A Menina Submersa: Memórias

Resenhas - A Menina Submersa

E.bucc 23/11/2021

Li errado?
Que viagem foi essa?
Entrar na cabeça da Imp foi uma grande loucura que acabei lendo rápido demais. Pretendo fazer uma releitura, pois sinto que deixei vários detalhes correrem desatentos pelos meu olhos.
Leia com calma. Até tem um capítulo que vc vai pensar ?Alguém enfia o remédio na goela dela agora?

Mel ð¯ 29/09/2021

A Menina Submersa
O livro é narrado por Imp, uma jovem com esquizofrenia que decide escrever o que ela chama de "histórias de fantasmas" para tentar organizar seus pensamentos e memórias sobre acontecimentos que em sua cabeça estão marcados por dualidades.

É um livro difícil com uma narrativa descritiva cheia de metáforas e analogias. Muitas vezes é confuso e os fatos narrados são ambíguos ou parecem desconexos com a história. Esse tipo de escrita logo se torna incômodo e de certo modo frustrante, pois não compreendemos o que é real e o que foi inventado pela personagem.
O modo como a história vai e volta nos mesmos pontos, sempre focando nas obsessões da personagem por datas e pelas histórias de "sereia" e "lobo" que a assombram, é uma real tentativa por parte da autora de mostrar como é o mundo visto de dentro da cabeça de alguém que sofre com esquizofrenia.
O resultado é uma experiência de imersão profunda e pertubadora.
Sereia Literária 29/09/2021minha estante
Estou lendo nesse momento, estou em uns 30% do livro.
Eu criei um vínculo muito rápido com a personagem principal, estou gostando bastante, apesar de não ser um livro que, até agora, me deu muitas "emoções".
Tenho boas expectativas.

Mi 16/08/2020

Não fluiu muito...
Acho que criei muita expectativa pra este livro, mas pra mim a leitura foi meio arrastada, não me prendeu em nenhum momento.

Mysweetlala 24/08/2021

Arrebatador e instigante
Em a menina submersa nos é apresentado uma narrativa contada pela visão de Imp uma mulher que mora sozinha, adora pintar, e tem esquizofrenia. Eu simplesmente amei a escrita, cada parágrafo, palavra e ponto era gostoso e envolvente de ler, você não consegue largar. Eu amei toda essa loucura da narrativa, de nós estarmos dentro da mente da personagem, uma mente confusa, cheia de pensamentos profundos e diferentes, por isso tudo é muito intenso e os sentimentos bem descritos, normalmente tenho dificuldade de imaginar as cenas em minha cabeça mas com esse livro não tive esse problema. Eu entendo quando as pessoas dizem que não gostaram, pois realmente ele não é para todo mundo, por ser um pouco confuso e dar a impressão de não ir a lugar nenhum, e talvez não vá mesmo, mas isso não me encomodou, longe disso, acho que todos esses pontos fizeram a história ficar mais cativante para mim.

Tai 05/07/2020

Intrigante
Eu fiquei MUITO dividida entre ?gostaria de ter entrendido melhor tudo? e ?caramba que brilhante não ter esclarecido as questões?. Então, claro, gostando ou não do livro, é necessário admitir o esforço e o trabalho da autora na construção do livro em representar o pensamento de uma pessoa esquizofrênica (inclusive em uma crise).
Continua (com spoiler): https://boxdeopiniao.wordpress.com/2020/07/05/a-menina-submersa-memorias-the-drowning-girl-a-memoir-caitlin-r-kiernan/

Helôdodo 09/07/2020

Incrível
A experiência que eu tive ao ler este livro foi a melhor, nunca li nada igual a isso e sinceramente este é um livro único e representatividade em relação a lgbtq+, uma história que requer de você mesmo a se entregar e participar dos eventos. Eu sinto que a Imp foi como uma pessoa próxima de mim uma amiga que precisei, não tenho nem palavras para descrever esse livro é realmente um favorito da vida(´??)??

dragonrider 04/07/2020

Confuso e maçante
Esse foi o livro mais confuso que já li. Somente consegui um ritmo de leitura bom depois de metade dele e nem isso me agradou. Eu literalmente terminei o livro na força do ódio.
O livro é cheio de informações e segue uma linha do tempo toda confusa. A linha do tempo nem foi o pior, mas sim ter que ler vários parágrafos de informações jogadas (datas, nomes, referências, locais, etc).
Eu sei que o livro é para ser da Imp e entendi o conceito todo. Achei incrível a capacidade da autora em fazer uma história como essa, mas esse livro definitivamente não é para mim.
Eu não gostei da maior parte do livro, mas devo admitir que adorei a Imp e a Abalyn. Fora elas, os fantasmas todos só me irritaram e deixaram entediada.
Não odiei o livro, mas não me agradou. O livro não deixa de ser bom e uma experiência única, entretanto uma que não foi boa para mim.
Mona.Emelyn 25/07/2020minha estante
"[...] terminei o livro na força do ódio." Kkkk ótimo! Minha leitura foi representada pela sua frase!

