A Menina Submersa: Memórias

A Menina Submersa: Memórias Caitlín R. Kiernan

Resenhas - A Menina Submersa

Moons 06/06/2016

Memórias junto ao som do Canto da Sereia e o Sorriso do Lobisomem
Eu posso declarar com toda a certeza que Eva Canning teceu uma tarde chuvosa só para que eu viesse aqui, ainda encharcado - depois de visitá-la nas profundezas do meu mar pessoal -, tecer uma ode à ela.
Desde a primeira linha eu bem soube este seria um livro que abalaria todas as frágeis estruturas do que chamamos de alma, mas há uma coisa que preciso deixar clara sobre ele: o mundo dos leitores está dividido entre quem ama e entre quem odeia A Menina Submersa. Não há meio termo. Não há como ter.
India Morgan Phelps, ou simplesmente Imp, ou simplesmente Inverno, testa sua paciência desde a primeira oscilação. Como fator óbvio, eu tive de me adaptar, ler ao sabor de suas intempéries, mas deixo claro que não consegui me irritar, justamente porque às vezes ela é um personagem tão verossímil que dói. E dói de um jeito meio inexplicável e claro, profundo, bem onde a gente se identifica ferozmente com a mesma.
Há uma intrincada rede de referências na trama e foi justamente por isso que o li de forma lenta e apreciativa.
E foi assim que nos últimos dois meses acompanhei a vida, as perdas, as memórias e a corrida esquizofrênica para dentro de si mesma (de Imp). Eva Canning também nos acompanha nessa incursão meio macabra, meio poética, e ela, por si só, é um misto de Sereia, Fantasma e/ou mulher lobo. O que ela realmente é, não sabemos, ou talvez eu saiba, mas não queira contar para não contaminar as águas da sua concepção sobre ela.
Porque é isso: Eva Canning sempre estará pronta para cantar ou uivar para ti, para que possa ou te seduzir ou te devorar num único movimento.
Eu não vou me estender, mas quero deixar claro que se você espera algo linear, você não encontrará. Não nesse livro, pelo menos. Porque foi lendo ele que eu entendi que nenhuma história tem começo e nenhuma história tem fim. Começos e fins podem ser entendidos como algo que serve a um propósito, a uma intenção momentânea e provisória, mas são, em sua natureza fundamental, arbitrários e existem apenas como uma ideia conveniente na mente humana. As vidas são confusas e, quando começamos a relacioná-las, ou relacionar partes delas, não podemos mais discernir os momentos precisos e objetivos de quando certo evento começou. Portanto, todos os começos são arbitrários.
E para concluir, digo que simplesmente não consigo parar de ouvir o som do mar quebrando na rebentação desde quando fechei a última página desse livro.
Eu acho que muitos dos meus fantasmas agora, enfim, se afogarão na enseada em que eles teimam em sempre emergir.
E garanto: não vejo corvos. Pelo menos não aqui.

Bom de ler 26/05/2021

Chato, mas não insuportável
Esse foi um dos livros que eu comprei com muita, mas MUITA expectativa, querendo MUITO ler e nossa.. que decepção. Eu esperava um enredo totalmente diferente, esperava tudo diferente. Não gostei, mas não foi o pior livro que li.

Luana.Padilha 12/10/2020

Maluco
Viajei nessa história , muito bom... surpreendente! Recomendadíssimo

Jwen 12/12/2023

Esse livro foi um maravilhoso remédio pra minha insônia. Era só começar a ler que eu dormia. Entediante.

Alexandre 18/06/2023

Imp escreveu sua história de fantasma...
Mas não uma história comum de fantasma. Imp escreveu sobre os fantasmas que carregamos ao longo da vida, e sobre ser assombrada por obsessões. A história é muito interessante, mas acho que funcionaria melhor (pra mim) se fosse em terceira pessoa, com um narrador confiável. As viagens que a Imp entrava me deixaram confuso várias vezes. Ainda assim, uma boa história de fantasma.

