Les villes invisibles

Les villes invisibles Italo Calvino

Resenhas - As Cidades Invisíveis

Claudia Lino 03/02/2022

Tradução de imagens
Marco Polo via com o coração. Traduzia as cidades por onde passava em forma de poesia e cativou o imperador dos tártaros. A verdade do relato perdia a importância diante do encantamento da descrição de rotas e imagens.
?Os olhos não veem coisas, mas a figura de coisas que significam outras coisas?

luizaslike 18/01/2022

O brilhantismo de um autor ímpar
Já tinha lido "se um viajante numa noite de inverno" e, com essa nova leitura, reitero como a escrita e genialidade de Italo são únicas. Aqui, Marco Polo descreve as cidades que passou (e não passou) para o imperador. Com uma das passagens de fechamento mais tocantes da literatura, fique absorta e reflexiva. O que são cidades, 'não-cidades', o que faz uma cidade ser única? Ou ordinária? É tudo uma questão de perspectiva?
"Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: tentar saber reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço".

Bielzin 14/01/2022

"- Você a conhece? Onde fica? Como se chama?"
Cidades e sonhos, cidades são sonhos e sonhos são cidades. Eu juro que tentei entender todas as cidades mas eu parei de tentar e comecei a simplesmente sentir.
Ler As Cidades Invisíveis é literalmente uma viagem. Alternando entre uma conversa de Marco Polo e Kublai Khan.
Querendo ou não, em algum momento Voce se encontrará em alguma cidade ou em todas.
Elas são a Deusa e nós, leitores, somos transportados a entender a mente dela.

Algumas cidades não existem, mas outras existiram, e existirão.

Eduardo Mendes 07/01/2022

Poético
As Cidades Invisíveis é uma obra única e bastante peculiar. O livro publicado em 1972 pelo escritor italiano Italo Calvino foi uma das minhas primeiras leituras de 2021, e até agora eu não encontrei palavras pra descrever essa maravilha, tão pouco consegui encaixá-la em algum gênero literário.

Somos transportados ao século XIV e acompanhamos encontros entre dois personagens históricos, Marco Polo e Kublai Khan.

A primeira coisa que chama atenção é que os protagonistas não são as pessoas, e sim as cidades descritas pelo viajante Marco Polo em suas andanças pelo império de Kublai Khan.

Marco Polo, que foi embaixador de Kublai no Império Mongol, descreve ao longo do livro 55 cidades visitadas por ele. Todas com nomes femininos, cada uma com suas peculiaridades e descrições fantásticas que muitas vezes desafiam a lógica e os conceitos tradicionais de tempo e espaço. Passado e futuro se confundem, embaralhando nossas percepções e desafiando o leitor, que não sabe o que é real ou o que é fantasia, nem se Marco Polo de fato viu o que descreve ou são apenas suas percepções.

No começo do livro fiquei um pouco perdido, com o tempo fui entendendo a proposta do autor e percebendo que esta não é uma obra convencional.

O que imaginamos a respeito de uma cidade é a realidade sensível da mesma. Nossas lembranças, nossas experiências. Marco Polo tenta explicar isso para Kublai em uma das interrupções quando ele pede que o viajante fale a respeito de uma cidade real e não uma de suas narrativas fantásticas.

Calvino desperta no imaginário do leitor o vislumbre de cidades e suas histórias de forma sublime. Os capítulos são curtos, facilitando a leitura. Os breves relatos de lugares maravilhosos te fazem refletir sobre a vida, a respeito dos comportamentos humanos, também sobre nossas crenças, de uma forma tão poética que é difícil traduzir em palavras.

site: https://jornadaliteraria.com.br/as-cidades-invisiveis/

Mawkitas 02/01/2022

Lirismo
As cidades oníricas e fantásticas de Ítalo Calvino são conceituais, algo entre ideias e estados de espírito. São reais como poucas coisas, principalmente mais reais do que todas as coisas concretas em que se pode pôr as mãos.

