Após o anoitecer

Após o anoitecer Haruki Murakami

Resenhas - Após o anoitecer

honnegeyserzznn 24/06/2024

Murakami nunca decepciona
Como esperado mais um livro excepcional de Murakami. Admito que para essa leitura, minhas expectativas não estavam as alturas do que a obra conseguiu se mostrar. Os mundos onde as histórias do autor se passam, são tão bem operados e sensíveis, que não tem como não se sentir dentro da história. Tudo é tão bem colocado, com o toque especial de questionamento que sempre há nas histórias de Murakami. Nessa leitura, o que achei que mais iria me incomodar, se tornou o que mais me hipnotizou nessa leitura. Inesperadamente, a narração em primeira pessoa do plural, me conduziu tanto, que fiquei num estado de dúvida junto com apreciação total. Quem são esses narradores? Não são narradores que estão dentro da cabeça dos personagens. Entidades, talvez? Conseguem se locomover, ver tudo, estar em tudo, analisar tudo. Me deixou mais indagada do que imaginaria. A história guiada por ?eles?, faz ligação de diversos fatos em uma só noite. Diversos acontecimentos que em algum pico noturno, se cruzam sem nem perceber. É tudo tão lindo, que se torna duvidoso. Apaixonada por essa leitura.

Ina 23/06/2024

Eu sou fã de Haruki
Esse é o terceiro que livro que leio do autor e continuo amando os seus escritos. Neste romance, acompanhamos a solidão nas madrugas de seus personagens? O romance é mais profundo do que demonstra ser. Recomendo

Losanoff 22/06/2024

A história só se passa em uma noite, mas alguns personagens são tão bons que fazem parecer como se você os conhecesse há séculos. O livro é reflexivo, então a história deixa muitas coisas em aberto, e a escrita é muito fluida.

Raomi1 06/06/2024

Rapido, porém vagarosamente conduzido
Uma narrativa que carrega uma forma profunda e breve de discorrer sobre intempéries da vida. Quando comecei a ler, notei que o cenário meio que estava dado e busquei não coletar muitas informações sobre o livro, simplesmente caindo de paraquedas para sentir a experiência de uma forma mais genuína, sem vieses, e isso caiu bem. A escrita é conduzida de uma forma tranquila, não é demandado muito para entender o que está sendo proposto pelo autor - em alguns aspectos. Porém, noto que o tom breve com o qual a história é desenvolvida, no curto espaço de tempo de uma noite, traz consigo algo bem interessante, e que poucos escritores conseguem extrair tanto quanto Murakami o fez em, por volta, 200 páginas.

Mari é uma garota que está a toa pelo cenário, dentro de um estabelecimento comercial, lendo o seu livro, quando simplesmente cruza o caminho com um rapaz musicista que a reconhece por através dos traços de semelhança que compartilha com a sua irmã. Com isso, os personagens abrem discussões sobre alguns aspectos cotidianos que, de costume, nos vemos habituados a ignorar, mas que trazem uma sagacidade ao preencher as linhas com suas trajetórias. Nada muito fantástico é visto aqui, até então. O que é bem conduzido é esse gradiente entre uma situação e outra, seguindo em paralelo com a misteriosa situação de Eri Asai, a irmã mais velha de Mari, em que é descrita quase como nêmesis da protagonista, que segue num sono profundo e misterioso, mergulhando num mundo insípido e nebuloso do fundo da sua consciência. Nesse ponto, acredito eu que novamente volto para aquilo que notei no início da leitura, do fato da ambientação já estar meio que "dada", quando, de certa forma, a situação da irmã estaria mais como algo que o autor estaria querendo desenvolver como que diz um pouco sobre Mari, muito mais do que a própria irmã em si. Eu, particularmente, me intriguei bastante com esse mundo ao qual Eri estava submersa, acreditando não ser desenvolvida por acaso, obviamente.

