Azul da cor do mar

Azul da cor do mar Marina Carvalho

Resenhas - Azul da Cor do Mar

Mayhara 19/02/2019

Eu fiz o contrário com essa história, sem saber, eu li a versão do Bernardo primeiro e me lembro que não tinha me impressionado muito pela história, e achei comum. Lembro que pensei que eu jamais leria a versão principal.

E depois de ver muita indicação e falarem bem do livro "principal", decidi ler. Vi que eu devia ter ficado na minha opinião mesmo. Senti até que sob a perspectiva do Bernardo, a história ficou mais interessante.

Não gostei da Rafa (o olhar apaixonado do Bernardo faz com que ela seja mais interessante) e a história se arrasta demais sem nada de interessante acontecendo.

Ouvi muitas indicações por ser um livro engraçado e que as situações que a Rafa se coloca sejam hilárias, não achei. Senti mais vergonha alheia do que graça.

Não é um livro ruim, mas é comum.
Jeh 01/10/2019minha estante
Não sabia q tinha um livro sobre a persoecriva de Bernardo, mas durante a leutura oensei q se tivesse seria legal. Qual o nome do livro?

Leticia_gg 12/02/2019

XADREZ
"Posso viver mil anos, mas nunca vou esquecê-lo."

Não sei muito sobre jogar xadrez, o máximo que aprendi foi com as dicas de um antigo amigo que me disse “Letícia, o cavalo anda em L”. Eu jamais admiti, mas o único motivo de me lembrar disso é porque L é a inicial do meu nome. Entretanto, ontem, ao me deparar com a história de Rafaela e Bernardo, eu só consegui pensar em xadrez. Eu podia apontar mais de uma razão para isso, mas a principal delas é porque, no tabuleiro do jogo, tudo é preto no branco.

Com isso, você pode entender duas coisas: a primeira delas é que, no livro, tudo preza pela verdade e, bom, sou obrigada a concordar com isso; a segunda é que ele – o livro; não o jogo – representa opostos em união, coisa com a qual devo concordar também.

Ademais, preto e branco representam algo dual, e a dualidade é um princípio essencial no livro, a começar pelo fato de que Rafaela, a personagem principal, encontra-se constantemente presa a uma. Enquanto busca viver no presente, aproveitando tudo o que ele lhe proporciona (inclusive o amor), continua presa a uma lembrança do passado sobre um menino com o qual nunca sequer falou, mas de quem se tornou próxima de uma forma que ela jamais imaginava – através de um tipo de diário, onde escreve cartas e bilhetes nunca enviados; todos endereçados ao e falando sobre “o garoto”. Mesmo seus olhos tendo cruzado uma única vez na vida, aos onze anos, Rafaela faz dele seu correspondente fictício unilateral pelos dez anos seguintes.

O garoto de olhos azuis e mochila xadrez, ou, simplesmente, “garoto”, serve de consolo quando tudo vai mal. Coincidentemente, é exatamente por água abaixo que a vida emocional de Rafaela começa a ir quando somos apresentados a ela. Tão logo inicia um estágio que decolará sua carreira, aos 21 anos, Rafa conhece um mentor que jogará suas emoções para cima e para baixo com a mesma facilidade de uma montanha-russa: Bernardo. Lindos eram seus olhos, amargas eram as palavras.

Azul da cor do mar é a sensação de ler algo que você conhece, porém não se cansa de rever. Histórias de amor são um tópico antigo o suficiente para que já tenhamos ouvido e lido várias delas, mas isso não torna conhecê-las menos especial; e Marina Carvalho nos lembra bastante disso em seu livro. Rafaela e Bernardo são o perfeito clichê do amor que nasce do ódio, o que de forma alguma torna menos divertido acompanhar suas brigas sem fim, assim como os pequenos avanços de sua relação, que caminha com a mesma velocidade de uma tartaruga cansada.

[...]

CONTINUA NO SITE

site: https://grupocanetatinteiro.com.br/resenha-65-xadrez/

@leiturasdajah 13/01/2019

Este livro pra mim é um mar o em minha vida li primeiro A Menina dos Olhos Molhados e quis ler a história no ponto de vista da Rafa então comprei o livro mas procrastinei a leitura e agora eu tenho que reconhecer o quanto a história é maravilhosa.

