Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Lecomchaelivros 19/07/2020

Azul da cor do mar
Um romance leve, mas não consegui me ligar a nenhum personagem as partes que mais gostem não se referem ao romance e sim a parte jornalística e investigava no meio da história.

Mari 16/07/2020

Gostei bastante!!!!
Típica história cão e gato, Rafaela finalmente consegue o emprego dos sonhos na Folha de Minas mas ela não esperava ter um Cria do Satanás como chefe. Bernardo é um homem que não sabe trabalhar em equipe e ao descobrir que terá que "cuidar" de uma estagiária fica mais carrancudo que o normal.
O começo do livro obviamente é um pé de guerra constante mas no fundo apenas um amor encubado hahaha!

A grande questão é, será que durante todas as reviravoltas e novas paixões Rafa finalmente esquecerá O Garoto?

*CONTÉM SPOILER*
Algo que achei chato foi que finalmente quando começou o namoro do Bernardo com a Rafa, na primeira oportunidade de discussão (que na verdade nem ocorreu) o Bernardo "fugiu", óbvio que a proposta de emprego era incrível, mas se ele já sabia dela pra quê encher o coração da pobre Rafa de esperanças???
*CONTÉM SPOILER*

Felizmente o fim da história ocorreu tudo bem, então tirando esse defeito o livro é incrível, leve e com toques de humor
Kerla 18/10/2020minha estante
Também achei isso chato e sem lógica! Como assim vai embora sem falar nada?

Bia 22/06/2020

Aquele clichê.
Sim, isso mesmo, aquele clichê, mas não aquele clichê que te enjoa, e sim que você fica com medo de terminar e ao mesmo tempo empolgada. Confesso que enrolei bastante para terminar este livro por medo de ter um arrependimento de ser só mais um clichê ( haha), mas não, estava enganada, este livro me remete a coisas boas...e quem diria que a minha teoria estava certo afinal de contas?. Não é tão clichê assim, um bom livro para ler em um dia de chuva.
Nathi 23/06/2020minha estante
Aaaaaa você gostou!!!!! É um clichê tão fofo e dinâmico ??

Bia 23/06/2020minha estante
Siim, eu amei demais ??

Marta 22/06/2020

Um excelente livro nacional
Rafaela é uma estudante de jornalismo que acaba de conseguir um estágio no mais importante jornal de Minas Gerais. Bernardo será seu parceiro de trabalho, juntos eles formam um trabalho incrível, mas não se dão nada bem, vivem em guerra quando não estão trabalhando.
Quando criança, Rafaela passava as férias na casa de seus avós, em Iriri juntos de seus três irmãos. Por eles serem mais velhos, não queriam saber de andar com uma piralha, já que Rafaela tinha 11 anos.
Sem ter o que fazer, passava a tarde olhando pela janela. Mas, em uma das tardes, ela viu um menino e ficou curiosa por causa da sua mochila xadrez. Todos os dias, ela ficava esperando ele passar na frente da janela. No último dia, ela estava na praia, ela o viu saindo do mar, ele levantou seus olhos azuis para ela e esse momento a marcou. Esse misterioso menino a marcou tanto que vive em seus sonhos há pelo menos dez anos.
Bernardo é o melhor repórter investigativo do jornal e será o responsável por ensinar a Rafaela.
Ela ganha uma mesa de frente para ele, precisa ir em todos os lugares que ele for, ler seus artigos, ser basicamente sua sombra. O trabalho de Bernardo será fazer com que Rafaela entenda como funciona o jornal e a vida de um repórter investigativo.
Mas nem tudo são flores, eles não se dão bem, Bernardo trata Rafaela super mal e a atrapalha em tudo, por não querer ser seu babá. Os demais funcionários tratam Rafaela bem e a ajudam sempre. Até que eles tem de dar uma entrevista coletiva juntos e Bernardo se surpreende com o texto de Rafaela, vendo que ela é capaz.
Trabalhando em parceria e gerando ótimos resultados, eles continuam entres guerras fora no ambiente de trabalho. Mas em meio a atrapalhadas investigativas, percebem que o que incomodava é bem diferente do que imaginam e tudo começa a mudar.
Se gostou da resenha, siga o meu perfil literário: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/B9R7WOcjNL9/?utm_source=ig_web_copy_link

Rafaelle 22/06/2020

Azul da cor do mar
Azul da cor do mar é um livro que eu desejava ler há muito tempo porque o livro O amor nos tempos de ouro, da mesma autora, é um livro favoritado. Infelizmente fui com sede demais ao pote e minhas expectativas foram frustradas.

