O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

Mary889 04/06/2024

O corvo
É uma leitura de difícil compreensão mas não deixa de ser uma obra maravilhosa de Edgar Alan Poe, é simplesmente fenomenal

maria cueca 03/06/2024

Nunca mais, nunca mais
Poe escreve de forma semelhante ao movimento do Parnasianismo aqui no Brasil mas de forma que remete à 2ª geração romântica
Texto gostoso, apesar de que tenho de estudar várias das referências usadas

Sofia.K. 01/06/2024

Nunca mais
Hahaha, brincadeiras à parte, o corvo é uma obra literária muito atraente. Basta ver pelo número de adaptações pro cinema e tv. O Poe tem uma das escritas mais magnânimas que eu já vi. Em vista do original, a tradução perde - mas por pouco. Perde mais na sonoridade, dependendo da tradução, e embora este constitua um elemento importantíssimo para o poe, pra mim o poema do corvo vai muito além das rimas que apresenta.

avilannes12 01/06/2024

O ritmo é muito maneiro, a progressão da história também
Alguns versos ficaram grudados na minha mente por dias... Bem maneiro. Gostei do ensaio "A filosofia da composição", no qual o Poe fala sobre seu processo durante a criação de O Corvo. Muito bem analisado pelo especialista na edição também, edição mais rica que já vi é essa da Companhia das Letras, que traz o original e duas traduções para o português: a de Fernando Pessoa e do Machado de Assis

I.Moon_ 27/05/2024

Adorei a escrita!
Não compreendi exatamente a finalidade do conto/poema (vou pesquisar mais sobre) mas ainda sim é profundo e a escrita é magnífica
Recomendo!!
*Nota: 4.2?

_Du_ 21/05/2024

Mesmo nas releituras é impossível escapar da desolação imposta pelo poema. A dor, e loucura, crescente que vai consumindo a sanidade do personagem e do leitor é quase palpável.

moonsbowie 20/05/2024

Darei minhas conclusões finais em breve, essa é só uma primeira impressão curta! É um poema bem complexo para de refletir sobre, apesar de acreditar ter entendido o bastante, ainda pretendo reler em inglês também (tem o poema em inglês na minha edição) pra poder dizer o que realmente achei e interpretei dele. Apesar disso, foi uma leitura interessante e reflexiva, muitas partes me deixaram tocada, a repetição do Nunca Mais nunca deixava de ser impactante.

Myrella.sena 19/05/2024

Conhecendo Poe
Este foi o meu primeiro livro do autor e foi um ótimo começo. Essa edição possui imagens belíssimas e o conto é muito fácil de ler.

Mariana113 18/05/2024

O tom poético que arranca.
Ei-lo o sentimento lúgubre perante a perca da amante à morte: personificado mediante um corvo. O desconsolo intrínseco sobre os umbrais é revoltoso, deteriorante ao seu adversário.

bonnie 18/05/2024

Edgar Allan Poe meio que lacrando!!!
É redundante botar 5? e O Corvo na mesma frase, mesmo que eu não goste muito de Edgar Allan Poe (como pessoa e às vezes como autor). "Os ensaios" eu não lembro de ter lido antes, achei surpreendente; e os posfácios de Paulo Henriques Britto foram muito lindos, acabei descobrindo que ele traduziu outros livros muito bons. Então fiquei com 4? por não simpatizar muito com os ensaios de Poe e o segundo posfácio.

Gosto mais do poema que dos ensaios, mas amo "Quando, pois, os homens falam em Beleza, referem-se precisamente não a uma qualidade, como se costuma supor, e sim a um efeito - referem-se, em suma, a essa elevação intensa e pura da alma -não do intelecto nem do coração- que mencionei, e que é vivenciada em consequência da contemplação do 'belo'." E ainda "A Beleza de qualquer tipo, quando desenvolvida ao máximo, invariavelmente excita a alma sensível a ponto de levá-la às lágrimas. A melancolia, portanto, é o mais legítimo de todos os tons poéticos."

Geovana728 17/05/2024

Simplesmente depois de ter lido esse livro há quase um ano trás, eu percebi que o livro se tratava sobre um homem atormentado pela morte de sua amada, e que o corvo simbolizava a morte e o desespero inevitável. E a repetição da palavra "nunca mais" só intensifica o sofrimento do protagonista.

É de longe um dos poemas mais bem escritos que eu já li
gwscloq 17/05/2024minha estante
AI MUITO DYVA VEY

Klaniblatos 14/05/2024

Pqp, conheci o Edgar Allan pelas obras do mike flanagan e o divo vem se tornando meus escritor favorito. As obras dele são tão sombrias e lindas q n tem como explicar

Dani Scheibler 13/05/2024

E o Corvo disse: ?Nunca mais?.
Não sou leitora de poesia, mas achei muito interessante a atmosfera sombria e o suspense desse livro.
Estou empolgada em ler mais textos do escritor.

WILDTIGERSTAN 13/05/2024

O corvo
Mesmo com o uso de sentenças diferentes, o poema continua a ter o mesmo efeito nervoso do original escrito por Poe. Chato mas vale a pena.

Lore 09/05/2024

Apesar de não gostar de poesia gostei dessa, tem um tema mais sombrio, o que deixa tudo mais divertido.