessas criaturas, Rosa Villar, uma agente da ABIN (CIA brasileira), é designada para investigar.
Em paralelo, o pesquisador e professor de mestrado especializado em biologia marinha, Alex Loureiro, após testemunhar uma grave ocorrência com um de seus alunos durante uma visita de campo, começa a investigar o episódio, tendo seu aluno Éder como ajudante.
Conforme as investigações de ambos avançam, mais próximos da Iniciativa Unicelular, um projeto inimaginável comandado pela Biotech – uma farmacêutica chinesa –, eles ficam.
O livro é dividido em quatro partes separando a história por etapas de forma natural e gradativa.
Parte 01 – Nos introduz aos estranhos ocorridos no litoral; Apresenta a ABIN e a agente Rosa, o Professor Alex e ao aluno Éder. Possui capítulos curtos e, em geral, de rápida leitura.
Parte 02 – Expõem alguns possíveis envolvidos com a Iniciativa Unicelular e personagens secundários, alguns mais relevantes que outros. Também explica um pouco sobre a empresa Biotech. Também possui capítulos curtos e, em geral, de rápida leitura.
Parte 03 – Somos finalmente inseridos no complexo da Iniciativa Unicelular e aos seus seres extraordinários. A leitura nesse ponto assume um ritmo mais lento e explicativo, conforme nos vai sendo detalhado os ambientes e seres que estão no complexo. Mas, por favor, entenda que para uma emersão completa nessa trama, essas explicações são necessárias e importantes!
Parte 04 (e maior) – É quando a ação realmente acontece e o enredo é trabalhado para um desfecho épico, de tirar o fôlego. Alguns capítulos tem um ritmo frenético e empolgante. Quando percebe o livro acabou e você está de queixo caído!
Já nas primeiras páginas somos imersos em uma cena de ação que dá ao leitor uma pequena demonstração do que está por vir. A narrativa é em terceira pessoa alternando o foco, principalmente, entre Rosa e Alex. As descrições dos ambientes são feitas de forma primorosa, sem ser cansativo ou monótono.
O livro apresenta muitos personagens, nem todos de grande relevância para a trama, mas na maioria, necessários para completar alguma situação. Os secundários e os antagonistas são trabalhados na medida certa. O grande destaque vai para Rosa, que tem uma personalidade forte e destemida. É uma agente de campo extremamente competente e obstinada. Todavia, não espere que ela seja uma protagonista estilo “mocinha”, que sempre faz tudo certo e só existe o bem dentro dela.
A trama do livro é muito bem trabalhada e não deixa pontas soltas. Além de nos apresentar ao mundo dos micro-organismos, Tarsis levanta discussões a respeito da teoria evolutiva; a existência de um ser supremo que nos governa; identidade de gênero; feminismo; esquizofrenia; de forma expositiva convidando o leitor a refletir sobre tais temas, contudo, sem forçar suas próprias opiniões sobre.
A edição da Martin Claret enalteceu as qualidades da história, pois está fantástica! Com direito a capa dura, corte lateral colorido com o título do livro, letra confortável e algumas parcas ilustrações. Acredito que nas ilustrações a editora deixou a desejar, teria sido uma experiência mais completa vislumbrar ao longo da leitura os seres descritos, sem ter que recorrer ao site para isso (porque sinceramente, isso dispersou minha atenção). Apesar de o site ser algo diferente, está longe de ser uma experiência extraordinária, na verdade ele está bem simplista e tudo que tem nele, poderia facilmente estar no livro. Desculpa Tarsis pela sinceridade.
Por fim, concluo essa resenha gigantesca, dizendo que “Unicelular” é um livro que não apenas deve ser lido, mas apreciado.

Camille.Pezzino 27/07/2020

RESENHA #133: CONHECIDO (IN)VISÍVEL
Descartes nos ensinou que, para entendermos e aceitarmos a nossa existência, primeiro, precisamos pensar. A ideia de refletir, a qual já permeou a humanidade, faz com que questionemos de onde viemos e para onde vamos; instiga-nos a investigar qual é a origem da vida e de todas as coisas; e, com certeza, foi isso que fez – pelo menos uma vez – você virar sua cabeça para o céu ou para o chão e se perguntar: o que mais existe que eu não sei? Será que estamos sozinhos?

