A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Luizarosa 16/04/2020

QUÊ????
Quero muito acreditar que esse livro foi um grande surto coletivo pra elogiarem ele desse jeito.
Ok, a premissa é boa, afinal é uma proposta totalmente diferente você ler algo que uma pessoa com esquizofrenia escreveu, mas... QUE????
Me senti uma analfabeta, não entendi porra nenhuma e fiquei a r r a s t a n d o essa leitura, não aguentava mais. DarkSide, te amo, mas vou fingir que esse livro foi um devaneio.
Quel Bastos 19/04/2020minha estante
Huehuehue já quero ler pra ficar indignada e me sentir burra

Apaixuraa 24/01/2021

Uma loucura
Do começo ao fim o livro é bom.Algumas partes são melhores que outras mas no geral tudo é muito bom.Do meio pro final o que já era insano começa a ficar mais insano(e levemente confuso)até,no fim,as coisas se resolverem.
A escrita é ótima.Grande parte do tempo não fiquei confusa.O livro ficou como uma lacraia na minha cabeça (referência) pois queria saber o que acontecia a final,queria ler e aprender ainda mais com ele.
Este livro pode ter várias interpretações(acredito eu) e gostei bastante da minha.

Luisa Nascimento 22/02/2020

Esse livro é o famoso "Não entendi, mas to compreendendo"

Tsumie 25/05/2020

Quase abandonei
Uma leitura muito complexa, quase abandono, demorei 12 dias para terminar um total de 317 páginas.
Não é só complexo pelo fato de ser narrado por uma garota esquizofrênica, mas envolve outras histórias e no meio, contos e não segue um início, meio e fim.
É necessário muita paciência pra ler.
Fiz algumas marcações de alguns trechos psicológicos que me chamaram atenção.
Enfim a narrativa não me prendeu, por isso demorei.

Carlinha 25/03/2021

Densa viagem
Li outras resenhas dizendo que o livro é confuso, que não entenderam direito a história...
Enfim. Minha experiência foi excelente! Desde o início me envolvi com a narrativa e as personagens. Achei a leitura fluida e o romance bem interessante.
Aqui somos apresentados à IMP. Uma menina bastante inteligente e interessante que tem esquizofrenia.
Ela vai contando algumas experiências de sua vida, seus altos e baixos e suas viagens.
Choramos, sorrimos, sofremos e nos divertimos com as aventuras de IMP!
Gostei bastante! O livro não tem muitas páginas, mas a letra é pequenininha!
Recomendo!

Marselle Urman 21/01/2016

Gerações de garotas embaixo d'água
Eu não entendi esse livro. Nem tenho certeza se era para ser entendido ; é um sentimento incômodo no leitor, mas talvez tenha sido essa a intenção.
É a estória de como Imp, orgulhosamente filha e neta de mulheres que mergulharam na loucura e desistiram dessa vida, encontra um fantasma - e as consequências devastadoras disso. Eu acho. Tudo pode ser mentira, pode nada ter acontecido.
Essencialmente sobre mulheres ( mas sem que isso seja sequer relevante,muito menos chato ou feminista) existem referências a artes plásticas obscuras, e aquele tom do afogamento - que particularmente me agrada. É uma boa ficção, embora seja mais sobre a insanidade do que terror propriamente.

Só achei muito confuso...Talvez uma releitura futura me traga algo diferente. De toda forma, gostei do livro. É original.

SP, 19/01/2016

brydex 20/01/2022

ninguém tá pronto pra ler esse livro.
India Morgan Phelps desgraçou o resto de saúde mental que eu tinha.
nem sei o que dizer.

A Menina Submersa é um livro muito denso, tanto em questão de quantidade de informações despejadas no leitor, quanto em relação aos temas abordados durante a narrativa.

As primeiras páginas do livro já vêm com os dois pés na cara, quando descobrimos que a avó e a mãe de Imp cometeram suicídio. Também é bom deixar claro que a menção às mortes das duas é bastante recorrente e isso não é nem 10% dos gatilhos que A Menina Submersa pode despertar, então tomem cuidado ao escolher essa leitura.

De resto, não tenho muito o que falar. Tudo na narrativa é de grande subjetividade, não sabemos no que acreditar, já que até a protagonista se diz nada confiável. Esse livro é lindo, Imp é uma personagem riquíssima, cheia de camadas. A forma como a mente dela funciona dá um nó na cabeça do leitor. A Menina Submersa nos entrega muito mais perguntas do que respostas e, mesmo quando as respostas chegam, é de forma embaçada, sendo difícil realmente enxergá-las como um ponto final à questão ("Nenhuma história tem começo e nenhuma história tem fim. Começos e fins podem ser entendidos como algo que serve a um propósito, a uma intenção momentânea e provisória, mas são, em sua natureza fundamental, arbitrários e existem apenas uma ideia conveniente na mente humana. As vidas são confusas e, quando começamos a relacioná-las, ou relacionar parte delas, não podemos mais discernir os momentos precisos e objetivos de quando certo evento começou. Todos os começos são arbitrários.")

