Les villes invisibles

Resenhas - As Cidades Invisíveis

ana cássia 06/07/2021

Polo
que livro incríveeeel!!
leria sobre mais mil cidades descritas por Marco e refletiria sobre as mil, do tipo que você devora em uma noite e quer começar novamente na outra manhã!

juliabmelo 04/07/2021

viajante que revive o passado e reencontra o futuro
criando espaço no inferno dos vivos, Ítalo Calvino reconhece que, no meio do inferno, não é inferno.

SalmaC 29/06/2021

perfeito.
Sem dúvidas um dos meus livros favoritos! Sou uma grande fã do Calvino, ele tem uma profundidade, uma crítica, um certo humor, uma sensibilidade, e uma grande (e, admirável) genialidade que me surpreende cada vez mais que me deparo com suas obras...
Cidades invisíveis é muito mais do que aparenta, com grandes ensinamentos e reflexões... me imaginei nas cidades que o Polo visitará, e me via entre as conversas reflexivas (e, necessárias) de Polo com Khan.
Que livro magnífico! LEIAM!

leo 28/05/2021

não entendi o conceito? é necessário abstrair-se, desapegar do papel e levar às palavras outro sentido... ok, meio que tentei fazer isso mas não rolou para mim dessa vez. porém nunca desistirei de calvino , fantástico igual.

Tatta 24/05/2021

trata-se de um diálogo entre Marco Polo e o Grande Khan. é surpreendente porque o livro não propõem uma conversa sobre guerra ou conquistas militares. é bem mais uma pessoa querendo conhecer, espiritualmente, seu império.

os capítulos funcionam como crônicas - algumas são de fato um espetáculo. há forte presença do realismo mágico, que dá charme a trama.

um escritor muito talentoso o Calvino... foi quase que como uma honra ler!

Açucena 14/05/2021

?[...] porque o passado do viajante muda de acordo com o itinerário realizado, não o passado recente ao qual cada dia que passa acrescenta um dia, mas um passado mais remoto. Ao chegar a uma nova cidade, o viajante reencontra um passado que não lembrava existir: a surpresa daquilo que você deixou de ser ou deixou de possuir revela-se nos lugares estranhos, não nos conhecidos.?

Anderson.Hoch 13/05/2021

Um OuLiPo. As cidades invisíveis, Calvino
O livro "As Cidades Invisíveis" de Italo Calvino foi minha escolha para a categoria 2 do Desafio Livrada 2021, um livro OuLiPo. A primeira dificuldade, como a maioria das pessoas, é saber que gênero é esse, depois que autores e obras procurar.
Enfim, é um livro surpreendente, pois fala de um tema corriqueiro, a cidade, aparentemente de forma comum, nos relatos das viagens de Marco Polo a Kublai Khan. Porém é só isso e muito mais que isso.
São várias cidades e uma só. Muitos relatos e um só. Aqui percebe-se que nada dá realmente conta do que é uma cidade. E muitas vezes vemos as cidades dos personagens, outras do escritor e ainda podemos observar a nossa cidade, a cidade do leitor.
Curti. Boa leitura.

Gabriel.Antunin 24/04/2021

"Mas a cidade não conta o seu passado, ela o contém"
Das coisas mais lindas já escritas da história da humanidade. O livro tem uma estrutura bem simples: Conversas entre Marco Polo e o imperador Kublai Kan, acerca das cidades do império. Geralmente texto descritivo mas que não chega a ser arrastado e chato, as cidades tem configurações quase onírica e temporalidade distintas, algumas são cidades contemporâneas, outras cidades medievais. Porém todas servem como metáforas a vivência humana, o que torna a leitura extremamente complexa caso se faça uma leitura pausada, o que não foi o meu caso.
Lí de uma vez, sem tempo para pensar nas metáforas e funcionou muito bem tbm, mas sinto que requer releituras. Um grande livro, dos mais belos que já li.

laisinha088 07/04/2021

Um método muito curioso para representar as cidades, como foram construídas e o efeito que tem sobre a humanidade, linguagem complicada e subjetiva, mas que traz reflexões além do que está escrito, deixando que a gente tenha nossas próprias reflexões do que faz uma cidade. Não recomendaria porque é um livro um tanto complicado, mas a desconstrução que Marco Polo e Khan tem sobre a realidade foi o que realmente valeu a pena sobre o livro.

Hera 14/03/2021

É um vórtice
Pode ser que tenha vários momentos de tédio pois trata-se de um viajante descrevendo, de forma bem resumida, uma variedade de cidades para um imperador. É interessante pra quem gosta de construção de espaços. Há reflexões bacanas e um final belíssimo

Debora 13/03/2021

Italo Calvino usa as palavras de uma forma linda
Que livro rico! Histórias de cidades, das partes que compõem um Império. Um Império que cresce? Ou que rui? Difícil saber. Jogar xadrez com a vida dos povos e seus lugares não é legal.
"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. A forma de não sofrer é tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preserva-lo, e abrir espaço."

Roberta.Chamberlain 08/03/2021

Os detalhes imperceptíveis que fazem a diferença?
?Precisei ler esse livro para a escola, e embora tenha estranhado e achado chato, acredito que seja um livro que traz muitas reflexões. Infelizmente, meu vocabulário não é tão grandioso quanto esperava, por isso foi muito difícil ler algumas partes. A disposição do livro também não foi do meu agrado, não gosto muito desse estilo de ?contos?, porém li da mesma forma. Não aproveitei o máximo que o livro poderia me proporcionar, talvez possa voltar a ler no futuro.? (08/03/2021)

Essa foi minha primeira resenha sobre esse livro. Realmente, após rele-lo consegui enxergar mais pontos que em uma primeira leitura sem tanto vocabulário. A forma como esse livro nos mostra a beleza das pequenas coisas, as coisas invisíveis, que geralmente ninguém presta atenção é linda e as frases são muito marcantes.

Renato Lopes 28/02/2021

Sensacional
Livro muito gostoso de ler, para ser lido sem pressa, leitura gratificante. Um dos meus livros prediletos.

Maria 27/01/2021

O livro é bem poético e cheio de metáforas, você precisa focar na leitura ou não entende muita coisa, mas é bem bonito tudo o que você pode descobrir e perceber nas entrelinhas, detalhes cotidianos que passam despercebidos.

Qnat 19/01/2021

O livro é espetacular, mas sinceramente a tradução deixou a desejar.

O livro se torna mais confuso do que ele realmente é, desnecessariamente!!!!