Esse tipo de questionamento é muito presente na ficção científica, cuja elaboração pode variar em enredo, mas não em forma. Dentro do gênero, nós encontramos distopias, mundos paralelos, viagens no tempo ou ao centro da terra; porém, por mais diferente que uma obra possa ser da outra no quesito “imaginação”, a ficção científica busca conhecimento, bem como questiona os padrões presentes no cotidiano.

Unicelular é um livro que entende e assimila o gênero, intercalando conhecimento científico com enredo e investindo em críticas contemporâneas. Ao mesmo tempo em que traz consigo a inventividade e a curiosidade acadêmico-científica, a obra também questiona o desejo por poder de grandes corporações e até onde o homem pode ir pela ambição de respostas ou vantagens pessoais.

No entanto, Magellan não se limita à ficção científica como gênero literário, justamente porque compreende as necessidades do público atual. Nós vivemos em uma era na qual a informação é processada muito rapidamente, sendo assim, uma escrita dinâmica, fluida e envolvente é necessária no decorrer de leituras em que haja abundância de conteúdo e conhecimento, como ocorre no decorrer do texto que explica espécies unicelulares, doenças mentais e computação. Com isso, é possível entender porque o autor se compromete a trazer uma linguagem mais cinematográfica do que propriamente literária, investindo em capítulos rápidos, sem perder tempo com embromações.

Outro aspecto positivo de Unicelular, aliado à execução do texto, é a própria fluidez e necessidade de explicações científicas que o enredo constrói. No decorrer da história, as informações acadêmico-científicas não são jogadas em cima do leitor de maneira leviana, mas de maneira muito bem acertada – porque originam-se de uma necessidade de verossimilhança. Nesse quesito, Magellan acerta em cheio.

QUER SABER MAIS? ACESSE EM; https://gctinteiro.com.br/resenha-133-desconhecido-invisivel/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-133-desconhecido-invisivel/
ramos1983 27/07/2020minha estante
Linda resenha! :)

Camille.Pezzino 28/07/2020minha estante
??

Di Sanctis 04/08/2020

Ainda bem que não curto uma praia
Definitivamente o tipo de leitura que eu estava precisando. Instigante, ágil, o meu tipo favorito de Sci-fi. E o melhor de tudo, se passa em território nacional.

Uma farmacêutica chinesa com um projeto secreto imenso ocorrendo no país, uma criação em sítios teoricamente seguros onde criaturas imensas e inusitadas serão expostas ao público em breve, uma visitação para garantir que tudo está ok...

Se você, assim como eu, é fã de Crichton, esse livro vai te fisgar.
O autor deixa transparecer a fonte incrível de onde bebeu e tudo funciona bem. (Nem tanto para os personagens rs)
ramos1983 06/08/2020minha estante
Obrigado! Adorei a resenha!

Leobueno 28/04/2021

O livro é excelente!
O suspense é ótimo, não falta ação durante o livro, o final é inesperado... Além do fato de ser nacional e se passar no Brasil, a leitura fica 10x mais interessante, você identifica os locais, costumes, gírias e acaba se envolvendo mais na história.
A escrita é muito boa, a divisão dos capítulos por local e horário também, as nomeclaturas científicas não impedem a compreensão e o site ajuda bastante na visualização das criaturas mencionadas no livro.
O único motivo pelo qual não dei 5 estrelas é porque achei o início muito descritivo e de certa forma parado, o que não me prendeu logo de cara, mas há uma reviravolta gigante nesse quesito a partir da metade do livro, muito bom mesmo.

@livrosdalita 04/01/2021

Surpreendente...
Uma leitura feita para o clube do livro de Sp e confesso que me surpreendeu totalmente.
Bem escrito, fluido, trama envolvente e personagens bem construídos.
Ficção científica? Supense? Um pouco dos dois.
A história do maior "museu" de micróbios do mundo vale muito a pena conhecer!!!