Abalyn é minha protegida, o mundo não merece uma mulher tão incrível.
Eva Canning é a sereia mais mágica e o fantasma mais aterrorizante. E, depois dessa leitura, eu também vou ser assombrada por ela.

"Elas que descem ao mar."

Stephanie 28/03/2020

A menina submersa é um livro denso, a narrativa é diferente, ela não é exatamente linear e as vezes é confusa, o que na história é completamente coerente. Vale a pena dedicar um tempo para ler. Gostei bastante.

Hangla 23/01/2021

Marcante
Esse não foi um livro fácil de ler, é denso e em muitas vezes precisei de tempo para assimilar ou simplesmente para ter vontade de voltar a ler, achei impressionante a forma que o autor mesclou as situações reais das irreais, IMP não consegue saber o que é verdade ou não e eu, como leitora, também não.
Indico bastante esse livro, principalmente para pessoas que de alguma forma tenham contato com a doença, mas vale ressaltar que é um livro que exige muito, tanto em atenção quanto em paciência, não adianta querer terminá-lo em três dias (ou pelo menos eu não tive essa capacidade).
.d.e.i.s.e. 23/01/2021minha estante
Nota alta até kkkk

Hangla 23/01/2021minha estante
Eu gostei dele, tá cheio de marcações kkkk

Perdida_nas_Estrelas 25/04/2020

A história é contada por uma personagem chamada India Morgan Phelps, cujo apelido é “Imp”. Imp é esquizofrênica e isso se torna o maior empecilho para o leitor, pois o modo como ela escreve é de acordo com o que se passa na sua cabeça naquele momento ou o que se passou nela em um momento anterior. É uma história de sereias, lobisomens e fantasmas. Fantasmas de Imp. Ela perdeu sua mãe e sua avó, que também eram esquizofrênicas e se suicidaram; Imp tem uma namorada, mas o enredo gira em torno de uma garota a qual ela conheceu em uma rodovia, chamada Eva Canning. Eva foi encontrada por Imp às margens do rio Blackstone, nua e molhada, aparentemente tinha entrado no rio à noite. Imp levou-a para sua casa e cuidou de Eva até ela dizer que ia embora.

Desde a sua infância Imp conhece uma obra pintada por Saltonstall chamado de ‘A menina submersa’, trata-se de uma pintura de uma moça nua com uma parte do corpo submergida no rio olhando para trás como se algo tivesse chamado sua atenção, detalhe: no rio Blackstone. A narradora também é apaixonada por pintar e gosta de escrever, às vezes, para se sentir melhor, em determinados momentos sua psiquiatra a aconselha escrever para se sentir melhor. Há algumas aparições de Eva para Imp no decorrer da história que são verdadeiras. A questão levantada pela própria Imp é: essas coisas que Imp vê são verdadeiras e fatuais, ou verdadeiras apenas? Ou seja, verdades podem ou não ser fatos.

A leitura é obscura e me deixou em dúvida em relação a algumas “verdades” contadas por Imp ou que ela deixou de contar.

Imp datilografou... Não, eu datilografei.

Rostova 04/02/2022

?O desconhecido é apavorante, mas a certeza me amaldiçoa.?
Um livro denso, confuso, narrado por uma esquizofrênica. Levantou várias reflexões sobre a vida, sobre a sanidade e sobre a arte, mas ao mesmo tempo, um livro arrastado e por vezes, sem sentido lógico.
?Você sabe agora que nunca terá certeza do que aconteceu? -perguntou ela. -Sim, agora eu sei. Eu sei disso.?

Gabriela 05/03/2022

comprei o livro pela capa e me arrependi.
nada a declarar sobre esse livro, apenas que deixa minha estante mais bonita e tem uma estética maravilhosa, as artes dentro do livro são deslumbrantes, mas me decepcionei bastante com esse livro.
cheguei a emprestar para duas pessoas e nenhuma conseguiu continuar a leitura.
twentyoneana 14/03/2022minha estante
comprei o livro uns anos atrás, comecei e n terminei. resolvi recomeçar mas simplesmente não dá pra terminarrrr

Jéssica Berton 11/09/2022minha estante
Para mim vai servir só para decoração mesmo que livro chato

Iesmin 11/05/2020

Diferente
Confesso que foi um pouco difícil de entender a história. Não consegui fluir na leitura.
Nessa Mello 05/06/2020minha estante
Também estou com essa dificuldade..

Nica 05/07/2022

A mente humana tem limite?
Esse romance é um dos mas incríveis, a história não é a melhor já inventada nesse mundo, mas a forma no qual ela foi escrita não deixou nenhuma falha.
Índia é uma menina esquizofrênica e escreve um livro com sua mente esquizofrênica. Não espere algo organizado, pois ela mesma não é.