Werllen.Rubio 12/12/2018

Simples, divertido e muito bom
O livro é simplesmente maravilhoso, apesar de ser um romance não é nada muito meloso e dramática, os protagonistas vão crescendo no decorrer da trama, até vc torcer pelo romance deles.
Eu ri muito com as atrapalhadas da Rafaela, ela é muito desastrada e cômica.
Eu só não gostei de dois pontos:
1 o sequestro, ele ficou muito caricato.
2 o final, ele foi muito corrido, queria ter visto mais a dinâmica do casal.
Mas no geral o livro é muito bom, vou ler agora a versão do Bernardo.

Jeh 01/10/2019minha estante
Sua resenha reflete oa mesmos sentimentos que o meu!

Min 17/10/2018

Muito envolvente e divertido
Rafaela sonha a muitos anos com um menino que viu na praia com uma mochila xadrez, desde então escreve cartas pra ele que talvez nunca serão entregues. Parece uma paixão de adolescente, mas ela lembra como se fosse hoje de todos os detalhes. Quase se formando em jornalismo conseguiu se tornar estagiária da Folha de Minas, só não contava com a presença do insuportável -mas lindo- Bernardo como seu colega de trabalho, que vai infernizar seus dias de furos jornalísticos.

Narrado em primeira pessoa pela Rafa eu me senti amiga dela e consegui imaginar tudo, até o sotaque mineiro! A capa é muito linda e o título já me conquistou por conta da música do Tim Maia. Amo quando vem alguma referência antes de cada capítulo e nesse tem trechos do Manual de Redação da folha de São Paulo.

A protagonista é um pouco -muito- distraída e ingênua, mas é extremamente dedicada a tudo o que gosta, o que a torna independente mesmo tendo 3 irmãos mais velhos super protetores. Dei boas risadas com as peripécias dela e até me identifiquei com algumas. Ainda assim o meu coração nessa história é do Bernardo, ele dá nos nervos de vez em quando mas é um pedaço de mal caminho-e a Rafa que o diga-. Só que ainda tem o mistério do garoto da mochila xadrez que interfere em tudo o que acontece na vida da estagiária e precisa ser resolvido.

Esse é um dos livros que mais indico pra quem gosta de chick-lit e literatura nacional. A Marina escreve maravilhosamente bem, fiquei muito imersa na leitura então terminei rapidinho, porém ansiando por mais. Minha felicidade foi descobrir que tem outro livro a partir do ponto de vista do Bernardo. Recomendadíssimo!

site: https://www.instagram.com/p/Bo_P24UAFMz/?hl=pt-br&taken-by=livrosaoacaso

Ju Books | @jubooks_ 08/10/2018

Um clichê gostosinho
"Foi nesse momento que seus olhos se ergueram e pararam nos meus. Eram azuis. Lindos."
"Azul da cor do mar" é super leve e divertido, aquele livro sessão da tarde que a gente ama. Mesmo sendo bem clichê e um tanto previsível, não deixa a desejar como um romance doce e cheio de humor.
Bem, nem tão doce assim, haha! Esse casal briga como ninguém, chega ao ponto da Rafa apelidar o Bernardo de "cria de Satanás", e daí vem a diversão. Além das trapalhadas e confusões que a Rafa se mete, é tão azarada que dá dó ?
O ponto que me incomodou foi que achei a Rafa, em alguns momentos, machista e mimada demais, fora isso é uma mocinha que cativa com seu jeitinho maluco de ser. A escrita da Marina é muito gostosa e leve, para quem ainda não conhece, vale super a pena dar uma chance.
"...Mas estou louco por você. Não estou louco de raiva. Louco... por você."

Três Leitoras 16/07/2018

Resenha: Azul da cor do mar
Depois de anos com esse livro na minha estante, eis que finalmente eu o leio. E gente que livro puro amor... Eu consegui rir, gargalhar, me emocionar, suspirar e todas aquelas outras coisas que uma pessoa apaixonada faz sempre que vê ou pensa no seu amor.

E durante a leitura, enquanto eu lia e me encantava com a história e os personagens, só pensava em uma frase do meu querido e amado Chaves. "Ai que burro, dá zero para ele"

Palhaçadas a parte, vamos para a parte boa né? Vou contar um pouquinho a vocês sobre a história e tudo o que senti durante a leitura.

Primeiro, tenho que falar da Rafaela... Ela como eu, adora escrever sobre seus sentimentos e desde que ela viu aquele garoto da mochila xadrez de frente para o mar, quando era uma adolescente e passou a sonhar com ele e escrever sobre milhões de maneiras possíveis de se reencontrarem. Aí você deve estar pensando "nossa, que garota sonhadora!!!". Sim, a Rafa é uma menina sonhadora, mas ela não é triste e muito menos viveu na ilusão deste garota, ela é alegre, viveu a sua vida e acabou de conquistar algo que ela tanto queria. Como estudante de jornalismo, seu grande sonho era trabalhar em um jornal bem conceituado e ela conseguiu, agora era estagiária do melhor jornal de Minas Gerais.