Danielle530 22/12/2021

Foi uma longa jornada terminar esse livro. Não sei bem o que dizer sobre ele. A história é interessante, inteligente, mas a leitura é maçante, cansativa e, muitas vezes, entediante. Mas não deixei minha opinião impedirem vocês de ler. É um livro premiado.

Thalita365 01/10/2021

Infelizmente não consegui concluir a leitura. Achei muito monótono e foi difícil me conectar com a personagem principal, não sei se foi porque eu comprei com expectativas muito altas por conta da capa que é uma das mais bonitas que já vi. Mas não foi um livro que me agradou, acho que nem estou disposta a tentar de novo um dia. Uma pena, por que eu realmente estava animada.

Lillian14 20/12/2021

Leitura difícil, a trama é arrastada e não me prendeu, demorei bastante para concluir esse livro, trata-se de um história de uma menina nos seus 24 anos que possue esquizofrenia.

Cris 17/08/2020

Estranho
Não tenho uma opinião formada sobre esse livro, ele tem uma história diferente é estranha, precisamos estar muito atentos para não se perder, porque transcorre entre passado e presente sem nos avisar, mas mesmo assim não posso dizer que não gostei, a personagem principal já vem de uma família que sofria problemas psicológicos e como era de se esperar ela também sofre desses problemas, mas ela tem uma forma muito diferente de ver a vida dela e de contar os fatos sobre a história.

Japa 26/07/2020

Um terror dentro da mente
O livro possui uma proposta bem interessante ao tratar sobre história narrada por uma personagem com doença mental (esquizofrenia), onde nós deparamos com seu emaranhado de memórias/fantasmas, misturados com suas próprias alucinações e sem ordem cronológica. Ele também é cheio de referência a autores e músicas, isso combinado com a confusão mental da personagem pode tornar a leitura bem maçante. Demorei bastante pois estive envolvida com a história apenas em alguns momentos, em outros ler 20 páginas era super cansativo. Recomendo para quem curte a temática sobre doenças mentais.

Jeff 22/12/2021

Não prometeu nada, mas também não entregou muita coisa
Não vou dizer que é um livro ruim, mas se disser que eu achei bom estaria mentindo. Comecei com um pouco de ressaca literária, talvez por isso não tenha sido tão bom para mim. Então vamos aos tópicos:
O livro se passa na cabeça de uma louca -digo tal palavra porque é o jeito que India gosta de ser chamada, ela tem esquizofrenia.
É um livro muito confuso e muito lento. Tem umas coisas que aparece do nada, a gente lê -eu pelo menos- e parece que é só vento, um negócio muito bagunçado -mas como já dito, é o conceito do livro, se passa na cabeça de alguém não mentalmente estável.

Camila.Costa 23/12/2021

Confuso
Foi uma leitura bem difícil de ser concluída apesar de ter só 320 páginas, normalmente eu levaria um ou dois dias pra ler um livro desse tamanho.
A narrativa é confusa demais, mas pelo que li em alguns comentários sobre o livro "é esse o conceito"
Eu não leria novamente, mas assumo que essa edição cinza com a lombada rosa é uma obra de arte de tão lindo!
Morgana 19/01/2022minha estante
Não consegui terminar, achei muito confuso. Comprei o livro por causa dessa edição com a lombada rosa (me julguem kkk)

Joicy.Guerra 12/12/2017

Sinto eu dizer isso, mas é um livro muito chato, cansativo e confuso. Não recomendo.
Rosita Lima 02/05/2018minha estante
Achei que era única que não tinha gostado do livro.
Entendi que a autora queria mostrar como funciona a mente de uma pessoa esquizofrênica, mas a personagem é chata... Não consegui ter empatia por ela. E além a mente confusa da personagem não acontece nada na história.