Alininha 18/04/2021

Aviso: prepare-se para uma viagem incrível
Narrativa incrível. Sentir medo (muuuuiitoo rs) , aflição, desespero...foi uma mistura de sentimentos e depois de 50% eu não conseguia nem respirar e só larguei o Kindle depois que concluir a leitura. Muito, muito, bom! Esse livro é um presente para biólogos e conhecedores da área, mas eu Indico a qualquer que goste de sentir imerso na leitura.
A minha experiência foi a de viver uma aventura. Sabe aquele filme Jurassic Park? Me sentir numa aventura daquelas kkkkk

Não conheço quase nada de biologia, mas a forma como o escritor conduziu a estória foi como uma aula para mim. Li a edição em e-books e parei muitas vezes para buscar a imagens das espécies no Google, por isso, acredito que a leitura no livro físico deve muito mais rica. A edição além de ser belíssima, conta com várias ilustrações e um QR code do site que com certeza trará muitas outras informações sobe o universo.

Sobre os personagens: eu não me apeguei a ninguém em específico, nem mesmo a protagonista. Houve momentos que inclusive eu tive raiva dela, mas todos foram muito bem conteúdos. Acho que o final de alguns poderia ser diferente, mas na vida nem tudo é perfeito não é? Rs

Uma outra coisa que me chamou muita atenção foi a abordagem do Tenho pouquíssima experiência com livros de Sci-fi, mas essa, sem dúvida, foi a melhor experiência. Principalmente por ser um livro nacional, eu me sentir mergulhada na estória do início ao fim.

Uma outra coisa que me chamou muita atenção foi a abordagem do feminismo no livro. A defesa do poder da mulher e a luta para a valorização do gênero foi muito presente. A cultura machista foi abordada de uma forma sutil, mas muito poderosa.

?...É reconhecer que mulheres podem mostrar toda sua competência. As construções sociais nos tacharam de seres emocionais, mas esta geração precisa ser reeducada a pensar diferente. Para isto, a competência feminina deve ser oportunizada.?

Leiam Unicelular e delicie-se com aventura no mundo microscópico.
ramos1983 20/04/2021minha estante
Teremos mais! Rosa Villar voltará

Alininha 30/04/2021minha estante
Aeeerehhh. Já estou com saudade dessa história ?

Maikel.Rosa 24/11/2021

A leitura deste misto de hard scifi com romance investigativo me fez navegar por altos e baixos! Depois de um início crichtoniano que me deixou ávido, esperei por uma carga de ação que só foi chegar a partir da segunda metade do livro, depois de passar por um trecho mais protocolar que, por outro lado, foi uma aula espetacular de microbiologia.

De qualquer modo, valeu a pena esperar! A ação veio com os dois pés na porta, os espécimes descritos foram de arrepiar e a tensão entre os personagens ficou bem palpável à medida que as revelações aconteciam. Descontando algumas controvérsias sobre identidade de gênero, a história me fisgou e deixou fascinado, mostrando que o grande protagonista é o amor incondicional pela ciência!

Rafa 28/04/2021

Já ouviram aquela expressão "não mexe com quem tá quieto?", foi isso que eu pensei durante todo o livro! Sou formada em Ciências Biológicas e minha área de interesse é Microbiologia, esse livro pra mim foi de encher os olhos!

O projeto Unicelular tinha tudo para dar errado desde do começo, mas a sede de conhecimento e de poder fizerem o projeto ir pra frente. Além das pessoas meio doidas que o comandavam, o grande problema do museu é querer algo megalomaníaco, com tudo muito muito grande. Os tanques eram tão grandes que vidro não suportaria a pressão, mas o problema não foi resolvido de maneira eficaz, a partir daí, tudo desanda.

A descrição dos microrganismos estão incríveis, e como a história foi apresentada também. A ambientação no território brasileiro foi o ponto alto pra mim, nunca havia lido um livro que se passa no Brasil tão bem escrito. Aliás, o autor é brasileiro, e me fez a pagar a língua por todas as vezes que tive preconceito com livros nacionais.
A.Paula.Sz 28/04/2021minha estante
Amei a resenha ?