Laís Schlüter 06/02/2020

Diferente do que eu imaginei
Confesso que comprei esse livro por causa da capa da Darkside e enrolei pra ler até q comecei a ler esse ano. Eu me surpreendi bem no começo do livro pelo jeito que era escrito e tive uma dificuldade no início para entender, mas depois entendi que o livro é dessa maneira pois está sendo escrito pela Imp, uma menina esquizofrenica e isso explica muita coisa. Muitas vezes ela se perdia no que estava contando, ou não sabia se aquilo que aconteceu com ela era verdade ou não, e foi isso que trouxe um toque especial ao livro.
Esse livro muitas pessoas vão odiar pelo jeito confuso dele eu n odiei, mas também não amei e por isso demorei pra terminar e também não leria de novo, porém recomendo por ser uma leitura diferente do normal.

Daii 08/12/2020

Decepcionante.
O livro é narrado em primeira pessoa, e a protagonista é India (Imp), uma jovem que tem um histórico familiar de esquizofrenia e também possui a doença, ela então começa a escrever suas memórias para lidar com seus fantasmas, então vamos lá...

Quando eu vi este livro fiquei completamente encantada, a edição é tão linda que mesmo sem ter ideia de qual será a história, você já sente vontade de comprá-lo, mas mesmo assim eu pesquisei um pouco, li algumas resenhas e todas eram positivas, então sem receio eu comprei meu exemplar e com a maior animação comecei a leitura, porém a animação foi diminuindo com o passar das páginas.

Eu esperava muito desta história, todos amaram, sabia que seria algo diferente do normal e surpreendente, mas na verdade o que eu encontrei foi uma história extremamente difícil de acompanhar e cansativa, e a partir do capitulo 7 tudo piorou, eu me arrastei pelas páginas e apenas não o abandonei porque ainda tinha esperanças de que uma reviravolta acontecesse, e algo me surpreendesse, mas foi em vão... talvez o problema seja comigo, afinal mesmo depois de tê-lo terminado não tenho certeza se eu realmente entendi a história. Meu primeiro pensamento após terminar este livro foi colocá-lo para troca na minha estante do Skoob, mas vou dar mais uma chance a ele, daqui a alguns anos vou tentar novamente, quem sabe mudo de opinião, porque no momento, este livro é uma das minhas maiores decepções literárias.

site: http://eutunoslemos.blogspot.com/2016/01/a-menina-submersa.html

Indy 13/02/2020

Complexo, Belo e Cheio de Referências!
Comprei esse livro no ano passado e estava parado na prateleira por que comecei a ler e não estava fluindo a leitura. Porém, esse ano resolvi tentar novamente ler a história de Imp (India, Eva...) só que depois de pesquisar e entender um pouco sobre esquizofrenia, por que a personagem principal narra tudo de forma bagunçada e não linear pois sofre dessa doença... depois que entendi isso, consegui ler e me encantar (literalmente, oi canto da sereia ?!) com o mundo particular de imp (seus complexos) e suas referências riquíssimas ao mundo da arte e da mitologia! Enfim, é um excelente livro pra quem procura entender minimamente como funciona a cabeça de uma pessoa que tem esquizofrenia e um pouco de mitologia e simbolismos também! É um pouquinho difícil de ler mas vale o esforço!

alice.knupp 01/06/2023

SEM PALAVRAS
Esse livro é tão diferente que eu acho que nunca vou achar um livro parecido, e é uma pena pq foi um dos melhores livros que eu já li na minha vida ?. Eu não sou mto de gostar de fantasia, mas os elementos fantásticos que foram misturados na história encaixaram mto bem. Além disso, a autora trata de assuntos bem delicados com mta sensibilidade, fiquei feliz com isso pq eu morro de medo de ler livros que tratam de transtornos pq existem mtos que acabam romantizando a situação. Não achei um livro difícil de ler, talvez as pessoas que tiveram dificuldade na leitura tenham estranhado um pouco a estrutura/escrita pq realmente é bem diferente, mas com relação ao vocabulário é bem tranquilo, tanto que eu li em uns 3 dias (e olha que eu leio bem devagar). Chorei demais, o livro literalmente me destruiu, mas como gosto de livros que me deixam deprimida por uma semana ????? + ?
Wendy 01/06/2023minha estante
Fiquei curiosa agora rs