Uma coisa que achei linda nesse livro é como o autor teve a minúcia de trazer um pouco sobre cada personagem, não deixando dualidades e extremismos, mostrando um pouco de vulnerabilidade em todos, excerto em um cuja feição para mim não ficou muito clara, que foi o que se livrou das coisas da jovem prostituta. Além disso, a trama possui um ar muito sombrio quando é descrito o cruzamento entre ele e o que pode ser o inconsciente da irmã de Mari.

No mais, o livro possui uma profundidade, calorosidade e aconchego descrito de maneira desempedida que apenas Haruki - e poucos autores - conseguem fazer. Recomendo!

Iza 29/05/2024

Lido! 18/2024
Esse foi o primeiro livro que leio do Murakami. Confesso que fiquei esperando um ápice, um momento em que houvesse um fim e não tem. Não tem aquele grande momento.
Entendi que pode ser como a vida, as vezes não acontece nada mesmo e seguimos.

iris136 27/05/2024

Adoro livros em que o relacionamento de irmaos é conversado, é uma coisa pouco falada principalmente quando se trata do estranho afastamento que as vezes temos com eles. Me identifiquei muito com a mari e sua relacao com a irma, e o questionamento de quando foi o exato momento que elas pararam de ser uma só, fiquei pensando sobre por muito tempo

ketyllinglv 19/05/2024

4° livro lido do murakami e eu definitivamente ainda não me acostumei com o fato de que os livros dele não tem começo, meio e fim.
Passo o livro todo tentando entender a história, esperando alguma reviravolta acontecer, algum objetivo ser atingido, mas não tem. E isso não é ruim, ele tem uma forma única de descrever seus cenários e personagens, e algumas coisas simplesmente não são explicadas. Acho os livros dele tão reais, autênticos, ele ia descrevendo os lugares, as cores, as pessoas, os sentimentos e eu me senti lá, é tão melancólico e aconchegante. Me emocionei com a história do elevador e com a Mari deitando com a Eri no final.
Muito louco como esse livro se trata apenas de uma madrugada, uma longa madrugada que chegam a parecer vários dias. Isso me fez refletir sobre como tanta coisa pode acontecer em tão pouco tempo.

Gostei do livro, mas não recomendaria por ser bem parado, e ter os diálogos meio "fracos" comparado aos outros livros do autor.

"Apesar do horário, as ruas ainda estão bem iluminadas e é grande o número de pessoas que vêm e vão. Pessoas que têm para onde ir e as que não têm. Pessoas que têm objetivos e as que não têm. Pessoas que tentam parar o tempo e as que querem acelerá-lo."

"- Salada de frango à la George Orwell."
(KSKSKSK)

"Somos uma espécie de invasor anônimo; invisiveis. Nos podemos ver. E, atentamente, ouvimos tudo. Sentimos os cheiros. Mas fisicamente não estamos aqui, não há nenhum vestígio de nossa presença. Pode-se dizer que respeitamos e seguimos as mesmas regras de uma autêntica viagem no tempo. Observamos, mas não interferimos."

"Isso não significa que esteja gritando, ou que proteste furiosa. A impressão que temos é de que ela se cansou de tanto gritar ou protestar."

"Eri ficou abraçada comigo no meio da escuridão.
Não era apenas um simples abraço; era um abraço tão forte que parecia que nossos corpos iam se fundir em um só. Em nenhum momento ela relaxou o aperto. Era como se temesse me soltar.?

"Encosta delicadamente seu rosto no peito da irmã, permanecendo assim por algum tempo. Mari ouve, com atenção, as batidas do coração da irmã e tenta compreender cada batida. Enquanto escuta, seus olhos estão serenamente fechados. Deles, subitamente, brotam lágrimas. São lágrimas grossas, que fluem espontaneamente. Elas percorrem seu rosto e seguem para baixo até cair sobre o pijama da irmã, deixando-o levemente úmido.?

"Mari então sussurra: "Eri... Volta!", bem pertinho da orelha, e pede: "Por favor... volta."

"Finalmente, a noite cede o lugar ao dia. Até a próxima escuridão, ainda temos muito tempo."

