A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Mel ð¯ 29/09/2021

A Menina Submersa
O livro é narrado por Imp, uma jovem com esquizofrenia que decide escrever o que ela chama de "histórias de fantasmas" para tentar organizar seus pensamentos e memórias sobre acontecimentos que em sua cabeça estão marcados por dualidades.

É um livro difícil com uma narrativa descritiva cheia de metáforas e analogias. Muitas vezes é confuso e os fatos narrados são ambíguos ou parecem desconexos com a história. Esse tipo de escrita logo se torna incômodo e de certo modo frustrante, pois não compreendemos o que é real e o que foi inventado pela personagem.
O modo como a história vai e volta nos mesmos pontos, sempre focando nas obsessões da personagem por datas e pelas histórias de "sereia" e "lobo" que a assombram, é uma real tentativa por parte da autora de mostrar como é o mundo visto de dentro da cabeça de alguém que sofre com esquizofrenia.
O resultado é uma experiência de imersão profunda e pertubadora.
Sereia Literária 29/09/2021minha estante
Estou lendo nesse momento, estou em uns 30% do livro.
Eu criei um vínculo muito rápido com a personagem principal, estou gostando bastante, apesar de não ser um livro que, até agora, me deu muitas "emoções".
Tenho boas expectativas.

Kelly | @kellymachadoblog 28/04/2019

A Menina Submersa: Memórias
"Este livro é o que é, o que significa que ele pode não ser o livro que você espera que seja."
O livro conta a estória de India Morgan Phelps, conhecida por IMP. Ela é uma jovem que tem esquizofrenia e viu sua avó e sua mãe se suicidarem em um casa de sanidade mental por conta dessa mesma doença, então ela frequenta uma psicóloga mas se recusa a se internar em uma instituição dessas.

Esquizofrenia: Um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza.

IMP não sabe o que é real e o que está acontecendo apenas em sua cabeça, por isso a psicóloga indica que ela comece a escrever seus pensamentos, então inicia-se o livro. Mergulhamos, literalmente, nos pensamentos de IMP.

A frase do início do post está na primeira página desse livro e, sinceramente, acho que é a melhor definição pra ele.
Quando eu vi essa edição da Darkside eu achei linda e quis logo de cara, comprei. Não li sinopse, não li resenhas e não gostei do livro. Demorei um mês inteiro para ler, não entendi nada e não tinha nem vontade de continuar lendo. IMP é uma personagem que não sabe o que é real e o que está apenas em sua cabeça, e nós também não. Não nos é explicado se o que ela está falando é apenas fantasia de sua cabeça ou se está de fato acontecendo. Eu achei a leitura muito confusa, pois acompanhamos IMP escrevendo um livro com descrições de tudo o que ela vê e pensa.
Algumas pessoas que conversei disseram que odiaram o livro, enquanto outras disseram ter amado justamente por demonstrar como é a cabeça de alguém com esquizofrenia.
Talvez eu ainda não tenha maturidade para ler esse livro e o li no momento errado, vou deixar aqui guardadinho para tentar reler em outro momento. Se isso vai acontecer, eu não sei, pois dificilmente eu releio livros, mas nunca se sabe.
Se você quiser saber como funciona a cabeça de alguém com essa doença, super recomendo a leitura, mas não recomento como pura literatura, não.

site: https://www.instagram.com/p/BwRu7MtBcD8/

Nick Exaltação | IG @nickexaltacao 03/05/2019

Ritmo chato e sem enredo
A narrativa desordenada me chamou a atenção no começo, mas logo no segundo ato percebi que o livro não tinha história para contar e a única amarração era uma personagem com esquizofrenia mal construida

Ane 14/05/2019

Péssimo!
Uma tristeza sem fim, um livro de capa tão bela, folhas tão bem feitas... Realmente, não julgues o livro pela capa: apesar de sua beleza e empenho da Darksiders em deixá-lo luxuoso como todos da editora, a escrita da autora é uma lástima total.
Ao invés de paranóia e loucura junto da submersão da dor, sinto apenas frustração em uma leitura que não flui, que não contém nexo ou ligação, mesmo ao retomar páginas e tentar ler com atenção cada palavra citada da autora, tudo que consegui sentir foi desprezo. É uma pena, pois a proposta realmente parecia boa, mas uma leitura pouco perspicaz e de dificílima compreensão ( difícil de forma asquerosa! ).
Confuso, irritante e cansativo. Não me entregou prazer em continuar, me forcei a ler porque negava-me a acreditar que um livro tão belo da minha editora predileta fosse me entregar a sensação de " Eu deveria ter lido uma resenha antes ".
Gabs - Entre Prólogos e Epílogos 06/08/2019minha estante
Acredito que além do estilo estranho de escrita da autora, a tradução do livro conseguiu deixar tudo mais confuso também. Reparei em vários erros na tradução durante a história :/

