O Corvo

O Corvo Edgar Allan Poe

Resenhas - O Corvo

Annah12 02/09/2023

Vigésimo quarto livro acabadoo
Nesta edição do poema "O corvo" de Edgar Allan Poe, encontramos não somente versos hipnotizantes de apenas uma tradução do mesmo, mas sim de várias feitas com maestria por vários escritores ao longo dos tempos após sua escrita original em 1845.
A leitura fluida, o ambiente lúgubre, as falas pessimistas do personagem, a tristeza pela ideia de não poder partir, e a esperança ao ouvir a frase dita pelo Corvo, fazem o enredo se encaixar em uma bela, triste e aterrorizante história de perda.
Poe ficou marcado na história como uma das pessoas mais influentes da literatura tanto em sua época, quanto nos dias de hoje, a forma como expressava seus pensamentos e sentimentos através das palavras o fizeram ser aclamado por milhões, e "The Haven" como no livro original, é mais uma prova do incontestável legado deixado por Poe nessa era incandescente e notória que foi o mal do século.

Emi Diggory 31/08/2023

"Vida e morte coexistiam naquele pequeno ser. As portas da eternidade foram abertas pela força das palavras e até hoje ele vive entre nós."

steven. 20/08/2023

Nunca mais!
Gostei as ilustrações dos desenhos e tô ansioso pra assistir a série que netflix ia lançar (lerei outros em breve e mike flanagan, to rezando que seja tão incrível quanto hill house e bly manor ?

Théo 15/08/2023

É uma genérica leitura do gênero do "Medo Clássico". Edgar Allan Poe revolucionou a literatura na época que ele vivia através desse e de outros livros. Mt bom

Estante da Leonina 04/08/2023

Eu sabia que O corvo era um poema longo, quando vi o livro achei que era o livro inteiro e so lendo descobri que é so umas dez paginas e todo o resto é uma análise critica? mas tudo bem.

nanaths 25/07/2023

Nunca me canso de ler este e me lembrar porque Poe é tão único e me encanta tanto, esse homem é genial

Mafer 22/07/2023

A escrita do Edgar Allan Poe é muito interessante e esse poema mostra a habilidade que ele tem em desenvolver contos e poemas com elementos de terror. Gostei!

erosturn 18/07/2023

Expectativa
Talvez eu tenha colocado muitas expectativas. Na realidade o que me quebrou foi descobrir que é um dos poemas onde Edgar não usa emoção e eu simplesmente sou obcecado por escritos onde a nascente é sentimentos.
Em geral é um poema muito lindinho e reflexivo e sou grato por ter a experiência de ler algo assim.

Christian.Vignoli 18/07/2023

Nervermore
A primeira vez que li esse poema eu tinha uns 15 anos e não entendi muito bem. Hoje aos 22 relendo, o impacto foi muito maior
Amo a escrita do Poe e pretendo ler putras obras dele

Hellen 17/07/2023

Achei que seria mais um mistério...
Essa obra possui uma vibe mais poética e tal, não faz muito meu estilo, mas até gostei. O poema é interessante, cheio de profundidade, mas não se tornou um dos meus favoritos.

Sarah Vitarelli 15/07/2023

Poema
O livro trata-se de um poema cantado, bem ritmado. É curto e simples de ler. Porém por se tratar de um gênero poético, pode não agradar a todos.

Stone Shelley 14/07/2023

??? O corvo é muito mais legal que o seu criador ???
Evidentemente, Edgar Allan Poe tenta inovar, fazer suas obras de baixo para cima, e de fato inova, com alguns questionamentos mediantes do que era recorrente naquela época. Mas seria de muito mau-gosto da minha parte, não citar os aspectos dos quais fizeram eu, dar essa nota no conjunto: obra+autor. Da obra já está dito, mas sobre o autor, Poe era extremamente conservador e defensor do escravagismo, defendia a escravidão como a "Vontade Divina" , além do mais, se torna completamente controverso quando tenta inovar na escrita, estudando estruturação e sendo conservador em outros aspectos, se só a arte deveria ser defendida? Ele vivia a mercê do que? Se a arte não perambula sobre leis? O defino, como alguém que é anti- revolucionário e revolucionário ao mesmo tempo, se é que isso é possível, soa esquisito, não é? Mas isso é exatamente o que ele era. Ao se fundamentar aos "news critics" que atacavam as filosofias de Marx e Freud, só ficava mais evidente que ele jamais concordaria, de fato, com uma revolução - que de fato- trouxesse benefícios aos direitos humanos, ascenção da ciência, se limitando apenas ao que lhe era convincente: o processo literário. Finalizo, concluindo que o que ele mais defendia, era uma separação, de arte e ciência.
Para O Corvo (Obra): ????????
Para Edgar Allan Poe (Escritor): ????
Para Paulo Henriques Britto (Tradutor, organizador de posfácio e tradutor de ensaios): ??????????

Matteus5 08/07/2023

O horror também é belo
O corvo é um lindissimo poema rico em significado e musicalidade, e este ultimo é seu ponto principal! Os versos nos prendem do inicio ao fim como uma espécie de hipnose provinda da genialidade artística de Poe. Das diversas traduções que possui para a lingua portuguesa destaco em especial a de Fernando Pessoa que apresenta maior fidelidade ao poema original.