ANDER CELES 28/04/2024

A escrita do Murakami é mágica
Esse é um livro, em termos de história, fraquinho. Quer dizer, não existe aqui grandes tramas nem grandes reflexões. Mas a escrita do Murakami é tão boa rsrs. É sério, msm esse livro parecendo não levar a muitos lugares, pq não parece ter uma conclusão, um desfecho e tal. Mas ainda assim, enquanto a história é contata, a narrativa é gostosa, as personagens são cativantes...gosto muito da escrita desse autor.

felipe.gugel 24/04/2024

Murakami flerta com a fotografia
Maravilhoso. O narrador convida o leitor a ser observador, como uma câmera. As referências fotográficas são explicitas nas composições dos ambientes e da parte física dos personagens. A linguagem visual é transformada em texto escrito. Um livro que tem linguagem simples, mas que não é simples, pois envolve várias camadas da linguagem.

CarolCaliopio 08/04/2024

Meu primeiro Murakami
?Após o anoitecer? é um livro intrigante. Tem um que de mistério, uma doçura, um lado místico e um violento. Tudo misturado, mas muito bem equilibrado, de um jeito que faz você não querer largar o livro até terminar. Um daqueles livros que gente chama de ?gostoso de ler?.

Pri de La Forge 31/03/2024

Quando a luz cede o lugar a escuridão
Murakami sempre consegue tornar o simples um evento estranho, fazendo-nos duvidar de nossa própria capacidade de interpretação, olhar cismados para eventos que até então entendíamos como ordinários. Aqui, ele nos convida a suspeitar da noite, enquanto conta sobre uma garota que decide passar a madrugada fora de casa interagindo com muitos personagens de rotina noturna, e
sua irmã, que um dia adormeceu tão profundamente que simplesmente não consegue despertar mais.

Jeckel 06/03/2024

O que acontece na hora mais escura da noite
Esse foi meu primeiro livro do Murakami. Confesso que eu não sabia o que esperar e acabei me surpreendendo de algumas formas. O jeito que ele narrou a história como se fôssemos uma câmera de cinema, ou algumas frases que me deixaram pensando.
Algumas coisas não foram explicadas, mas entendo que possa ser o estilo leste asiatico de contar histórias, assim como Hayao Miyazaki não explica a maioria dos filmes do studio Ghibli. Tenho que me acostumar com isso.
Senti que foi uma jornada noturna por Tóquio, cheia de acontecimentos, mas nenhum foi realmente aprofundado e eu acabei não me conectando com nenhum dos personagens.
Mari era a mais interessante, mas mesmo ela tendo diálogos curiosos com Takahashi ou as meninas co motel, não consegui me apegar.
No final, senti um aperto no coração quando ela deitou ao lado de Eri, mas tirando isso, confesso que fiquei tentando entender qual era a do livro esse tempo todo. Claro, era uma história sobre irmãs e o vínculo delas. Imagino que Eri venha a acordar, mas a narrativa é diferente das narrativas ocidentais. Não tem início meio clímax e fim, e talvez eu só precise me acostumar com isso.

kett 29/02/2024

Esse livro foi o meu primeiro contato com o Murakami, e eu gostei muito! Ele tem uma forma de descrever os cenários e os personagens que te faz sentir como se estivesse lá, vivendo a história junto com eles. O livro não tem muita ação, mas cumpre o que propõe! É uma leitura tranquila e agradável, que faz o leitor refletir. O que mais me chamou atenção nele foi a narração, que é como se fosse uma câmera, mostrando os detalhes e as emoções de cada cena!!!! É até difícil de explicar o que quero dizer, mas é como se o autor estivesse detalhando um filme mesmo.

Foi uma experiência literária muito diferente, que me fez querer ler mais obras do autor. Recomendo para quem gosta de livros com uma abordagem mais introspectiva! Obrigada Anna linda por ter me dado o livro de presente, o autor foi realmente um achado ?

edit: FIQUEI SABENDO QUE EXISTEM FILMES BASEADOS EM ALGUMAS OBRAS DO AUTOR E TÔ MUITO FELIZ

Nazli.Dias 24/02/2024

Leitura leve e fluida, mas não prende tanto. É um bom livro, e confesso que darei novas chances ao autor, porém o enredo não me agradou tanto.