Carolina 30/09/2021

Lentíssimo...
Então, fiquei quase um ano lendo esse livro: texto arrastado... o que não quer dizer que odiei... o tema me interessa muito e por isso segui lendo, apesar da escrita tão truncada... valeu até!
Cinthia 04/10/2021minha estante
Senti o mesmo... O começo é super bom e parece que vai.. mas depois empacaa

Lari 14/06/2019

Experiência
Esse, acredito ser, um livro muito subjetivo. Ou vc ama, ou odeia e vc tem seus motivos para ambos. Ele me provocou emoções que são muito difíceis de explicar, vc realmente se sente dentro da cabeça da personagem.
Esse é um daqueles livros que vc não consegue se esquecer, é perturbador, mas é fascinante.
Foi esse livro que me fez ter uma concepção diferente sobre medicamentos...
Recomendo para qm tem o hábito da leitura, pqra iniciadores pode ser confuso dmais haha
RobertaToussaint 16/06/2019minha estante
Você descreveu o que eu senti ao ler ele.

Lari 17/06/2019minha estante

Cristina.Amaral 08/06/2021

A Menina Submersa é um livro complicado e, em alguns momentos, fica tão confuso que não dá para entender nada. Por um lado, é o objetivo do livro, por outro, acredito que poderia ter feito isso de uma maneira que não deixasse o livro massante- como ficou em diversos momentos- até mesmo quando retratava a não certeza do que era real ou não. Comparo em alguns pontos com o livro "Estou Pensando em Acabar com Tudo" que, apesar de confuso no começo, nunca faz com que você deixe de querer devorá-lo em horas. Acredito que o livro se estende mais do que deveria e isso foi crucial para eu achá-lo razoável, ao invés de bom ou muito bom, já que eu acho que é um livro que tinha potencial para isso. É um livro diferente. Dá para sair da zona de conforto literária, mas pecou, ao meu ver, em alguns pontos. O livro poderia ter se simplificado e poderia ter sido menos enfadonho em outros. É uma leitura ok.

Fernanda 11/08/2015

obsessão
Gostei do livro

Não é uma história que te prende a leitura, e é muito fácil se distrair enquanto lê. Mas vale a pena ir até o fim.
Embora não haja grandes reviravoltas no enredo, é um tipo de livro que mecha com suas reflexões e é ótimo para atissar a imaginação.

Aline- tour dos livros 20/04/2020

A menina Submersa - Caitlin R. Kierman
A menina submersa era um livro que há muito estava na minha lista de desejados, após muito tempo na minha estante encalhado acabei enfim por escolher ele para minha próxima jornada.
Antes de iniciar a resenha é importante saber que esse livro aborda temas como suicídio e transtornos mentais, então ele não é a melhor indicação, principalmente para pessoas que podem ter gatilhos ao lerem sobre esses temas.
Aqui iremos conhecer Imp, uma garota que possui esquizofrenia e pela mesma doença acabou perdendo sua mãe e sua vó, após as duas em tempos diferentes se suicidar-se.
Preocupada com o diagnóstico Imp procura ajuda psiquiatra , e entre seu dia a dia é que ela nos convida a conhecer sua história de fantasma e de lobisomem .
No decorrer das páginas Imp ao estar contando sua história acaba se dispersando e contando também sobre sua vida, o que eu acredito fielmente que para que a história dela fizesse sentido para nós era necessário saber também da sua vida pessoal .
Dessa forma no decorrer do enredo iremos perceber que essa simples história de fantasma e lobisomem reflete questões muitos mais profundas do que a própria Imp gostaria de admitir até então.
Esse livro me custou alguns dias para ler pois possui uma escrita meio lenta, contudo valeu a pena estar concluindo e conhecendo a Imp, o que mais gostei foi como os pensamentos dela são profundos fazendo com que eu grifasse o livro inteiro!!!

Camila.Brito 28/05/2021

Livro da meta
Ficou confuso aqui pq eu coloquei essa versão como meta, mas li o outro.
Muito bom, amo Darkside. Só merecia um final melhor.