O livro narra a história de Rafaela, uma estudante de jornalismo que consegue estágio no jornal Folha de Minas. Como estagiária, sua função é ficar na cola de Bernardo, um jornalista investigativo gato porém com sérios problemas de socialização.

A fórmula casal que se detesta de cara enquanto é obrigado a trabalhar junto é um velho clichê das comédias românticas. Não tenho nada contra clichês, inclusive amo, porém nesse caso não achei que funcionou. A birra gratuita que o casal tem um pelo outro logo de início e as brigas sem cabimento me pareceram muito infantilizadas. E em meio a tudo isso o sentimento brota do nada sem nexo nenhum

Outro ponto negativo é que talvez esse livro esteja envelhecendo mal. Algumas situações, em especial a briga da Rafaela com a amiga Gisele, são extremamente machistas. Alguns anos atrás talvez isso não me incomodasse tanto mas em meio a tantas informações e discussões sobre o assunto não consegui deixar de ficar extremamente irritada em como a Gisele foi pintada como vilã sendo que na maior parte do tempo ela não fez nada demais.

Existe ainda toda a questão do garoto pelo qual a Rafaela é obcecada desde criança mas achei o desfecho bem óbvio nesse sentido. Outro ponto que me incomodou foi a falta de profissionalismo dos personagens no jornal, muitas situações inverossímeis para um ambiente de trabalho.

Queria muito ter amado esse livro, principalmente por amar o outro livro da Marina, mas infelizmente não teve jeito.
Anna Clara 01/09/2020minha estante
Sim... eu abandonei o livro porque é um romance muito machista, na minha opinião, e não senti nenhum pouco de carinho pela a história e os personagens. A parte que mais me cativava era o jornalismo em si...

Nad' Openthebook 10/06/2020

Bernardo seu cria de satanás rs
Esse é o apelido "carinhoso" que Rafa dá a seu colega de trabalho, Bernardo.
Ambos vivem se alfinetando e discutindo no trabalho, ele é jornalista investigativo e ela sua estagiária.
Até que ele conhece Gisele, amiga da Rafa, e começa a sair com a mesma, Rafa fica possessa da vida, inventa mil coisas para justificar sua raiva sem se dar conta que está apaixonada por ele.

De início a história é um pouco cansativa porque não desenrola, mas quando a Rafa briga com a Gisele por e-mail relacionado ao Bernardo, aí a história começa a ficar interessante.

Algumas coisas inusitadas acontecem com a Rafa (um acidente que faz com que ela pare no hospital, uma suspensão na faculdade, um sequestro), que faz com que ela repare no Bernardo de um modo diferente, deixando de acha-lo um carrasco.

Ambos viajam juntos para fazer uma matéria, e acabam revelando seus sentimentos, começam a se relacionar, até que o Bernardo some sem dar explicações, pede transferência de setor e vai para outro país. Rafa decide sair do trabalho, ir morar em outro estado com seu irmão, e deixar sua história com Bernardo para trás. Até que recebe uma carta, que muda o rumo da sua vida, unindo passado e presente. (Não irei dar spoiler rs)

? Minha visão sobre a história

Os personagens são bem construídos, demorou a engrenar mas quando engrenou a história deslanchou, o final poderia ter sido melhor apresentado, com mais emoção, foi um final de Nicholas Sparks sem o suspense que ele faz, achei diversos erros de escrita que não achei nos demais livros da autora, não achei legal todo produto ou roupa que a personagem ia usar ficar falando a marca do mesmo, informação desnecessária. No mais gostei da história, o casal ficou fofo.

Marcela115 23/05/2020

É uma história muito cativante e boa de acompanhar. É leve, divertida e com um romance maravilhoso. Os personagens são muito bem construídos e é como se fossem pessoas que já conhecemos no nosso dia a dia.
Eu achei um pouco previsível, sabia qual seria o desfecho da história logo nas primeiras páginas e nem por isso achei chata ou cansativa. Não parei de ler até chegar no final.

site: https://vidanaminhaestante.blogspot.com/
Yasmin R 23/05/2020minha estante
Muito bom!!!