Ela é meio destrambelhada (como eu, será que me identifiquei demais??) e meio que se mete em umas furadas (oi, azar!). Então, é obvio que apesar de ter conseguido uma vaga de estágio incrível, na área que mais desejava, tinha que ter algum problema né? E o dela tem nome e sobrenome: Bernardo Venturini.

Caramba, o cara não sabe ser simpático. E como tutor dela no estágio, era um grande pé no saco. Por dias, ele evitou dar qualquer tipo de trabalho interessante para a Rafa e isso me irritava de um jeito, que só a madrugada! Até que ela com seu jeito peculiar, o "convenceu" que ela merecia uma oportunidade.

E entre trancos e barrancos, a Rafa mostrou toda a sua competência e mostrou ao Bernardo que eles são uma dupla e tanto... Mas acho que não foi apenas como profissionais que eles perceberam que podiam dar certo... Mas não irei contar a vocês como essa descoberta irá acontecer... Só posso dizer a vocês que é incrível e que com isso, o garoto da mochila xadrez e todos os textos escritos para ele, ganhará um novo espaço na vida da Rafa, ele será resignificado.

Eu simplesmente amei a escrita da Marina e a forma como ela desenvolveu a história, quando vi estava completamente envolvida e não conseguia fazer outra coisa a não ser pensar em como aquilo tudo iria acabar. Sem contar que é um hino de amor, cumplicidade e companheirismo, com um pouco de drama, mas não sabemos viver sem um né?

site: http://www.tresleitoras.com.br/2018/05/resenha-azul-da-cor-do-mar.html

bruna 30/03/2018

Resenha: Azul da cor do mar
Azul da cor do mar 🐚- Marina Carvalho 🐚- 4⭐

🌊 Opinião geral

Comecei a ler o livro ano passado, quando tinha já tinha lido "A menina dos olhos molhados" e quis ler este, narrado pela Rafaela. Estava começando a pegar o gosto por leitura, e estava faminta por aquele casal que não desgrudava da minha cabeça. O ponto de vista de Bernardo é muito engraçado, com direito a palavrões e pensamentos engraçadíssimos, e ao ver o ponto de vista da Rafa, me decepcionei um pouco. A garota é, sim, divertida, mas ainda prefiro mil vezes Bernardo. O livro foi bem arrastado, sendo que terminei apenas hoje (comecei a leitura em outubro do ano passado). Se for pra recomendar um dos livros, recomendo que leia "A menina dos olhos molhados", a mesma história narrada pelo mocinho. Além de o final ser bem mais explicado, com detalhes da vida pessoal do "garoto", como sua família que foi pouco citada neste livro, a história foi bem mais fluida e engraçada, pelo fato de como ele vê a Rafa, aquela garota baixinha e nevorsinha. Não acredito muito em amor à primeira vista, mas acredito em relacionamentos bem construídos. A Marina soube muito bem dar o tempo exato de climax, quando os sentimentos seriam confusos e consequentimente, claros.

🌊 A história

Rafaela Vilas Boas nunca achou seu amor. Nem ao menos namorou.
Ao entrar em seu primeiro emprego, na Folha de Minas, é super bem-vinda, por todos seus colegas de trabalho — todos homens e casados. Exceto por um: Bernardo Venturini, que a irá guiar durante seu estágio. Os dois não conseguem olhar um cara do outro, de tanta discordância, porém formam uma dupla e tanto em relação aos textos.
Após os dois viverem desilusões amorosas, Rafa descobre que consegue superar o "garoto da mochila xadrez" que tinha visto e amado, mesmo sem nunca ter trocado uma palavra.

Michelli Prado 19/02/2018minha estante
Bem isso que me desagradou na leitura...No momento que ele some achei que tinha ido buscar a tal mochila, não ido para Londres....

Danielle.Nunes 30/12/2017

Um romance clichê que aquece o coração!
Azul da cor do mar é aquele romance clichê que nos ajuda a prevê o final! Mas, isso não atrapalha o encantamento que a leitura nos proporciona!
Por ser um livro nacional é gostoso entender as referências brasileiras, como por exemplo o jogo de vôlei da seleção brasileira... Também é um livro divertido, doce e bem leve! É impossível não se apaixonar pelos personagens!