Michelly 24/04/2020

Recomendo
Este livro e o diário de uma garota que sofre de esquizofrenia, que por incrível que pareça não e uma pessoa de verdade e sim uma personagem.
Em alguns trechos do livro a leitura e um pouco difícil, e é quando você percebe que a personagem estar tendo um ataque de Pânico.
Nele você vai encontrar um pouco sobre pessoas que sofrem de doença mental, suicídio, transgênicos e que se misturam com a história da pequena sereia, chapelzinho vermelho, corvos, entre outros.
E um pouco estranho juntar temas tão distintos, mas que no final deu certo. Vale a pena lê. :)

Luisa Nascimento 22/02/2020

Esse livro é o famoso "Não entendi, mas to compreendendo"

Luizarosa 16/04/2020

QUÊ????
Quero muito acreditar que esse livro foi um grande surto coletivo pra elogiarem ele desse jeito.
Ok, a premissa é boa, afinal é uma proposta totalmente diferente você ler algo que uma pessoa com esquizofrenia escreveu, mas... QUE????
Me senti uma analfabeta, não entendi porra nenhuma e fiquei a r r a s t a n d o essa leitura, não aguentava mais. DarkSide, te amo, mas vou fingir que esse livro foi um devaneio.
Quel Bastos 19/04/2020minha estante
Huehuehue já quero ler pra ficar indignada e me sentir burra

Marselle Urman 21/01/2016

Gerações de garotas embaixo d'água
Eu não entendi esse livro. Nem tenho certeza se era para ser entendido ; é um sentimento incômodo no leitor, mas talvez tenha sido essa a intenção.
É a estória de como Imp, orgulhosamente filha e neta de mulheres que mergulharam na loucura e desistiram dessa vida, encontra um fantasma - e as consequências devastadoras disso. Eu acho. Tudo pode ser mentira, pode nada ter acontecido.
Essencialmente sobre mulheres ( mas sem que isso seja sequer relevante,muito menos chato ou feminista) existem referências a artes plásticas obscuras, e aquele tom do afogamento - que particularmente me agrada. É uma boa ficção, embora seja mais sobre a insanidade do que terror propriamente.

Só achei muito confuso...Talvez uma releitura futura me traga algo diferente. De toda forma, gostei do livro. É original.

SP, 19/01/2016

Perdida_nas_Estrelas 25/04/2020

A história é contada por uma personagem chamada India Morgan Phelps, cujo apelido é “Imp”. Imp é esquizofrênica e isso se torna o maior empecilho para o leitor, pois o modo como ela escreve é de acordo com o que se passa na sua cabeça naquele momento ou o que se passou nela em um momento anterior. É uma história de sereias, lobisomens e fantasmas. Fantasmas de Imp. Ela perdeu sua mãe e sua avó, que também eram esquizofrênicas e se suicidaram; Imp tem uma namorada, mas o enredo gira em torno de uma garota a qual ela conheceu em uma rodovia, chamada Eva Canning. Eva foi encontrada por Imp às margens do rio Blackstone, nua e molhada, aparentemente tinha entrado no rio à noite. Imp levou-a para sua casa e cuidou de Eva até ela dizer que ia embora.

Desde a sua infância Imp conhece uma obra pintada por Saltonstall chamado de ‘A menina submersa’, trata-se de uma pintura de uma moça nua com uma parte do corpo submergida no rio olhando para trás como se algo tivesse chamado sua atenção, detalhe: no rio Blackstone. A narradora também é apaixonada por pintar e gosta de escrever, às vezes, para se sentir melhor, em determinados momentos sua psiquiatra a aconselha escrever para se sentir melhor. Há algumas aparições de Eva para Imp no decorrer da história que são verdadeiras. A questão levantada pela própria Imp é: essas coisas que Imp vê são verdadeiras e fatuais, ou verdadeiras apenas? Ou seja, verdades podem ou não ser fatos.

A leitura é obscura e me deixou em dúvida em relação a algumas “verdades” contadas por Imp ou que ela deixou de contar.

Imp datilografou... Não, eu datilografei.

Cleber 05/12/2020

Me surpreendeu
Não esperava muito desse livro, muita gente estava comentando, mas confesso que acabei gostando da gorma como a estória é contada. Um conto psicológico