Letycia 20/05/2020

Aquela comédia romântica fofinha e nacional!
Quando Rafaela era criança passava as férias na cada da avó no litoral e sempre via um garoto com olhos azuis e mochila xadrez passar por ela, nunca entrou em contato com ele e desde então fantasia e escrevi histórias sobre este garoto, de como seria se tivesse conversado com ele.
Rafa mudou com os irmãos de sua cidade no interior de Minas Gerais para Belo Horizonte. Agora estudante de Jornalismo e entrando em seu primeiro estágio no maior jornal da cidade o Folha Minas, tem que aguentar um chefe grosso como Bernardo e muito gato, para se destacar como profissional.
Ela é sonhadora, gosta muito de escrever, inocente, muito atrapalhada, o que nos proporciona cenas muito engraçadas pelo livro, ela vai conquistando muitos amigos pelo estágio e romances desajeitados. Sempre que conhece um rapaz de olhos azuis pergunta se já frequentou aquela praia, será que dia vai resolver o mistério de quem era aquele garotinho da sua infância?
Gostei muito da escrita leve e divertida, o mais gostoso mesmo é ler histórias que se passam na nossa realidade e se identificar com todos as referências. Quem quer um pãozinho de queijo? rsrs

bruna.albq 19/05/2020

clichê porém emocionante
Fazia um tempo que eu não lia alguma coisa de autor brasileiro e realmente é completamente diferente kkk Indico esse livro pra quem quer sair de uma ressaca literária , ou quem tiver procurando um clichê muito fofo!

Lilyan Sotnas 13/05/2020

Um romance nacional maravilhoso!
Comecei a ler esse livro por indicação. E estou super feliz por ter finalmente lido! Eu estava toda cheia de expectativa e o livro não me decepcionou nem um pouco. Leitura fácil, agradável, divertida e emocionante. O Bernado é o tipo de personagem que eu escreveria. Crushei muito nele! E a Rafaela é ótima protagonista. Firme, forte e determinada. Do jeitinho que eu gosto de ler! Além disso, a escrita da autora é muito envolvente e rica em detalhes. Viajei para Minas Gerais sem nem sair da cama. E em época de quarentena só essas viagens são permitidas, heim?! Indico bastante a leitura!

Nathi 07/05/2020

Leitura para um dia chuvoso e de friozinho como hoje!
Quando olhei para a capa já me interessei, a sinopse me lembrava de O Garoto dos Olhos Azuis e foi aí que decidi dar uma chance para o livro. É um romance leve e bastante engraçado, a protagonista é realmente cômica e com uma coordenação motora MARAVILHOSA (perceberam a ironia?).
Rafaela Vilas Boas é uma menina que está no seu último ano da faculdade e sonha em se tornar uma jornalista investigativa, e é aí que ela consegue um estágio no Folha de Minas, um jornal muito renomado. Em meio de colegas bem humorados que a recebem muito bem, seu mentor está para lá de descontente. Bernardo, o seu mentor, vai se tornar o motivo para seus pesadelos e seu mau humor, e cada troca de farpas é motivo de risada para mim.
Rafaela é vista como uma garota pé no chão, porém ela guarda um segredo: Um diário que escreve para O garoto da mochila xadrez, um menino que conheceu na infância quando passou as férias na praia de Iriri, e por causa dessa sua obsessão por um garoto de olhos azuis marcantes, todo o seus relacionamentos anteriores falharam (O Garoto dos Olhos Azuis?). Mas será que Rafaela e Bernardo vão dar a chance um para o outro quando perceberem que existe uma faísca entre eles ou guardarão para si mesmos os sentimentos por conta de segredos do passado?
É uma história linda e leve, com uma pegada de humor que particularmente gostei muito. Teve momentos que tive que parar a leitura para respirar e deixar o coração parar de bater tão rápido, como se isso fosse deixar de me sentir na pele da Rafa e todas as vergonhas alheias que ela passa.
Adorei a leitura e me lembrou muito da outra história que amo, que é O Garoto dos Olhos Azuis. Realmente recomendo, principalmente para ler em um dia chuvoso e para sair de uma ressaca literária!
Guilherme.Goncalves 08/05/2020minha estante
ressaca literária é meu sobrenome.

Nathi 12/05/2020minha estante
O meu também KKKKKKKK fico olhando para o teto querendo ler um livro mas sem conseguir.

Mozinho 03/07/2020minha estante
Obrigada pela resenha, já quero ler ;)

Nathi 03/07/2020minha estante
Aaa leia sim! Não vai se arrepender se o que quer é um romance levinho e divertido ??

little_books 01/05/2020

Que livro lindo, Marina arrasando na escrita como sempre faz

liliane.angelo 01/05/2020

Não tinha muitas expectativas com relação ao livro, mas acabei me surpreendendo!
A narrativa da autora é fluida, leve, de forma que não dá para notar as páginas passando. Apesar de alguns elementos que acabaram empobrecendo o texto, a história e as personagens, é um livro bastante envolvente que consegue fazer com que o leitor não o solte até finalizar a última página.

Quero, o quanto antes, ler a versão do Bernardo!
Jess 25/10/2021minha estante
Tem versão do Bernardo? ?

Isabella.Villas.Boas 05/02/2020

Livro levinho para ler e se divertir.