Sue 25/12/2021

Uma viagem pela sua consciência
Imagine um mundo onde em cada cidade que você visitar você vai se deparar com cada conflito seu, desejos, medos, sonhos. Tudo muito incoerente e que faz todo o sentido. A cada cidade que a história vai pousar você vai ter a rica oportunidade de refletir, se espantar e talvez como eu, a todo momento pensar "esse cara é um gênio". É um livro diferente de tudo o que eu já li e que certamente você já tenha lido também. Me lembrou um pouco A Divina Comédia ou livros do Saramago como Ensaio sobre a cegueira ou as Intermitencias da Morte por te mergulhar num mundo, numa vida muito diferente da nossa, onde tempo, vida, morte, interesses, relações são diferentes do nosso mundo. Vale muito a pena o mergulho no "E se" a vida fosse assim? Como seria para mim?

juliao.pdf 22/12/2021

eu amei esse livro eh uma leitura tão leve
eu amei as descrições e as reflexões que o livro traz
calvino eu te amo

Biblioteca Álvaro Guerra 17/12/2021

As cidades invisíveis
Em As cidades invisíveis, de Italo Calvino, Kublai Khan, imperador do império mongol, pede que o aventureiro Marco Polo lhe descreva com detalhes as várias cidades que fazem parte de seu domínio. O enredo aparentemente simples, trazendo alguém que conta histórias a um superior, é na verdade um terreno fértil à criação de reflexões e alegorias, figurando como uma temática profícua da literatura mundial desde As mil e uma noites. Na obra de Calvino, a habilidade de contar histórias terá igual força e também será de fundamental importância ao senso de sobrevivência humana.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/857641498

Bruna.Toledo 17/12/2021

Para mim, não rolou
Achei muito chato, repetitivo, interminável.
O livro tem capítulos muito curtos, alguns de meia página, cada um dedicado a descrever uma cidade (fisicamente, filosoficamente, socialmente, imaginariamente, e por ai vai).
Não gostei.

Jean Bernard 23/11/2021

Ótimo livro, mal momento.
O livro é extremamente bom. Diálogos perspicazes e descrições das mais criativas e cativantes. Mas, com pouca atenção devido à agitação dos últimos meses, não consegui aproveitar a profundidade da leitura.
Livro para reler em outro momento.

Cdmm 21/11/2021

Poético.
Marco Polo descreve para Kublai Khan as cidades por onde passou suscitando muitas reflexões sobre ponto de vista, experiência individual, mas numa linguagem muito bela e poética.

Janaína 07/09/2021

As Cidades Invisíveis é uma obra para ser degustada lentamente, realmente sem pressa. Pode até ser uma daquelas obras para ler uma parte por dia, no caso desta, uma cidade por dia. O livro tem 09 capítulos e em cada capítulo várias cidades são apresentadas individualmente. Todas as cidades têm nome feminino. E em cada delas você reconhece um pouco da sua própria cidade.. Minha experiência foi com audiolivro e achei ótima, pois a narração por outra pessoa conseguiu me envolver mais que a minha própria. Confesso que quando peguei a versão física da obra (que é linda nessa edição) e comecei a ler, fiquei com sono, mas como não queria desistir da obra, devido a tantos elogios, resolvi procurar a versão em áudio e foi bem melhor pra mim.
I

Conry Mapel 18/08/2021

As cidades que nos criam, as cidades que criamos:
"O inferno dos vivos não é algo que será; se existe, é aquele que já está aqui, o inferno no qual vivemos todos os dias, que formamos estando juntos. Existem duas maneiras de não sofrer. A primeira é fácil para a maioria das pessoas: aceitar o inferno e tornar-se parte deste até o ponto de deixar de percebê-lo. A segunda é arriscada e exige atenção e aprendizagem contínuas: procurar e reconhecer quem e o que, no meio do inferno, não é inferno, e preservá-lo, e abrir espaço."

Welma 15/07/2021

O encontro com a excepcional criatividade de Calvino é inspirador. Um livro para muitas releituras.

Camila 13/07/2021

Cidades imagináveis
Neste livro, Italo Calvino descreve várias cidades fictícias (ou não), através do diálogo entre o descobridor Marco Polo e o imperador Kublai Khan.

A descrição das cidades, todas com um nome feminino e separadas por um tema, é riquíssima de detalhes. Isso foi o que mais gostei na leitura, pois fui capaz de imaginar as diversas cidades, cada uma de um jeito, e tive vontade de ilustrar todas.

Esse livro é daqueles para deixar na estante e ler uma página sempre que der vontade.