Belle 05/06/2021

Interessante.
Complicado, denso e confuso, e ainda por cima extraordinariamente fascinante.
Não foi fácil terminar esse livro, admito. Uma leitura na qual se demora para se acostumar com a forma que foi narrada, aborda temas complicados, e contado por uma pessoa mentalmente instável, é bastante singular. Quer sair da zona de conforto? Recomendo esse livro.

Jade Ricieri 12/10/2016

Enlouquecedor e Confuso
Essa foi uma leitura inesperada e uma experiência nova para mim, tenho certeza que nunca havia lido um livro tão louco e confuso como esse. Não é uma leitura fácil, passamos por diversas dúvidas sobre o que é real e o que não é, porém é uma história muito interessante, onde entramos dentro da mente de uma mulher que possui uma doença mental grave, e passamos a saber todos os seus pensamentos mais malucos e obsessivos, e isso me proporcionou uma conexão muito profunda com a personagem.

A Menina Submersa é narrada em primeira pessoa pela India Morgan Phelps, mais conhecida como Imp, uma jovem esquizofrênica e que possui uma certa obsessão compulsiva por coisas ou pessoas, ela herdou a doença da família, já que sua mãe e avó também possuíam a esquizofrenia. Como forma de tentar entender a realidade e os seus pensamentos incoerentes, Imp resolve escrever um livro, porém em relação a doença da personagem sabemos que não podemos acreditar em nada que ela faz e fala, e é aí que vem todas as dúvidas e confusões, porque você nunca sabe o que é real ou não.

A vida da Imp nunca foi fácil, além de possuir a esquizofrenia, ela teve que lidar e passar por muitas dificuldades, principalmente em relação a mãe e a avó que também sofriam com a doença, porém a mesma não se deixou intimidar e sempre arrumava um jeito de seguir em frente, e isso fez com que ela se tornasse uma personagem forte durante o desenvolvimento da história. Gostei dos personagens secundários também, a Abalyn namorada da Imp é uma mulher decidida e que sabe o que quer, os temas que foram abordados na história chamaram minha atenção, me permitindo ver que ser diferente hoje em dia é normal, e temos sempre que aceitar e não julgar o próximo.

As únicas coisas que me incomodaram durante a leitura foi o fato de não saber o que realmente estava acontecendo, isso me deixou perdida dentro da história e muitas vezes confusa também. E a outra coisa que não me agradou foi o ritmo da leitura, achei a história parada, e isso não me fazia ter vontade de continuar a ler. Recomendo esse livro para aqueles que em algum momento da vida estiverem com vontade de fugir da realidade e mergulhar dentro de uma viagem muito louca e sem sentido.

Flavia Sena 01/01/2019

Não me atrevo a dizer que um livro é bom ou ruim, só que não funcionou comigo mesmo, o que foi o caso desse. Li outro com temática de esquizofrenia que funcionou melhor, então creio que acaba se tratando de afinidade com a construção da narrativa.

Giovanna 07/01/2019

Vou escrever uma resenha agora. Eu escrevi. E não faz sentido escrever assim.
Depois de finalizar esse livro percebo uma coisa. Ou você vai amar esse livro com todas as suas forças, e ele vai mudar sua vida. Ou você vai detestar ele, talvez abandonar.
Ou talvez você vai ficar como eu, achar o livro mais ou menos. Vai achar umas passagens bem legais, interessantes e profundas. E outras de um tédio absurdo, e você vai ter que se esforçar muito para virar uma página.

Nunca tive sono lendo. Mas peguei no sono umas 25 vezes lendo este livro.

A edição da DarkSide é absurda de linda! A capa dura, a arte da capa e contra capa imitando ferro, toda a diagramação com as imagens, e claro as folhas rosas, tudo isso cria uma áurea mágica ao livro. Mas não passa disso. Uma beleza estonteante que só fica do lado de fora. Pq por dentro o conteúdo é bem mais ou menos.

Creio que suas experiências de vida, sua visão sobre o mundo e sobre tudo o que te cerca, terão um peso absurdo quando você for ler "A menina submersa".
Muito mais do que qualquer outro livro que você lerá.

E por fim nada define melhor o livro do que as palavras da própria autora:
"Este livro é o que é,
O que significa que ele pode não ser
O livro que você espera que seja. CRK"

Biia 10/01/2019

Este livro é o que é, oque significa que ele pode não ser o que você espera que seja. E realmente ele não foi o que eu esperava, eu ouvi muitas recomendações boas deste livro mas me decepcionei.